Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SMALL1969 » 18/9/2012 11:23

Eu continuo positivo. E a greve já era conhecida. Mas de qualquer forma, o meu sentimento de muito curto prazo é bastante negativo e não deixei os lucros continuarem a correr. Vendi, hoje ainda me dão os dividendos, e depois reentro ou acima de 13,50€.....ou depois de cair ligeiramente e voltar a mostrar ainda mais força.

Como tinha uma perda no BCP e uma mais valia na GALP, vendi as 2 e assim equilibro as mais valias no IRS. Mas o meu longo prazo para a GALP é hiper positivo.
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por nunomig » 17/9/2012 21:35

SMALL1969 Escreveu:Nem com a greve....Já me cheira a máximo perto dos 13,20€.

Estou a aespecular mas pode acontecer um duplo topo nos 13,20€. Temos demasiados factores a ajudar a isso: greve, amanhã cai o dividendo, clima político no país não está esclarecido.

Também pode acontecer o dividendo cair e o Amorim continuar às compras, em vez de pagar as dívidas :mrgreen: ou seja comprar o cão com o próprio pêlo.


Lol, essa do cão está boa. Desculpa mas não vejo nenhum duplo topo, quanto muito pode começar a criar uma resistência nesses tais 13,20. Também o facto da greve bem como o de pagar o dividendo amanhã não vai fazer alterar a tendência da mesma (digo eu :) )
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 61
Registado: 21/2/2011 21:08

por SMALL1969 » 17/9/2012 15:16

Nem com a greve....Já me cheira a máximo perto dos 13,20€.

Estou a aespecular mas pode acontecer um duplo topo nos 13,20€. Temos demasiados factores a ajudar a isso: greve, amanhã cai o dividendo, clima político no país não está esclarecido.

Também pode acontecer o dividendo cair e o Amorim continuar às compras, em vez de pagar as dívidas :mrgreen: ou seja comprar o cão com o próprio pêlo.
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por alexandre7ias » 17/9/2012 13:20

Adesão à greve dos trabalhadores da Galp é superior a 90%, diz sindicato
Publicado hoje às 10:43

O primeiro dia de greve dos trabalhadores da Galp Energia, que começou à meia-noite e abrange as refinarias de Sines e Matosinhos, está a ter uma adesão superior a 90%, adiantou uma fonte sindical.
"No caso da refinaria de Sines, a paralisação teve início à meia-noite e a expressão da greve foi superior a 90%. Há cortes de abastecimento aos navios, ao terminal de Aveiras, aos vagões-tanque, carros-tanque e fábricas paradas", adiantou à agência Lusa o coordenador da federação intersindical Fiequimetal, Armando Farias.

No que diz respeito à refinaria de Matosinhos, a greve começou às 6 horas e a adesão é idêntica à de Sines.

"A adesão é idêntica, mas como a greve no Porto começou mais tarde do que em Sines, ainda estão a decorrer as operações de paragem. Tal como nós estávamos a prever esta é uma das maiores greves de sempre na Petrogal", salientou.

O dirigente remeteu para mais tarde dados mais exatos sobre a adesão à greve dos trabalhadores da Galp Energia, num protesto para "defender os direitos dos trabalhadores".

Contactado pela agência Lusa, fonte oficial da petrolífera nacional disse que só divulgará números de adesão à greve ao final da manhã.

De acordo com o dirigente sindical Armando Farias, a paralisação tem como objetivo "a defesa dos direitos dos trabalhadores", numa altura em que "a empresa quer tirar direitos aos trabalhadores, sobretudo aos que estão na contratação coletiva, o que é inaceitável" e resulta da aplicação do novo Código do Trabalho.

A greve pretende também contestar "o aumento da comparticipação do regime do seguro de saúde, com um agravamento significativo das comparticipações a cargo dos trabalhadores", segundo o sindicato.

No domingo, o dirigente sindical Armando Farias admitia que o impacto da greve deverá ser mais sentido nas refinarias de Sines e de Matosinhos e admitiu que o combustível possa esgotar em alguns postos de abastecimento, afastando no entanto a hipótese "de rutura".

Fonte oficial da petrolífera nacional disse no domingo à Lusa que "a Galp está a tomar medidas para que o impacto seja o menor possível e que não seja interrompido o normal abastecimento do país".

A greve, que começou às 0:00 de hoje na refinaria de Sines e às 06:00 na refinaria de Matosinhos, abrange todas as empresas do grupo liderado por Ferreira de Oliveira.

