Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por FHSMONTEIRO » 28/4/2014 15:26

No preenchimento da declaração de IRS, no anexo G, relativamente às transacções em bolsa, tenho uma questão relativamente a títulos negociados, através do Banco BIG, mas sendo dos Estados Unidos.

Qual é o número que deve ser colocado no campo "n.º de contribuinte" relativamente às acções norte-americanas?

Ou coisa, o serviço de apoio ao Cliente do Banco BIG indicou-me que devo utilizar anexo J para ações norte americanas e anelo G para ações de Empresas Portuguesas, está correta a informação?

Obrigado pelo esclarecimento,
 
Mensagens: 721
Registado: 29/11/2007 2:47
Localização: Unknown

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por Dr Tretas » 28/4/2014 10:04

50_paus Escreveu:Sei que há um topico mais adequado mas não encontro.
Lembro-me de alguem dizer que englobar as mais valias no IRS só compensa abaixo de 7000 euros... Vou pela 1ª vez vender acções e gostava que me explicassem melhor isso.
Ganhei (de salarios) cerca de 15k euros brutos no ano passado. Se este ano for igual, compensa englobar ou não as mais valias (cerca de 1000 euros)? Sei que desses 1000, 280 são de imposto. Pagarei menos se englobar, tendo em quanto que irei ganhar cerca do mesmo do ano passado?? Obrigado


O tópico é este. Em princípio, a não ser que os únicos rendimentos declaráveis sejam mais-valias, quase nunca é vantajoso englobar, até porque o englobamento das mais valias obriga a englobar todos os outros rendimentos de capital (dividendos, cupões de obrigações, juros de DP, juros de certificados do tesouro e aforro, etc)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por moppie85 » 27/4/2014 13:03

50_paus Escreveu:Sei que há um topico mais adequado mas não encontro.
Lembro-me de alguem dizer que englobar as mais valias no IRS só compensa abaixo de 7000 euros... Vou pela 1ª vez vender acções e gostava que me explicassem melhor isso.
Ganhei (de salarios) cerca de 15k euros brutos no ano passado. Se este ano for igual, compensa englobar ou não as mais valias (cerca de 1000 euros)? Sei que desses 1000, 280 são de imposto. Pagarei menos se englobar, tendo em quanto que irei ganhar cerca do mesmo do ano passado?? Obrigado


Existe um topico onde se fala de englobamentos e isso está debatido.
De qq das formas não é 7k€ - embora em geral, quem ultrapasse o 1º escalão, não tem grande vantagem (e pode até ter desvantagem) no englobamento, uma vez que o 2º escalão já ultrapassa os 28%. No entanto, não te podes esquecer das deduções especificas, que descem este valor.
No caso de acções, e tendo tu rendimentos de 15k€, duvido que te seja vantajoso, uma vez que mesmo que as deduçoes especificas sejam 5k€, ainda ficas acima dos tais 7k€... Por outro lado, ao englobares os rendimentos das mais-valias, também terás de englobar de outros rendimentos (dividendos, juros, etc) que até pode ser positivo (os dividendos de empresas da UE são taxados pela metade)...

A forma mais fácil de veres se compensa ou não, é simulares no simulador de irs deste ano e veres os diferentes cenários com os rendimentos que esperas ter este ano e ver o que dá...
 
Mensagens: 1331
Registado: 15/4/2008 14:12

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por 50_paus » 25/4/2014 1:16

Sei que há um topico mais adequado mas não encontro.
Lembro-me de alguem dizer que englobar as mais valias no IRS só compensa abaixo de 7000 euros... Vou pela 1ª vez vender acções e gostava que me explicassem melhor isso.
Ganhei (de salarios) cerca de 15k euros brutos no ano passado. Se este ano for igual, compensa englobar ou não as mais valias (cerca de 1000 euros)? Sei que desses 1000, 280 são de imposto. Pagarei menos se englobar, tendo em quanto que irei ganhar cerca do mesmo do ano passado?? Obrigado
 
Mensagens: 162
Registado: 2/5/2012 11:44

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por MME5 » 4/4/2014 12:21

Esta não será uma medida que vai penalizar em demasia as contas dos bancos e corretoras?
Já para não falar das comissões dos corretores.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por Bart Simpson » 3/4/2014 19:35

A globalização está cada vez mais enraízada na mentalidade da grande maioria da humanidade . E as leis locais começam a deixar de ter eficácia . Com meia dúzia de patacos, abre-se uma conta num broker da city e eles chucham no dedo ... :wink:
 
Mensagens: 709
Registado: 29/11/2007 4:09
Localização: 69

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por Treo2014 » 3/4/2014 19:18

Boa tarde,

Esta será a terceira participação no caldeirão.

