Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Galp - Tópico Geral

por Marco Martins » 30/4/2023 8:09

Ministério das Finanças alega que o preço de referência do gasóleo e da gasolina está atualmente abaixo do preço que justificou as medidas iniciais de mitigação ao nível do ISP e que o consumo de combustíveis no primeiro trimestre de 2023 atingiu o recorde da última década

https://expresso.pt/economia/2023-04-28-Governo-vai-reduzir-o-desconto-no-ISP-dos-combustiveis-em-maio-a72c44e9


Mesmo depois de se estarem a vender cerca de 15% de veículos eléctricos, mesmo depois de tantas energias verdes a funcionar, o consumo de fósseis não diminui!
Esperemos que mude, mas como já disse antes, o Homem continuará a consumir os recursos que puder e os fósseis serão um desses recursos.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Galp - Tópico Geral

por eduardofigueiredosousa » 29/4/2023 18:24

Estou dentro! Tenho la um T1 à espera que se transforme em T2…
Gostei do fecho de ontem.
 
Mensagens: 1
Registado: 2/6/2014 16:13

Re: Galp - Tópico Geral

por ASimoes » 28/4/2023 16:58

:mrgreen: Bom fim de semana !
:shock: Estou dentro 8-)
Tudo bom e não esqueçamos as alternativas GALP, Setúbal/Sines e falou-se do lítio :-k
:clap:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Galp - Tópico Geral

por Marco Martins » 28/4/2023 14:32

NirSup Escreveu:Comboios a Vapor

Meus caros Amigos, metam isso na vossa linda cabecinha: nuvens negras se estão a formar no horizonte e a tempestade que aí vem vai atingir com força todo o setor das energias fósseis.
Vendem-se carros elétricos, um pouco por todo o mundo, como pãezinhos quentes a sair do forno. Daí não ser de admirar o nervosismo da OPEP + que já se insurge contra o seu grande aliado desde sempre, a Agência Internacional de Energia (IEA). A decadência das energias fósseis, em geral, e do petróleo em particular é inevitável e inelutável por mais que os responsáveis da OPEP esperneiem de desespero e espumem de raiva.
O Musk tem razão: os veículos a combustão (de energias fósseis) serão os futuros comboios a vapor (altamente poluentes) só para turista ver.
A correção da cotação em Bolsa da Galp segue dentro de momentos.

Em tempo: A CATL, que fornece baterias para a BMW, Volkswagen ou Hyundai-Kia, acaba de lançar no mercado uma bateria com densidade de carga de 500 Wh/kg, permitindo a eletrificação de aeronaves de passageiros. Só para termo de comparação as baterias 4680 dos Teslas têm uma densidade de carga entre 125 e 200 Wh/Kg.

By Nirvana


Até certo ponto concordo, contudo o que me parece é que o consumo de combustíveis fósseis não desaparecerá assim tão rapidamente!
Para se substituir/duplicar o número de carros atualmente existente nos países que promovem os eléctricos, ainda demorará bastante tempo pois exigirá num curto espaço de tempo a extracção de muitas matérias primas (que certamente também aumentarão de preço) !
Não duvído que eléctricos ou outros meios menos poluentes serão o futuro, no entanto acho que coexistirão durante algum tempo, à semelhança do GPL que viria para substituir a gasolina/petróleo e acabaram por todos coexistir....

A Galp, apesar de ser associada a uma petrolífera, já diversificou as suas fontes, continuando ligada à energia mas de uma forma mais transversal...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Galp - Tópico Geral

por NirSup » 28/4/2023 11:08

Comboios a Vapor

Meus caros Amigos, metam isso na vossa linda cabecinha: nuvens negras se estão a formar no horizonte e a tempestade que aí vem vai atingir com força todo o setor das energias fósseis.
Vendem-se carros elétricos, um pouco por todo o mundo, como pãezinhos quentes a sair do forno. Daí não ser de admirar o nervosismo da OPEP + que já se insurge contra o seu grande aliado desde sempre, a Agência Internacional de Energia (IEA). A decadência das energias fósseis, em geral, e do petróleo em particular é inevitável e inelutável por mais que os responsáveis da OPEP esperneiem de desespero e espumem de raiva.
O Musk tem razão: os veículos a combustão (de energias fósseis) serão os futuros comboios a vapor (altamente poluentes) só para turista ver.
A correção da cotação em Bolsa da Galp segue dentro de momentos.

