Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fugro (AEX)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fugro (AEX)

por xxx...talha bestas...xxx » 27/4/2020 21:12

alguém acompanha esta menina?

apresenta resultados do 1Q 2020 na quinta-feira 30.04.2020

https://www.fugro.com/investors/results ... l-calendar

com um negócio core muito dependente do preço do crude, está a levar no lombo, e bem...

todavia, penso que tem sido muito castigada, e será daquelas onde o preço subirá, e muito, quando a cotação do petróleo subir também.

posições shortes no imediato acima dos 18% :oh:

uma pedra no sapato, é a dívida elevada, e o corte de rating da Fitch

https://www.fitchratings.com/research/c ... 16-04-2020
Anexos
Screenshot 2020-04-27 at 21.05.31.png
Screenshot 2020-04-27 at 21.04.37.png
Screenshot 2020-04-27 at 21.04.15.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re:

por jotas007 » 5/10/2013 20:10

jota007 Escreveu:Esta cotada teve nesta ultima sexta-feira um forte sinal de interesse comprador.

Vamos ver como reage ao aproximar da LTd que vem desde Setembro do ano passado.

Caso quebre a LTd, acredito que possa fechar o gap aberto em Novembro.


Bons negocios


Boa noite

Passado meio ano esta cotada fechou o gap conforme eu esperava.

Depois de fechar o gap teve uma forte reação de venda e consequente quebra da LTa.
Os ursos parecem querer dominar novamente a situação e agora tenho como target o fecho do gap feito em Março deste ano.

Veremos... se quer continuar a fazer a minha vontade!lol


Bons negocios
Anexos
Fugro.png
Fugro.png (25.79 KiB) Visualizado 17855 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 28/7/2013 12:03

Re: Fugro (AEX)

por Eurouro » 23/9/2013 17:24

Elias Escreveu:
Eurouro Escreveu:Negocio falhado ou fechado?


Nem uma coisa nem outra. A minha visão sobre o título não se alterou.


Ok. Desejo-te boa sorte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: Fugro (AEX)

por Elias » 23/9/2013 11:46

Eurouro Escreveu:Negocio falhado ou fechado?


Nem uma coisa nem outra. A minha visão sobre o título não se alterou.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Fugro (AEX)

por Eurouro » 23/9/2013 11:38

Negocio falhado ou fechado?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: Fugro (AEX)

por Elias » 20/9/2013 15:05

A Fugro chegou hoje aos 49 euros, atingindo assim a LTD (que na semana passada andava pelos 49,15).

Conforme referi no post de 12 de Setembro, espero algumas dificuldades nesta zona - refiro-me a uma consolidação ou até a uma pequena retracção.

No entanto, mantenho a minha posição longa, pois acredito que o título tem condições para superar esta zona e ir mais acima, isto numa óptica de médio prazo.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Fugro (AEX)

por Elias » 17/9/2013 8:33

A Fugro rompeu recentemente a resistência dos 46,60 e tem subido nos últimos dias, mas ontem fez uma vela um bocado feiosa ao aproximar-se da primeira zona de resistência que identifiquei (os 49,20). É possível que haja uma consolidação / retracção das subidas dos últimos dias, não sendo de excluir a possibilidade de um reteste ao suporte (antiga resistência).

Nota: mantenho uma posição longa neste título.
Anexos
FUGRO.png
FUGRO.png (32.67 KiB) Visualizado 18047 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Fugro (AEX)

por Elias » 13/9/2013 16:06

Eurouro Escreveu:Eu sou um dos que defendo ferreamente que os traders devem ir pelas duas abordagens. AF e AT
Na AF da fugro eu já referi que está apenas com um desconto de 7% dace ao valor, o que há por aí mais barato.
E na AT eu vejo um cunha ascendente que a projecta para baixo.
O que me leva a crer que não arrisco dinheiro agora na Fugro.


