Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Rags » 5/9/2012 23:01

Storgoff Escreveu:Rags,


Em principio tu é que tens de fazer o ajuste para eliminar esses gaps artficiais.
É o chamado ajuste técnico para eventos corporativos.
O mesmo se passa em aumentos de capital.

Apesar de discutivel, sem esses ajustes a AT perde validade




Realmente é discutível. Concretamente no caso de distribuição de dividendos e como referi anteriormente, a empresa distribui €€ aos accionistas, logo perde determinado valor, e por isso mesmo é descontado na cotação o valor do dividendo. E é esta perda de valor que deve estar reflectida na cotação/gráfico e não deve haver ajuste do gráfico senão estamos a mascarar a realidade. A AT segue o seu caminho na mesma, se devido a uma distribuição de dividendo a cotação quebra por exemplo um suporte deve ser encarado como um sinal de fraqueza.

Resumindo não concordo que os gráficos devam ser ajustados :wink:


PS: A titulo de curiosidade, trabalho com a plataforma da Gobulling, e nem sei se é possível eu próprio fazer esse ajuste nos gráficos? (Se alguém souber) É porque eles não o fazem, só nos aumentos de capital.
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por Storgoff » 5/9/2012 22:17

Rags,


Em principio tu é que tens de fazer o ajuste para eliminar esses gaps artficiais.
É o chamado ajuste técnico para eventos corporativos.
O mesmo se passa em aumentos de capital.

Apesar de discutivel, sem esses ajustes a AT perde validade
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

por Rags » 5/9/2012 22:06

Storgoff Escreveu:Quanto à validade da AT, tendo em conta os gaps na cotações reais devido à distribuição do dividendo,deve se dizer que nesse caso se faz o ajuste das cotações passadas de forma a que nunca ha gaps por esse motivo.



Storgoff não sei se percebi o que quiseste transmitir... Dizes que os gráficos ajustam o valor do dividendo?

Se sim, repara no gráfico por exemplo da PT
Anexos
PT 05-09-2012.png
PT 05-09-2012.png (86.26 KiB) Visualizado 4344 vezes
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por Storgoff » 5/9/2012 21:08

Rags Escreveu:
correia1978 Escreveu:Rags a entrega de dividendo extraordinário na Galp e, consequente gap down, não poderá prejudicar o reteste e a probabilidade de surgimento da golden cross?



Na minha opinião, se a empresa distribui dividendo, perde valor! Ou seja tem que obrigatoriamente corrigir, se essa correcção resultar numa negociação abaixo de uma LT ou um suporte é assim que devemos analisar/ler o gráfico. Se quebrou porque distribuiu dividendo ou outra razão qualquer, é o que aparece no gráfico que conta para a AT.

De qualquer forma neste caso em concreto o dividendo é de apenas 0,12€ cerca de 1% (corrijam-me se estiver enganado), não acho que seja por este factor que a cotação se mova no curto prazo. Se tiver que subir ou descer será por outros motivos.


Concordo plenamente quanto ao facto do dividendo de 12cts não ter qualquer influencia na cotação.

Quanto à validade da AT, tendo em conta os gaps na cotações reais devido à distribuição do dividendo,deve se dizer que nesse caso se faz o ajuste das cotações passadas de forma a que nunca ha gaps por esse motivo.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

por ZangDout » 5/9/2012 20:58

Em que data será pago o dividendo intercalar?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 363
Registado: 21/7/2012 18:06
Localização: 12

por Rags » 5/9/2012 20:53

correia1978 Escreveu:Rags a entrega de dividendo extraordinário na Galp e, consequente gap down, não poderá prejudicar o reteste e a probabilidade de surgimento da golden cross?



Na minha opinião, se a empresa distribui dividendo, perde valor! Ou seja tem que obrigatoriamente corrigir, se essa correcção resultar numa negociação abaixo de uma LT ou um suporte é assim que devemos analisar/ler o gráfico. Se quebrou porque distribuiu dividendo ou outra razão qualquer, é o que aparece no gráfico que conta para a AT.

De qualquer forma neste caso em concreto o dividendo é de apenas 0,12€ cerca de 1% (corrijam-me se estiver enganado), não acho que seja por este factor que a cotação se mova no curto prazo. Se tiver que subir ou descer será por outros motivos.
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por C0rr3i4 » 5/9/2012 19:07

Rags a entrega de dividendo extraordinário na Galp e, consequente gap down, não poderá prejudicar o reteste e a probabilidade de surgimento da golden cross?
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por Rags » 5/9/2012 19:02

Olhando para o gráfico diário podemos destacar a quebra da LTd de longo prazo, onde a cotação parece querer fazer "já" o reteste, é muito importante para os touros este ser bem sucedido ou seja a cotação não voltar a negociar abaixo da LTd.

