Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por carrancho » 11/7/2008 20:00

carrancho Escreveu:
...

Silverwolf,

A melhor resposta a esses comentários é não lhes dar resposta, mas estamos a perder mto tempo com este tema...


Não sei se te referias ao meu comentário. De qualquer forma não me parece uma discussão sem sentido, pelo contrário, é actual, válida e quando as opiniões são fundamentadas servem a evolução dos nossos conhecimentos.

...

Abraço,

Carrancho


Silverwolf,

Como após esta minha mensagem, não mereci uma resposta, pelo menos à minha duvida a bold, tendo tu voltado a intervir neste tópico, sou levado a concluir que de facto a tua mensagem era-me destinada. Tenho pena, por hábito argumento a minha posição, pode ser alvo de critica, pode estar errada, mas por ser diferente da tua não penso ser razão para merecer desprezo mas sim contra-argumentação.

Percebo muito pouco disto (mercados) mas não deixo de ter uma opinião, agradeço quando me dizem de forma séria que estou errado e porquê, só serve os meus interesses. Da mesma forma que o agradeço sinto que também o devo fazer, mesmo sem ter muito jeito para isto, só assim me posso sentir como parte integrante desta comunidade... receber e dar!

Abraço,

Carrancho

PS- ter uma visão negativa para o futuro de uma cotada não é sinal de falta de seriedade, mas sei que normalmente é uma opinião mal recebida por quem está dentro, infelizmente. Ainda recentemente passei o mesmo na EDPr, mas conscientemente sinto que não me devo abster de participar só por isso.
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

O inadequado

por tarzan tchetcheno » 11/7/2008 19:56

Vou tentar explicar o inexplicável.

Alguém se lembra de eu ter aqui contado uma história que era mais ou menos isto:

Liga-me um amigo chamemos-lhe K (que por acaso é mesmo o K mas como não lê o caldeirão a coisa passa) com uma história mirabolante.
A história é que lhe tinha ligado um ''amigalhaço'' que trabalhava na GALP a fazer um convite/incitamento a entrar com urgência na GALP pois ía sair a notícia de descoberta de Petromax em mais uns poços no Brasil. O amigalhaço eu também conheço e de facto trabalha na GALP e até num cargo que não sendo de administração lhe dá um rendimento acima de 5000 Eur.

Ora o K eufórico e que eu sabia nunca antes ter andado na bolsa afirmava que a 15 e qualquer coisa até ele comprava que aquilo era uma bomba que ía fazer rebentar a cotação.

Para um tipo que já levou no lombo muitas vezes nestes anos de bolsa que já levo (um gajo não aprende) aquilo cheirou-me a esturro e resolvi partilhar a história e a minha desconfiança aqui no fórum.
Aquilo deu azo a cobras e lagartos mas de facto os tipos lá lançaram a notícia dois ou três dias depois o que mostra a seriedade da empresa que 1º avisa os funcionários, pede-lhes para espalharem a boa nova e só uns dias depois comunica à CMVM o que era obrigatório ser feito na hora.

A coisa nesses dias sobe sempre à parva e se não me engano foi a 17 eur e andou muito tempo a 16,...

Depois do parentesis e mesmo estando nós a caminho do fecho do GAP (não acredito muito mas estou preparado para entrar em warrants se lá for pois o fecho do GAP por si só trará na minha modesta opinião um novo fôlego à GALP e trará o call 14 DEZ a valores encandalosamente baixos em que com 1000 consigo comprar 5.000 e depois espero por um ressalto até dezembro).

Voltando ao GAP, uma ida a 12,25 (?) ou até mesmo a 11 ao suporte (nesse caso 1000 Eur daria para 50.000 warrant's) queria dizer que o mercado se tinha esquecido da descoberta dos poços do TUPI ou achava que aquilo não valia nada.

Gostava que o pessoal visse a dimensão das velas desses dois dias de subida com a dimensão de qualquer uma das velas semanais das semanas de pânico.

Uma coisa é a taxa Robin que quer dizer Zero em termos de problema para a Galp. Outra é o valor de investimento que a GALP terá que fazer nos próximos anos (não é já) e uma outra é o VALOR da quota da GALP.

As minhas contas são. Galp sem os Tupi's 10 Eur (valor por baixo)

Valor dos Tupi's - despesas com os Tupi's e sendo este um valor impressionante (pelo menos 5 Eur) a GALP terá um fair value na ordem dos 15 Eur.

