Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae com - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Apramg » 19/1/2023 15:50

Penso que eles lançaram o isco a ver se pescavam peixe miúdo, mas o pessoal mais experiente não foi no engodo. Assim esperamos cenas dos próximos capítulos, bem acima da esmola dos 2,50€. A acompanhar próximo salto...
 
Mensagens: 325
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Sonae com - Tópico Geral

por HCC1 » 19/1/2023 0:44

Aqui o que me surpreende é o preço realmente baixo em relação ao valor contabilístico, só se eles estiverem a pensar registar menos valias com a dissolução da ZOPT e mesmo assim...
Nas anteriores OPA´s sobre a Sonae Capital e a Sonae Indústria, na primeira eles ofereceram o valor contabilístico e na segunda, não consigo perceber bem qual o valor da Sonae Indústria na altura, mas tendo em conta a situação algo delicada da empresa considero que o valor oferecido seria próximo do justo naquele momento.
Em todo o caso penso recordar que a Efanor apresentou naquela situação uma avaliação independente, algo que deverá acontecer numa próxima fase desta tentativa de retirar a empresa da bolsa, pois para já os vendedores parecem ter acabado.
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 13/1/2023 0:25

Penso que estão a misturar tudo! Após os 90% podem tirar as açoes da bolsa, sao somente obrigados a vender quando mais de 90% das açoes sujeitas á oferta sao adquiridas na opa! Posteriormente, a empresa pode realizar uma assembleia-geral no sentido de adquirir as açoes remanescentes, mas com a avaliaçao de um roc. Como cada açao tem um valor contabilistico de 4 euros será impossível o roc dizer que a empresa vale 2,5, a proposta nunca poderá ser feitas abaixo do preço da opa, nwste caso, 2,5 euros. Penso que a empresa pode fazer essa proposta na assembleia geral até 6 meses após atingir os 90%.

Atençao, nao sou jurista, mas deixo a minha interpretaçao. Aconselho a lerem a legislaçao para tirarem as v conclusoes
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Lusitanus » 12/1/2023 16:19

Aqui_Vale Escreveu:
Goya777 Escreveu:Já tendo 90% do total (facto) se nao lançam potestativa agora lançam mais tarde e nos mesmos termos.


Ultrapassaram ligeiramente os 90% de acções, mas ainda não teem os 90% de Direitos de Voto. Aqui é que está o busílis. Enquanto não detiverem os tais 90% de Direitos de Voto, não poderão fazer uma aquisição potestativa =;

Se isso depender das minhas, não me parece que se safem.

CumPrim/
ValeAquilino

É isso mesmo Aqui_Vale!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 12/1/2023 11:04

Goya777 Escreveu:Já tendo 90% do total (facto) se nao lançam potestativa agora lançam mais tarde e nos mesmos termos.


Ultrapassaram ligeiramente os 90% de acções, mas ainda não teem os 90% de Direitos de Voto. Aqui é que está o busílis. Enquanto não detiverem os tais 90% de Direitos de Voto, não poderão fazer uma aquisição potestativa =;

Se isso depender das minhas, não me parece que se safem.

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Apramg » 11/1/2023 23:25

O grupo discerene não pode pedir uma avaliação por uma emtifade nomeada pela CMVM?
 
Mensagens: 325
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Goya777 » 11/1/2023 17:27

Já tendo 90% do total (facto) se nao lançam potestativa agora lançam mais tarde e nos mesmos termos.
 
Mensagens: 2807
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Apramg » 11/1/2023 17:18

Aqui a questão é se não chegarem a 90, aumentam a proposta, ou desistem e tentam mais tarde. Ja não me lembro como foi com a sonae industria...
 
Mensagens: 325
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Oli Mac » 11/1/2023 16:15

Apramg Escreveu:Aqui a questão é se não chegarem a 90, aumentam a proposta, ou desistem e tentam mais tarde. Ja não me lembro como foi com a sonae industria...


...penso que esse objectivo já foi alcançado.
 
Mensagens: 58
Registado: 29/11/2007 2:45
Localização: Grande Porto

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Apramg » 11/1/2023 15:39

Aqui a questão é se não chegarem a 90, aumentam a proposta, ou desistem e tentam mais tarde. Ja não me lembro como foi com a sonae industria...
 