Acompanho e aprendo todos os dias com as várias intervenções que aqui se vão fazendo e como sei que não acrescento nada de valor à discussão limito-me a ler e a tentar aprender.

Neste caso, não se trata de uma opinião técnica, trata-se a meu ver, de uma questão de cidadania e portanto julgo que poderei dar a minha opinião, que não passa disso mesmo, a minha visão sobre este tema e um pouco sobre o nosso mundo.

Tenho para mim, que a questão dos impostos, em termos globais, como principio é algo com o qual concordo, mas que na prática é algo que serve apenas para tirar rendimentos a uma parte da sociedade, a maior parte talvez (embora não tenha a certeza disso) e ponto final.

Se reparem bem, nos casos que vamos sabendo, onde está o dinheiro(Ricardo Salgado), lá fora, em offshores, de quem são os carros, as casas(exemplo João Rendeiro), as empresas(exemplo EDP Finance) , tudo de algo ou alguém que está fora de Portugal e que portanto ou não paga ou paga pouco.

Quando se descobre uma rede o que acontece? o dinheiro aparece e paga-se qualquer coisa por isso, mas e se essa rede não for descoberta (exemplo caso Ricardo Salgado)? O dinheiro nunca será taxado e é por isso que acho que os impostos são na prática um roubo a uma parte da sociedade.

Mais um exemplo, no caso de Chipre, os bancos fecharam em Chipre, isto é, toda aquela população “chamemos mediana” ficou toda condicionada, mas via Londres, os grandes clientes ponderam “sacar” o dinheiro que era deles. Ficou no ar que todos pagaram, mas não foi bem assim.

Dito isto é fácil de perceber qual é a minha posição sobre a nova taxa.

Com a ideia (que os decisores políticos sabem que não é nada disso), de que agora sim, os mais “ricos” irão pagar pelos males do mundo, eles sabem bem que vão atingir, mais uma vez, apenas uma parte da sociedade, porque apesar da nossa reacção (estou a extrapolar), vou negociar noutros mercados, etc., etc., etc., quem realmente, entre nós o poderá fazer? Língua, realidade da sociedade, empresas, cultura, dupla tributação, taxas de câmbio, horários, etc., etc. etc..

Mas quando esta mensagem for difundida em campanha eleitoral, o que vai acontecer, a quem não paga a net para poder estar aqui a comentar, a quem nem sequer tem luz para ligar o PC, a quem nem sequer sabe o que é um livro ou que hoje só comeu uma refeição (ou nenhuma), vai dizer agora sim, com estes é que vamos ser todos iguais.

E nós, o que nos vai acontecer, menos lucro ou mais percas, menos vontade de arriscar, porque a cada dificuldade, nós levantamo-nos e dizemos, isto não nos assiste e lutamos, mas ao lutar seja por ter dois trabalhos ou por optar em não gastar mas investir o nosso dinheiro, somos mais penalizados e afundamo-nos tanto, que qualquer dia também já não podemos estar aqui a comentar, pois pagar net tornou-se um luxo, que já não podemos suportar.

E desta forma o mundo avança alegremente para uma desigualdade crescente, com o aplauso inocente daqueles que já lá estão.

Cumpts e o meu profundo obrigado pelo que me têm ensinado neste fórum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11
Registado: 15/2/2012 13:14
Localização: Lisboa

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por Bart Simpson » 3/4/2014 16:32

Só compensa se essa empresa for offshore .
 
Mensagens: 709
Registado: 29/11/2007 4:09
Localização: 69

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por Cem pt » 3/4/2014 15:52

elreidom Escreveu:
Cem pt Escreveu:
pingu123 Escreveu:Embora seja um pouco off-topic, dado que este tópico sobre impostos está bastante ativo, deixo aqui uma questão:

Sou investidor de longo prazo e a minha carteira apresenta uma mais-valia de 30 000 euros (valor fictício). Ainda não vendi nada.
Se vender, pago imposto à taxa de 28%, ou seja, 8400 Euros.
Equaciono criar uma empresa e transferir para lá a carteira de títulos ao preço a que os comprei. Passo a pagar apenas 23% de impostos, ou seja, 6900 euros. Claro que tenho as despesas de criar a empresa (cerca de 500 euros) e tenho que pagar a um TOC (1200 euros no primeiro ano, pelo menos), mas em contra-partida, além de pagar menos impostos, posso deduzir as despesas com:
- Criação da empresa 500*0.23=115
- o TOC 1200/ano *0.23=276
- eletricidade 1200/ano*0.23=276
- água 600/ano*.23=138.
- telefones 600/ano*0.23=138.
- outras despesas 250/ano*0.23=57
Total: 1000 Euros

Resultado: pago 5900 Euros de impostos+1200 ao TOC + 500 para criar a empresa, o que dá 7600 Euros.

