Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TelmoCrisostomo » 26/1/2012 17:59

A mim parece-me uma divergência positiva no diário :-k
Anexos
son.jpg
son.jpg (149.36 KiB) Visualizado 5242 vezes
"Mais vale perder um ganho, que ganhar uma perda!"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 609
Registado: 10/8/2009 9:49

por nook » 26/1/2012 14:28

BESI corta preço-alvo da Sonae e atribui potencial de valorização de 16%
26 Janeiro 2012 | 13:01
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt


A casa de investimento atribui um "target" de 0,53 euros às acções da Sonae, abaixo dos 0,62 anteriormente avançados. Números revistos depois da apresentação de resultados preliminares.


O BESI cortou o preço-alvo para a Sonae, depois de o ter elevado em Novembro. O corte acontece devido às más previsões para os resultados do segmento de comércio especializado e acontece na sequência da apresentação dos resultados preliminares de ontem.

Se, até aqui, a casa de investimento atribuía um preço-alvo de 0,62 euros, agora decidiu baixá-lo para 0,53 euros. Ou seja, de um potencial de valorização de 35%, a Sonae passa a ter um potencial de subida de apenas 16% em relação ao preço negociado hoje em bolsa (0,456 euros).

A justificar a descida do “target” para a empresa liderada por Paulo de Azevedo está, sobretudo, o negócio não alimentar da companhia.

“Cortámos ainda mais os números para a Sonae SR devido a um decrescente cenário macroeconómico, onde as quedas do não alimentar continuam a acelerar”, indica uma nota de “research” do BESI a que o Negócios teve acesso. Em Espanha, a introdução de novas medidas de austeridade também prejudica as vendas deste segmento da Sonae, indica a nota.

Segundo os números preliminares ontem apresentados, a Sonae SR obteve um volume de negócios, em 2011, de 1.235 milhões de euros, 3% abaixo do ano anterior.

Para 2012, a casa de investimento do BES prevê uma queda de vendas “like for like” (com base comparável) de dois dígitos (acima de 10%).

Divisão alimentar resiliente

Os analistas Filipe Rosa e Manuel Albuquerque, que assinam a nota de “research”, salientam a resiliência da divisão alimentar, a Sonae MC, postura que deve manter em 2012.

“Sublinhamos que este desempenho é, outra vez, substancialmente melhor do que as vendas do retalho alimentar em Portugal”, considera o BESI. As vendas "like for like" nesta divisão subiram 0,5% em 2011, de acordo com os números preliminares ontem divulgados.

É, então, a divisão não alimentar a conduzir ao corte de “preço-alvo” da Sonae, contra uma resiliente divisão alimentar. Apesar da baixa de "target", o BESI mantém a recomendação de “neutral”, já que o banco acredita que o preço actual “já incorpora grande parte da perspectiva negativa”.

As acções da empresa presidida por Paulo Azevedo seguem inalteradas nos 0,456 euros.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=534083
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por dancar1981 » 25/1/2012 20:15

Acho que falta algo neste comunicado, para mim falta os resultados liquidos.
Vamos ver...
 
Mensagens: 122
Registado: 8/8/2011 15:26
Localização: 10

Re: Vendas no retalho alimentar aumentaram 2%.

por FxTrader » 25/1/2012 19:54

dancar1981 Escreveu:A questão é se é em linha com as previsões dos analistas (quem são os analistas?)?


Noticia no Jornal Económico...

"Vendas da Sonae crescem apesar da austeridade

As vendas da maior retalhista portuguesa cresceram 0,3% em 2011, ano marcado por fortes medidas de austeridade.

A empresa liderada por Paulo Azevedo avançou hoje em comunicado que as vendas do negócio de retalho cresceram 0,3% no ano passado, atingindo os 4,54 mil milhões de euros, valor que ficou acima do esperado por quatro analistas sondados pela agência Reuters.

As vendas da Sonae MC (retalho alimentar) registaram um aumento homólogo de 1,6%. Já as vendas da Sonae SR (retalho especializado), que têm um peso mais pequeno nos resultados, escorregaram 2,9%.