Sim eu sei que segues AT+AF (aliás já sei isso desde o tempo em que te chamavas Euroverde :lol:)

Eu sigo apenas AT. Há muitos anos que sigo apenas AT e tenho-me dado bem com isso. No fundo é isso que interessa, não é? :wink:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Fugro (AEX)

por Eurouro » 13/9/2013 16:02

Mas caro Elias,

Eu sou um dos que defendo ferreamente que os traders devem ir pelas duas abordagens. AF e AT
Na AF da fugro eu já referi que está apenas com um desconto de 7% dace ao valor, o que há por aí mais barato.
E na AT eu vejo um cunha ascendente que a projecta para baixo.
O que me leva a crer que não arrisco dinheiro agora na Fugro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: Fugro (AEX)

por Elias » 13/9/2013 15:49

Eurouro Escreveu:AH então ainda bem que não és adepto da teoria do mercado eficiente!
Reconheces que os preços do mercado não reflectem o valor justo da empresa.
Eu limitei-me a fazer as contas exactas por 5 anos e deu isto. Nem mais nem menos.
Ora, esperar 5 anos só para obter uma rendibilidade de 7% é pouco.


Euroverde, as nossas abordagens são de facto muito diferentes.

Tu calculas o "valor justo" e partes do princípio que daqui a 5 anos a cotação vai estar a esse valor. E a partir daí calculas a rentabilidade anual.

Eu não estou interessado no "valor justo". Estou interessado em saber se vai subir ou se vai descer. E até pode subir 7% num mês, já reparaste? E nesse cenário ao fim de um mês esta no "valor justo a 5 anos", sem que isso implique que não pode subir mais.


Salvo erro é o Braga de Matos que no seu livro Ganhar em bolsa explica de forma clara a diferença entre a AF e a AT:
A AF diz se está cara ou se está barata
A AT diz se vai subir ou se vai descer
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Fugro (AEX)

por Eurouro » 13/9/2013 15:41

Elias Escreveu:Como certamente já percebeste eu não sigo Análise Fundamental e por isso o valor justo diz-me pouco (eufemismo para dizer "não me diz puto").

O mercado é imperfeito e as cotações raramente reflectem o dito valor justo - umas vezes estão acima e outras vezes estão abaixo. Mas mesmo quando estão abaixo o valor nem sempre tende para o valor justo - muitas vezes afasta-se, seguindo a direcção oposta.

Ou seja, o valor justo pode ser muito interessante em teoria, mas na prática tem pouca utilidade.


AH então ainda bem que não és adepto da teoria do mercado eficiente!
Reconheces que os preços do mercado não reflectem o valor justo da empresa.
Eu limitei-me a fazer as contas exactas por 5 anos e deu isto. Nem mais nem menos.
Ora, esperar 5 anos só para obter uma rendibilidade de 7% é pouco.
Vamos ver o que a fugro faz, com base na cunha ascendente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: Fugro (AEX)

por Elias » 13/9/2013 15:29

Como certamente já percebeste eu não sigo Análise Fundamental e por isso o valor justo diz-me pouco (eufemismo para dizer "não me diz puto").

O mercado é imperfeito e as cotações raramente reflectem o dito valor justo - umas vezes estão acima e outras vezes estão abaixo. Mas mesmo quando estão abaixo o valor nem sempre tende para o valor justo - muitas vezes afasta-se, seguindo a direcção oposta.

Ou seja, o valor justo pode ser muito interessante em teoria, mas na prática tem pouca utilidade.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Fugro (AEX)

por Eurouro » 13/9/2013 15:17

Elias Escreveu:
Eurouro Escreveu:Além disso, o valor exacto dela deve andar por volta dos 51.


Penso que deve ficar claro que esta afirmação representa a tua opinião e não uma verdade absoluta.

Eurouro Escreveu:xistem por aí empresas que são autenticas bolhas, tal como a amazon, N, algumas ligadas à rede da net, etc que apresentam prejuizos e estão a cotar 6x capital proprio.
Outras andam mais baratas.


