Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por RISCAS » 26/11/2010 16:27

Botadetrolha Escreveu:O MERCADO É SOBERANO. Já o sabemos.
O mercado é desproporcional entre o valor que atribui às acções no mercado e o seu real valor. SIM. Mas há limites.
A análise técnica explica muito. Mas não explica tudo.
Não estou com isto a apelar à compra de acções em mínimos históricos.
Mas eu que sou um leigo nestas matérias, penso que deve existir uma conjugação possível entre os fundamentais e as análises técnicas. Pelo menos numa perspectiva de longo prazo?
A SONAE para mim está numa encruzilhada em que a economia do pais não ajuda os investidores “fundamentais” e a análise técnica não ajuda os investidores “técnicos”.
Não sei se me faço entender???



Alguem poderia colocar grafico após fecho ? Obrigado.
 
Mensagens: 596
Registado: 31/5/2010 14:22

por Botadetrolha » 25/11/2010 18:47

O MERCADO É SOBERANO. Já o sabemos.
O mercado é desproporcional entre o valor que atribui às acções no mercado e o seu real valor. SIM. Mas há limites.
A análise técnica explica muito. Mas não explica tudo.
Não estou com isto a apelar à compra de acções em mínimos históricos.
Mas eu que sou um leigo nestas matérias, penso que deve existir uma conjugação possível entre os fundamentais e as análises técnicas. Pelo menos numa perspectiva de longo prazo?
A SONAE para mim está numa encruzilhada em que a economia do pais não ajuda os investidores “fundamentais” e a análise técnica não ajuda os investidores “técnicos”.
Não sei se me faço entender???
 
Mensagens: 19
Registado: 25/2/2008 20:59

por Botadetrolha » 25/11/2010 18:40

O MERCADO É SOBERANO. Já o sabemos.
O mercado é desproporcional entre o valor que atribui às acções no mercado e o seu real valor. SIM. Mas há limites.
A análise técnica explica muito. Mas não explica tudo.
Não com isto estou a apelar à compra de acções em mínimos históricos.
Mas eu que sou um leigo nestas matérias, penso que deve existir uma conjugação possível entre os fundamentais e as análises técnicas. Pelo menos numa perspectiva de longo prazo?
A SONAE para mim esta numa encruzilhada em que a economia do pais não ajuda os investidores “fundamentais” e a análise técnica não ajuda os investidores “técnicos”.
Não sei se me faço entender???
 
Mensagens: 19
Registado: 25/2/2008 20:59

por urukai » 25/11/2010 15:05

Mr. Wall Street Escreveu:Discordo consigo, o mercado nem sempre tem razão.. e a História já mostrou isso variadas vezes.


Talvez eu me tenha explicado mal. Não queria dizer que o Mercado reflecte o valor real/potencial da Sonae enquanto empresa de fundamentais sólidos. Eu estava a falar de uma racionalidade mais lata pois em termos concretos o valor actual da SON é aquele que o mercado determina (seja esse um valor adequado aos dados da empresa ou não). Nesse sentido, o mercado terá sempre razão pois é ele o único aferidor daquilo que a SONAE, para efeitos de transações bolsistas, vale.

Se por algum motivo daqui a 1 ano a cotação duplicar ou triplicar ou mesmo quadriplicar, mais uma vez o mercado terá razão e será esse o valor da acção SONAE, quer seja artificial (sobrevalorizado por exemplo) ou real.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1124
Registado: 11/5/2007 14:09

por Mr. Wall Street » 25/11/2010 14:44

urukai Escreveu:
Mr. Wall Street Escreveu:Contudo, mesmo assim, é um exagero o “castigo” que tem sido feito a esta cotada e muitos investidores agradecerão por ter a oportunidade de a comprar ao preço actual.


Para o mercado "castigar" alguma razão terá de ter visto que o mesmo tem sempre razão...

Mr. Wall Street Escreveu:Desafio a qualquer um, a fazer uma análise fundamental aprofundada a esta cotação e fazer uma breve comparação com outras cotadas, nomeadamente a JM e verão aquilo a que me refiro.


A análise fundamental não justifica/explica o comportamento no curto/médio prazo.

Se efectivamente se basear a decisão na análise fundamental (eu sinceramente penso que a SON é uma acção de fundamentais sólidos e com potencial) é apostar na mesma no longo prazo.