"As medidas de austeridade implementadas na Península Ibérica traduziram-se em quebras relevantes do rendimento disponível das famílias e do nível de consumo privado, particularmente pronunciado nos segmentos não alimentares", justifica a dona do Continente.

Os números são preliminares. Os resultados definitivos são conhecidos a 14 de Março, antes da abertura do mercado.

As acções da Sonae desceram hoje 1,51% para 0,45 euros."
Editado pela última vez por Visitante em 25/1/2012 20:20, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: São Brás de Alportel

Re: Vendas no retalho alimentar aumentaram 2%.

por dancar1981 » 25/1/2012 19:52

Ivo Duarte Escreveu:"Sonae obtém vendas de 4.562 milhões de euros em 2011 no retalho

O negócio de retalho da Sonae aumentou vendas, durante o ano de 2011, em 0,3%, atingindo os 4.562 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado, o grupo liderado por Paulo Azevedo fala num desempenho superior ao mercado.

A Sonae MC [Modelo Continente], unidade que opera as lojas Continente ligadas ao retalho alimentar, aumentou vendas em 2% para 3.327 milhões de euros. Mesmo numa base comparável de lojas, as vendas subiram, ainda que de forma mais ligeira, em 0,5%.

As marcas próprias e primeiros preços continuam a aumentar vendas, representando cerca

de 30% de quota nas categorias relevantes durante 2011, diz a Sonae.

No retalho especializado, a Sonae SR obteve um volume de negócios de 1.235 milhões de euros, menos 3% que em 2010. Apesar deste decréscimo, a Sonae diz que as vendas nos mercados internacionais aumentaram 43%. Espanha já pesa 25%.

Em 2011, a Sonae SR abriu lojas na Turquia, Cazaquistão e Egipto em regime de "franchising". Fechou o exercício com um total de 21 unidades neste sistema. Também a Sonae MC tem 22 unidades em Portugal em "franchising".

Contando com as lojas próprias, a Sonae fechou 2011 com um total de 1.016 lojas, depois de abrir 79 unidades. atingindo quase um milhão de metros quadrados de área de vendas. A Modelo Continente tem 454 lojas e a Sonae Retalho Especializado tem 562 unidades, mais 49 do que no ano anterior."


A questão é se é em linha com as previsões dos analistas (quem são os analistas?)?
 
Mensagens: 122
Registado: 8/8/2011 15:26
Localização: 10

Vendas no retalho alimentar aumentaram 2%.

por FxTrader » 25/1/2012 19:48

Noticia do Jornal de Negócios...

"Sonae obtém vendas de 4.562 milhões de euros em 2011 no retalho

O negócio de retalho da Sonae aumentou vendas, durante o ano de 2011, em 0,3%, atingindo os 4.562 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado, o grupo liderado por Paulo Azevedo fala num desempenho superior ao mercado.

A Sonae MC [Modelo Continente], unidade que opera as lojas Continente ligadas ao retalho alimentar, aumentou vendas em 2% para 3.327 milhões de euros. Mesmo numa base comparável de lojas, as vendas subiram, ainda que de forma mais ligeira, em 0,5%.

As marcas próprias e primeiros preços continuam a aumentar vendas, representando cerca

de 30% de quota nas categorias relevantes durante 2011, diz a Sonae.

No retalho especializado, a Sonae SR obteve um volume de negócios de 1.235 milhões de euros, menos 3% que em 2010. Apesar deste decréscimo, a Sonae diz que as vendas nos mercados internacionais aumentaram 43%. Espanha já pesa 25%.

Em 2011, a Sonae SR abriu lojas na Turquia, Cazaquistão e Egipto em regime de "franchising". Fechou o exercício com um total de 21 unidades neste sistema. Também a Sonae MC tem 22 unidades em Portugal em "franchising".

Contando com as lojas próprias, a Sonae fechou 2011 com um total de 1.016 lojas, depois de abrir 79 unidades. atingindo quase um milhão de metros quadrados de área de vendas. A Modelo Continente tem 454 lojas e a Sonae Retalho Especializado tem 562 unidades, mais 49 do que no ano anterior."
Editado pela última vez por Visitante em 25/1/2012 19:53, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: São Brás de Alportel

por Marco Martins » 11/1/2012 10:37

Mesmo que inicialmente as vantagens desta campanha não sejam grandes, a Sonae já ganha uma parte da batalha com uma campanha directa a todos os lares e que todos teremos de ler, dado que provavelmente será distribuída juntamente com as facturas...