Para mim há neste momento nitidamente pânico (normalíssimo para quem entrou nessa fase (16) e por outro lado quem não está com vontade de aproveitar este ressalto???

Eu sinceramente estou, se vai funcionar ou não veremos. Por mim posso esperar uns meses (mesmo em Bear Market) e no PSI neste momento vejo não só a Galp a preço interessante, vejo outras também mas isso é cá comigo senão ainda me atiram mais pedradas como a de hoje de manhã.

Deixem-me lá perder umas massas e não se preocupem com a minha carteira que está de muito boa saúde graças ao DAX.

Desculpem lá a seca. E não leiam que isto de pouco serve se os Israelitas se lembram de rebentar com o Irão já este fim de semana.

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

PER

por Pirronico » 11/7/2008 19:40

Vejo muitas pessoas surpreendidas com a recente (under)performance da Galp, mas talvez os seguintes dados possam ajudar:

PER*(2008):

GALP: 17,7
REPSOL: 10,2
TOTAL: 7,9


*O site boursorama.com ainda apresenta valores + discrepantes(!), mas estes foram os valores a q eu cheguei através das previsões de resultados do CaixaBI.

Uma coisa me parece clara: pela análise do PER (o meu indicador preferido p ver se uma acção está cara ou barata) fica a ideia q a Galp não está cara, mas caríssima.

BN
 
Mensagens: 106
Registado: 19/2/2008 18:04

por MarcoAntonio » 11/7/2008 19:12

Eu vou reproduzir aqui parte de uma mensagem privada que enviei ainda hoje em resposta a uma questão que me colocaram e era precisamente sobre a GALP.

Como tem que ver precisamente com o valor da empresa, parece-me oportuno reproduzir aqui essa parte da mensagem:

Quanto ao valor dos activos, a grande "magia" dos mercados e da economia é que os valores são subjectivos. Não há valores absolutos, eles são subjectivos e relativos e mudam com o tempo: hoje vale x, amanhã vale y.

Se numa cidade não houver água e as pessoas passarem sede, a água terá mais valor que o ouro.

Se vier uma torrencial e a água passar a abundar, a água perde valor e já não conseguirá competir com o ouro.


O valor é relativo e muda com o tempo. É por isso que os mercados mudam tanto e tão rapidamente...

Basta as condições mudarem que a opinião da massa de investidores também mudará.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38561
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Onde isto foi parar...

por carrancho » 11/7/2008 19:03

tarzan tchetcheno Escreveu:De facto um pouco de ironia em Bear Market dá em coisas impressionantes.

Carrancho:

estava a tentar ser irónico e percebi perfeitamente o teu argumento. Acontece que aplicá-lo à GALP e ao gráfico em questão me pareceu inadequado.



tarzan,

Pois eu discordo em absoluto, acho que é bem adequado ao gráfico, principalmente ao gráfico (AT pura). A mim parece-me inadequado é, olhando para o gráfico, dizer que não se compreende quem comprou a 19 e compreender quem compra a 13,30, passo a explicar

A 19:

Máximos históricos consecutivamente renovados, cotada bullissima, depois de um máximo vem outro máximo. Claro que isto é exagero, não é eterno, e alguma vez não se vai verificar, como foi o caso. Agora "depois do jogo terminado" (usando palavras tuas) é fácil dizer que quem comprou a 19 comprou caro. No entanto, é para mim compreensivel que na altura alguem o tenha feito a esse valor. Todos os que compraram antes em máximos viram esse máximo renovado. Quem ali comprou tinha portanto uma justificação válida para o ter feito. Sabendo porque o fez, baseado num qualquer argumento válido, fácilmente define uma estratégia para limitar eventuais perdas.

A 13,30:

É para mim incompreensível uma entrada longa a este valor baseada no gráfio, na AT. Está a quebrar o suporte e anteriormente tinha quebrado a sua LTA de longo prazo, suporte bem mais abaixo desse valor e um gap para fechar que parece irresistivel.
A unica possibilidade que vejo de entrar a este valor com base na AT é acreditar em falso break, isso para mim é impensável. Isto levame a concluir que quem comprou a este valor baseado na AT cometeu um erro, se o fez dificilmente tem uma estratégia válida para "fugir", se a estratégia de fuga não é válida naõ vai saber quando deve sair e as perdas podem ser maiores, bem maiores.