Entendo o raciocínio mas eu não ando à procura de comprar barato e vender caro. Procuro oportunidades de comprar caro e vender mais caro. :wink:


Essa tua 2ªafirmação é demasiado elouquente!
Quanto à primeira, os 51 eu vou ter o trabalho de te mostrar exactamente as contas:


24,9 de capital próprio por acção
ROE= 12% em média
Avaliar por 5 anos

24,9(1+0,12)^5=43,9 CP daqui a 5 anos

43,9x0,12=5,2 de lucro acção no 5ºano
5,2x5anos= 26 lucro aglomerado

26lucro aglomerado+24,9CP actual=50,9 valor.

Se compras a empresa pelo justo valor ou acima disso, estás a fazer um negócio dos diabos, mas se tiveres um desconto em relação ao valor, aí já podemos dizer que pode ter sido um bom negócio, desde que a empresa entretanto não perca valor.

Ao pagares 47euros estás a ter um desconto de 7,8% em relação ao valor justo. O que a mim me dá pouca segurança.
Existem por aí empresas mais aceitaveis em relação ao valor e com ROE melhor.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: Fugro (AEX)

por Elias » 13/9/2013 14:46

Eurouro Escreveu:Além disso, o valor exacto dela deve andar por volta dos 51.


Penso que deve ficar claro que esta afirmação representa a tua opinião e não uma verdade absoluta.

Eurouro Escreveu:xistem por aí empresas que são autenticas bolhas, tal como a amazon, N, algumas ligadas à rede da net, etc que apresentam prejuizos e estão a cotar 6x capital proprio.
Outras andam mais baratas.


Entendo o raciocínio mas eu não ando à procura de comprar barato e vender caro. Procuro oportunidades de comprar caro e vender mais caro. :wink:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Fugro (AEX)

por Eurouro » 13/9/2013 14:38

Ok. fica com a tua. Acho que ficou bem assente a tua visão sobre a Fugro.
Mas eu estou um pouco cauteloso para um investimento na Fugro porque a empresa apresenta um capital proprio por acção de 24,9 eur e cota a 47 quase ao dobro. Além disso, o valor exacto dela deve andar por volta dos 51. O que deixa pouca margem de manobra para um investimento em valor. Apenas um desconto de 6%. (há melhor)
Existem por aí empresas que são autenticas bolhas, tal como a amazon, N, algumas ligadas à rede da net, etc que apresentam prejuizos e estão a cotar 6x capital proprio.
Outras andam mais baratas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: Fugro (AEX)

por Elias » 13/9/2013 13:42

Eurouro Escreveu:Eu não tenho nada a ver com o euroverde


Exacto e eu sou o Pai Natal. :lol:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Fugro (AEX)

por Eurouro » 13/9/2013 13:11

Eu não tenho nada a ver com o euroverde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: Fugro (AEX)

por Elias » 13/9/2013 13:04

Eurouro Escreveu:Elias, porque estás optimista na Fugro, será que não vês ali uma cunha ascendente que projecta a acção para baixo?


EuroVerde, as razões que me levam a estar optimista já foram, parece-me, adequadamente expostas no post anterior e no de dia 20 de Agosto (página anterior).

A cunha que referes até pode ter razão de ser, mas não é por agora de repente eu reparar numa cunha que "alto lá, pára as rotativas e faz stop and reverse que afinal isto vai para baixo". A cunha é um sinal bear, sim, mas os sinais bull que identifiquei estão lá todos e continuam intactos. E em minha opinião (subjectiva e discutível) esses sinais são mais sólidos que os sinais bear que encontro. O mercado dirá se estou certo ou não.

A cada momento e em qualquer activo pode haver pessoas que acham que vai subir e pessoas que acham que vai descer (e é isso que faz mexer o mercado). Por isso é normal que outros vejam essencialmente sinais bear onde eu vejo sinais bull. É o mercado :D
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Fugro (AEX)

por Eurouro » 13/9/2013 12:57

Elias, porque estás optimista na Fugro, será que não vês ali uma cunha ascendente que projecta a acção para baixo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: Fugro (AEX)

por Elias » 12/9/2013 17:11

Após algumas hesitações, a Fugro parece ter conseguido deixar para trás a zona de resistência dos 46,60. Hoje fez novos máximos de 10 meses, quer no intraday quer em fecho.