A minha pergunta é: estou a esquecer-me de alguma coisa?





Sim, tens aí um pequeno lapso: pagas na empresa 6900 Euros de impostos e não 5900. Portanto para criar a empresa (8600 €) tens mais despesas que pagar os 28% em termos individuais (8400 €), não compensa.


E as deduções não contam? Presume-se que as despesas que está a deduzir já existem com ou sem empresa, a não ser as que somou no fim, pelo que os impostos a pagar seriam mesmo 5900, não?





Em teoria terás alguma razão mas na prática isso será um pouco mais difícil porque há mais despesas na criação dessa "empresa", por exemplo os custos de registos obrigatórios que vais ter de fazer que são pelo menos mais umas boas centenas de Euros.

Por outro lado na prática não conheço nenhum TOC que cobre apenas esse valor anual, só se for para algum amigalhaço!

Tens de contratar também o trabalho de uma empresa de contabilidade que te faça a cobertura completa do relatório que o TOC te vai certificar, mesmo que sejam apenas meia dúzia de facturas. Do que eu conheço dificilmente nesse conjunto da Contabilidade + Certificação de Contas te cobram menos de 3000 € / 3.500 € por ano.

Depois ainda tens de considerar no ano seguinte o fim da actividade, se for o caso, aí vais também ter algumas despesas que têm de ser acrescentadas mesmo que não faças mais nada. Mas se decidires continuar com a empresa, mesmo que não declares mais lucros e continuares com a actividade, vais ter de continuar a pagar o Pagamento Especial por Conta e as despesas anuais do novo ano de Contabilidade + TOC.

Para ser sincero, não acho que compense tanta trabalheira com um saldo mais que duvidoso!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por luisfm80 » 3/4/2014 15:33

Não conheço nenhuma atividade no mundo onde se pague imposto pelos prejuizos obtidos, que é o que acontece com este ROUBO ESCANDALOSO que tanto incide sobre lucros e sobre prejuizos.
Acho que só a máfia é que tem este tipo de atitude e este imposto é mafioso a 100%.

Tenho a certeza que qd vier o Bear Martket (já não andará mt longe c este roubo), vai haver muitas empresas do nosso PSIzinho que vão passar dias inteiros sem qualquer negociação...
 
Mensagens: 117
Registado: 11/10/2012 14:18

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por Heisenberg » 3/4/2014 15:27

Cem pt Escreveu:
pingu123 Escreveu:Embora seja um pouco off-topic, dado que este tópico sobre impostos está bastante ativo, deixo aqui uma questão:

Sou investidor de longo prazo e a minha carteira apresenta uma mais-valia de 30 000 euros (valor fictício). Ainda não vendi nada.
Se vender, pago imposto à taxa de 28%, ou seja, 8400 Euros.
Equaciono criar uma empresa e transferir para lá a carteira de títulos ao preço a que os comprei. Passo a pagar apenas 23% de impostos, ou seja, 6900 euros. Claro que tenho as despesas de criar a empresa (cerca de 500 euros) e tenho que pagar a um TOC (1200 euros no primeiro ano, pelo menos), mas em contra-partida, além de pagar menos impostos, posso deduzir as despesas com:
- Criação da empresa 500*0.23=115
- o TOC 1200/ano *0.23=276
- eletricidade 1200/ano*0.23=276
- água 600/ano*.23=138.
- telefones 600/ano*0.23=138.
- outras despesas 250/ano*0.23=57
Total: 1000 Euros

Resultado: pago 5900 Euros de impostos+1200 ao TOC + 500 para criar a empresa, o que dá 7600 Euros.

A minha pergunta é: estou a esquecer-me de alguma coisa?





Sim, tens aí um pequeno lapso: pagas na empresa 6900 Euros de impostos e não 5900. Portanto para criar a empresa (8600 €) tens mais despesas que pagar os 28% em termos individuais (8400 €), não compensa.


E as deduções não contam? Presume-se que as despesas que está a deduzir já existem com ou sem empresa, a não ser as que somou no fim, pelo que os impostos a pagar seriam mesmo 5900, não?
 