Por isso digo e volto a afirmar, considerando que ainda não se tinha passado nada do que se passou depois das compras, quem comprou a 19 nada indicava que estivesse a comprar caro, quem comprou a 13,30 tudo indicava que estava a comprar caro. isto baseado apenas na AT, está claro.

Clinico,

Esse argumento de que a GALP é uma empresa sólida de nada serve para garantir que está barata e que vai recuperar as cotações que já atingiu. Ela foi colocada a 5€ porque acharam que era o valor da empresa na altura. O mercado achou que não e quase quadriplicou o seu valor. Agora o mercado está a dizer que vale menos... qual o mal? era mais sólida a 19, a 5 ou 13? Acho que nunca deixou de ser uma empresa sólida! Mas dizer isso não basta para justificar que venha a cotar a valores superiores.

Se querem basear os investimentos na AF, então têm de dispor desses dados e todos agradeciamos que aqui coloquem tais argumentos. Vale mais que isto? OK, porque? quanto?

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

Galp

por Clinico » 11/7/2008 18:33

Obrigado caro Bac. É que anda tudo tão mal disposto que acaba por se perder um bocado a análise fria dos assuntos.
Lá por estar de fora agora não quer dizer que tambem não tenha perdido neste bear!

As razões porque olho para a Galp estão apontadas no tópico do Bull um pouco mais abaixo.

Um abraço e obrigado mais uma vez
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Elias » 11/7/2008 18:30

Mesmo que haja um ressalto, a zona dos 13,5 - 14 passou agora a ser uma importante resistência...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por BAC » 11/7/2008 18:25

Gráfico actualizado.

Fecha o GAP aos 12,37 (já está perto).

Pode ser que com o fecho do GAP, faça uma inversão
Anexos
GALP ENERGIA-NOM.png
GALP ENERGIA-NOM.png (11.43 KiB) Visualizado 5846 vezes
Wiki:
"Bolsa, espécie de sacola onde objetos variados são guardados"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 77
Registado: 22/6/2007 16:45
Localização: Lisboa

por mapaman » 11/7/2008 18:17

perespírito Escreveu:eu não consigo compreender o que se está a passar, por mais que aqui leia as opiniões dos ilustres " sabedores" aqui do fórum; essa incompreensão me leva à inacção;

vou aguardar pacientemente pelo dia 6/ Ago ?

será que vem por aí algum aumento de capital a pedir dinheiro ao povo para financiar o petróleo do Brasil ?

o que eu já tinha decidido há muito tempo é que não ia reforçar na Galp, ou noutra qualquer. é que o dinheiro que está aqui, eu estou disposto a perdê-lo, nem que haja um novo 25 de Abril e a Galp seja de novo nacionalizada.

o pior disto tudo, é que eu não queria deixar de acreditar que isto faça algum sentido, porque se não fizer, meus amigos, ... faço o que fiz aos cigarros.


Boas,
Sem querer desanimar ainda mais,na minha opinião,o que têm a fazer é aproveitar estes tempos para ler qq coisinha que lhe dê conhecimentos de AT suficientes para perceber e aceitar que o "suporte" para já está lá em baaaaixo nos 11€ e que da forma como tudo está,e não me refiro só à Galp,racionalidade é algo que não mora por estes lados,pois qualquer noticiazinha negativa é empolada e qualquer boa noticia não têm o menor impacto na cotação.
Se fosse o Guterres dizia "é a vida"
O Urso diz "sou eu,e vim para ficar!"
cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

Galp

por Clinico » 11/7/2008 17:59

Meu caro Perespírito tenha calma.
A Galp é uma empresa sólida e um bom pilar do nosso Psi 20 e acho muito difícil que venha a queimar o seu investimento com ela. Pode é ter que esperar um tempo para dar frutos. Tambem não sei a que valores entrou.

Agradecia, se podessem, que postassem aqui um gráfico actualizado da Galp, para se ter uma noção melhor de como vão as coisas.