Esta paralisação pretende também retomar o protesto contra a atualização salarial de "apenas" um por cento, ocorrida no início do ano, quando, no primeiro semestre, a empresa teve um lucro de cerca de 200 milhões de euros.

"Os custos com os salários dos administradores atingiram os 3,7 milhões de euros, isto é, aumentaram mais de 30 por cento", criticou.
.

http://m.jn.pt/m/newsArticle?contentId= ... related=no
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

por PC05 » 16/9/2012 11:54

'


Nem tudo são rosas para a galp:

Energia
Greve de três dias na Galp deverá ser "uma das maiores de sempre"
Económico com Lusa
16/09/12 11:37


A greve de três dias dos trabalhadores da Galp Energia começa na segunda-feira, e deverá ser "uma das maiores de sempre"

A greve de três dias dos trabalhadores da Galp Energia, que começa na segunda-feira, para "defender os direitos dos trabalhadores" deverá ser "uma das maiores de sempre" no grupo, disse à Lusa Armando Farias, dirigente da Fiequimetal.

De acordo com o coordenador da Fiequimetal, a paralisação tem como objetivo "a defesa dos direitos dos trabalhadores", numa altura em que "a empresa quer tirar direitos aos trabalhadores sobretudo aos que estão na contratação coletiva, o que é inaceitável" e resulta da aplicação do novo Código do Trabalho.

A greve pretende também contestar "o aumento da comparticipação do regime do seguro de saúde, com um agravamento significativo das comparticipações a cargo dos trabalhadores", explicou Armando Farias.

De acordo com o dirigente sindical, o impacto da greve deverá ser mais sentido nas refinarias de Sines e de Matosinhos e admitiu que o combustível possa esgotar em alguns postos de abastecimento, afastanto no entanto a hipótese de "rutura".

"Tudo indica que vamos ter uma das maiores greves de sempre na empresa e entendemos que a administração deveria sentar-se à mesa, negociar e encontrar uma solução, que passa por manter os direitos dos trabalhadores", declarou.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da petrolífera nacional disse à Lusa que "a Galp está a tomar medidas para que o impacto seja o menor possível e que não seja interrompido o normal abastecimento do país".

Armando Farias explicou que "a experiência de greves com uma duração maior é que há postos de abastecimento que esgotam, mas isso não significa uma ruptura no abastecimento" até porque, realçou, "há hoje uma diminuição significativa do consumo".

A greve, que começa às 0h00 de segunda-feira na refinaria de Sines e às 06h00 na refinaria de Matosinhos, abrange todas as empresas do grupo liderado por Ferreira de Oliveira. Esta paralisação pretende também retomar o protesto contra a actualização salarial de "apenas" um por cento, ocorrida no início do ano, quando, no primeiro semestre, a empresa teve um lucro de cerca de 200 milhões de euros.

"Os custos com os salários dos administradores atingiram os 3,7 milhões de euros, isto é, aumentaram mais de 30%", criticou.



http://economico.sapo.pt/noticias/greve ... 51856.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

por nunomig » 14/9/2012 21:26

paubo Escreveu:A GAlp terminou novamente em grande forma a semana. Observando a big picture, a histórica zona de resistência perto dos 14,00 € é o grande objetivo dos longos. Apesar de possuir os indicadores bastante sobrecomprados, não demonstra qualquer sinal de fadiga.

Deixo os gráficos semanal e diário atualizados.


Pode ser que chegue aos 14.00€ e queira fechar o gap down de 11 Novembro :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 61
Registado: 21/2/2011 21:08

por paubo » 14/9/2012 18:11

A GAlp terminou novamente em grande forma a semana. Observando a big picture, a histórica zona de resistência perto dos 14,00 € é o grande objetivo dos longos. Apesar de possuir os indicadores bastante sobrecomprados, não demonstra qualquer sinal de fadiga.

Deixo os gráficos semanal e diário atualizados.
Anexos
GALP ENERGIA-NOM S.png
GALP ENERGIA-NOM S.png (81.29 KiB) Visualizado 5923 vezes
GALP ENERGIA-NOM.png
GALP ENERGIA-NOM.png (80.43 KiB) Visualizado 5935 vezes
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3489
Registado: 29/11/2007 11:31

por gorgo » 14/9/2012 16:58

_x_ Escreveu:Boas,

Está claro que esta distribuição, deveu-se à entrega de guito urgente aos grandes donos da empresa.
Estes como recebem os rendimentos situados em empresas lá fora´, sofrem menos com a contribuição.