Mensagens: 325
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Sonae com - Tópico Geral

por MCMAD1977 » 5/1/2023 1:10

Para Cima

Que a oferta não é justa já sabemos, a questão é se vão ser obrigados a subir a oferta.
 
Mensagens: 305
Registado: 25/2/2008 17:23

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 5/1/2023 0:24

vamos lá á noticia

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... adComments

no terceiro trimestre de 2022 a empresa anuncia um CP de 1233M, tendo em circulação 311M de ações... passados 3 mês(as contas foram fechadas a 30/9) os gestores dizem que a sonaecom não é mau negócio a 777M. atenção que não tive em conta as ações detidas pela própria empresa.

a sonaecom é uma empresa bem gerida, criadora de valor... "destruir" 500M em 3 meses é demais, não tendo em conta o prémio de controlo que é mais que normal, tnto que a sonae indica que a empresa fora de bolsa sai "optimiza", só por isso quero mais que o CP... ou só eles é que ganham?

é mais que visível que a proposta não é justa. basta olhar para o CP e o valor da oferta.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por ParaCima » 30/12/2022 19:00

8-)
Aqui_Vale Escreveu:Curiosidades... :oh:

Hoje fez 25,332% do volume a 2,51; e fechou. E o comprador mantem-se lá. :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino


Alguém a querer perder dinheiro :wall: :lol:
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 30/12/2022 18:20

Curiosidades... :oh:

Hoje fez 25,332% do volume a 2,51; e fechou. E o comprador mantem-se lá. :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
SONAEcom coff 30dez..png
SONAEcom coff 30dez..png (26.05 KiB) Visualizado 7994 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por ParaCima » 30/12/2022 14:17

Lusitanus Escreveu:
Pageup Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu: Muita vontade de comprar, pouco interesse em vender...

CumPrim/
ValeAquilino


Também não percebo o porque dessa ordem dos 12 milhões, deve ser um chamariz para os americanos que tem 2,5% acho eu... :lol: :lol:

Deve ser um chamariz para os americanos venderem?
No mercado o que muitas vezes parece mais evidente não é o que acontece realmente.
E porque não serem os americanos a tentarem comprar os "restos"?


Penso que seja a sonae... quero é ver acima dos 2,5 com algum volume.

No dia antes da opa nao chegou aos 2,16? Tenho essa ideia
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Lusitanus » 30/12/2022 13:09

Pageup Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu: Muita vontade de comprar, pouco interesse em vender...

CumPrim/
ValeAquilino


Também não percebo o porque dessa ordem dos 12 milhões, deve ser um chamariz para os americanos que tem 2,5% acho eu... :lol: :lol:

Deve ser um chamariz para os americanos venderem?
No mercado o que muitas vezes parece mais evidente não é o que acontece realmente.
E porque não serem os americanos a tentarem comprar os "restos"?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Pageup » 30/12/2022 12:57

Aqui_Vale Escreveu: Muita vontade de comprar, pouco interesse em vender...

CumPrim/
ValeAquilino


Também não percebo o porque dessa ordem dos 12 milhões, deve ser um chamariz para os americanos que tem 2,5% acho eu... :lol: :lol:
 
Mensagens: 730
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 30/12/2022 12:44

Muita vontade de comprar, pouco interesse em vender...

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
SONAE coff.png
SONAE coff.png (27.88 KiB) Visualizado 4751 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por ParaCima » 30/12/2022 11:12

Aqui_Vale Escreveu:
ParaCima Escreveu:Vamos lá por partes

1- a açao vai sair da bolsa ( Ja nao há dúvidas).

2.1- caso a oferta consiga mais de 90% do capital sujeita á mesma, ou seja, 9 e tal% do capital social, entao a malta que nao vendeu é obrigado a vender pelos 2,5 euros.

2.2- caso a opa nao consiga atingir os 90% das açoes sujeitas á mesma, então nao és o obrigado a vender, contudo a empresa adquirente pode até 6 meses (acho qye é até 6 meses após atjngir os 90% dos votos e capital)após a opa realizar uma assembleia-geral com um parecer de um roc "independente" onde avalia os activos e ai és obrigado a vender. Art 490 csc

2.3- caso nao se interessem pelo capital que ficou disperso, continuo a receber os dividendos, ou o ativo su jacente é valorizado.


