Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Galp - Tópico Geral

por HJOR » 18/2/2015 11:31

AT2014, andas muito nervoso.
Acalma lá esse dedo. Agora entendo porque andaste à procura de corretoras com comissões mais baixas.
:lol:
Abraço
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: Galp - Tópico Geral

por AT2014 » 18/2/2015 9:32

Tudo despachado a 10,46. Aguardemos pelo retrocesso para entrara outra vez.
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: Galp - Tópico Geral

por AT2014 » 18/2/2015 1:56

Brass River Escreveu:
AT2014 Escreveu:Compras da manhã vendidas a 10,465.

Recompradas 2 posições a 10,335 e 10,26. Como tinha dito, ao redor da EMA 50 (10,25). Carga light para momentos conturbados. Hoje e amanhã devem ser dias de quebra do crude e desde que o grego se cale isto deverá subir lá para 5ª feira. Se cair vai-se acumulando em versão light e sem muita pressa.

Abraço e bons negócios


Amigo AT2014, continuo tranquilo com a minha entrada longa a 13 de Janeiro a 7.99.
O que te leva a dizer que o crude cairá e recuperará após quinta feira ?

Abraço

Brass


Caro,

Basicamente é o que tem sucedido nas últimas semanas. Cai no dia de saida dos stocks e sobe no dia seguinte com a saida da informação sobre o nº de poços de petróleo em exploração nos US. Ainda assim, a esta hora que escrevo não tem pinta de querer cair. Será que os stocks vão sair abaixo da expectativa ? Naaaaaa....

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: Galp - Tópico Geral

por Brass River » 17/2/2015 23:11

AT2014 Escreveu:Compras da manhã vendidas a 10,465.

Recompradas 2 posições a 10,335 e 10,26. Como tinha dito, ao redor da EMA 50 (10,25). Carga light para momentos conturbados. Hoje e amanhã devem ser dias de quebra do crude e desde que o grego se cale isto deverá subir lá para 5ª feira. Se cair vai-se acumulando em versão light e sem muita pressa.

Abraço e bons negócios


Amigo AT2014, continuo tranquilo com a minha entrada longa a 13 de Janeiro a 7.99.
O que te leva a dizer que o crude cairá e recuperará após quinta feira ?

Abraço

Brass
 
Mensagens: 452
Registado: 26/10/2006 23:12

Re: Galp - Tópico Geral

por AT2014 » 17/2/2015 16:17

Compras da manhã vendidas a 10,465.

Recompradas 2 posições a 10,335 e 10,26. Como tinha dito, ao redor da EMA 50 (10,25). Carga light para momentos conturbados. Hoje e amanhã devem ser dias de quebra do crude e desde que o grego se cale isto deverá subir lá para 5ª feira. Se cair vai-se acumulando em versão light e sem muita pressa.

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: Galp - Tópico Geral

por AT2014 » 17/2/2015 12:18

Caros,

Ora vamos lá ver o que se passou por aqui desde há quase uma semana.

O petróleo disparou na 5ª feira depois dum mergulho na 4ª feira. Está dificil perceber afinal o que guia o petróleo. Já percebi que na 4ª feira baixa aquando da saida dos stocks e na 5ª feira sobe aquando da saida da contagem dos poços em exploração nos EUA. Ok.

E relativamente ao que eu tinha dito (e transacionado) no meu último comentário a estratégia que tinha era realmente a mais adequada (2 longos e 2 curtos). Só que não correu bem comigo pois a minha corretora saldou as posições todas e fiquei com um prejuizo significativo. O erro foi meu que não coloquei ordens limite mas a falta de vontade foi deles para abrir as ordens outra vez em manual. Razão pela qual tenho estado ausente e só hoje me deram alta dos cuidados intensivos de traders traumatizados. Perdi quase 3.000€ e assim só estou a ganhar 500€ este mês. Dá para a bucha :lol: :lol: :lol: E para os menos experientes fica mais esta minha experiência. Isto de ganhar dinheiro consistentemente não é linear. Às vezes ganha-se e às vezes perde-se. Há é que não ficar agarrado às perdas. Passou, morreu, amanhã é um novo dia. E nem sempre se acerta. Só me chateou é o facto da minha estratégia até estar certa mas enfim....

