Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AC Investor Blog » 27/8/2009 22:39

cannot Escreveu:
ACI, esse comentário foi despropositado. Eu simplesmente queria perceber de onde vinham os teus importantes .865. Continuo sem perceber.


Não tem nada haver contigo, pois eu já te conheço á muito tempo e primas pela elegância da informação. Penso que o newone partilhou exactamente a minha visão do canal ascendente que se desenha no gráfico.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4891
Registado: 8/12/2007 23:01
Localização: Vila Nova de Gaia

por cannot » 27/8/2009 22:33

AC Investor Blog Escreveu:
newone Escreveu:Espero que este desenho possa esclarecer o porque dos 0,865€. Eu por acaso, tal como o ACI ponderei esse cenário para mim como um ponto onde a acçao pudesse reagir novamente (ou nao como foi o que aconteceu) e partilhei essa opiniao. Por acaso nao aconteceu, mas nao era um cenario possivel a linha azul?? Eu apenas pensei que o gráfico por si só bastava para justificar o motivo, mas ao que parece causa muita confusão a alguns. Mas como tambem nao gostaria que fizessem o mesmo (a questao da falta de argumentaçao), venho aqui deixar um novo desenho e deixar os meus motivos em perfeita consciencia (que nao sei se os os mesmo do ACI).
Se tiverem novamente alguma dúvida é só dizer..

bn


Partilho perfeitamente da tua opinião. Eu ás vezes tenho um certo receio de partilhar dicas negativas sobre a sonae, pois existe um emarinhado de investidores que só vêm o céu como limite. É preciso salientar que para se alimentar um Bull, é necessário as acções respirarem ( cairem ) e testarem as suas anteriores resisitências agora suportes.


ACI, esse comentário foi despropositado. Eu simplesmente queria perceber de onde vinham os teus importantes .865. Continuo sem perceber.

Podes dizer o que quiseres. Claro que todas a acções sobem e descem e quem mais te criticou não disse (eu pelo menos não) que ela não iria descer. Não era essa a discussão. Queria apenas perceber as tuas razões porque a SON pode ter descido e não estar nada relacionado com os tais .865 e o canal quebrado. Nesse caso estaríamos todos a ser induzidos em erro.

Se mostrares claramente o que querias focar com a tua análise, como pedimos, podemos perceber se tens razão ou não. Por enquanto vou assumir que a descida não teve nada haver com o que dizias.

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1279
Registado: 15/1/2009 15:28
Localização: Earth

por AC Investor Blog » 27/8/2009 22:26

newone Escreveu:Espero que este desenho possa esclarecer o porque dos 0,865€. Eu por acaso, tal como o ACI ponderei esse cenário para mim como um ponto onde a acçao pudesse reagir novamente (ou nao como foi o que aconteceu) e partilhei essa opiniao. Por acaso nao aconteceu, mas nao era um cenario possivel a linha azul?? Eu apenas pensei que o gráfico por si só bastava para justificar o motivo, mas ao que parece causa muita confusão a alguns. Mas como tambem nao gostaria que fizessem o mesmo (a questao da falta de argumentaçao), venho aqui deixar um novo desenho e deixar os meus motivos em perfeita consciencia (que nao sei se os os mesmo do ACI).
Se tiverem novamente alguma dúvida é só dizer..

bn


Partilho perfeitamente da tua opinião. Eu ás vezes tenho um certo receio de partilhar dicas negativas sobre a sonae, pois existe um emarinhado de investidores que só vêm o céu como limite. É preciso salientar que para se alimentar um Bull, é necessário as acções respirarem ( cairem ) e testarem as suas anteriores resistências agora suportes. Infelizmente nem todos percebem isso.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4891
Registado: 8/12/2007 23:01
Localização: Vila Nova de Gaia

comentário

por jotabilo » 27/8/2009 22:22

Caros

O que falta evidenciar é o tal canal referido pelo ACI.
Que se saiba um canal é definido por um conjunto de maximos e mínimos na evolução do valor de um título de modo a poderem inscrever-se em duas lunhas paraleas definindo uma zona de variação.
Pedi ao ACI que evidenciasse esse tal canal para encontrar o tal topo que ele referiu...e o tal fundo do 0.80 que ele previa....Nem uma coisa nem outra mostrou. E tenho eu que aceitar a bondade da sua argumentação!
Precisamos de coerência e não exibicionismos estéreis em gráficos coloridos e luminosos.
Um gráfico cheio de riscos não mostra nada e apenas ilude o conhecimento.

cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

por cannot » 27/8/2009 21:54

newone, a minha dúvida continua a mesma: de onde aparece essa linha descontínua laranja? São aqueles dois toques que aconteceram no mês de Maio (faz já 4 meses!)?

Se são eu, nas minhas humildes análises, não considero que essa linha tenha qualquer valor técnico. Repara que em 5 meses considerar dois toques que aconteceram no mesmo mês pode ser considerado o mesmo toque dado o grande espaço temporal.

Se essa linha está ligada com a linha descontínua a verde precisava de um gráfico com mais tempo para perceber de onde vem essa também.

Abraço e obrigado pela explicação.
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1279
Registado: 15/1/2009 15:28
Localização: Earth

por newone » 27/8/2009 21:40

Espero que este desenho possa esclarecer o porque dos 0,865€. Eu por acaso, tal como o ACI ponderei esse cenário para mim como um ponto onde a acçao pudesse reagir novamente (ou nao como foi o que aconteceu) e partilhei essa opiniao. Por acaso nao aconteceu, mas nao era um cenario possivel a linha azul?? Eu apenas pensei que o gráfico por si só bastava para justificar o motivo, mas ao que parece causa muita confusão a alguns. Mas como tambem nao gostaria que fizessem o mesmo (a questao da falta de argumentaçao), venho aqui deixar um novo desenho e deixar os meus motivos em perfeita consciencia (que nao sei se os os mesmo do ACI).
Se tiverem novamente alguma dúvida é só dizer..

bn
Anexos
SONAE2.JPG
SONAE2.JPG (49.22 KiB) Visualizado 11498 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

comentário

por jotabilo » 27/8/2009 21:05

Caros

Não desejo com os meus comentários, diminuir os méritos de quem quer que se disponha a opinar sobre a actualidade dos mercados.
Pretendo entender tudo o que é escrito de modo a retirar ilacções que me sejam úteis à tomada de decisão.
Apesar disso, constato que face a determinados post's fico desarmado nesta intenção, pela pouca profundidade dos comentários mais parecidos com o relato momentâneo da evolução do valor dos títulos, do que uma real e prospectiva infirmação dos dados que se podem retirar da leitura dos gráficos que uma vulgar pesquisa na rede permite, facilmente, obter.

Essas afirmações mais feitas ao sabor de um certo exibicionismo de conhecimento, perturbam e não sustentam um conhecimento que todos procuramos obter.
Apenas nos dão uma imagem caótica da realidade em que uma opinão anula outra em sentido contrário sendo nula a resultante orientadora.

Os moderadores acorrem chamando à atenção a quem se rebela contra este estado de coisas.
Aceitam mais facilmente quem argumenta mal do que quem não aceita essa maldade mesmo não argumentando.

E assim se chega à confusão e pouco ou nada resulta de coerente na vivência do fórum.

Nem sempre foi assim. Já se ouviram e leram opiniões orientadoras.
Mas agora; Já existem fóruns dentro do forum; Já alguém advogou exclusivismos; Já existem grupos iniciáticos de conhecimento.

Perdeu-se a boa vontade e o sentido justo da análise e da ajuda coerente.

Não estou só naquilo que sinto.

cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

AT Sonae SGPS

por Mastergest » 27/8/2009 20:45

Boas,

Na minha opinião, a prestação do Psi20 no dia de amanhã (sendo que as sextas feiras não são grande coisas para as praças!!!) vai ser importante para a defenição de tendência da Sonae embora pense que neste momento o título está a "marinar". Com a apresentação dos resultados e o facto de o título já ter + do que duplicado o seu valor desde o mínimo dos 0,38€ poderemos estar perante uma lateralização temporal!!! Penso, no entanto, que será muito importante não quebrar um "pequeno!" suporte na zona dos ~0,80€, pois será um passo negativo para a acção num c/m prazo. "Vendo" um cenário positivo e com a ajuda da evolução do Psi, também poderemos vêr a Sonae brevemente nos ~1€.(Estou muito optimista neste cenário)

Abraço

"Paciência e oportunidade, as "especiarias" essenciais para um bom trade!"

