Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

High-frequency trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por andre_ferreira » 7/9/2011 11:49

Alguem me pode explicar esta afirmação para eu perceber:

HFTs use passive orders, which are limit orders that do not cross the spread, but stay on a limit order book until they are filled or cancelled.


eu percebi que eles capturam o spread mas não percebi mt bem esta das ordens passivas.

um exemplo era porreiro :wink:


abc
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 481
Registado: 1/4/2010 19:47
Localização: Braga

por VirtuaGod » 5/9/2011 13:57

Ando sem tempo para ler aqui o tópico todo e vir para uma discussão sem fazer o TPC dá mal... se és só a favor de investigar (e não contra, pk afirmas que desconhecemos o HFT a fundo) então estamos de acordo :wink: Da mesma forma se provarem por A+B que faz mal ao mercado eu posso mudar a minha opinião mas por enquanto não vejo nada que me leve a crer que o HFT é negativo para o mercado :roll:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por MarcoAntonio » 5/9/2011 9:59

Virtuagod, eu não disse em lado algum se era a favor ou contra e não era sequer o que eu estava a discutir.

Lê inclusivamente esta passagem numa das respostas que te dei:

MarcoAntonio Escreveu:
O resto, do teu post, gostaria apenas de sublinhar que é o que tu "achas" que o HFT é. O meu conhecimento do HFT é igualmente bastante limitado, mas por isso mesmo eu não tenho nenhuma posição pessoal sobre o HFT de momento, o que tenho é uma posição sobre o racional de se investigar ou não.

O SEC ou outra entidade supervisora não se pode basear no que eu (Marco) acho, ou tu ou o Elias para então decidir investigar. Se o fizessem, seriam tremendamente incompetentes!




Também acrescento ainda que eu jamais disse que não se devia investigar uma qualquer situação envolvendo shorts, tão pouco. Ou qualquer outro produto ou ferramenta financeira...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por VirtuaGod » 5/9/2011 9:18

Tenho a mesma opinião do Elias por isso ele acabou por responder por mim :wink: Neste momento é resposta rápida mas hei-de tentar perceber a tua opinião Marco! (quer dizer não é que não a perceba o que me faz confusão é seres a favor de Short e contra HFT :shock: )
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Elias » 5/9/2011 1:34

MarcoAntonio Escreveu:Ah, pronto, pronto!

Consigo entender isso perfeitamente, podias ter dito logo sem "engonhar"...

:mrgreen:


Eu sei, mas o forum precisa de tráfego :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 5/9/2011 1:33

Ah, pronto, pronto!

Consigo entender isso perfeitamente, podias ter dito logo sem "engonhar"...

:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 5/9/2011 1:32

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:(d) - não sou contra :wink:


Não precisavas de dizer (d).

Tu estás a dizer que não é (b).

Sem depois especificar se é (a) ou (c).

Elementar...

:wink:


Eu também não sei. É um mix das duas :)
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 5/9/2011 1:28

Elias Escreveu:(d) - não sou contra :wink:


Não precisavas de dizer (d).

Tu estás a dizer que não é (b).

Sem depois especificar se é (a) ou (c).

Elementar...

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 5/9/2011 1:24

(d) - não sou contra :wink:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 5/9/2011 1:20

Elias Escreveu:Marco, eu em momento algum sugeri que não se devia investigar!


Nem eu disse que estavas, eu estou a perguntar para saber e para entender a tua posição.

Mas se tu não queres clarificar se és a favor(a), se és contra(b) ou se não tens opinião sobre se se deve investigar ou não(c) então tudo pacífico.

A sério que eu só pretendia entender qual era... siga em frente!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 5/9/2011 1:17

Marco, eu em momento algum sugeri que não se devia investigar!

É como a história do short-selling e do mal que supostamente essa prática faz ao mercado.

Para mim continua a ser caça às bruxas, mas podem investigar à vontade - não estou bem a ver o que é que pode resultar daí: como sugeri acima, vão proibir os computadores? Vão proibir os stops automáticos? Vão proibir as ordens condicionadas? Voltamos ao tempo dos pregões ou melhor ainda de um mercado de "chamada"? 8-)

Acima de tudo creio que este género de investigações é um pouco como a proibição do short selling: serve sobretudo para despreocupar as pessoas e não tanto para melhorar o funcionamento do mercado (o que quer que isto signifique).
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 5/9/2011 1:13

VirtuaGod Escreveu:Em nenhuma parte do meu post disse o que defendia (mercados regulamentados ou não), apenas afirmei que esta "caça às bruxas" existe desde sempre.