Aqui entra a parte interessante da coisa, se o CP ascende a 1,2 Mm, como é que o roc pode afirmar que a empresa vale 700 e tal milboes? Desses 700 e tal milhoes estamos a falar de uma participaçao numa empresa cotada e dinheiro. Nao é muito fácil evitar estes factos.

Considerando o cp a empresa vale, aproximadamente, 4 euros por açao.

Atençao, isto é uma opiniao pessoal que pode conter dados incorretos, nao apresenta qualquer recomendaçao de compra ou venda.


Toda esta história me parece muito bem engendrada... =; :oh:

Ainda não larguei as minhas, e, só penso larga-las quando a isso for obrigado, espero ainda receber dividendos do exercício de 2022.

Não entendo como é possível o Regulador aprovar uma OPA, por um Valor , ao que parece cerca de 37% inferior ao valor contabilístico da acção. :oh: :oops:

CumPrim/
ValeAquilino


https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... -dois-anos



já sabemos o que regula o regulador... a lei permite ("obrigada")o regular, em caso de dúvida, pedir a um roc a avaliação dos ativos sujeitos +a opa...

só há duas hipoteses, ou o regulador não está a fazer o que está estampado na lei, ou a contabilidade não está em conformidade. como eu não acredito na segunda hipotese e o regulador não sabe se está bem ou não até á realização da auditoria, só resta a 1 hipotese.

já somos dois a guardar. não acredito que consigam os +de 90%... esperemos pelos próximos capítulos. acredito que ainda haja malta a vender para o ano por uma questão de maisvalias.

vamos aguardar pelo artecer do CA relativamente á oferta :lol:
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 29/12/2022 16:14

ParaCima Escreveu:Vamos lá por partes

1- a açao vai sair da bolsa ( Ja nao há dúvidas).

2.1- caso a oferta consiga mais de 90% do capital sujeita á mesma, ou seja, 9 e tal% do capital social, entao a malta que nao vendeu é obrigado a vender pelos 2,5 euros.

2.2- caso a opa nao consiga atingir os 90% das açoes sujeitas á mesma, então nao és o obrigado a vender, contudo a empresa adquirente pode até 6 meses (acho qye é até 6 meses após atjngir os 90% dos votos e capital)após a opa realizar uma assembleia-geral com um parecer de um roc "independente" onde avalia os activos e ai és obrigado a vender. Art 490 csc

2.3- caso nao se interessem pelo capital que ficou disperso, continuo a receber os dividendos, ou o ativo su jacente é valorizado.


Aqui entra a parte interessante da coisa, se o CP ascende a 1,2 Mm, como é que o roc pode afirmar que a empresa vale 700 e tal milboes? Desses 700 e tal milhoes estamos a falar de uma participaçao numa empresa cotada e dinheiro. Nao é muito fácil evitar estes factos.

Considerando o cp a empresa vale, aproximadamente, 4 euros por açao.

Atençao, isto é uma opiniao pessoal que pode conter dados incorretos, nao apresenta qualquer recomendaçao de compra ou venda.


Toda esta história me parece muito bem engendrada... =; :oh:

Ainda não larguei as minhas, e, só penso larga-las quando a isso for obrigado, espero ainda receber dividendos do exercício de 2022.

Não entendo como é possível o Regulador aprovar uma OPA, por um Valor , ao que parece cerca de 37% inferior ao valor contabilístico da acção. :oh: :oops:

CumPrim/
ValeAquilino


https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... -dois-anos

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 24/12/2022 14:57

Vamos lá por partes

1- a açao vai sair da bolsa ( Ja nao há dúvidas).

2.1- caso a oferta consiga mais de 90% do capital sujeita á mesma, ou seja, 9 e tal% do capital social, entao a malta que nao vendeu é obrigado a vender pelos 2,5 euros.

2.2- caso a opa nao consiga atingir os 90% das açoes sujeitas á mesma, então nao és o obrigado a vender, contudo a empresa adquirente pode até 6 meses (acho qye é até 6 meses após atjngir os 90% dos votos e capital)após a opa realizar uma assembleia-geral com um parecer de um roc "independente" onde avalia os activos e ai és obrigado a vender. Art 490 csc

2.3- caso nao se interessem pelo capital que ficou disperso, continuo a receber os dividendos, ou o ativo su jacente é valorizado.