Mensagens: 357
Registado: 2/9/2011 12:01
Localização: 14

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por JDMP » 3/4/2014 15:20

Que contra senso... sou so eu que vejo ?

Agora é que vai haver mais fuga de capital , que ridiculo e ainda bem que avisam antes... :idea:
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 251
Registado: 27/8/2013 15:03

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por Cem pt » 3/4/2014 14:40

pingu123 Escreveu:Embora seja um pouco off-topic, dado que este tópico sobre impostos está bastante ativo, deixo aqui uma questão:

Sou investidor de longo prazo e a minha carteira apresenta uma mais-valia de 30 000 euros (valor fictício). Ainda não vendi nada.
Se vender, pago imposto à taxa de 28%, ou seja, 8400 Euros.
Equaciono criar uma empresa e transferir para lá a carteira de títulos ao preço a que os comprei. Passo a pagar apenas 23% de impostos, ou seja, 6900 euros. Claro que tenho as despesas de criar a empresa (cerca de 500 euros) e tenho que pagar a um TOC (1200 euros no primeiro ano, pelo menos), mas em contra-partida, além de pagar menos impostos, posso deduzir as despesas com:
- Criação da empresa 500*0.23=115
- o TOC 1200/ano *0.23=276
- eletricidade 1200/ano*0.23=276
- água 600/ano*.23=138.
- telefones 600/ano*0.23=138.
- outras despesas 250/ano*0.23=57
Total: 1000 Euros

Resultado: pago 5900 Euros de impostos+1200 ao TOC + 500 para criar a empresa, o que dá 7600 Euros.

A minha pergunta é: estou a esquecer-me de alguma coisa?





Sim, tens aí um pequeno lapso: pagas na empresa 6900 Euros de impostos e não 5900. Portanto para criar a empresa (8600 €) tens mais despesas que pagar os 28% em termos individuais (8400 €), não compensa.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por AlexTim » 3/4/2014 14:37

Ou seja, margem para um grande debate que a meu ver devia ser feito, em vez de andarem a colocar uma taxa aqui e outra acolá. Mas deixa-me dizer que em quase tudo o que disseste concordo contigo. Mais uma vez obrigado pelo teu contributo e a tua disponiblidade de escrita.

Um bem Haja,
Alexandre.
AlexTim.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 292
Registado: 25/5/2009 18:11
Localização: Guimarães

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por Oberon » 3/4/2014 14:29

pingu123 Escreveu:Embora seja um pouco off-topic, dado que este tópico sobre impostos está bastante ativo, deixo aqui uma questão:

Sou investidor de longo prazo e a minha carteira apresenta uma mais-valia de 30 000 euros (valor fictício). Ainda não vendi nada.
Se vender, pago imposto à taxa de 28%, ou seja, 8400 Euros.
Equaciono criar uma empresa e transferir para lá a carteira de títulos ao preço a que os comprei. Passo a pagar apenas 23% de impostos, ou seja, 6900 euros. Claro que tenho as despesas de criar a empresa (cerca de 500 euros) e tenho que pagar a um TOC (1200 euros no primeiro ano, pelo menos), mas em contra-partida, além de pagar menos impostos, posso deduzir as despesas com:
- Criação da empresa 500*0.23=115
- o TOC 1200/ano *0.23=276
- eletricidade 1200/ano*0.23=276
- água 600/ano*.23=138.
- telefones 600/ano*0.23=138.
- outras despesas 250/ano*0.23=57
Total: 1000 Euros

Resultado: pago 5900 Euros de impostos+1200 ao TOC + 500 para criar a empresa, o que dá 7600 Euros.

A minha pergunta é: estou a esquecer-me de alguma coisa?


Se pesquisares no Caldeirão verás que já algumas pessoas tiveram essa mesma ideia e já se gerou amplo debate à volta do tema. Não me recordo de onde isso estará, mas existe. Não te consigo ajudar mais...

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 238
Registado: 14/4/2011 15:12
Localização: 16

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por Oberon » 3/4/2014 14:25

Timoteo Escreveu:Mais esclarecido, obrigado pelo contributo.
Mas deixa-me só dizer uma coisa em tons de pergunta, ainda num passado recente as mais valias abaixo de 500€ foram tributadas a uma taxa diferente das acima desse valor, o que eu diria era fazer igual aumentando um pouco esse limite de 500€.