Bom, mas a vida anda para diante e mudei de corretora. Aproveitei para fazer um estudo ao mercado em termos de qualidade, margens exigidas e custos que publiquei num novo tópico do caldeirão que se chama "COMPARATIVO DE CORRETORAS - Qualidade, Margens e Custos". Aconselho que vejam pois descobri que gastei cerca mais de 80% em custos do que podia ter gasto se tivesse outra corretora mais barata de inicio. Assim nem tudo está perdido pois o que perdi agora com este precalço recuperarei nos custos dentro de 1 a 2 meses. Só para terem uma ideia, entre 01-01-2015 e 13-02-2015 suportei custos de 4.560€ (Não considerando custos de financiamento e de rollover) e podia ter suportado, no limite, com a corretora mais barata, apenas 545€ (-88%). E no vosso caso será igual concerteza. Mas está lá tudo com as continhas todas.

Hoje entrei na Galp a 10,235 e isto promete. Ainda assim estou pouco convencido do suporte da Galp a estes valores e continuo convencido (sou bastante teimoso como podem observar) que o petróleo vai ter um descalabro para os 40-45$ no curto prazo. Por isso estou a investir com exposições bastante reduzidas e na lógica do Daytrade ou de muito curto prazo.

Em termos de análise técnica parece estar a formar-se um novo canal ascendente paralelo ao anterior mas enquanto o stocástico (e especialmente o MACD) estiverem a valores oversold acredito que estas subidas são apenas fogachos com pouco suporte. Não me impede de estar comprador mas impede-me de estar muito alavancado. E estou comprador à volta da EMA 50.

Deixo os gráficos.

Abraço e bons negócios
Anexos
galp 17-02-2015.png
galp 17-02-2015 - V2.png
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: Galp - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 12/2/2015 1:10

A razão disso não sei.
Obrigado pela explicação
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Galp - Tópico Geral

por AT2014 » 12/2/2015 0:47

Sr_SNiper Escreveu:
Joekoolness Escreveu:...e o Brent não passa da Bollinger média despenha-se de imediato.
Creio que desta vez é para afundar abaixo dos 50 em 3 dias todas as fontes que leio são unânimes no excesso de petróleo em stock e nem por isso a produção abranda. Heading for the unknown.

Exato, todos, e depois de reportado os maiores stocks de sempre nos EUA o WTI subiu quae 10%...


Sniper,

Se bem me lembro isso foi porque no mesmo dia, passadas umas horas, reportaram uma "rig count" inferior em 25% (1200 rigs em funcionamento face aos 1600 de Outubro) nos EUA. Após a saida dos stocks que falas o petróleo caiu que nem uma pedra e quebrou pela primeira vez a barreira dos 44$. Mas é verdade que o mercado nem sempre é racional.

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: Galp - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 12/2/2015 0:32

Joekoolness Escreveu:...e o Brent não passa da Bollinger média despenha-se de imediato.
Creio que desta vez é para afundar abaixo dos 50 em 3 dias todas as fontes que leio são unânimes no excesso de petróleo em stock e nem por isso a produção abranda. Heading for the unknown.

Exato, todos, e depois de reportado os maiores stocks de sempre nos EUA o WTI subiu quae 10%...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Galp - Tópico Geral

por Joekoolness » 11/2/2015 19:23

...e o Brent não passa da Bollinger média despenha-se de imediato.
Creio que desta vez é para afundar abaixo dos 50 em 3 dias todas as fontes que leio são unânimes no excesso de petróleo em stock e nem por isso a produção abranda. Heading for the unknown.
 
Mensagens: 18
Registado: 12/11/2014 12:26

Re: Galp - Tópico Geral

por AT2014 » 11/2/2015 16:08

AT2014 Escreveu:Short a partir do momento que quebrou 9,80. Era a última esperança de recuperação. Já estamos a entrar em mar alto e não vale a pena perder mais tempo. O caminho é para baixo e possivelmente vai-se agravar a partir das 15:30. Não tem nada de mais. Agora acumula-se à medida que vai descendo. Este é um short fácil pois é previsivel que suba daqui a umas semanas/meses portanto até dá para manter os longs caso estejam muito apegados a eles e ir acumulando shorts para aproveitar a descida. Quando ela aterrar ai fecham-se os shorts e mantem-se os longs que entretanto começarão a recuperar valor. Melhor que isto só um 1x2 no totobola.