Eu como disse, não percebi bem o que estavas a tentar transmitir. Por isso perguntei.

As perguntas mantêm-se porque eu continuo sem entender:

> tu és a favor que se façam investigações ou contra?

> se és contra - mas a favor de um mercado regulado - como achas que se regula se não se investiga?



Repara que eu estou a tentar perceber qual é a tua posição.

O resto, do teu post, gostaria apenas de sublinhar que é o que tu "achas" que o HFT é. O meu conhecimento do HFT é igualmente bastante limitado, mas por isso mesmo eu não tenho nenhuma posição pessoal sobre o HFT de momento, o que tenho é uma posição sobre o racional de se investigar ou não.

O SEC ou outra entidade supervisora não se pode basear no que eu (Marco) acho, ou tu ou o Elias para então decidir investigar. Se o fizessem, seriam tremendamente incompetentes!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por VirtuaGod » 5/9/2011 1:05

Em nenhuma parte do meu post disse o que defendia (mercados regulamentados ou não), apenas afirmei que esta "caça às bruxas" existe desde sempre. O que os HFT fazem já se faz desde sempre, só que agora com ajuda de computadores...especulação, inside trading, front running etc...

São especuladores como sempre existiu que tentam sacar $ do mercado como qualquer especulador! Não é nenhuma fórmula milagrosa de só fazer $...

Edit: Tenta perceber a minha perspectiva, parece que estou a falar com um anti-shorts, é essa a minha visão e são exactamente as mesmas coisas que dizes (muda shorts para HFT) e que eu respondo! São especuladores, fornecem liquidez, compram as acções quando mais ng compra etc etc
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por MarcoAntonio » 5/9/2011 1:00

Elias Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Concordas que se deve investigar ou, antes, achas que se deve ignorar o assunto?


Não tenho nada contra que se investigue, o que não impede que eu continue a achar que se trata de uma caça às bruxas :lol:


Portanto, tu não tens posição sobre se se devem investigar as situações ou se devem ser ignoradas, é isso?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 5/9/2011 0:58

MarcoAntonio Escreveu:Concordas que se deve investigar ou, antes, achas que se deve ignorar o assunto?


Não tenho nada contra que se investigue, o que não impede que eu continue a achar que se trata de uma caça às bruxas :lol:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 5/9/2011 0:56

Elias Escreveu:
Claro que sim.

O mesmo princípio (o de investigar) foi aplicado, julgo eu, ao short-selling e creio que não se descobriu nada de relevante...



O que eu defendi é que a matéria não deve ser ignorada e deve ser alvo de investigação.

Concordas que se deve investigar ou, antes, achas que se deve ignorar o assunto?




VirtuaGod Escreveu:A treta que diz agora disse-se em 1987... foram os computadores, a mesma coisa foi dita em 1929... especuladores que sugam o $ do mercado! Marco estas histórias são do arco da velha!! Quem me diz que o mercado amanhã não dá um estoiro de 20% num dia e estes gajos vão todos à falência?? Os críticos de falam de HFT como se fosse o Santo Grall, é só ganhar...


Virtuagod, não percebo bem o que estás a defender. É um mercado desregulado, é isso?

Ou achas que deve haver regulação nos mercados e se sim, essa regulação baseia-se em quê se não há lugar a investigação sobre "história" nenhuma?

Há uma segunda parte no teu post onde igualmente não entendo bem o argumento mas por enquanto concentremo-nos na primeira parte...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 5/9/2011 0:58, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por VirtuaGod » 5/9/2011 0:49

MarcoAntonio Escreveu:O volume que supostamente está associado HFT é uma coisa tremenda, que creio que não tem paralelo na história dos mercados


A treta que diz agora disse-se em 1987... foram os computadores, a mesma coisa foi dita em 1929... especuladores que sugam o $ do mercado! Marco estas histórias são do arco da velha!! Quem me diz que o mercado amanhã não dá um estoiro de 20% num dia e estes gajos vão todos à falência?? Os críticos de falam de HFT como se fosse o Santo Grall, é só ganhar... :roll:

Estes gajos não são mais que Market Makers, que ganham com o bid/ask spread :!:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Elias » 5/9/2011 0:45

MarcoAntonio Escreveu:A eventualidade não é suficiente para investigar?


Claro que sim.