Cumprimentos,
Alexandre


Sim, uma espécie de mini pseudo progressividade, lol. Claro que é possível fazer isso, tanto que se fez. É certo que esbatias um pouco o problema, mas não resolvias de todo. Por exemplo, há muitas pessoas que são trabalhadores por conta de outrém e que investem e que ganham muito mais que isso. Penso que ter uns bons Ks investidos não é nada de outro mundo para um pequeno investidor. Por outro lado, tens a questão do valor absoluto, i.e. imagina que investes 10k (concordamos que é um pequeno investidor, certo?) e num ano ganhas 50%. Aí vais ser tributado forte e feio apesar de seres um pequeno investidor. Concluindo, é uma solução que esbate o problema a um nível marginal, mas que carece de justiça tributária porque continua a não distinguir entre quem faz disso vida e quem não faz e por outro lado não leva em consideração os ganhos em valor relativo (1%, 5%, 40%, ....)

Abraços a todos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 238
Registado: 14/4/2011 15:12
Localização: 16

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por pingu123 » 3/4/2014 14:21

Embora seja um pouco off-topic, dado que este tópico sobre impostos está bastante ativo, deixo aqui uma questão:

Sou investidor de longo prazo e a minha carteira apresenta uma mais-valia de 30 000 euros (valor fictício). Ainda não vendi nada.
Se vender, pago imposto à taxa de 28%, ou seja, 8400 Euros.
Equaciono criar uma empresa e transferir para lá a carteira de títulos ao preço a que os comprei. Passo a pagar apenas 23% de impostos, ou seja, 6900 euros. Claro que tenho as despesas de criar a empresa (cerca de 500 euros) e tenho que pagar a um TOC (1200 euros no primeiro ano, pelo menos), mas em contra-partida, além de pagar menos impostos, posso deduzir as despesas com:
- Criação da empresa 500*0.23=115
- o TOC 1200/ano *0.23=276
- eletricidade 1200/ano*0.23=276
- água 600/ano*.23=138.
- telefones 600/ano*0.23=138.
- outras despesas 250/ano*0.23=57
Total: 1000 Euros

Resultado: pago 5900 Euros de impostos+1200 ao TOC + 500 para criar a empresa, o que dá 7600 Euros.

A minha pergunta é: estou a esquecer-me de alguma coisa?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 27
Registado: 29/11/2007 11:59
Localização: Braga

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por Oberon » 3/4/2014 14:18

AmigosdaBolsa Escreveu:
Acho impressionante o desdém que se tem com quem tem mais que nós.
É uma questão de cultura e por isso é que estamos como estamos.
É aquele exemplo de 1 Português e 1 Americano.
Os dois vem 1 gajo dentro de um grande carrão.
O Americano diz: Quem me dera conseguir ter um.
O Português diz: Havias de te f**** e ficar sem nada.

Por isso é que estamos como estamos.

Já que falas em fiscalidade qual a justiça em termos de aumentar a taxa a quem ganha mais? Porquê puxar para baixo?
Falando do teu exemplo porque deve uma empresa pagar mais impostos do que outra apenas porque teve melhores proveitos? Deve ser prejudicada devido a isso?
Para taxas iguais quem recebe mais já paga mais.


Para que fique bem clara a minha posição e porque a escrita é sempre uma forma limitada pelo tempo para podermos expor na sua plenitude as nossas ideias:

Alinhado com a cultura europeia (confesso que não sou grande admirador da cultura dos EUA) sou acérrimo defensor da existência de um Estado Social. A sua dimensão pode ser sempre um amplo espaço de debate, mas penso ser inconcebível, por ex., não existir um sistema de saúde financiado pelo Estado para todos os cidadãos.
Por outro lado, sou acérrimo defensor da tributação progressiva, não por ter inveja de quem quer que seja, mas por uma questão de justiça (subjectiva, claro). Uma sociedade deve sempre providenciar oportunidades iguais a todos os seus cidadão, mas isso é uma utopia, porque tu nunca conseguirás dar as mesmas oportunidades a um tipo de da zona J de Chelas de uma família pobre e iletrada e um tipo da Lapa de uma família com dinheiro e instruída. Logo, apesar de se combater pela igualdade de oportunidades, a igualdade plena nunca é possível. Outro aspecto desta questão está relacionado com o que precisas de para fazer dinheiro. E a resposta é: dinheiro :) Sim, também pode ser trabalho e tal, mas se eu tivesse começado a minha vida com dinheiro, agora estaria bem rico. Começando do 0 é sempre tudo diferente. Dito isto, a igualdade de oportunidades também se esbate com a existência de heranças e afins. Não sou contra heranças (vai contra a minha ideologia assente em reconhecimento de propriedade privada). No seguimento desta linha de raciocínio, declaro-me acérrimo de defensor de progressividade na tributação do rendimento e mesmo do consumo. Quem ganha mais, deve pagar mais, até para esbater a desigualdade (que para mim é uma das grandes doenças da sociedade moderna). Não tem nada a ver com inveja, pelo contrário, fico extremamente orgulhoso de ver portugueses a darem-se bem na vida por mérito próprio.

