Já tive carros japoneses, alemaes, franceses e um Range Rover!
Actualmente tenho um Passat, um Honda Jazz e um Range Rover.
O que dá mais problemas é o Range Rover Classic, com 14 anos e 205 mil km mas como leva um belo tratamento nos TT não é de admirar, a seguir o Passat de 2001, com 290 mil KM (comprei novo)e um Honda Jazz de 2004 com 60 mil Km.
A minha percepção tendo em conta a minha experiencia:
Custo de manutenção, os japoneses, principalmente a Toyota é do mais barato mas em produto igual os Toyotas são mais caros a adquirir.
Qualidade de construção, sem duvida alemães, o meu Passat tem 290 mil km e não tem barulhos e continua a ir aos 215km/hora na auto estrada como se fosse novo, o Honda Jazz com 60 mil km já tem ruidos parasitas.
Fiabilidade, até aos 120 mil km, nunca tive problemas com nenhum, excepto o Honda que teve que trocar uma peça na caixa de velocidades com 30 mil Km, ainda em garantia, mas considero que tendo em conta o que sei de outras pessoas, tenho a ideia que os Japoneses dão menos problemas.
O Passat a partir dos 120 mil Km deu problemas, alguns considerei normais tendo em conta o desgaste, outros nem por isso.
Quando tiver que susbtituir o Passat, será por outro carro alemão, provavelmente será um VW, tendo em conta a relação custo/qualidade.
Editado: O meu pai sempre teve VW, ainda hoje tem um carocha que comprou novo em 1971, pega à 1ª mesmo quando está um mês parado e nunca avariou, tirando o motor do esguicho da agua do limpa pára-brisas que ardeu numa viagem pela Europa em 1972.