O mesmo princípio (o de investigar) foi aplicado, julgo eu, ao short-selling e creio que não se descobriu nada de relevante...

MarcoAntonio Escreveu:Naturalmente, eu não ficaria à espera que fosse evidente para ti - ou para outro qualquer investidor individual, como eu próprio - que o Mercado se está a destruir ou está a afectar potencialmente a Economia real de forma negativa para agir ou, melhor dizendo, simplesmente investigar!


Bom, se vamos falar de afectar potencialmente... o simples facto de os bancos e as seguradoras se encherem de acções causa desde logo uma espiral de auto-destruição pelo efeito cascata que daí resulta quando o mercado acelera na queda. E no entanto não consta que se tenha mandado investigar os critérios que os bancos usam para compor as suas carteiras de acções. Em vez disso injectaram-se milhões para salvar o sistema financeiro, que se calhar da próxima vez faz exactamente a mesma coisa...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por VirtuaGod » 5/9/2011 0:44

o HFT tira sumo ao mercado da mesma forma que qualquer especulador tira!!! Toda a lógica de lutar contra o HFT se aplica aos especuladores individuais...

Marco achas que o facto dos especuladores ganharem $ com apostas de curto prazo não afecta tb os investidores? Aqui apenas o curto prazo passou a ser um nanoprazo LOL
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por MarcoAntonio » 5/9/2011 0:33

Elias Escreveu:Dizes muito bem: "alegadamente".


Estás a sugerir que não se deve agir preventivamente ou que se deve agir apenas depois de tudo acontecer?

A eventualidade não é suficiente para investigar?


Elias Escreveu:Com ou sem HFT, não me parece que exista base para afirmar que o comportamento dos mercados hoje é diferente do que era no passado. Em termos de tendências, quero eu dizer.



Naturalmente, eu não ficaria à espera que fosse evidente para ti - ou para outro qualquer investidor individual, como eu próprio - que o Mercado se está a destruir ou está a afectar potencialmente a Economia real de forma negativa para agir ou, melhor dizendo, simplesmente investigar!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 5/9/2011 0:24

MarcoAntonio Escreveu:Mais de metade das transacções no mercado são conduzidas pelo HFT, alegadamente. Alegadamente o HFT está a acumular riqueza. O resto do mercado (o mercado clássico) é já uma parte menor e está a ficar "fora do jogo" (alegadamente).


Dizes muito bem: "alegadamente".

Com ou sem HFT, não me parece que exista base para afirmar que o comportamento dos mercados hoje é diferente do que era no passado. Em termos de tendências, quero eu dizer.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 5/9/2011 0:19

Elias Escreveu:Sim li mas não percebi a relevância para o tema em apreço.


Nesse ponto, não te consigo ajudar.


Elias Escreveu:Mas isso acontece mesmo sem bolsa. Há bolhas numa data de coisas, como por exemplo o imobiliário.


É irrelevante se acontece só nos Mercados Financeiros ou em mais alguma coisa.

O que é relevante é se uma bolha tem impacto na economia real ou não.

Tu pareces estar a argumentar que não ou que é "subjectivo"...



A tua resposta é como eu dizer: dar um valente pancadão num miudo pode provocar-lhe um traumatismo, os pais devem ter em atenção como tratam os filhos fisicamente (entre outras coisas) pelas consequências físicas. E tu responderes "ok, mas isso não acontece só com os pais, um professor também pode acontecer dar um pancadão num aluno".

Se tu te propões a argumentar que o pancadão (ou a bolha) não afectam nada, isto é completamente irrelevante. Se por outro lado estás preocupado com os efeitos do pancadão do professor (querendo dizer que esse pancadão é relevante também) então nesse caso estás meramente a concordar comigo.

Isto é, que o pancadão que o pai dá no miúdo não é irrelevante e não deve ser ignorado!


Elias Escreveu:Bom, isso já são influências indirectas e nada tem a ver com o HFT.


Como é que não tem nada que ver com o HFT?

Mais de metade das transacções no mercado são conduzidas pelo HFT, alegadamente. Alegadamente o HFT está a acumular riqueza. O resto do mercado (o mercado clássico) é já uma parte menor e está a ficar "fora do jogo" (alegadamente).

Como é que o HFT não tem nada que ver com influências indirectas dos mercados na economia?

Não entendo o racional.



Elias Escreveu:Além disso, o flash crash, que esteve na origem desta investigação em concreto, durou menos de 1 hora e por isso as consequências para a economia real terão sido pontuais e não duradouras.