------------
Discordo consigo, o mercado nem sempre tem razão.. e a História já mostrou isso variadas vezes. Mas tenho que concordar consigo, no sentido em que a análise fundamental, obviamente, que não explica as variações de curto prazo. O comportamento da Sonae tem sido em função do risco do nosso país e em linha com o comportamento de todo o mercado português.
 
Mensagens: 6
Registado: 17/9/2010 15:46
Localização: 16

por Botadetrolha » 25/11/2010 13:54

BOM EU ESPERO QUE A RAZÕA ESTEJA DO SEU LADO.
OBRIGADO.
TENHO SONAE E PARTILHO A MESMA OPINIÃO.
 
Mensagens: 19
Registado: 25/2/2008 20:59

por urukai » 25/11/2010 13:33

Mr. Wall Street Escreveu:Contudo, mesmo assim, é um exagero o “castigo” que tem sido feito a esta cotada e muitos investidores agradecerão por ter a oportunidade de a comprar ao preço actual.


Para o mercado "castigar" alguma razão terá de ter visto que o mesmo tem sempre razão...

Mr. Wall Street Escreveu:Desafio a qualquer um, a fazer uma análise fundamental aprofundada a esta cotação e fazer uma breve comparação com outras cotadas, nomeadamente a JM e verão aquilo a que me refiro.


A análise fundamental não justifica/explica o comportamento no curto/médio prazo.

Se efectivamente se basear a decisão na análise fundamental (eu sinceramente penso que a SON é uma acção de fundamentais sólidos e com potencial) é apostar na mesma no longo prazo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1124
Registado: 11/5/2007 14:09

por Mr. Wall Street » 25/11/2010 13:26

"ATÉ QUE PONTO ESSES FUNDAMENTAIS PROMISSORES PODEM INFLUÊNCIAR A COTAÇÃO NO MÉDIO/LONGO PRAZO?"
by Batetrolha

Qualquer empresa que apresente bons fundamentais durante um longo período de tempo e que mostre resistência a determinados ambientes macroeconómicos (como é o caso), nomeadamente uma forte capacidade de cash flow e boas margens operacionais, acaba por ser reconhecida no médio/longo prazo pelos investidores que procuram, no mercado, bons negócios a bons preços.

Felizmente, existe investidores no mercado que procuram negócios de qualidade, a bons preços, preferencialmente com características monopolistas, boa gestão, capacidade de ajustamento aos preços, etc.. A Sonae aparenta ter todas estas características, contudo tem, na minha opinião três pontos que têm condicionado o seu desempenho em Bolsa e muito provavelmente irão condicionar nos próximos meses: (i) uma elevada alavancagem do seu Balanço (consumindo parte do seu cash flow) e aumentando o seu risco; (ii) a elevada exposição do seu volume de negócios ao mercado português; (iii) o qual tem levado a que o Grupo tenha vindo a aumentar os seus investimentos em activos fixos, devido à sua estratégia de internacionalização.

Contudo, mesmo assim, é um exagero o “castigo” que tem sido feito a esta cotada e muitos investidores agradecerão por ter a oportunidade de a comprar ao preço actual.

Desafio a qualquer um, a fazer uma análise fundamental aprofundada a esta cotação e fazer uma breve comparação com outras cotadas, nomeadamente a JM e verão aquilo a que me refiro.

Bons negócios
"A simplicidade é a essência de uma visão perfunda" Jim Collins
 
Mensagens: 6
Registado: 17/9/2010 15:46
Localização: 16

por Botadetrolha » 24/11/2010 14:19

ATÉ QUE PONTO ESSES FUNDAMENTAIS PROMISSORES PODEM INFLUÊNCIAR A COTAÇÃO NO MÉDIO/LONGO PRAZO?
 
Mensagens: 19
Registado: 25/2/2008 20:59

Sonae vs Jeronimo Martins

por Mr. Wall Street » 24/11/2010 11:03

Caros amigos, num momento de severa irracionalidade nos mercados financeiros (pessimismo exagerado em torno de muitas cotadas portuguesas, na minha opinião).. porque não comparar duas empresas tão semelhantes e tão diferentes?! Sonae SGPS e Jerónimo Martins

O cash flow (indicador mais importante numa análise fundamental, na minha opinião) e o PER (indicador pouco relevante na minha opinião), podem dar-nos uma indicação do quanto subavaliada está a sonae e/ou sobreavaliada está a JM (ou não):

Sonae JM
Cotação/cash flow -> 3,24x 14,76x
PER ---------------> 10,0x 26,0x

Sabemos que a Sonae SGPS tem um Balanço mais alavancado que a Jerónimo Martins, e sabemos que as perspectivas de crescimento são menores dada a enorme exposição do seu Volume de Negócios ao mercado português. Mas será as perspectivas são assim tão más? Será que a diferença é tão abismal que justifique este exagero, esta disparidade entre o desempenho das duas acções e a disparidade entre o rácio cotação/cash flow das duas empresas?!