Grato, um abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por feliztrader » 11/7/2008 17:48

eu não consigo compreender o que se está a passar, por mais que aqui leia as opiniões dos ilustres " sabedores" aqui do fórum; essa incompreensão me leva à inacção;

vou aguardar pacientemente pelo dia 6/ Ago ?

será que vem por aí algum aumento de capital a pedir dinheiro ao povo para financiar o petróleo do Brasil ?

o que eu já tinha decidido há muito tempo é que não ia reforçar na Galp, ou noutra qualquer. é que o dinheiro que está aqui, eu estou disposto a perdê-lo, nem que haja um novo 25 de Abril e a Galp seja de novo nacionalizada.

o pior disto tudo, é que eu não queria deixar de acreditar que isto faça algum sentido, porque se não fizer, meus amigos, ... faço o que fiz aos cigarros.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 236
Registado: 29/11/2007 4:14
Localização: Minho

por Silverwolf » 11/7/2008 17:45

artista Escreveu:
Silverwolf Escreveu:Começou bem mas sem volume e voltou para baixo com volume e rompeu os 13,15€ voltou acima e com volume veio romper os 13€, voltou acima e agora que sinal tecnico está a dar?

Será que foi um falso break e agora ganha força nos 13€?


As interpretações podem ser várias, mas quem investe aom base na AT deve colocar as probabilidades do seu lado, apostar num falso break parece-me que é fazer o contrário... A AT também server para determinar os melhores pontos de entrada, parecendo-me a mim que neste momento fará apenas sentido estar curto na Galp o ponto melhor desta entrada seria próximo dos 13.50, colocando um stop mais acima, talvez nos 13.75... entrando curto a 13 euros colocamos o stop onde? a 13.75 está demasiado longe do ponto de entrada e estamos a correr riscos elevados, colocando-o próximo dos 13.50 este poderá ser accionado num movimento de re-teste do antigo suporte, agora resistência!

um abraço

artista


Tinha entrado a 13.4 e hoje sai quando ela rompeu os 13,15... como veio algumas vezes abaixo do 13 e recuperou sempre, mas como tinha uma reunião e não podia estar a ver decidi que o melhor era estar quieto :)

Continuo a não acreditar que venha fechar o gap como dizem, mas quero perceber melhor os impactos destas últimas notícias e do andamento dos mercados antes de entrar longo novamente.

Mas sim concordo contigo que ela tem estado tecnicamente mto negativa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 15/1/2008 17:43

por Resina » 11/7/2008 17:37

Ulisses Pereira Escreveu:Resina, alguém escreve aqui que assumiu as perdas e que vai sair do mercado e a resposta que obtém é: "Isso não era o que deveria ter feito há mais tempo? ". Claro que nesta altura ele sabe que sim. Acho que há formas de dizermos as coisas e respeitarmos os momentos de perda dos outros.

Porque nem só de números vive o Homem.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses, peço desculpa TJB e já agora vou justificar o porquê desse meu comentário:
O mundo vive de ilusões, e porque grande parde dos ultilizadores do forum gostam de correr o risco de apanhar ressaltos (verifica-se nos posts), e induzem em erros os menos experientes...
Não estou a dizer que o TJB é inexperiente, nem o conheço, mas peguei no exemplo dele para demonstrar a outros que lêem o forum e que provavelmente estão na mesma situação, mas que não o demonstram...
A situação está muito má, e não vale a pena pensarmos que os ressaltos levam a inverter as coisas... Os ressaltos são apenas hipoteses de minimizarmos as perdas...
Talvez tenha sido insensível, mas penso que apenas disse a verdade...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 11/7/2008 17:28

Resina, alguém escreve aqui que assumiu as perdas e que vai sair do mercado e a resposta que obtém é: "Isso não era o que deveria ter feito há mais tempo? ". Claro que nesta altura ele sabe que sim. Acho que há formas de dizermos as coisas e respeitarmos os momentos de perda dos outros.

Porque nem só de números vive o Homem.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Resina » 11/7/2008 17:24

TJB Escreveu:Hoje perdi o que tinha ganho ao longo de 2008. Arrumei as botas e não devo regressar aos negócios da bolsa tão cedo...

Isso não era o que deveria ter feito há mais tempo?
Eu já fiz há muito tempo, e não me deixei levar em ressaltos...
Isso sim é que magoa, e essa mágoa pode fazer com que nunca mais voltemos à bolsa...
O pior ainda está para vir, quando a liquidez começar a baixar e as noticias continuarem a surgir, e a maioria a querer sair...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por btmoreira » 11/7/2008 16:55

Pois foi! Não restam dúvidas que a GALP foi fruta que já deu..

Hoje perdi o que tinha ganho ao longo de 2008. Arrumei as botas e não devo regressar aos negócios da bolsa tão cedo...
 
Mensagens: 173
Registado: 11/10/2006 22:14
Localização: Lisboa

por mlra » 11/7/2008 16:40

Boas!