Já agora, fiz um short igual à posição long que mantenho pelo que aconteça o que acontecer no limite não posso acumular mais perdas do que as que tenho até agora na posição longa. Recordo que tenho uma exposição longa muito residual. Se cair acumula-se shorts e começa-se a lucrar face à posição longa. Se subir os longs compensam o prejuizo dos shorts. Não fazendo nada assumiria já mais perdas nos longs e não lucraria um erro na descida, o que não tem lógica. A Galp, a este nivel tem grande potencial para descida pelo que é uma boa altura para abertura de shorts. Mas obviamente tendo um olho no burro e outro no....petróleo :wink: :wink:
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: Galp - Tópico Geral

por AT2014 » 11/2/2015 15:59

Short a partir do momento que quebrou 9,80. Era a última esperança de recuperação. Já estamos a entrar em mar alto e não vale a pena perder mais tempo. O caminho é para baixo e possivelmente vai-se agravar a partir das 15:30. Não tem nada de mais. Agora acumula-se à medida que vai descendo. Este é um short fácil pois é previsivel que suba daqui a umas semanas/meses portanto até dá para manter os longs caso estejam muito apegados a eles e ir acumulando shorts para aproveitar a descida. Quando ela aterrar ai fecham-se os shorts e mantem-se os longs que entretanto começarão a recuperar valor. Melhor que isto só um 1x2 no totobola.
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: Galp - Tópico Geral

por Joekoolness » 11/2/2015 11:49

Benditas insónias AT2014 :D :D

Obrigado pela partilha das tuas análises.
 
Mensagens: 18
Registado: 12/11/2014 12:26

Re: Galp - Tópico Geral

por Calius » 11/2/2015 11:48

AT2014 Escreveu:Já olhas-te para o stocástico e Macd que tens abaixo do teu gráfico ? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço e bons negócios


Olhei AT2014, e isso indicia um cenário provável mas como o RSI estava abaixo de 70 podia ser a folga necessária para ir tocar a resistência antes de vir cá abaixo ganhar força para a subida.
O meu outro cenário era muito próximo do que mencionaste entretanto. Vir visitar a EMA. Reagiu positivamente ao primeiro toque mas parece querer encaminhar-se para lá novamente.
Estou fora (saí ontem com perda felizmente modesta) mas com vontade de entrar novamente, provavelmente curto. Vamos aguardar pela confirmação da direcção ;)
 
Mensagens: 171
Registado: 23/5/2014 12:26

Re: Galp - Tópico Geral

por AT2014 » 11/2/2015 10:30

Ter em atenção que esta tarde (15:30) saiem os stocks do petróleo.
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: Galp - Tópico Geral

por AT2014 » 11/2/2015 9:43

E já agora um esclarecimento adicional: Não estou a dizer que a cotação não pode subir para 10,70 outra vez. Estou é a dizer que as probabilidades disso suceder são muito mais baixas do que de cair para 9,24. E quando tomamos uma decisão de investimento devemos apostar naquela que reune mais probabilidades. Por isso que não reduzi a exposição a zero. Mas deixei-a a um nivel que se cair até 9,24 ou menos não me afecta o descernimento e é perfeitamente gerivel numa lógica de sair com mais perdas ou de fazer um preço médio muito baixo para os netinhos (indo acumular a valores de 8,xx). Não tenho dúvidas que o petróleo irá encontrar o seu rumo definitivo para cima dentro de uns tempos. Logo a lógica de acumulação continua a prevalecer. Só que devemos acumular a preços que depois se vendam e não ficar agarrado a posições muito caras sem ter qualquer capital disponivel para fazer grandes acumulações em caso de grandes quedas.
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: Galp - Tópico Geral

por AT2014 » 11/2/2015 9:28

Caros,

Deixo aqui um gráfico. Como se vê à esperança desde que se aguente a niveis de 9,84 (EMA 100). Se cair dali então depois é um mar até aos 9,24 passando pelos 9,5 como suporte intermédio. Não se esqueçam dos stops e trail stops. Façam contas para o caso de terem de suportar uma queda até 9,24 pelo menos e aproveitem esta oportunidade hesitante da cotação para decidir a exposição que vos deixa dormir descansado. Estamos em Fevereiro e o pai natal já passou :wink: :wink: :wink: . Isto não vai lá com rezas.