MG
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

por Nyk » 27/8/2009 18:04

Fica o gráfico actualizado.
Anexos
SONAE27082009.JPG
SONAE27082009.JPG (69.34 KiB) Visualizado 11869 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por cannot » 27/8/2009 17:20

newone Escreveu:boas cannot,

eu por acaso tinha a linha tracada da mesma forma que o ACI, e ontem falei em duas zonas onde a accao poderia voltar a reagir. caso a primeira zona (que hoje se situava nos 0,867) nao suportasse o mais certo é ver agora como é que a accao se comporta nos 0,815€ e mesmo assim é preciso ter algum cuidado nesse valor, uma quebra de suporte nao é impossivel. mas secalhar vale a pena tentar entrar perto desse valor com um stop ali bem apertadinho.

bn


Eu não percebo é a razão de existir dessa linha (principalmente na parte superior do canal de que falam), portanto para mim os tais .865 não me dizem nada.

Também vejo uma zona de suporte nos .81 (e resistência lá para os 1). O meu boneco é muito mais simples. A minha estratégia também é diferente da vossa, pelo que percebo, ligo mais a resistências e suportes mais bem definidos (importantes). Depois faço menos trades e deixo correr as coisas até verificar que os meus pressupostos foram invalidados. Neste caso entrei mais abaixo e só será de sair se realmente quebrar a zona dos .81.

O que eu estava a questionar era a importância desse valor nos .865, pois não percebo. É certo que cada um tem a sua forma de estar no mercado mas mesmo assim julgo que em certos casos se arranjam justificações que não existem.

Em resumo: As acções da SON descem, é certo, mas não julgo que seja porque os .865 tenham alguma relevância (estou mais de acordo com o que o On fire diz). E era isto que gostava que me explicassem, porque pode ter alguma razão que eu não esteja a ver. Nesse caso gostaria de aprender...

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1279
Registado: 15/1/2009 15:28
Localização: Earth

por newone » 27/8/2009 17:00

cannot Escreveu:
newone Escreveu:aqui vai o desenho...

bn


Aquestão é que não percebo de onde vem a linha a traço descontínuo a verde que depois usam para formar o canal ascendente de que falam (julgo que seja a mesma que está no gráfico do ACI). Ou talvez não seja a mesma, já não sei.

Acho que é complicar demasiado. A minha opinião é que se começamos a traçar linhas e canais para todas as possibilidades é certo que acabamos por encontrar uma que nos "diz aquilo que queremos ouvir".

Obrigado pela parafernália de gráficos que postaram. Julgo que assim podemos ter outras opiniões e fica pelo menos demonstrado que cada um pode interpretar à sua maneira um mesmo gráfico.

Abraço


boas cannot,

eu por acaso tinha a linha tracada da mesma forma que o ACI, e ontem falei em duas zonas onde a accao poderia voltar a reagir. caso a primeira zona (que hoje se situava nos 0,867) nao suportasse o mais certo é ver agora como é que a accao se comporta nos 0,815€ e mesmo assim é preciso ter algum cuidado nesse valor, uma quebra de suporte nao é impossivel. mas secalhar vale a pena tentar entrar perto desse valor com um stop ali bem apertadinho.

bn
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

Re: Modesta opinião...

por On fire » 27/8/2009 15:24

PequenoInvest Escreveu:
On fire Escreveu:Na minha modesta opinião e, sem querer ferir quaisquer susceptibilidades, a Sonae iniciou uma correcção(e quanto a mim, no momento certo!) benéfica para o título.


Porque dizes que é no momento certo?


Porque os mercados, na generalidade, estão um pouco esticados, teriam que corrigir a qualquer momento e é o que me parece estar a acontecer hoje, depois dos dados americanos terem saído.