Em tempo: A CATL, que fornece baterias para a BMW, Volkswagen ou Hyundai-Kia, acaba de lançar no mercado uma bateria com densidade de carga de 500 Wh/kg, permitindo a eletrificação de aeronaves de passageiros. Só para termo de comparação as baterias 4680 dos Teslas têm uma densidade de carga entre 125 e 200 Wh/Kg.

By Nirvana
Anexos
Comboios a Vapor.jpg
Comboios a Vapor.jpg (118.97 KiB) Visualizado 11094 vezes
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Galp - Tópico Geral

por APOCALIPZO » 28/4/2023 8:07

Esta menina Galp é uma fraude, até enjoa. Estou farto de esperar pelos 11,76 €, se tal não acontecer até logo à tarde , vou sair.
Tenho dito.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 13
Registado: 25/1/2023 12:14

Re: Galp - Tópico Geral

por yaya » 26/4/2023 2:00

Marco Martins Escreveu:Apesar de acreditar que será necessária uma alteração na forma como poluímos, não me parece que os crescimento de novos carros eléctricos ajudará no curto prazo a diminuição da poluição!!
Se é necessário um carro novo para diminuir a poluição, então isso quer dizer que teremos depois dois carros em circulação... um de combustão que não foi para abate e outro eléctrico que foi construído recentemente!!!
Para além disso, cada vez mais ouço problemas com a possível falta de minerais importantes para as baterias e com uma possível escassez acentuada em 2030, como o cobre ou o lítio, pelo que os combustíveis fósseis ou sintéticos ainda serão utilizados por muito tempo...
Nesse sentido, a não ser que exista um impedimento legal de circulação dos carros com combustível fóssil, não me parece que a Galp seja muito penalizada nos próximos anos...
Se o preço do petróleo descer, isso quer dizer os combustíveis descerão e que a electrificação será penalizada pois a diferença de preços não compensará e assim a venda de combustíveis fósseis compensará... se o preço do petróleo subir, as margens da Galp também subirão.


A opinião do Musk

In the fairly near future, internal combustion engine vehicles will be viewed in the same way that we view external combustion engine vehicles (steam engines)!

https://twitter.com/elonmusk/status/164 ... 2lP9A&s=19
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1827
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Galp - Tópico Geral

por Goya777 » 25/4/2023 21:23

Petróleo pode descer e combustíveis subir. Basta aumentar carga fiscal. É mais, tenho a certeza que o vão fazer.

O que é uma treta para quem gosta de ICE como eu...
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Galp - Tópico Geral

por Marco Martins » 25/4/2023 20:59

Apesar de acreditar que será necessária uma alteração na forma como poluímos, não me parece que os crescimento de novos carros eléctricos ajudará no curto prazo a diminuição da poluição!!
Se é necessário um carro novo para diminuir a poluição, então isso quer dizer que teremos depois dois carros em circulação... um de combustão que não foi para abate e outro eléctrico que foi construído recentemente!!!
Para além disso, cada vez mais ouço problemas com a possível falta de minerais importantes para as baterias e com uma possível escassez acentuada em 2030, como o cobre ou o lítio, pelo que os combustíveis fósseis ou sintéticos ainda serão utilizados por muito tempo...
Nesse sentido, a não ser que exista um impedimento legal de circulação dos carros com combustível fóssil, não me parece que a Galp seja muito penalizada nos próximos anos...
Se o preço do petróleo descer, isso quer dizer os combustíveis descerão e que a electrificação será penalizada pois a diferença de preços não compensará e assim a venda de combustíveis fósseis compensará... se o preço do petróleo subir, as margens da Galp também subirão.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Galp - Tópico Geral

por Hawk66 » 23/4/2023 10:17

um dos pontos na AG de 3-5 é a redução do capital social em 9% (impacto do programa de compra de acções próprias).
É natural que haja uma subida das acções a reflectir essa decisão.
 
Mensagens: 50
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: S. Francisco

Re: Galp - Tópico Geral

por yaya » 20/4/2023 16:16

yaya Escreveu:O petróleo deu um salto após reunião da OPEP, mas não foi mais do que isso um salto, a meu ver não vai ser suficiente para inverter a tendência de longo prazo. Aguardemos.


o caminho do petróleo neste momento é para baixo, a fechar o gap pós-reunião opep
já o caminho da galp não sei
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1827
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Galp - Tópico Geral

por Marco Martins » 20/4/2023 13:52

Sem base que fundamente o que digo, diria que o caminho será para cima, até porque haverá quem queira receber os dividendos e sendo que este será um novo verão seco, o recurso a combustíveis fósseis e energias alternativas onde a Galp está tenderá a aumentar...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Galp - Tópico Geral

por Alfa Trader » 19/4/2023 9:17

Vale, obrigado pelo "serviço publico".