Aqui entra a parte interessante da coisa, se o CP ascende a 1,2 Mm, como é que o roc pode afirmar que a empresa vale 700 e tal milboes? Desses 700 e tal milhoes estamos a falar de uma participaçao numa empresa cotada e dinheiro. Nao é muito fácil evitar estes factos.

Considerando o cp a empresa vale, aproximadamente, 4 euros por açao.

Atençao, isto é uma opiniao pessoal que pode conter dados incorretos, nao apresenta qualquer recomendaçao de compra ou venda.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral

por severalmal » 24/12/2022 12:19

Acho que o pessoal aqui está a fazer confusão. A Sonae não precisa de comprar 90% das ações em float, só precisa de ter 90% das ações totais da empresa. Ora, a Sonae já detinha algo como 88% (não tenho a certeza do valor certo) das ações da Sonaecom antes de fazer esta Oferta, portanto só precisa de comprar os 2% que lhe falta.

Edit: e como se pode ver pela noticia acima, já conseguiu ter mais de 90% das ações. Com praticamente toda a certeza, posso dizer que a Sonae vai realizar uma operação potestativa para comprar as restantes, e os pequenos accionistas aqui vão ter de vender as suas ações,quer queiram, quer não.
 
Mensagens: 30
Registado: 5/3/2015 15:34

Re: Sonae com - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 24/12/2022 8:42

ver http://www.associacaodeinvestidores.com/


"Contrapartida da OPA da Sonaecom e deveres da CMVM
A ATM defende a nomeação de um auditor independente para fixar a contrapartida mínima na oferta pública de aquisição lançada sobre a Sonaecom [cf. artigo 188 (2), ab initio, do Código dos Valore Mobiliários]. Isto porque tendo em conta o muito baixo free float (apenas de ~ 10 %) e concomitante baixa liquidez e turnover, ao que se alia a perturbação da guerra na Ucrânia e o período de pandemia, factores acontecimentos extraordinários e não previsíveis ou possíveis de modular nos modelos de risco (nem mesmo considerando eventuais black swans) a contrapartida não pode ser determinada por recurso ao preço de mercado, porquanto esse não é um bom indicador do preço justo da sociedade visada.

Assim, deverá a Comissão de Mercado dos Valores Mobiliários defender o regular funcionamento do mercado e os acionistas minoritários da Sonaecom, com especial incidência nos pequenos acionistas, e determinar que a contrapartida seja fixada por intermédio de um auditor independente.
"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Sonae com - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 24/12/2022 8:08

ParaCima Escreveu:
XxxTOP GUNxxX Escreveu:cá para mim devem ainda faltar muitas para comprar :lol:
notícias para assustar a manada
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... r-de-bolsa


adquiriram menos de 1/20 da oferta. :D

vendas, até podem baixar dos 2,5. quando sair de bolsa.

Artigo 194.º
Aquisição potestativa
1 - Quem, na sequência do lançamento de oferta pública de aquisição geral em que seja visada sociedade aberta que tenha como lei pessoal a lei portuguesa, atinja ou ultrapasse, directamente ou nos termos do n.º 1 do artigo 20.º, 90 % dos direitos de voto correspondentes ao capital social até ao apuramento dos resultados da oferta e 90 % dos direitos de voto abrangidos pela oferta pode, nos três meses subsequentes, adquirir as acções remanescentes mediante contrapartida justa, em dinheiro, calculada nos termos do artigo 188.º
2 - Se o oferente, em resultado da aceitação de oferta pública de aquisição geral e voluntária, adquirir pelo menos 90 % das acções representativas de capital social com direitos de voto abrangidas pela oferta, presume-se que a contrapartida da oferta corresponde a uma contrapartida justa da aquisição das acções remanescentes.

ainda lhes falta muito para conseguirem...

como disse em cima, hoje comprei mais 1000 ações. ainda me vão dar 10 euros por ação. já meti o preço para as minhas ações :lol: :D


Esclarece-me onde é que lhe faltam comprar acções se já ultrapassaram os 90%! Podem já lançar a opa potestativa no final do tempo normal da OPA que registaram. Não é assim?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 24/12/2022 0:48

https://www.cmvm.pt/pt/AreadoInvestidor ... usHol.aspx

penso que pode ajudar os interessados
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Paulo Pereira 74, PAULOJOAO e 408 visitantes