Mal era se a Sonae caísse com os mercados bem verdinhos, mas neste caso a queda é generalizada e o título está a acompanhar o movimento.

Quando se fechar esta correcção, o título estará novamente preparado para novas subidas.

VAMOS TER CALMA E DEIXAR O MERCADO FUNCIONAR!!!!
 
Mensagens: 140
Registado: 14/1/2009 19:06
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modesta opinião...

por PequenoInvest » 27/8/2009 15:14

On fire Escreveu:Na minha modesta opinião e, sem querer ferir quaisquer susceptibilidades, a Sonae iniciou uma correcção(e quanto a mim, no momento certo!) benéfica para o título.


Porque dizes que é no momento certo?
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

Modesta opinião...

por On fire » 27/8/2009 15:13

Na minha modesta opinião e, sem querer ferir quaisquer susceptibilidades, a Sonae iniciou uma correcção(e quanto a mim, no momento certo!) benéfica para o título.

Concordo com o suporte nos 0,80/0,81.

Na bolsa, para uns ganharem, outros têm que perder(é a lei do mercado a funcionar!)

Queria somente deixar o meu humilde conselho, ANALISEM friamente a acção e de seguida TOMEM A DECISÃO que acharem a mais correcta.

Bons negócios
 
Mensagens: 140
Registado: 14/1/2009 19:06
Localização: Vila Nova de Gaia

comentário

por jotabilo » 27/8/2009 15:13

Caro empty659

É ter boa vontade, essa de ir buscar há cerca de um ano uma possível resistência/suporte.
Era exigir uma boa memória aos investidores.
O ACI apenas tem um instrumento que é um gráfico luminoso e cheio de cores e de onde retira ilacções sem a necessária profundidade.
E como sabes, com isso não argumenta para qualquer prazo em que se considere negociar.
É bem mais claro o teu gráfico, simples e sem qualquer sinal a mais e que induza ao erro e à má decisão.
Mais vale não argumentar do que argumentar erroneamente e desse modo desorientar ou induzir as pessoas a uma má decisão.
Não é o teu caso, certamente.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 27/8/2009 15:27, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

por cannot » 27/8/2009 15:06

newone Escreveu:aqui vai o desenho...

bn


Aquestão é que não percebo de onde vem a linha a traço descontínuo a verde que depois usam para formar o canal ascendente de que falam (julgo que seja a mesma que está no gráfico do ACI). Ou talvez não seja a mesma, já não sei.

Acho que é complicar demasiado. A minha opinião é que se começamos a traçar linhas e canais para todas as possibilidades é certo que acabamos por encontrar uma que nos "diz aquilo que queremos ouvir".

Obrigado pela parafernália de gráficos que postaram. Julgo que assim podemos ter outras opiniões e fica pelo menos demonstrado que cada um pode interpretar à sua maneira um mesmo gráfico.

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1279
Registado: 15/1/2009 15:28
Localização: Earth

por empty659 » 27/8/2009 14:59

bp1511 Escreveu:O suporte que vejo está junto aos 0,80€ e também está por essa zona uma lta, enquanto não quebrar isso tudo, não vejo nada quebrado.


Concordo com o que o bp1511 diz, fica o 'meu' desenho para possivel discussão/esclarecimento.

Quanto ao suporte que o AC Investor fala (~0,86), suponho que se esteja a referir ao maximo relativo de 25JUN08... Com o qual também concordo!

PS: Ulisses, espero que tenhas tido umas boas férias e que venhas com as 'baterias bem carregadas'! Bom regresso!!
Anexos
sonae.png
sonae.png (16.31 KiB) Visualizado 11387 vezes
"Se não fosse para ganhar... não estaria aqui!!!"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 35
Registado: 29/11/2007 3:06
Localização: Lisboa

por bp1511 » 27/8/2009 14:46

O AC deve ser não um daytrader, mas um "minutotrader" só pode...

Vê suportes onde eles não existem, vê quebras a acontecer quando já tinham acontecido no dia anterior, etc...

Olhem para o gráfico e digam-me que este movimento não era preciso. A bolsa não é os 100 metros, em que o objectivo é chegar do ponto A ao ponto B no menor tempo.