Destaco também a golden cross a caminho!




No de 4 horas destaque para LTa de curto prazo ainda intacta, apesar de demasiado inclinada, o que quer dizer que mesmo que seja quebrada não deverá ser um grande sinal de alerta, dou bastante mais valor ao gráfico diário e à reacção LTd.
Anexos
Galp diário 05-09-2012.png
Galp diário 05-09-2012.png (94.51 KiB) Visualizado 4519 vezes
Galp 4 horas 05-09-2012.png
Galp 4 horas 05-09-2012.png (70.23 KiB) Visualizado 4523 vezes
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por C0rr3i4 » 5/9/2012 17:14

ZangDout Escreveu:Será que a queda de hoje é para continuar amanha?


O volume aumentou o que poderá indiciar que continue... mas é subjectivo.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por ZangDout » 5/9/2012 17:11

Será que a queda de hoje é para continuar amanha?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 363
Registado: 21/7/2012 18:06
Localização: 12

por _x_ » 4/9/2012 16:27

Aquilo é o esquema da broca a perfurar em alcobaça, desculpem a falta de conteudo, mas nao resiti.

:wink:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

por Celsius-reloaded » 4/9/2012 16:09

Fiz uma análise sumária a algumas acções do psi e esta até é das com melhor aspectos embora espere alguma contração no curto prazo.

Concordam?
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

por ricardo.leal » 4/9/2012 15:42

pedrooa Escreveu:Alguém se enganou??


Hmm.. Esta descida talvez se deva à sua solidariedade com o Crude que também deu um tombo.
 
Mensagens: 30
Registado: 7/3/2012 18:51

por pedrooa » 4/9/2012 15:01

Alguém se enganou??
Anexos
untitled.bmp
untitled.bmp (587.12 KiB) Visualizado 5036 vezes
 
Mensagens: 426
Registado: 6/7/2012 12:38
Localização: 14

por cftomas » 3/9/2012 17:00

g.a.
Anexos
galp.jpg
galp.jpg (101.11 KiB) Visualizado 5343 vezes
 
Mensagens: 50
Registado: 28/1/2009 11:53
Localização: 7

por nook » 3/9/2012 16:42

rfm73 Escreveu:A GALP desde o dia 14 de Agosto que anda na área da LtdLp + resistência dos 12.

Nos últimos dias a MME200 aguentou a cotação.

Hoje tivemos o terceiro toque na LtaCp e UPA UPA para cima de novo da LtdLP... será que é desta que a quebra :?: :roll: :roll:

gráfico:


Finalmente o Breakout!!
Anexos
galp.png
galp.png (24.33 KiB) Visualizado 5407 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por nook » 3/9/2012 13:47

Nomura: Galp Energia é a petrolífera com melhores perspectivas de crescimento
03 Setembro 2012 | 13:13
Hugo Paula - hugopaula@negocios.pt


O banco de investimento escolheu a empresa portuguesa para substituir a Repsol na sua lista de preferências do sector petrolífero graças ao perfil de crescimento que lhe é conferido pela prospecção petrolífera.


O Nomura retirou à Repsol o estatuto de preferida entre as cotadas do sector petrolífero por esta ter acumulado uma valorização de mais de 30% desde os últimos dias de Julho, o que colocou o seu potencial de valorização em linha com as pares do mercado.

“Uma alternativa de crescimento credível é a Galp”, lê-se na nota de análise com data de hoje. Os investimentos na actividade de prospecção de combustíveis fósseis conferem um perfil de crescimento à petrolífera liderada por Ferreira de Oliveira, numa altura em que, dizem, o preço do petróleo é “o elefante na sala” que pode impedir o crescimento de distribuição de produtos refinados.

O preço-alvo do Nomura para a Galp passou de 13,00 para 15,00 euros por acção e a recomendação passou de “neutral” para “comprar”. A conclusão da reconversão da refinaria de Sines permite contrariar o “fraco ambiente no mercado ibérico de refinação”.

Por outro lado, a perspectiva de saída da ENI do capital da Galp Energia tem pressionado o valor das acções mas este efeito deverá atenuar-se, que deverá “focar-se naquela que deve ser a campanha de prospecção com maior impacto no segundo semestre”. Isto numa altura em que a cotada tem financiamento já “amplamente assegurado”, sublinha a nota de análise.

A outra preferida do Nomura para o mercado petrolífera é a Shell devido às “características defensivas”.