Para além disso, cria um laço estratégico com uma empresa com 25% do colosso chines, o que poderá abrir portas para num futuro próximo avançar para a China.

Não me parece que o passo desta estratégia seja em vão!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

por pocoyo » 10/1/2012 13:00

Eu até acho que pode ser prejudicial para as duas empresas, se estes pormenores não forem bem explicados às pessoas elas quando virem que afinal estão a pagar mais, vão-se sentir roubadas por ambas as empresas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por escada1 » 10/1/2012 12:53

Infelizmente esta campanha não é tão boa quanto se possa pensar, e na realidade nem compensa se fizermos umas contas simples:

Para os 10% conta só:
Gasto com electricidade, não entra o IVA nem taxas.

Tarifa simples (consumo de 1000 KWhora).Supondo
Gastando SEM IVA, por isso, 1000 € por ano
Teriamos de ganho em cartão 100 €.
TOTAL:
1000-100=900€

Vejamos outra CONTA:
Tarifa bi-horária (500 KWhora diurna e 500KWh nocturna).
Em contas muito superficiais:
Na tarifa diurna pagariamos: 500 €
Na tarifa nocturna, pagariamos 250 €

500+250=750€

EM SUMA
Para quem tem bi-horário não compensa passar a ter tarifa simples.Alias, esta campanha até pode ser prejudicial para a Sonae.
As pessoas podem começar a fazer contas e ver que mais vale passar a ter bi-horario.Quem vai ganhar é a EDP.

pocoyo Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Parece que os clientes EDP poderão ter benefícios na Sonae (continente).
Alguém sabe quantificar o impacto disso no Continente? Será bom, não será?

Á partida, parece-me bom, pois logo à partida irá ter acesso a uma campanha directa a quase 100% dos lares portugueses, o que só por isso é excelente.


Olha que não.
Tem que se fazer um novo contrato com a EDP e não se pode ter o Bi-horário nem o conta certa.
 
Mensagens: 453
Registado: 23/8/2011 11:35
Localização: 12

por pocoyo » 10/1/2012 12:45

Marco Martins Escreveu:Parece que os clientes EDP poderão ter benefícios na Sonae (continente).
Alguém sabe quantificar o impacto disso no Continente? Será bom, não será?

Á partida, parece-me bom, pois logo à partida irá ter acesso a uma campanha directa a quase 100% dos lares portugueses, o que só por isso é excelente.


Olha que não.
Tem que se fazer um novo contrato com a EDP e não se pode ter o Bi-horário nem o conta certa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por Marco Martins » 10/1/2012 12:42

Parece que os clientes EDP poderão ter benefícios na Sonae (continente).
Alguém sabe quantificar o impacto disso no Continente? Será bom, não será?

Á partida, parece-me bom, pois logo à partida irá ter acesso a uma campanha directa a quase 100% dos lares portugueses, o que só por isso é excelente.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

por FxTrader » 6/1/2012 21:28

fitas Escreveu:Hoje o volume parece-me melhor.

Tal situação poderá de alguma forma clarificar as v/ opiniões/análises?

BN

Fitas


Das 3.295.422 acções transacionadas, + ou - 1.400.000 a 0.45€, foram transacionadas off-market no início da sessão...

Não encontro nada na CMVM que fale dessa transação...

O que é que os caros foreiros têm a dizer disso ?

Abraço
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: São Brás de Alportel

por fitas » 6/1/2012 12:16

p3droPT Escreveu:
TelmoCrisostomo Escreveu:Por alguma coisa disse "LTA?"

Não era uma afirmação, era uma hipótese para que alguém comentasse...

E muito menos disse que estava bull nesta menina!

Nem bull nem bear, como referi...

Cumptos.


Eu não comentei tu estares bull ou bear. Aliás não é da minha conta.



Eu comentei quando disseste que o gráfico estava confuso nem sabias bem se bull se bear. Eu não vejo margem para essa confusão só isso.