O suporte que vejo está junto aos 0,80€ e também está por essa zona uma lta, enquanto não quebrar isso tudo, não vejo nada quebrado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por newone » 27/8/2009 14:44

aqui vai o desenho...

bn
Anexos
SONAE.JPG
SONAE.JPG (41.55 KiB) Visualizado 11484 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por eireira2 » 27/8/2009 14:35

AC, desculpa a ignorância, mas não consigo ver nos gráficos nem o importante suporte nos 0,865 nem o tal canal que referes.
Junto gráfico actualizado para que se perceba.
BN
Anexos
Sonae.JPG
Sonae.JPG (87.43 KiB) Visualizado 11563 vezes
eireira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 124
Registado: 24/12/2003 19:02
Localização: Vila Meã - Lamego

comentário

por jotabilo » 27/8/2009 14:14

Caro ACI

Onde está no gráfico, o canal que referes?
Não sei porque está tapada a parte mais actual do gráfico.
Não se vislumbra canal nenhum.
Evidencia isso, o canal que referes , sff.

cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

por AC Investor Blog » 27/8/2009 13:58

cannot Escreveu:Tenho bastante dificuldade em perceber o gráfico. Ainda mais em perceber porque o topo do canal está onde dizes que está. Podes explicar?

Abraço


"A cotação volta para baixo da linha do topo do canal."
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4891
Registado: 8/12/2007 23:01
Localização: Vila Nova de Gaia

por cannot » 27/8/2009 13:54

AC Investor Blog Escreveu:(...)
Também já descrevi de onde vem esse suporte. Olha para o gráfico e vê lá a cotação a caminhar para baixo do topo do canal.
(...)


Tenho bastante dificuldade em perceber o gráfico. Ainda mais em perceber porque o topo do canal está onde dizes que está. Podes explicar?

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1279
Registado: 15/1/2009 15:28
Localização: Earth

por FHSMONTEIRO » 27/8/2009 13:43

AC Investor Blog Escreveu:
cannot Escreveu:Eu percebo que as pessoas façam as suas análises mas em certas alturas parece que estão a forçar a sua opinião a seu favor.


Não tenho titulos, nem presumo vir a ter. Lê o que escrevi atrás.

cannot Escreveu:Com que então um "importante suporte que se situava nos 0.865" foi quebrado. LOL Explica lá primeiro porque é que esse suporte é importante porque acho que ninguém (eu pelo menos) consegue perceber de onde vem!


Também já descrevi de onde vem esse suporte. Olha para o gráfico e vê lá a cotação a caminhar para baixo do topo do canal.

cannot Escreveu:Não digo que não desça mas um importante suporte nos .865 é que não consigo ver.
Abraço


Talvez venha abraçar a sonae um dia, mas nunca neste momento, pois já duplicou de valor em tão pouco espaço de tempo.


AC, permita-me, devido a essa forte convicção...porque não "um abraço" do lado curto :?: :wink:
 
Mensagens: 721
Registado: 29/11/2007 2:47
Localização: Unknown

por AC Investor Blog » 27/8/2009 13:40

cannot Escreveu:Eu percebo que as pessoas façam as suas análises mas em certas alturas parece que estão a forçar a sua opinião a seu favor.


Não tenho titulos, nem presumo vir a ter. Lê o que escrevi atrás.

cannot Escreveu:Com que então um "importante suporte que se situava nos 0.865" foi quebrado. LOL Explica lá primeiro porque é que esse suporte é importante porque acho que ninguém (eu pelo menos) consegue perceber de onde vem!


Também já descrevi de onde vem esse suporte. Olha para o gráfico e vê lá a cotação a caminhar para baixo do topo do canal.

cannot Escreveu:Não digo que não desça mas um importante suporte nos .865 é que não consigo ver.
Abraço


Talvez venha abraçar a sonae um dia, mas nunca neste momento, pois já duplicou de valor em tão pouco espaço de tempo.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4891
Registado: 8/12/2007 23:01
Localização: Vila Nova de Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Nuno V, Shimazaki_2 e 393 visitantes