A Galp Energia segue a valorizar 1,51% para 12,125 euros por acção e já chegou a subir 2,13% para 12,20 euros por acção. A avaliação do Nomura confere um potencial de valorização de 23,7% aos títulos, que justifica a recomendação de “comprar”.


Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.


http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=576125
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por alexandre7ias » 31/8/2012 2:26

Trabalhadores da Galp vão fazer greve durante três dias

30-08-2012 | 21:01
Os trabalhadores da Galp Energia, Petrogal e Gás de Portugal vão fazer três dias de greve, entre 17 e 19 de Setembro.
O anúncio foi feito esta quinta-feira pela Federação de Sindicatos das Indústrias Metalúrgica, Química, Farmacêutica, Eléctrica, Energia e Minas.
Os pré-avisos de greve vão ser entregues esta sexta-feira às administrações das respectivas empresas. É nessa altura que os dirigentes sindicais vão anunciar os motivos da greve, mas que, essencialmente, se prendem com as alterações ao código de trabalho.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

por Ulisses Pereira » 29/8/2012 11:58

Infelizmente, quando não se sabem moderar, já não há moderação que lhes valha. Depois de tantos tópicos ao lado, apenas digo que posts meramente provocatórios serão apagados, sem qualquer aviso.

E se alguém quiser discutir essas questões paralelas ou de moderação, faça-o por via das Mensagens Privadas.

Aqui é para se falar da Galp.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por STRESSZERO » 29/8/2012 10:41

Bom dia Ulisses, peço-te que intervenhas e ponhas este tópico a funcionar "normalmente". Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

Re: Galp

por nook » 29/8/2012 10:34

the mind Escreveu:
rfm73 Escreveu:
Elias Escreveu:
the mind Escreveu:Brutal é a tua estupidez


Sugiro mais contenção no palavreado. Este tipo de postura não é admissível no caldeirão.


O Elias já te respondeu... no entanto acho que encontraste a palavra exacta, que me faltou a seguir ao brutal, para caracterizar os teus argumentos.


Que eu saiba o Elias não é moderador.

No entanto, concordo com o que ele disse, já com a tua postura infantil do bota abaixo não concordo, daí tal expressão, porque já não é a primeira vez que comentas os meus posts nos termos que fizeste.

Sugiro que não comentes os meus posts, ou se fizeres muita questão, moderes a forma como o fazes.

Se quiseres falar em privado e desabafar é com todo o gosto.

Cpts




rfm73 Escreveu:
the mind Escreveu:Pelo volume e pelas constantes alterações das quantidades na profundidade, é claro como a água que há manipulação.

(


Chamas manipulação ao mercado :?: :?: :roll:

Quando estava a subir não haviam essas movimentações :?:



Estás a referir-te a esta mensagem há 5 dias no tópico do BES... foi mais uma vez uma barbaridade ... agora se não queres que as tuas mensagens sejam comentadas aqui.. é pá não escrevas. Ou então cria um blog sub-12 onde só tu e os teus melindres possam participar.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por STRESSZERO » 29/8/2012 9:58

Bom dia e voltando ao que interessa a Galp é um título que gosto de negociar. Neste momento está difícil romper em força os 11,94 e consequentemente a LTD que já vem desde junho 2011. Os 11,20 são um suporte muito importante porque se quebram teremos muito provavelmente os 10 euros à vista. Sinceramente não vejo força para que ela vá por aí acima, portanto vou aproveitando alguns trades no range 11,60-11,90. Bons negócios a todos. 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

Re: Galp

por the mind » 29/8/2012 9:31

rfm73 Escreveu:
Elias Escreveu:
the mind Escreveu:Brutal é a tua estupidez


Sugiro mais contenção no palavreado. Este tipo de postura não é admissível no caldeirão.


O Elias já te respondeu... no entanto acho que encontraste a palavra exacta, que me faltou a seguir ao brutal, para caracterizar os teus argumentos.


Que eu saiba o Elias não é moderador.

No entanto, concordo com o que ele disse, já com a tua postura infantil do bota abaixo não concordo, daí tal expressão, porque já não é a primeira vez que comentas os meus posts nos termos que fizeste.

Sugiro que não comentes os meus posts, ou se fizeres muita questão, moderes a forma como o fazes.

Se quiseres falar em privado e desabafar é com todo o gosto.

Cpts
The Mind
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 547
Registado: 5/1/2012 13:12
Localização: Lx

Re: Galp

por nook » 29/8/2012 8:41

Elias Escreveu:
the mind Escreveu:Brutal é a tua estupidez


Sugiro mais contenção no palavreado. Este tipo de postura não é admissível no caldeirão.