Não esqueçamos que a Sonae tem batido todas as expectativas dos analistas, apesar do ambiente macroeconómico difícil que enfrenta, e tem aumentado o seu Volume Negócios e a sua capaciadade de geração de cash flow nos últimos 5 - 10 anos, de ano para ano..

O médio-longo prazo dirá se tinha ou não razão

Um abraço a todos e bons negócios



---------------------------------------------------
"You're neither right nor wrong because other people agree with you. You are right because your facts are right and because your reasoning is right, and that´s the only thing that makes you right. And if your facts and reasoning are right, you don´t have to worry about anybodyelse" Benjamin Grahm
 
Mensagens: 6
Registado: 17/9/2010 15:46
Localização: 16

por RMBA » 24/11/2010 2:42

resistencia ou suporte?

já agora.. eu que nunca investi em mercados.. porque motivo colocas ai essa linha? algum motivo em especial? não é demasiado curto?

desculpa as perguntas de novato.. mas fiquei curioso
 
Mensagens: 41
Registado: 9/11/2010 14:45
Localização: 14

por Sr_SNiper » 24/11/2010 2:17

logged Escreveu:Hoje a SONAE aguentou-se bem no fecho, tendo reagido bem à LTA o que é um bom sinal para já.


A mim parece-me que a ruptura da resist~encia dos 0,81 foi uma falsa ruptura...
Anexos
SONAE.jpg
SONAE.jpg (156.54 KiB) Visualizado 4091 vezes
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por logged » 23/11/2010 18:13

Hoje a SONAE aguentou-se bem no fecho, tendo reagido bem à LTA o que é um bom sinal para já.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 75
Registado: 17/4/2008 16:09

Re: Queres conversa mas eu vou respeitar o que o Ulisses ped

por dfviegas » 23/11/2010 17:50

Flecha Escreveu:PS afinal que deve estar cheio delas és tu, e mortinho para que haja antecipação de dividendos.
abracinhos


Alguns dos seus comentários sobre a Sonae, nunca fundamentados apenas bojardas atiradas para o ar:

Vistos: 468254
Fórum: Forum Geral Colocada: 19/11/2010 18:03 Assunto: riscas
ai vai mais uma a antecipar dividendos, e não vai ficar por aqui.
Na próxima semana vamos ter mais novidades.
Sonae pode ser a próxima.
Tópico: Sonae SGPS - Tópico Geral
Flecha

Respostas: 2146
Vistos: 468254
Fórum: Forum Geral Colocada: 17/11/2010 14:30 Assunto: Re: será que vai pagar 0,06€ por acção ainda este ano?
muitas empresas cotadas vão antecipar o pagamento de dividendos para o ano 2010, e a SONAE pode ser uma delas.

Não me parece que chegue aos 0,06€...

Muitas em Portugal? Quais? Quando?

...
Tópico: Sonae SGPS - Tópico Geral
Flecha

Respostas: 2146
Vistos: 468254
Fórum: Forum Geral Colocada: 17/11/2010 12:25 Assunto: será que vai pagar 0,06€ por acção ainda este ano?
muitas empresas cotadas vão antecipar o pagamento de dividendos para o ano 2010, e a SONAE pode ser uma delas.

Tópico: Sonae SGPS - Tópico Geral
Flecha

Respostas: 2146
Vistos: 468254
Fórum: Forum Geral Colocada: 12/11/2010 13:00 Assunto: em grande ...
aguentou e bem o mau inicio da bolsa, recuperou qd tudo inverteu e agora é ganhar plumão até 4ª feira e surpreender o marcado com resultados acima do esperado.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

Queres conversa mas eu vou respeitar o que o Ulisses pediu.

por verdeacordaesperança » 23/11/2010 11:31

PS afinal que deve estar cheio delas és tu, e mortinho para que haja antecipação de dividendos.
abracinhos
 
Mensagens: 368
Registado: 29/11/2007 3:24
Localização: 16

por dfviegas » 23/11/2010 10:08

logged Escreveu:Hoje já fechou abaixo dos 0.80€...