Que fecho :cry:

Com o fecho de hoje não restam duvidas que irá fechar o GAP.

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por artista_ » 11/7/2008 15:03

Silverwolf Escreveu:Começou bem mas sem volume e voltou para baixo com volume e rompeu os 13,15€ voltou acima e com volume veio romper os 13€, voltou acima e agora que sinal tecnico está a dar?

Será que foi um falso break e agora ganha força nos 13€?


As interpretações podem ser várias, mas quem investe aom base na AT deve colocar as probabilidades do seu lado, apostar num falso break parece-me que é fazer o contrário... A AT também server para determinar os melhores pontos de entrada, parecendo-me a mim que neste momento fará apenas sentido estar curto na Galp o ponto melhor desta entrada seria próximo dos 13.50, colocando um stop mais acima, talvez nos 13.75... entrando curto a 13 euros colocamos o stop onde? a 13.75 está demasiado longe do ponto de entrada e estamos a correr riscos elevados, colocando-o próximo dos 13.50 este poderá ser accionado num movimento de re-teste do antigo suporte, agora resistência!

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por mlra » 11/7/2008 13:37

Boas!

Só quero acrescentar que o FIFO quando existem pressoes inflacionistas, i.é, o preço do petroleo sobe, gera o tal ganho extraordinario. Por outro lado utilizando o lifo na situação deflacionista é precisamente o contrario. Assim enquanto o preço do petroleo subir existe aumento de valorização do stock e quando desce desvalorização pois o 1º lote a ser vendido é o que entrou primeiro.

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

Onde isto foi parar...

por tarzan tchetcheno » 11/7/2008 13:16

De facto um pouco de ironia em Bear Market dá em coisas impressionantes.

Carrancho:

estava a tentar ser irónico e percebi perfeitamente o teu argumento. Acontece que aplicá-lo à GALP e ao gráfico em questão me pareceu inadequado.

Aliás nos últimos dias o grande argumento para acentuar de quedas (eventuais) na GALP foi o único que ninguém referiu e que é:

Despesa de 6,5 mil Milhões de Eur (esta é a parte da GALP) para conseguir sacar petróleo do TUPI.

Se a Galp precisa de tanta massa para um dia vir a sacar algum dali, e se o maior IPO na europa foi o da EDP Renováveis e deu 7,2 mil Milhões de Euros, está-se mesmo a ver que a Galp para ir buscar algum ao TUPI vai ter que:

- ir ao Totta (de forma violenta)
- ir aos accionistas (aumento de capital???)
- ou vender a sua quota a quem tiver dinheiro para arriscar.

Este argumento chegáva-me para concordar inteiramente no risco de a GALP vir a cair bem mais apesar do Petromax estar em máximos outra vez.

A taxa Robin é conversa da treta e não vai dar nada a ninguém nem retirar grande coisa à GALP.

O método FIFO que já é o adoptado não aquece nem arrefece (se fosse o Lifo até faria mais sentido).

Não me alongo mais. Quem quiser que o faça.

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

por carrancho » 11/7/2008 12:35

qsousa, é claro que é negativo. A cotação é normalmente ajustada a prespectivas futuras mais que a factos actuais. Por isso se diz que o mercado funciona por antecipação. Neste caso vejo pelo menos dois factores negativos para a Galp:

1- eventuais prespectivas de ganhos futuros excepcionais pela variação do preço do petróleo podem vir a ser reduzidas em 25%

2- O mercado não gosta de intervenção do poder politico nas empresas e por norma penaliza-o.

Este imposto também não me parece fazer lá muito sentido. Então se o preço do petróleo descer o estado vai contribuir com 25% da redução nos resultados?!?! Claro que não, não faz sentido da mesma forma que este imposto também não faz.

Quanto a antecipação que o mercado faz, talvez assim seja mais fácil compreender:

Imagina que se esperam lucros na empresa X de 1M e prejuizos de 1M na empresa Y. As prespectivas do mercado eram essas e a cotação reflete essas prespectivas bem antes da confirmação dos resultados.
Hoje, ambas as empresas apresentam resultados. A empresa X apresenta um lucro de 0,5M e a empresa Y um prejuizo de 0,5M... não achas que seria mais normal assistir à queda da cotação da empresa que apresenta lucro e valorização da cotação da empresa que apresentou prejuizo?

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por americo » 11/7/2008 12:17

Sou leitor assiduo do Caldeirão, mas não costumo intervir porque só gosto de intervir quando tenho algo para dizer...