Como foi noticiado, o Sr. Amorim teve dificuldades em arranjar dinheiro para comprar a participação à ENI.
Assim, suponho que, este tenha de estar para pagar alguma tranche brevemente.

Uma empresa que tem empréstimos, não devia andar a pagar dividendos, muito menos intrecalares, mas isto sou eu que sou tacanho.


Muito redutor. Quantas empresas não têm dívida em Portugal? Eu diria nenhuma, mas quase todas pagam dividendos. A Galp é das empresas menos endividada, apenas 18% dos capitais próprios. O acionista principal que controla quer remuneração, visto estar endividado e ter de pagar os respetivos juros.

Começa a ser normal as empresas pagarem dividendos duas vezes por ano devido:

Melhor gestão da tesouraria e portanto maior facilidade de dispor cash para pagar dividendos.

O acionista prefere duas remunerações por ano em vez de uma, para pagar os seus juros. O ideal era um dividendo mensal.

Eu percebo que determinados acionistas não gostem da distribuição de dividendos( é o meu caso), todavia pelo exposto acima tem sentido.
Editado pela última vez por Visitante em 14/9/2012 19:26, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 551
Registado: 26/8/2007 20:40
Localização: 16

galp

por nunomig » 14/9/2012 16:55

Gonden Cross cada vez mais próxima, bem como o máximo do ano a 9 de Março...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 61
Registado: 21/2/2011 21:08

por paubo » 14/9/2012 12:31

Deixo um pdf enviado pela galp sobre a sua inclusão no Dow Jones Sustainability Index.
Anexos
DJSIvpt 140912.pdf
(281.83 KiB) Transferido 178 Vezes
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3489
Registado: 29/11/2007 11:31

por SMALL1969 » 14/9/2012 11:05

A evolução da GALP está fantática (talvez overbought mas desde que suba, o que é que isso interessa....).

Agora é o ponto de rebuçado. Vou aguardar que me caia o dividendo na conta para repensar a estratégia, mas tudo indica que terei de reentrar até acima do valor de saída após ter realizado profit-taking ontem.

disclosure: não detenho títulos GALP neste momento.
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por _x_ » 13/9/2012 15:38

Eu escrevi que sou tacanho :mrgreen: :mrgreen:

O dividendo, nesta altura, não me faz falta, felizmente não tenho dividas (ainda).

Uma das razões que me faz estar dentro da GALP é pagarem um dividendo pequeno, se bem, que estão a pensar em aumenta-lo, porque será?
:roll:

Com a nem centena de euros que me vao cair na conta, compro o que? 1k de BCPs? :wink:

Pelo menos não esta a caminho dos 6 euros.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

por SMALL1969 » 13/9/2012 15:18

GALP a bater no máximo relativo anterior (12,86+0.09 dividendo = 12,95).

Gestão fiscal
Vou aproveitar para vender e compensar as menos valias do BCP. Há sempre alguma confusão na altura do dividendo. Opto por vender agora e recomprar no dia em que me pagarem o dividendo.
Se quebrar esta zona e ficar acima de 13, a opção não foi correcta, mas recompro na mesma ainda com mais convicção. Logo se vê. Mas gosto de deixar aqui os movimentos, para que sejam julgados para o bem ou para o mal.

disclosure: não detenho neste exacto momento posição na GALP
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por SMALL1969 » 13/9/2012 12:52

Desculpa, mas o que dizes não faz qualquer sentido. Claro que uma empresa que tem empréstimos para operar normalmente, pode e deve pagar dividendos.
(a menos que seja a Banca, que anda a ser favorecida com empréstimos em condições especiais, em que a garantia somos nós, ou seja, o próprio país).

Outra coisa é usar a política de dividendos em benefício próprio, como pode ter sido o caso da BRisa, para pressionar a OPA, ou este caso da GALP, em que um dos accionistas precisa de dinheiro (e tem todo o direito e isso), não para pagar os seus empréstimos, mas para comprar mais uma fatia da GALP, que nunca será paga abaixo da fatia anterior, ou seja 14.25€ Se os outros accinistas não gostarem, podem votar contra.
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por _x_ » 13/9/2012 11:07

Boas,

Está claro que esta distribuição, deveu-se à entrega de guito urgente aos grandes donos da empresa.
Estes como recebem os rendimentos situados em empresas lá fora´, sofrem menos com a contribuição.

Como foi noticiado, o Sr. Amorim teve dificuldades em arranjar dinheiro para comprar a participação à ENI.
Assim, suponho que, este tenha de estar para pagar alguma tranche brevemente.