Hoje o volume parece-me melhor.

Tal situação poderá de alguma forma clarificar as v/ opiniões/análises?

BN

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

por MVP » 6/1/2012 2:28

TelmoCrisostomo Escreveu:Por alguma coisa disse "LTA?"

Não era uma afirmação, era uma hipótese para que alguém comentasse...

E muito menos disse que estava bull nesta menina!

Nem bull nem bear, como referi...

Cumptos.


Eu não comentei tu estares bull ou bear. Aliás não é da minha conta.

Eu comentei quando disseste que o gráfico estava confuso nem sabias bem se bull se bear. Eu não vejo margem para essa confusão só isso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Correcção, ou será correção com o novo acordo ortográfico!:)

por FxTrader » 6/1/2012 0:38

Pelos vistos veio mesmo correcção em baixa, temos reunião merkosi na segunda, talvez digam alguma coisa de positivo, vou estar atento para uma possível entrada amanhã se ela vier aos 0.44 já que temos suporte aos 0.43x, se bem que em bear market como diz o nosso caro Ulisses os suportes são irrelevantes, no entanto a esses valores já vamos ter o indicador de sobrevenda RSI a niveis aceitáveis, consoante o optimismo ou pessimismo predominate talvez opte por entrar ou ficar quietinho a observar :o)

Visto a opinião dos estimados foreiros ser de lateralização temos que saber aproveitar os altos e baixos das "coitadas" :o)

Abraço
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: São Brás de Alportel

por TelmoCrisostomo » 5/1/2012 15:10

Por alguma coisa disse "LTA?"

Não era uma afirmação, era uma hipótese para que alguém comentasse...

E muito menos disse que estava bull nesta menina!

Nem bull nem bear, como referi...

Cumptos.
"Mais vale perder um ganho, que ganhar uma perda!"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 609
Registado: 10/8/2009 9:49

por MVP » 5/1/2012 13:51

Telmo tens de me dizer onde vês alguma coisa Bull na Sonae SGPS :P

Longo e médio prazo Bear. Curto prazo lateralização?!

Põe resistências no gráfico e quando as quebrar, aí sim tens sinais Bull.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

por Ulisses Pereira » 5/1/2012 13:35

Telmo, essa LT ascendente que desenhaste talvez seja um desejo teu porque tecnicamente não tem qualquer consistência.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Análise

por TelmoCrisostomo » 5/1/2012 13:06

Ivo Duarte Escreveu:Boas Noites

Esta "coitada" tem-me dado muitas dores de cabeça, quando parece que vai subir, desce, quando parece que vai descer, sobe, tinha um stop a 0.455 e não é que foi activado no minimo da sessão e a partir daí só subiu!! raios parta...

Anyway, tem subido com pouco volume, RSI em níveis que há muito tempo que não ultrapassa apontando para queda, MACD também perto de níveis de onde costuma cair, AROON Oscilator também a dar sinais de queda, pressão vendedora superior à compradora nos 0.47, e fecha a sessão em força com compras a 0.473 em tranches de 60000, 30000, etc, quem é que entende isto? está perto de uma resistência fibonanci e histórica por volta dos 0.48, será que há margem para subir mais ? ou vamos ter correcção? se fechar acima do último spike a 0.477, será que temos margem para subir?

Se algum dos gurus puder dar umas luzes agradecia.

Editado: Só para acrescentar porque me esqueci de escrever, que hoje fechou acima da MA50, que elações podemos tirar!?

Abraço


Boas...

A mim também me tem deixado com a cabeça em pó! :P

O gráfico está confuso. Tanto parece estar bull como bear!

Resta-nos esperar para ver desenvolvimentos futuros mais nítidos! :-k
Anexos
son.jpg
son.jpg (146.51 KiB) Visualizado 2932 vezes
"Mais vale perder um ganho, que ganhar uma perda!"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 609
Registado: 10/8/2009 9:49

Análise

por FxTrader » 4/1/2012 1:21

Boas Noites

Esta "coitada" tem-me dado muitas dores de cabeça, quando parece que vai subir, desce, quando parece que vai descer, sobe, tinha um stop a 0.455 e não é que foi activado no minimo da sessão e a partir daí só subiu!! raios parta...