Ah e por amor da santa não vamos estar agora a discutir impostos em montante absoluto e relativo. Quando falo em pagar mais ou menos é sempre em termos relativos. Penso ser completamente populista estares a argumentar que alguém paga mais, pq um paga 100 e o outro 5.000. Tudo tem de ser relativizado (incluindo os teus investimentos ;)). No caso da tributação tem que ser relativizado contra o rendimento total (Senão tu dizes-me que ganhar 1000 num investimento de 5000 ou num investimento de 700.000 é igual....) Caso contrário estás simplesmente a permitir que os ricos fiquem cada vez mais ricos e os pobre cada vez mais pobres. Estás a criar uma barreira de transferência entre estratos. Depois um dia tens uma revolução à porta de casa e ficas admirado. A História está cheia de exemplos desses. Tem de se criar um nível de vida razoável para o estrato mais pobre e facilitar a movimentação entre estratos. Penso ser uma condição necessária para a viabilidade das sociedades modernas e instruídas.

Quanto à questão de tributar mais as empresas que são maiores, vais-me desculpar, mas não tenho tempo para me alongar. Basicamente existem sempre ganhos de escala inerentes à dimensão da tua empresa. Daí que se tenha propagado a existência de grupos multinacionais (não só por isso, mas é uma condição quasi-necessária). Na minha opinião faz sentido o Estado tributar parte desses ganhos de escala. Não digo apropriar-se da totalidade desses ganhos, mas sim tributá-los. Não sei se me faço entender, mas se houver algum termo menos claro, diz-me.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 238
Registado: 14/4/2011 15:12
Localização: 16

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por mpfreitas » 3/4/2014 12:56

katolo Escreveu:Pois eu posso ir contra a corrente geral aqui do fórum, mas fico muito satisfeito com esta medida!

Eu sou investidor a longo-prazo e isto fará diminuir os day traders especuladores que só me infernam a vida.

Por mim já devia estar em vigor há muito :D



Li com muita atenção o que disseste .

E pude ver que escreveste isso para gozar aqui com a malta.

Mas aqui por vezes brincamos(não gozamos) uns com os outros 8-)

Agora se queres gozar com as " Maltas" estás a Berrar ... na praia errada :wall: :wall:
 
Mensagens: 1094
Registado: 18/5/2007 22:03
Localização: 16

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por AlexTim » 3/4/2014 12:53

Mais esclarecido, obrigado pelo contributo.
Mas deixa-me só dizer uma coisa em tons de pergunta, ainda num passado recente as mais valias abaixo de 500€ foram tributadas a uma taxa diferente das acima desse valor, o que eu diria era fazer igual aumentando um pouco esse limite de 500€.

Cumprimentos,
Alexandre
AlexTim.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 292
Registado: 25/5/2009 18:11
Localização: Guimarães

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por AmigosdaBolsa » 3/4/2014 12:52

Oberon__ Escreveu:
Timoteo Escreveu:A sociedade já funciona assim, rendimentos mais elevados pagam taxas mais elevadas, aqui as mais valias são todas taxadas a 28%, numa empresa o trabalhador é taxado de maneira diferente consoante o seu rendimento. Em vez de estarmos a criar mais impostos sobre a compra e venda de acções, mais isto e aquilo, era uma alternativa taxar mais um pouco as mais valias acima de um determinado valor e até poder reduzir a taxa para as mais valias abaixo de um valor, talvez abrissemos a entrada a muitos pequenos/medios investidores e não me parece que os grandes sairiam.


Muita conversa vai por aqui. DEixo o meu ponto de vista, com algumas bases de fiscalidade.

Respondendo já ao Timoteo, a questão da progressividade no imposto sobre mais valias mobiliárias não faz sentido porque ao contrário do grosso dos rendimentos tributados em IRS, tu não consegues controlar propriamente a titularidade dos rendimentos. Logo, se tu inserisses a progressividade que pretendes, seria uma corrida ao espartilhamento dos investimentos por familiares e amigos próximos (isso já não se passa se tens rendimentos de um emprego por conta de outrém). É que aquilo que se chama uma medida sem eficiência fiscal. O IRC não é progressivo pela mesma ordem de ideias. Ainda falando em IRC, em termos teóricos faria alguma lógica uma tributação progressiva para que o Estado se pudesse apropriar de parte dos ganhos de escala das grandes empresas. Mas o tecido empresarial adapta-se rapidamente e no final ficarias com a mesma ou menor receita. Uma coisa é teorizares impostos, outra coisa é aplicá-los na prática. Podes tentar antever os caminhos do planeamento fiscal, mas no fim, acabas sempre por te surpreender com o que acontece. É como se num jogo de xadrez o teu oponente estivesse sempre 2 jogadas à tua frente