Abraço e bons negócios
Anexos
galp 11-02-2015 - v4.png
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: Galp - Tópico Geral

por AT2014 » 11/2/2015 9:11

Redução parcial de exposição feita a 10,01 com perdas. Exposição a 20%.
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: Galp - Tópico Geral

por AT2014 » 11/2/2015 3:54

Calius Escreveu:Que vos parece este cenário?
Uma simples visita às LTa de curto prazo (verde e vermelha) antes de se encaminhar para a resistência principal ou inicio de uma retracção mais acentuada?

Imagem


Já olhas-te para o stocástico e Macd que tens abaixo do teu gráfico ? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: Galp - Tópico Geral

por AT2014 » 11/2/2015 3:49

Caros

Que dia. Entre o ponto mais alto e o fecho tivemos uma variação de mais de 7%. Como deve haver muita gente com falta de ar deixo aqui as minhas humildes divagações :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: .

Como tinha dito de manhã (e há vários dias) o petróleo estava a colapsar a qualquer momento e dá-me ideia que esse colapso se pode ter iniciado hoje com a incapacidade para ultrapassar a EMA 50 tanto no WTI como no ICE Brent. Ainda há esperança se se aguentarem acima da EMA 20 (49,66 e 54,37 para o WTI e o ICE Brent respectivamente).

Ao mesmo tempo a Galp, que estava muito cara para os valores actuais do petróleo e do Euro, deixou de ter a sustentação da especulação à volta da apresentação de resultados e obviamente sofreu um esvaziar brutal especialmente a partir do momento em que quebrou os 10,27 (EMA 20). Como tinha dito o aproximar dos 10,185 (EMA 100) era um mau sinal e infelizmente confirmaram-se os meus piores receios. Terminou o dia a quebrar também o canal ascendente e isso não só é preocupante como indica que a queda se pode prolongar durante algum tempo e para valores muito mais profundos.

Mas ainda assim vale a pena esperar para ver se amanhã confirma essa quebra ou se consegue recuperar para valores perto de 10,15 e retomar o seu caminho. Sinceramente duvido que isso aconteça pelo facto do Macd e do stocástico estarem sintonizados para um movimento de queda longo e o Euro também estar a dias/semanas de um colapso para 1,10 outra vez. Assumo que só uma forte recuperação do petróleo poderia suportar um movimento de recuperação desse tipo e a esta hora não vejo nada disso.

O único acontecimento que penso que poderá trazer alguma ar de positividade ao papel é um possivel entendimento dos gregos com o Eurogrupo amanhã. Ainda assim esse acontecimento pode já estar parcialmente descontado pelos leaks que já sairam hoje.

Assim sendo e como não há milagres nestas coisas o meu conselho (e é só um conselho) para aqueles que estão longos com exposição alta será o de serem prudentes e de reduzir significativamente a exposição assim que possivel (mesmo que com perdas). Melhor perder agora alguma coisa que uma batelada mais tarde.

Não quero estar a fazer de Roubini mas a descida do petróleo, a confirmar-se, poderá levar o WTI e o ICE Brent para valores perto de 40$/45$ ou menos e a Galp pode ir visitar outra vez os 8,00 facilmente. Não estou a dizer que vai mas sim que pode ir. Esperemos que não. No minimo devem colocar stops ou trail stops de modo a garantir ganhos. Esqueçam lá isso do preço médio porque ao nivel a que a cotação chegou qualquer preço médio será sempre muito elevado se isto cair forte. Perde-se hoje e recupera-se amanhã. O trading faz-se de ganhos e perdas. O que importa é que no somatório final os ganhos sejam maiores que as perdas. É com isso que se ganha consistentemente. Esqueçam lá os preços médios esperançosos para os netinhos. Nem sempre se acerta e de vez em quando há que assumir perdas e recuperar mais à frente. Até porque o custo de oportunidade de ter o dinheiro empatado é muito grande. Ou seja, se estiverem enterrados durante meses/anos numa lógica de preços médios e "um dia há-de subir" ficam sem dinheiro para investir noutras oportunidades que vão aparecendo. Como já disse várias vezes, as acções sobem e descem e tem que se ir facturando de vez em quando. E para aqueles que investem com CFDs não se esqueçam do custo diário que estão a pagar.