Quanto aos objetivos, foi esse também a razão do meu investimento conseguir os valores a ela esteve em meados de janeiro.
Espero que se concretize, como não tenho pressa , posso ficar a olhar para a "gaiola à espera que cante" :D :D :D

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 109
Registado: 20/12/2013 16:05

Re: Galp - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 18/4/2023 23:23

Alfa Trader Escreveu:Viva,

Obrigado pela resposta, já agora a minha media é de 10.05€, por isso estou no mesmo barco.. \:D/ \:D/

Segundo o comunicado do conselho de administração o que vai propor, na assembleia geral a realizar dia 3/05/2023, é a distribuição de mais 0.26€, a somar aos 0.26€ que já distribuíram a titulo de adiantamento dos lucros de 2022 em setembro do ano passado.

Se for aprovado, a data de pagamento penso que tem de ser nos 60 dias seguintes, ou seja temos de tirar 0.26€ ao teu target, pois duvido, com a incerteza nos mercados mundiais, guerra, inflação e o diabo a sete, elas atinjam o teu target no curto prazo, mas estou disposto a encaixar os dividendos e esperar..... :pray: :pray:

Um aparte, sou um adepto dos teus "bonecos", por isso continua o bom trabalho. :clap: :clap:

BN
AlfaTrader


"Alfa Trader". Agradeço a informação sobre os Dividendos.
Continuo com os mesmos objetivos, não vejo motivos para a papel não fazer viagem até aos 13€, provavelmente virá antes fechar o Gap a, 10,54€, ou talvez não.
Antes de haver Bolsa, dizia-se que "o cumulo da paciência era colocar um cagalhão dentro duma gaiola e esperar que ele cantasse." Agora a coisa é diferente, certo?
Os meus "bonecos", faço-os porque me dá alguma satisfação e posto-os porque acredito que poderão ajudar alguém a interpretar à sua maneira, sem querer influenciar seja para que lado for.
Obrigado por gostares dos meus "bonecos", não vou cobrar nada por isso. :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
GALP 18Abril.png
GALP 18Abril.png (144.8 KiB) Visualizado 12597 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Galp - Tópico Geral

por Marco Martins » 18/4/2023 15:13

Deveriam ter sugerido 50cts de dividendo e recompravam títulos logo a seguir.
Só hoje já desceu mais do que o dividendo proposto :)
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Galp - Tópico Geral

por Alfa Trader » 18/4/2023 9:23

Viva,

Obrigado pela resposta, já agora a minha media é de 10.05€, por isso estou no mesmo barco.. \:D/ \:D/

Segundo o comunicado do conselho de administração o que vai propor, na assembleia geral a realizar dia 3/05/2023, é a distribuição de mais 0.26€, a somar aos 0.26€ que já distribuíram a titulo de adiantamento dos lucros de 2022 em setembro do ano passado.

Se for aprovado, a data de pagamento penso que tem de ser nos 60 dias seguintes, ou seja temos de tirar 0.26€ ao teu target, pois duvido, com a incerteza nos mercados mundiais, guerra, inflação e o diabo a sete, elas atinjam o teu target no curto prazo, mas estou disposto a encaixar os dividendos e esperar..... :pray: :pray:

Um aparte, sou um adepto dos teus "bonecos", por isso continua o bom trabalho. :clap: :clap:

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 109
Registado: 20/12/2013 16:05

Re: Galp - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 17/4/2023 21:51

Alfa Trader Escreveu:
ASimoes Escreveu::wink: Deus te oiça :idea: :!:
mas, em situação continua de Guerra ! Talvez haja mais inflação ou, não !? :mrgreen:

Aqui_Vale Escreveu:Atualização \:D/ :-"

CumPrim/
ValeAquilino


Estou contigo, que deus o ouça.... :pray: :pray:

@Vale, qual é o teu o espaço temporal? Antes do dividendo, ou depois de descontar o dividendo esperas que elas cheguem a esse target?