Vejo escrito por todo o lado (jornais, o própria comunicado da Galp, etc) que o imposto "Robin Hood" não afecta os resultados da empresa pois apenas obriga á antecipação do imposto.

Ora, o que vi escrito, inclusive no comunicado, foi:

“Impõem-se os métodos do FIFO (“First In First Out”) ou do Custo Médio Ponderado como critérios de
valorimetria dos stocks de petróleo para efeitos fiscais, para as empresas de fabricação e distribuição de
produtos petrolíferos refinados. Assim, o ganho extraordinário entretanto obtido pela adopção deste critério
passa a encontrar-se sujeito a uma taxa de tributação autónoma de 25%, garantindo-se assim a redistribuição
de riqueza através da implementação de um imposto extraordinário, pela concretização in casu.”


De facto, fala-se em alteração do critério de valorimetria para o FIFO, o que implica a antecipação do pagamento do IRC num cenário de subida de preços e o adiamento desse mesmo pagamento num cenário de descida. A utilização do Preço Médio de Custo faz uma ponte entre o FIFO e o LIFO pois o Preço Médio é recalculado a cada nova compra.

Mas o comunicado fala tambem numa tributação autónoma de 25% sobre estes resultados extraordinários. Embora ainda não tenha conseguido encontrar qualquer projecto da lei que irá ser apresentada á Assmebleia da Republica, por analogia ás tributações autónumas que existem actualmento na legislação fiscal, (por exemplo, 50% sobre as despesas confidenciais,) a sua aplicação não intrefere com o restante apuramento do resultado fiscal.

Ou seja, quer-me parecer que além de terem de pagar estes 25% de Tributação Autónuma (que no caso da Galp serão cerca de 110ME, segundo o comunicado) continuarão a ter que pagar o IRC que estava previsto em impostos diferidos, pois os impostos sobre o rendimento (por norma) não são considerados custo fiscal.

Resumindo, na minha opinião, e até ver lei escrita, a Galp acabou de perder 110ME.

BN,
 
Mensagens: 52
Registado: 1/5/2007 20:38

Imposto Robin dos Bosques

por qsousa » 11/7/2008 12:05

Confesso que estou um bocado confuso.Não entendo muito de economia e não consigo entender como é que uma empresa obtém exepcionalmente, provocado pela conjuntura mais 440 milões de lucro isso se torne negativo só porque tem de pagar 25% desse lucro extrordinário ao estado.É por situações destas que se diz que o mercado não é fácil de entender?...
Aproveito para saudar e agradecer a todos o forenses (uma vez que pouco escrevo,mas leio muito).
Tenho aprendido muito e começo cada vez mais a entender alguns movimentos.Como ainda não sei não escrevo porque sinto que não vou acrescentar nada.
Se calhar como desta vez,se for isso as minhas desculpas...
 
Mensagens: 5
Registado: 1/2/2008 10:18

por carrancho » 11/7/2008 12:00

Grandevelapreta, eu nem sou vira-casacas porque só sei andar Bull... sou mais um veste e despe casaca... não tenho fato de urso, ou ando vestido de touro ou nu! :mrgreen: Na bolsa sou cobarde mesmo, gosto de acompanhar os mais fortes, mas é só na bolsa (ou não fosse eu do Boavista lol)

Silverwolf,

A melhor resposta a esses comentários é não lhes dar resposta, mas estamos a perder mto tempo com este tema...


Não sei se te referias ao meu comentário. De qualquer forma não me parece uma discussão sem sentido, pelo contrário, é actual, válida e quando as opiniões são fundamentadas servem a evolução dos nossos conhecimentos.
Quanto aos valores que referes, não vejo qualquer significado técnico neles. Falso break de quê?! Para já parece-me mais que está a confirmar o break.

Abraço,

Carrancho
Editado pela última vez por carrancho em 11/7/2008 18:27, num total de 1 vez.
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por Silverwolf » 11/7/2008 11:39

A melhor resposta a esses comentários é não lhes dar resposta, mas estamos a perder mto tempo com este tema...

O que importa agora?

Começou bem mas sem volume e voltou para baixo com volume e rompeu os 13,15€ voltou acima e com volume veio romper os 13€, voltou acima e agora que sinal tecnico está a dar?

Será que foi um falso break e agora ganha força nos 13€?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 15/1/2008 17:43

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 305 visitantes