Anyway, tem subido com pouco volume, RSI em níveis que há muito tempo que não ultrapassa apontando para queda, MACD também perto de níveis de onde costuma cair, AROON Oscilator também a dar sinais de queda, pressão vendedora superior à compradora nos 0.47, e fecha a sessão em força com compras a 0.473 em tranches de 60000, 30000, etc, quem é que entende isto? está perto de uma resistência fibonanci e histórica por volta dos 0.48, será que há margem para subir mais ? ou vamos ter correcção? se fechar acima do último spike a 0.477, será que temos margem para subir?

Se algum dos gurus puder dar umas luzes agradecia.

Editado: Só para acrescentar porque me esqueci de escrever, que hoje fechou acima da MA50, que elações podemos tirar!?

Abraço
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: São Brás de Alportel

Análise

por ParadiseLost007 » 3/1/2012 1:41

Boa noite.

Atendendo a q esta cotada no curto prazo ( pl menos desd 15/12 ) tem estado bullish algum dos ilustres poderia postar um gráfico e um comment ?

Obg. Abr. B N.
 
Mensagens: 90
Registado: 4/2/2011 17:10
Localização: 12

por MatildeSerrano » 24/12/2011 19:31

EuroVerde Escreveu:Agora sim. Longe da sonae o máximo que poder, pois a empresa está a encontrar caminhos desconhecidos.

Angola pode ser óptimo país para outros sectores, mas para lojas não.


LOL
 
Mensagens: 980
Registado: 30/6/2008 20:42
Localização: 1

por EuroVerde » 24/12/2011 16:14

Agora sim. Longe da sonae o máximo que poder, pois a empresa está a encontrar caminhos desconhecidos.

Angola pode ser óptimo país para outros sectores, mas para lojas não.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

Governo angolano aprova investimento da Sonae no país

por davidoske » 23/12/2011 14:21

O Continente Angola deverá abrir a primeira unidade em 2013, sendo que o investimento, estimado em 103 milhões de dólares, arranca já no próximo ano.
O Conselho de Ministros de Angola aprovou o investimento do Grupo Sonae no país, com o projecto Continente Angola.

De acordo com um comunicado do Governo liderado por José Eduardo dos Santos, o projecto de investimento “Continente Angola”, para a “comercialização de bens alimentares em Luanda e Huambo”, tem um investimento estimado em 103 milhões de dólares (78,7 milhões de euros).

Este projecto, em conjunto com um outro aprovado também pelo Executivo angolano - “Angola Oilfield Equipment” – vai dar origem a dois mil novos empregos.

O investimento da Sonae no país, em parceria com Isabel dos Santos (filha do presidente angolano), arranca no próximo ano e a abertura da primeira unidade está prevista para 2013. O arranque do projecto aguardava apenas a autorização das autoridades.

A Sonae tinha fechado, em Abril, o acordo com a Condis, empresa maioritariamente detida pela empresária Isabel dos Santos, para a entrada do grupo português em Angola com uma rede de hipermercados com a marca Continente. A Sonae terá a gestão operacional do projecto, embora a maioria do capital fique nas mãos da Condis.

O projecto prevê a abertura de uma rede de hipermercados Continente, com o objectivo de alcançar a liderança no mercado de retalho moderno de base alimentar do país, segundo um comunicado recente do grupo português.

A aliança terá ainda associada uma forte componente logística que passa, por exemplo, pela criação de clubes de produtores que possam abastecer a rede de hipermercados.
 
Mensagens: 60
Registado: 31/12/2007 13:34
Localização: 12

por Rags » 11/12/2011 12:15

Filipe Touro Escreveu:Estranho... no meu gráfico a minha LTD toca nos mesmos pontos mas não termina no mesmo sitio...porquê?



Aconselho-te a ler este excelente artigo que o Marco António em tempos escreveu.



"As linhas de tendência vistas à lupa" fica o link:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, bento.jp13, Bing [Bot], iniciado1, joao garcao, LCRLCR, malakas, niceboy e 152 visitantes