Alguém sabe se a SONAE vai antecipar o pagamento dos dividendos para este ano?


Isso é um rumor lançado pelo forista flecha, que deve estar cheio de acções da sonae e de vez em quando lá manda uma bojarda que elas vão trepar etc... etc...

Se fosse para antecipar muito provavelmente na entrevista dada pelo CEO da sonae à SIC noticias ele poderia ter revelado essa antecipação, como não o fez duvido muito.

PS: Apesar de tudo isto eu tenho acções da Sonae e adorava que ele antecipasse o dividendo.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por Sr_SNiper » 23/11/2010 0:47

Não está facil a vida da sonae... e se não recuperar rápido pode começar a despenhar-se...
Anexos
SONAE.jpg
SONAE.jpg (132.27 KiB) Visualizado 5022 vezes
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por logged » 22/11/2010 18:53

Hoje já fechou abaixo dos 0.80€...

Alguém sabe se a SONAE vai antecipar o pagamento dos dividendos para este ano?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 75
Registado: 17/4/2008 16:09

por Botadetrolha » 19/11/2010 20:50

Vamos voltar à lateralização dentro do canal 0,81-0,85.
Os fundamentais positivos e os resultados do trimestre parecem não ter ajudado muito.
Tudo na mesma como a lesma.
 
Mensagens: 19
Registado: 25/2/2008 20:59

por PequenoInvest » 19/11/2010 20:08

A sonae tem "usado" os 0,81 € como suporte e resistência. No dia de hoje foi usada como suporte milimetricamente.
Vamos aguardar pelos próximos dias para vermos se quebra o suporte ou se avança até à LTD e a quebra definitivamente.
De registar também o baixo volume na secção de hoje.

Imagem
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por Zezezinho » 19/11/2010 19:52

fitas Escreveu:Parece um bom sinal.

Não procuram por acaso :?:

Para a semana vamos ver.

BFS

Fitas


Mas achas que 50.000 acções é algo a tomar em conta ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 480
Registado: 30/6/2010 0:10
Localização: 11

por fitas » 19/11/2010 19:39

PequenoInvest Escreveu:"Banco central da Noruega reforça para mais de 2% na Sonae SGPS

O Norges Bank comprou 52.124 acções da Sonae SGPS na sessão de quarta-feira.
O banco central da Noruega reforçou a sua posição accionista no capital da Sonae SGPS, depois de ter adquirido 52.124 acções da empresa, no dia 17 de Novembro.

Depois desta aquisição, o Norges Bank passou a controlar 40.100.985 acções da Sonae SGPS, equivalentes a 2,01% do capital da empresa portuguesa.

O banco central da Noruega é accionista de várias cotadas portuguesas, como a PT, Ibersol e Altri."

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=454763


Parece um bom sinal.

Não procuram por acaso :?:

Para a semana vamos ver.

BFS

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

por PequenoInvest » 19/11/2010 19:35

"Banco central da Noruega reforça para mais de 2% na Sonae SGPS

O Norges Bank comprou 52.124 acções da Sonae SGPS na sessão de quarta-feira.
O banco central da Noruega reforçou a sua posição accionista no capital da Sonae SGPS, depois de ter adquirido 52.124 acções da empresa, no dia 17 de Novembro.

Depois desta aquisição, o Norges Bank passou a controlar 40.100.985 acções da Sonae SGPS, equivalentes a 2,01% do capital da empresa portuguesa.

O banco central da Noruega é accionista de várias cotadas portuguesas, como a PT, Ibersol e Altri."

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=454763
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

Re: riscas

por Zezezinho » 19/11/2010 19:33

Flecha Escreveu:ai vai mais uma a antecipar dividendos, e não vai ficar por aqui.
Na próxima semana vamos ter mais novidades.
Sonae pode ser a próxima.


Eu não li isso em lado nenhum.
Presumo que sejas tu a lançar este boato, não ?
:?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 480
Registado: 30/6/2010 0:10
Localização: 11

riscas

por verdeacordaesperança » 19/11/2010 19:03

ai vai mais uma a antecipar dividendos, e não vai ficar por aqui.
Na próxima semana vamos ter mais novidades.
Sonae pode ser a próxima.
 
Mensagens: 368
Registado: 29/11/2007 3:24
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, JoaoMatosSilva, jorgemvm, m-m, macau5m, malakas, MR32, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Tx9262, vasco007 e 128 visitantes