EM relação à tributação de mais-valias, não posso concordar que seja um roubo. Aliás, até me faz alguma espécie que a tributação de mais-valias seja tão díspar da tributação do trabalho. A base ideológica da tributação do rendimento passa por tributar todo o acréscimo de património, o que me parece razoável. Percebo dos que falam de roubo que, provavelmente como eu, têm empregos, poupam e depois investem. Fica sempre um amargo de boca quando vemos uma "nova" tributação sobre as nossas poupanças. No entanto, se pensarmos nos ricalhaços que fazem disto vida, esse problema moral já não se põe, i.e. acho mt bem que esse paguem tributação sobre aquilo que, no fim de contas, é o "trabalho" deles (fazer mais-valias em investimentos). No limite, se compararmos cujo trabalho consista em gerir investimento e alguém que trabalhe por conta de outrém, moralmente a tributação deveria ser semelhante (retirando os efeitos não comparáveis, como, por exemplo, parte da contribuição à SS). Mas mais uma vez coloca-se a questão prática: como se distingue aos olhos do Estado, o tipo A do tipo B? Neste momento, não existem formas fiscalmente eficientes de o fazer, logo, aplica-se o princípio da não progressividade e tributação do acréscimo de património para todos.

Espero ter contribuído de forma positiva.

Abraços caldeireiros


Acho impressionante o desdém que se tem com quem tem mais que nós.
É uma questão de cultura e por isso é que estamos como estamos.
É aquele exemplo de 1 Português e 1 Americano.
Os dois vem 1 gajo dentro de um grande carrão.
O Americano diz: Quem me dera conseguir ter um.
O Português diz: Havias de te f**** e ficar sem nada.

Por isso é que estamos como estamos.

Já que falas em fiscalidade qual a justiça em termos de aumentar a taxa a quem ganha mais? Porquê puxar para baixo?
Falando do teu exemplo porque deve uma empresa pagar mais impostos do que outra apenas porque teve melhores proveitos? Deve ser prejudicada devido a isso?
Para taxas iguais quem recebe mais já paga mais.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
 
Mensagens: 965
Registado: 25/10/2010 9:57
Localização: 14

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por Oberon » 3/4/2014 12:42

Timoteo Escreveu:A sociedade já funciona assim, rendimentos mais elevados pagam taxas mais elevadas, aqui as mais valias são todas taxadas a 28%, numa empresa o trabalhador é taxado de maneira diferente consoante o seu rendimento. Em vez de estarmos a criar mais impostos sobre a compra e venda de acções, mais isto e aquilo, era uma alternativa taxar mais um pouco as mais valias acima de um determinado valor e até poder reduzir a taxa para as mais valias abaixo de um valor, talvez abrissemos a entrada a muitos pequenos/medios investidores e não me parece que os grandes sairiam.


Muita conversa vai por aqui. DEixo o meu ponto de vista, com algumas bases de fiscalidade.

Respondendo já ao Timoteo, a questão da progressividade no imposto sobre mais valias mobiliárias não faz sentido porque ao contrário do grosso dos rendimentos tributados em IRS, tu não consegues controlar propriamente a titularidade dos rendimentos. Logo, se tu inserisses a progressividade que pretendes, seria uma corrida ao espartilhamento dos investimentos por familiares e amigos próximos (isso já não se passa se tens rendimentos de um emprego por conta de outrém). É que aquilo que se chama uma medida sem eficiência fiscal. O IRC não é progressivo pela mesma ordem de ideias. Ainda falando em IRC, em termos teóricos faria alguma lógica uma tributação progressiva para que o Estado se pudesse apropriar de parte dos ganhos de escala das grandes empresas. Mas o tecido empresarial adapta-se rapidamente e no final ficarias com a mesma ou menor receita. Uma coisa é teorizares impostos, outra coisa é aplicá-los na prática. Podes tentar antever os caminhos do planeamento fiscal, mas no fim, acabas sempre por te surpreender com o que acontece. É como se num jogo de xadrez o teu oponente estivesse sempre 2 jogadas à tua frente