Nesta situação, acredito que o caminho é para cima e que a Fugro tem agora bastante potencial.

Em termos de upside, ainda é cedo para dizer até onde poderá ir; de qualquer forma, considero que as seguintes zonas são relevantes:
- 49,15 - este valor corresponde ao fecho do gap aberto em 19.Nov.2012 e coincide com uma LTD de longo prazo que vem de 2011; espero algumas dificuldades nesta zona;
- 53,50 / 54,00 - resistência importante que travou os ímpetos compradores por diversas vezes durante todo o segundo semestre de 2012; espero bastantes dificuldades nesta zona;
- 56,00 - resistência muito importante que já vem de meados de 2011; espero muitas dificuldades nesta zona;
- 61,00 - target da cabeça-e-ombros invertida (na verdade isto parece mais uma variante do tipo head-and-multiple-shoulders, mas as implicações são semelhantes);
- 63,00 / 63,50 - máximos históricos.

Declaração de interesses: tenho uma posição longa neste título
Anexos
FUGRO.png
FUGRO.png (44.88 KiB) Visualizado 17634 vezes
fugro 2.png
fugro 2.png (33.32 KiB) Visualizado 17634 vezes
FUGRO 3.png
FUGRO 3.png (26.28 KiB) Visualizado 17634 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Fugro (AEX)

por Zeb_PT » 26/8/2013 16:19

Stopado e esperando de fora...
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 919
Registado: 9/3/2009 23:07
Localização: 16

Re: Fugro (AEX)

por Zeb_PT » 22/8/2013 18:32

Para actualizar, continua a guerra Curtos/Longos:
- No horario div neg não foi invalidada coma subida de hoje e apresenta um inicio de formação de duplo topo com validação na quebra dos 44,97.
- No diario, continua valida a div neg que para ser validada terá de quebrar os 42,86

Continuo dentro com o stop para cortar nas perdas se o cenário por mim desenhado for invalidado.
Anexos
Fugro.jpg
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 919
Registado: 9/3/2009 23:07
Localização: 16

Re: Fugro (AEX)

por Zeb_PT » 21/8/2013 9:31

Activação de div neg horaria confirmada, entrei...
Entretanto no diario começou a desenhar uma duplo topo que a confirmar-se será a confirmação obvia da minha posição curta, até lá stops apertadinhos...
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 919
Registado: 9/3/2009 23:07
Localização: 16

Re: Fugro (AEX)

por Elias » 20/8/2013 16:22

Zeb_PT Escreveu:Na boa Elias, achei a tua resposta um bocadinho assertiva para este mundo da bolsa, mas como tu dizes, dois cenários (em que nenhum de nós entrou pois ambos esperamos cad um o seu trigger).

Entretanto continuamos empatados se não sair da zona 46.73 - 45.17 apesar de estar a atacar o meu trigger (neste momento está nos 45.38).


Exacto, vamos acompanhando.

Faço notar que o contexto geral do mercado poderá ajudar a decidir o rumo a seguir pela acção: se vier uma fase de subidas generalizadas, é provável que rompa em alta, mas se os mercados tiverem uma correcção maior, o cenário de descida passa a ser o mais provável.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Fugro (AEX)

por Zeb_PT » 20/8/2013 11:35

Na boa Elias, achei a tua resposta um bocadinho assertiva para este mundo da bolsa, mas como tu dizes, dois cenários (em que nenhum de nós entrou pois ambos esperamos cad um o seu trigger).

Entretanto continuamos empatados se não sair da zona 46.73 - 45.17 apesar de estar a atacar o meu trigger (neste momento está nos 45.38).
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 919
Registado: 9/3/2009 23:07
Localização: 16

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iurp1 e 398 visitantes