O Elias já te respondeu... no entanto acho que encontraste a palavra exacta, que me faltou a seguir ao brutal, para caracterizar os teus argumentos.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Galp - 5 Anos

por Bokas » 28/8/2012 23:34

A Galp Energia, tem proporcionado aos mais atentos excelentes ganhos neste últimos 5 anos.

O ano de 2007 foi, um ano de um violento movimento ascendente, apenas "parado", entre Junho e Outubro de 2007 pela Resistência existente na zona dos 11,20 €. A quebra em alta desta Resistência, catapultou a Galp praticamente até ao valor dos 20,00 € atingido em Dezembro de 2007.

Posteriormente, vimos a Galp corrigir de máximos, estando praticamente o primeiro semestre de 2008 a oscilar entre os 13,80 € e os 17,30 €, uma elevada amplitude de movimentos que não foi suficiente para levar novamente a Galp a máximos.

Em Julho de 2008, a Galp quebrou o seu suporte de curto Prazo, na zona doa 13,80, tendo atingido num prazo de cerca de 2 semanas o seu Suporte na zona dos 11,20 €, como um forte reacção a este suporte, a Galp voltou a valorizar-se, mas claramente com a falta de força necessária para alterar a tendência de queda das semanas anteriores. No segundo teste ao suporte dos 11,20 €, verifica-se um quebra do mesmo, levando a Galp a novas quedas, o mês de Novembro de 2008 é para a Galp um mês de fortes perdas, a cotação da Galp caiu dos 11,20€ , para a zona dos 6,00 €.

Num movimento rápido a Galp, tenta recuperar das quedas acentuadas, mas mais uma vez a falta de força nestes movimentos ascendentes, permitiu à Galp criar na zona dos 7,00 € um Suporte de Curto Prazo, que permitiu um ponto de partida para um Bull Market de pouco mais de 2 anos e meio.

O Bull Market na Galp foi suportado por uma linha de Tendência Ascendente. Durante este movimento, fica evidente a importância da zona dos 11,20 €, ponto de Resistência em Maio e Junho de 2009, zona de suporte entre Maio e Outubro de 2010. Entre Outubro de 2009 e Março de 2010 além da lateralização da Galp note-se os sucessivos Higher Highs, prenúncio de novas subidas, subidas essas que com o apoio da Linha de Tendência ascendente permitiram à Galp romper a Resistência da zona dos 13,00 € (um falso break já se tinha sucedido em Abril de 2010).

Quebrada a resistência dos 13,00 €, tivemos um teste ao novo suporte e mais uma vez com o "apoio" da sua Linha de Tendência Ascendente a Galp continuou o seu movimento de subida, até à zona dos 16,00 € que se mostrou uma nova Resistência à continuação das subidas. A Galp voltou a testar esta zona por mais duas vezes, antes de iniciar o movimento (primário) de queda que a tem acompanhado desde então. Note-se a quebra da Linha de Tendência Ascendente em Maio de 2011, antes do último teste à Resistência dos 16,00 €, estava dado o alerta.

A partir de Agosto de 2011, iniciam-se as quedas na Galp, ainda nesse mês é testado o suporte dos 13,00 €, consecutivos testes neste valor levaram à sua quebra em Novembro de 2011, começando-se a desenhar uma possível Linha de Tendência Descendente. A quebra dos 13,00, levou a Galp a testar o Suporte dos 11,20 €, mas com um movimento muito semelhante ao anteriormente descrito, temos a Galp a quebrar este suporte em Maio de 2012. Note-se os falsos movimentos em Março de 2012 e Maio de 2012, respectivamente nas zonas dos 13,00 € e 11,20 €. O movimento de Março de 2012, valida a Linha de Tendência Descendente pela qual a Galp se tem pautado nos últimos meses.

Em Maio de 2012 a Galp quebrou o seu Suporte na zona dos 11,20 e tendo a cotação atingido o valor dos 8,30 €, iniciando nesse momento um movimento ascendente que levou a Galp a testar a Resistência dos 11,20 € quebrado a mesma no inicio de Agosto do presente Ano.

Neste momento temos a Galp, entre a sua Linha de Tendência Descendente e um dos seus principais Suportes a zona dos 11,20 €. A sua tendência primária continua a ser de queda, de referir que as últimas subidas tem sido suportadas por uma Linha de Tendência Ascendente de curto Prazo.
Anexos
20120828_GALP_2011.jpg
20120828_GALP_2011.jpg (61.29 KiB) Visualizado 4550 vezes
20120828_GALP_BEARM2007.jpg
20120828_GALP_BEARM2007.jpg (64.61 KiB) Visualizado 4537 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 354 visitantes