EM relação à tributação de mais-valias, não posso concordar que seja um roubo. Aliás, até me faz alguma espécie que a tributação de mais-valias seja tão díspar da tributação do trabalho. A base ideológica da tributação do rendimento passa por tributar todo o acréscimo de património, o que me parece razoável. Percebo dos que falam de roubo que, provavelmente como eu, têm empregos, poupam e depois investem. Fica sempre um amargo de boca quando vemos uma "nova" tributação sobre as nossas poupanças. No entanto, se pensarmos nos ricalhaços que fazem disto vida, esse problema moral já não se põe, i.e. acho mt bem que esse paguem tributação sobre aquilo que, no fim de contas, é o "trabalho" deles (fazer mais-valias em investimentos). No limite, se compararmos cujo trabalho consista em gerir investimento e alguém que trabalhe por conta de outrém, moralmente a tributação deveria ser semelhante (retirando os efeitos não comparáveis, como, por exemplo, parte da contribuição à SS). Mas mais uma vez coloca-se a questão prática: como se distingue aos olhos do Estado, o tipo A do tipo B? Neste momento, não existem formas fiscalmente eficientes de o fazer, logo, aplica-se o princípio da não progressividade e tributação do acréscimo de património para todos.

Espero ter contribuído de forma positiva.

Abraços caldeireiros
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 238
Registado: 14/4/2011 15:12
Localização: 16

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por AmigosdaBolsa » 3/4/2014 12:21

Timoteo Escreveu:A sociedade já funciona assim, rendimentos mais elevados pagam taxas mais elevadas, aqui as mais valias são todas taxadas a 28%, numa empresa o trabalhador é taxado de maneira diferente consoante o seu rendimento. Em vez de estarmos a criar mais impostos sobre a compra e venda de acções, mais isto e aquilo, era uma alternativa taxar mais um pouco as mais valias acima de um determinado valor e até poder reduzir a taxa para as mais valias abaixo de um valor, talvez abrissemos a entrada a muitos pequenos/medios investidores e não me parece que os grandes sairiam.


Pode ser errado, mas como é o que já se faz toca a fazer aqui também?
Nesse mesmo sentido fazemos o mesmo nos depósitos aprazo? Obrigações?
Falamos de dinheiro que já foi taxado antes e que nesta nova taxa pagamos um imposto maior por o investirmos/pouparmos do que o tivéssemos gasto. (28,5% vs 23%)

Porque faz mesmo sentido termos uma taxa sequer igual entre depósitos aprazo e acções ou derivados.
Num o ganho é garantido noutro o risco está todo do teu lado e pagas o mesmo ou mais de imposto?

Não se corrige uma má medida com outra igualmente má ou pior.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
 
Mensagens: 965
Registado: 25/10/2010 9:57
Localização: 14

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por AlexTim » 3/4/2014 12:07

A sociedade já funciona assim, rendimentos mais elevados pagam taxas mais elevadas, aqui as mais valias são todas taxadas a 28%, numa empresa o trabalhador é taxado de maneira diferente consoante o seu rendimento. Em vez de estarmos a criar mais impostos sobre a compra e venda de acções, mais isto e aquilo, era uma alternativa taxar mais um pouco as mais valias acima de um determinado valor e até poder reduzir a taxa para as mais valias abaixo de um valor, talvez abrissemos a entrada a muitos pequenos/medios investidores e não me parece que os grandes sairiam.
AlexTim.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 292
Registado: 25/5/2009 18:11
Localização: Guimarães

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por AmigosdaBolsa » 3/4/2014 11:54

Timoteo Escreveu:Bom dia, apenas dei uma ideia, mal ou bem é a minha opinião e nem sempre as ideias dos outros são piores que as Nossas.
Aquilo que eu quis dizer foi que Eu, (opinião pessoal ao qual tenho direito) concordo e achava bem, que o capital mais elevado seja taxado de maneira diferente do capital mais pequeno, a meu ver, uma questão de justiça. Nada do outro mundo, já assim se faz em muitos impostos.

Cumprimentos,
Alexandre


E porque é que o capital mais elevado tem de ser mais taxado? Porque dizes que é justo?

Sem falar de que aqui não falamos e capital, mas sim em mais valias (que depende do capital inicial, mas também da performance de cada um).
Era como começar a taxar empresas por serem melhores que as outras.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
 
Mensagens: 965
Registado: 25/10/2010 9:57
Localização: 14

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], CORTIÇA, farami, Garfield, jlmt, latbal, Lisboa_Casino, m-m, malakas, MPAM, mquinaz, Olhar Leonino, papamericano, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, yggy e 131 visitantes