Uma empresa que tem empréstimos, não devia andar a pagar dividendos, muito menos intrecalares, mas isto sou eu que sou tacanho.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

por SMALL1969 » 13/9/2012 10:46

Está a testar a linha mas já tenho 0,09€ por cada título GALP (0,09 devido ao IRS).

Desta vez, devido ao pequeno valor do dividendo em relação com a cotação ( 0.12 / 12.68 ), concordo que nem deva ser levado em conta na análise AT. Siga a festa.
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por Rags » 13/9/2012 10:19

Galp a testar LTa de curto prazo.




Gráfico de 4 horas:
Anexos
Galp 13-09-2012.png
Galp 13-09-2012.png (56.54 KiB) Visualizado 6669 vezes
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por C0rr3i4 » 12/9/2012 23:41

Amanhã é data ex-dividendo (dividendo intercalar)
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por SMALL1969 » 12/9/2012 16:22

Se tivesse sido muito volume, diria que era uma das corretoras a passar os títulos para uma off-shore, de forma a não pagar os 25% de IRS que todos nós pagamos. Mas é tão pouco volume, que pode ter sido outra coisa qualquer :mrgreen:
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por Razao_Pura » 12/9/2012 15:57

Alguém sabe porque é que houve uma escalada momentânea de preços perto das 15h00m. À partida vejo pelo menos na GALP e no BPI.

A GALP amanhã entra em ex-dividendo certo?

Bons trades.

RP
Trade the trend.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1673
Registado: 5/11/2002 19:00
Localização: 24

por SMALL1969 » 12/9/2012 12:21

Se o Amorim deu 14,25€ por um lote, também me cheira que a cotação vai acabar por lá chegar.
Se fosse eu, pelo menos comprava até perto desse valor, e depois despejava algumas. Ficaria com a mesma posição e preço médio inferior, com certeza.


"A venda de 41,5 milhões de ações da Galp, a 14,25 euros por ação, já tinha sido acordada entre a Amorim, a ENI e a Caixa Geral de Depósitos a 29 de Março deste ano, no âmbito de um acordo que determina a saída faseada da ENI do capital da Galp."
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por rastaboll » 12/9/2012 0:26

A galp fez um HSI,a linha de pescoço foi quebrada com algum volume,o que fez o titulo passar acima da LTD que vinha do verão passado a resistir à tentativa de quebra,acredito que o titulo tenha espaço para chegar nos proximos meses aos 14.50ish.

Longo na galp.
Anexos
GALP ENERGIA-NOM.png
GALP ENERGIA-NOM.png (22.53 KiB) Visualizado 4290 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 167
Registado: 27/9/2011 18:55
Localização: 16

por SMALL1969 » 11/9/2012 13:40

Está a aproximar-se a data do ex-dividendo (amanhã é último dia para comprar acções que vão dar o dividendo).

Não compreendo a questão dos dividendos nos pequenos accionistas, que gostam muito de dividendos, mas eu agradeço.

O título tem andado a oscilar entre partir os 12,50€ ou confirmar que tem força para saltar acima dos 13€.

Parece que hoje veio novamente testar os 12,50€ (bem perto do meu stop profit mental) e agora está a animar. Volume fraco não ajuda a decidir. Bonito era saltar acima dos 13€ (13,15€) de forma a que após o dividendo, contiuasse acima dos 13€. Vamos lá a ver se os manipuladores de mercado dão uma ajuda para o resto do dia de hoje e amanhã.
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por BearManBull » 10/9/2012 11:34

ZangDout Escreveu:Parece que hoje vai continuar a subida, apesar do inicio não estar fácil. Mas o pior deve ser arrancar!


Tenho as minhas dúvidas, está em overbought e em cima de uma resistência importante.
Anexos
GALP.png
GALP.png (28.21 KiB) Visualizado 4624 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por ZangDout » 10/9/2012 10:25

O ex-dividendo é a data em que as acções passam a negociar sem direito a dividendo (e o valor deste é descontado na acção), logo se se pretender receber o dividendo e a data de ex-dividendo é dia 13, as acções terão de ser compradas no máximo ate dia 12, podendo ser vendidas no dia 13 ou 14 ou nos dias seguintes... sem se perder o direito de receber os dividendos, que serão pagos dia 18. Se não me engano o valor ronda os 12 cêntimos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 363
Registado: 21/7/2012 18:06
Localização: 12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PXYC, Shimazaki_2 e 352 visitantes