E como estava para aqui com insónias aproveitei para fazer uma tabela indicativa dos valores a que a Galp cotou no passado e quanto poderia cotar face às possiveis cotações do petróleo ponderadas pelo valor do euro actual. Isto é uma análise absolutamente desfundamentada do que quer que seja e apenas da observação de comparativos históricos muito basicos pelo que serve só para ilustrar o quanto a Galp pode estar inflacionada face ao valor actual do Ice Brent e a cotação do Euro. Lendo a tabela vê-se que o valor actual da Galp pressupunha um valor do barril de ICE Brent entre os 76-82$ e que para um valor de 58$ (cotação actual) teriamos uma cotação à volta de 8,10€. Mas como digo isto não inclui nenhum dado fundamental pelo que é só um exercicio lúdico.

P.S: Já agora, não se esqueçam que também podem ganhar/recuperar dinheiro nos shorts caso isto embarque para uma queda longa. Mas como digo, vale a pena esperar para ver o dia de amanhã antes de decisões precipitadas.

Abraço e bons negócios
Anexos
galp 11-02-2015.png
galp 11-02-2015 - v2.png
galp 11-02-2015 - v3.png
Comparativo brent-euro-galp.png
Comparativo brent-euro-galp.png (10 KiB) Visualizado 5947 vezes
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: Galp - Tópico Geral

por Calius » 10/2/2015 19:33

Que vos parece este cenário?
Uma simples visita às LTa de curto prazo (verde e vermelha) antes de se encaminhar para a resistência principal ou inicio de uma retracção mais acentuada?

Imagem
 
Mensagens: 171
Registado: 23/5/2014 12:26

Re: Galp - Tópico Geral

por filipecosta80 » 10/2/2015 18:51

Ulisses Pereira Escreveu:Filipe,

Há algumas coisas que me preocupam no teu raciocínio e que são erros comuns dos investidores.

:arrow: Ir atrás de "price targets".

:arrow: Comprar depois das boas notícias, numa altura em que, na maior parte das vezes os "insiders" já estão a despachar o papel.

:arrow: Ir atrás de "feelings".

Abraço,
Ulisses


O meu raciocínio em ir atrás dos "price targets" é no sentido de longo prazo, ou seja, quando se quer investir e deixar estar, ultimamente tenho tendência em olhar para esses valores... (se dizes que é errado, fico a pensar duas vezes... :-# )
lá está, o comprar depois das boas notícias é o seguimento ao pensamento de longo prazo e pensar que poderá crescer mais em valor...
O feeling eu sei que isso não se pode ter mas daí eu ter metido em último lugar...

Obrigado pelo comentário

Abraço,
Filipe
 
Mensagens: 48
Registado: 1/8/2013 11:30

Re: Galp - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 10/2/2015 18:43

Filipe,

Há algumas coisas que me preocupam no teu raciocínio e que são erros comuns dos investidores.

:arrow: Ir atrás de "price targets".

:arrow: Comprar depois das boas notícias, numa altura em que, na maior parte das vezes os "insiders" já estão a despachar o papel.

:arrow: Ir atrás de "feelings".

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Galp - Tópico Geral

por filipecosta80 » 10/2/2015 18:39

Eu entrei LONGO a 10,41€ com os seguintes raciocínios:

-O preço alvo de muitas casas de investimento (Santander, BPI, Carregosa research...) anda a rondar os 12€
-Os resultados foram a cima do esperado
-Penso que o petroleo vai começar a aumentar ligeiramente... (isto é um feeling)

No entanto hoje já estou a levar com 4% a menos...analisando os graficos e analise fundamental não entendi esta descida...será por causa desta notícias??...

http://economico.sapo.pt/noticias/americo-amorim-desmente-ligacao-ao-swiss-leaks_211763.html
 
Mensagens: 48
Registado: 1/8/2013 11:30

Re: Galp - Tópico Geral

por AT2014 » 10/2/2015 13:17

AT2014 Escreveu:
AT2014 Escreveu:
AT2014 Escreveu:Back in business again. Entrada a 10,33.


O 10,27 era o ideal mas com cfds nem sempre chega lá.


Afinal parece que vai até à EMA 100 (10,185) do Diário. Mau sinal mas vamos estando atentos.


Mais uma entrada 10,30 com base do acordo do Eurogrupo para extensão de financiamento à Grécia por seis meses.
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Alfa Trader, Bing [Bot], Gioes, Google Adsense [Bot], iniciado1, JFDIL, karaya75, Noel1, PAULOJOAO, silva_39, VALHALLA e 396 visitantes