Elias, o HFT já gerava polémica ainda o Flash Crash não tinha ocorrido (se notares, até este tópico começou antes) e portanto é equívoco dizer que foi o Flash Crash que motivou estas investigações.

É claro que após o Flash Crash as preocupações dispararam uma vez que foi um sintoma/sinal da dimensão que estava a atingir, entre outras coisas tendo ainda o tema entrado mais no domínio público, em virtude de se ter tornado "notícia".




Mas consulta por exemplo este artigo de 2009:

http://www.nytimes.com/2009/07/24/busin ... ading.html

Para além de abordar o tema de existirem já críticas sobre como este "nova coisa" pode manipular o mercado, podes ler que nesta altura o SEC já estava a investigar isto.

O Flash Crash ainda nem tinha ocorrido...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 5/9/2011 0:27, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 5/9/2011 0:00

MarcoAntonio Escreveu:Não sei se leste o resto do texto que eu coloquei, uma vez que ele permite contextualizar bastante melhor o que eu estou a dizer...


Sim li mas não percebi a relevância para o tema em apreço.

MarcoAntonio Escreveu:Aqui ficam alguns exemplos rápidos: a) se o mercado por exemplo embala numa bolha sobre determinado sector, canalizando para aí capital "a mais", esse capital poderá ficar em falta em sectores que necessitavam (mais) dele;


Isso é tão subjectivo quanto discutível.

MarcoAntonio Escreveu:b) as próprias condições a que a economia real fica sujeita uma vez que a bolha estoire pode conduzir à falência de negócios que de outra forma não faliriam.


Mas isso acontece mesmo sem bolsa. Há bolhas numa data de coisas, como por exemplo o imobiliário.

MarcoAntonio Escreveu:E certamente existem outros mecanismos através dos quais os Mercados afectam a economia real (que envolvem, por exemplo, taxas de juros e apetência pelo investimento ou não e etc).


Bom, isso já são influências indirectas e nada tem a ver com o HFT.

Além disso, o flash crash, que esteve na origem desta investigação em concreto, durou menos de 1 hora e por isso as consequências para a economia real terão sido pontuais e não duradouras.

No limite, se o problema são as máquinas a dar ordens (independentemente de ser HFT ou LFT), então o melhor é acabar com as máquinas e voltamos ao tempo dos pregões nas salas de mercados :roll: :twisted: 8-) :mrgreen:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 4/9/2011 23:55

Elias Escreveu:
Uma coisa é dizer que os mercados têm "poder de antecipação" sobre a economia, que é um facto conhecido.

Outra, muito diferente, é dizer que eles têm "poder de decisão" sobre essa mesma economia, o que já não me parece tão linear.



Não sei se leste o resto do texto que eu coloquei, uma vez que ele permite contextualizar bastante melhor o que eu estou a dizer...

Eu estou a falar da relevância para a Economia real de "onde está o dinheiro" e "onde é que ele é aplicado" e como é que isso pode afectar a economia real.


Elias Escreveu:
Explica-me lá como é que os mercados (financeiros, entenda-se!) decidem quais as empresas que sobrevivem.



Aqui ficam alguns exemplos rápidos: a) se o mercado por exemplo embala numa bolha sobre determinado sector, canalizando para aí capital "a mais", esse capital poderá ficar em falta em sectores que necessitavam (mais) dele; b) as próprias condições a que a economia real fica sujeita uma vez que a bolha estoire pode conduzir à falência de negócios que de outra forma não faliriam.

E certamente existem outros mecanismos através dos quais os Mercados afectam a economia real (que envolvem, por exemplo, taxas de juros e apetência pelo investimento ou não e etc).

Imagino que haja por aí muito melhor matéria sobre o assunto para ler do que o que eu estou aqui a escrever...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 4/9/2011 23:47

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:Bem, a economia real não depende assim tanto da bolsa para poder sofrer directamente com o HFT, ou depende?


Claro que depende!


Os mercados decidem em grande medida para onde vai o dinheiro e quais as empresas que sobrevivem, entre outros exemplos.


Pera lá.

Uma coisa é dizer que os mercados têm "poder de antecipação" sobre a economia, que é um facto conhecido.

Outra, muito diferente, é dizer que eles têm "poder de decisão" sobre essa mesma economia, o que já não me parece tão linear.

Explica-me lá como é que os mercados (financeiros, entenda-se!) decidem quais as empresas que sobrevivem.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], PAULOJOAO, serdom e 197 visitantes