BN
AlfaTrader


Não sei, ainda, qual a data do Dividendo, nem o seu valor. De qualquer maneira, serão aqueles Valores sem dividendo . Se for com Dividendo terei que aos valores subtrair o valor do Dividendo.
De qualquer maneira vou seguindo e quando me parecer adequado salto fora. Estou a 10,12 (média)

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Galp - Tópico Geral

por yaya » 17/4/2023 18:20

O petróleo deu um salto após reunião da OPEP, mas não foi mais do que isso um salto, a meu ver não vai ser suficiente para inverter a tendência de longo prazo. Aguardemos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1827
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Galp - Tópico Geral "uma opinião"

por Alfa Trader » 17/4/2023 17:49

ASimoes Escreveu::wink: Deus te oiça :idea: :!:
mas, em situação continua de Guerra ! Talvez haja mais inflação ou, não !? :mrgreen:

Aqui_Vale Escreveu:Atualização \:D/ :-"

CumPrim/
ValeAquilino


Estou contigo, que deus o ouça.... :pray: :pray:

@Vale, qual é o teu o espaço temporal? Antes do dividendo, ou depois de descontar o dividendo esperas que elas cheguem a esse target?

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 109
Registado: 20/12/2013 16:05

Re: Galp - Tópico Geral "uma opinião"

por ASimoes » 17/4/2023 16:33

:wink: Deus te oiça :idea: :!:
mas, em situação continua de Guerra ! Talvez haja mais inflação ou, não !? :mrgreen:

Aqui_Vale Escreveu:Atualização \:D/ :-"

CumPrim/
ValeAquilino
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Galp - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 17/4/2023 11:09

Atualização \:D/ :-"

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
GALP 17Abril.png
GALP 17Abril.png (144.92 KiB) Visualizado 13243 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Galp - Tópico Geral

por ASimoes » 17/4/2023 10:31

8-) Bom dia e boa semana de Negócios :!:
Aparentemente, os touros dispararam ! Dividendos a 5Maio :roll: :?:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Galp - Tópico Geral

por yaya » 16/4/2023 3:19

Os combustíveis sintéticos são uma incógnita ao nível de eficiência e custo.

Mesmo que vinguem já há várias marcas automóveis que decidiram por termo ao fabrico de motores térmicos antes da entrada em vigor da nova lei europeia. Em 2035. Ou seja nessa altura mesmo que o consumidor queira comprar um carro a combustão o leque de opções arrisca a ser muito reduzido, provavelmente apenas para o nicho dos carros superdesportivos, que tem o cliente que não se importa de pagar um preço alto €/L

https://observador.pt/2021/03/02/motore ... m-em-2030/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1827
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Galp - Tópico Geral

por Marco Martins » 13/4/2023 23:00

ASimoes Escreveu:
Marco Martins Escreveu:A vantagem da Galp é que também está a apostar nas renovaveis e na distribuição de energia!
Quer os veiculos electricos "vinguem" ou os combustíveis fosseis "sobrevivam" a Galp estará nas duas frentes...

Se houver uma mudança para os combustíveis sintéticos, presumo que a Galp também se consiga adptar...

8-) lítio, em Setubal :mrgreen: e Hidrogenio verde !?
Além de vque, não conseguem, para todos os motores, clássicos, estilo interruptor !!! :-" :!: :roll:


(...)
Se as condições do mercado e produção forem adequadas, a eFuel Alliance prevê um cenário onde os combustíveis sintéticos possam ser introduzidos em 2025, ainda que misturados com os combustíveis convencionais, com a proporção dessa mistura a subir progressivamente até 2050, onde tomariam, em definitivo, o lugar dos combustíveis fósseis.
(...)
https://www.razaoautomovel.com/noticias/combustiveis-sinteticos-gasolina-gasoleo-precos/


Neste artigo (de 2022), num cenário optimista os combustiveis sinteticos só atingiriam os 100% de utilização em 2050. Por isso até lá será suposto os restantes combustíveis serem utilizados (mesmo que misturados...)
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Galp - Tópico Geral

por ASimoes » 13/4/2023 19:19

Marco Martins Escreveu:A vantagem da Galp é que também está a apostar nas renovaveis e na distribuição de energia!
Quer os veiculos electricos "vinguem" ou os combustíveis fosseis "sobrevivam" a Galp estará nas duas frentes...

Se houver uma mudança para os combustíveis sintéticos, presumo que a Galp também se consiga adptar...

8-) lítio, em Setubal :mrgreen: e Hidrogenio verde !?
Além de vque, não conseguem, para todos os motores, clássicos, estilo interruptor !!! :-" :!: :roll:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, paul_invest, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 437 visitantes