Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae com - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 17/10/2013 17:44

Todo o raciocínio é claro e bastante interessante. Até à parte das perguntas...

De facto, não parece incorporado nenhum rumor de retirada do mercado. Mas a pergunta 1 refere-se à vantagem para a Sonae SGPS? Quanto à pergunta 2, ao investir-se na casa mãe está-se a investir em muito mais coisas do que ao investir-se na Sonae.com.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Sonae com - Tópico Geral

por BMATeixeira » 17/10/2013 16:20

Olá a todos,

sou novo nestas andanças e tenho acompanhado diariamente o Fórum. Possuo algumas acções de uma ou outra empresa da bolsa de valores portuguesa. Entre elas, está a Sonaecom.

Neste momento, estou no verde, contudo estou na dúvida em manter ou fechar a posição. E passo a explicar o porquê.

Sendo que a Sonaecom possui 7.28% da Zon Optimus e 50% da ZOPT (que por sua vez, detém 50.01% da Zon Optimus), diria que a Sonaecom possui no total 32.3% da Zon Optimus. Um outro dado é a capitalização bolsista da Zon Optimus, que neste momento é de 2648M€.

Admitindo que o principal activo da Sonaecom é a sua participação na Zon Optimus (directa e indirectamente), podemos dizer que a Sonaecom possui um valor de 2648 x 0.323 = 853M (que corresponde à sua actual capitalização bolsista, mais coisa menos coisa). Ou seja, aos actuais 2,32€.

Segundo este raciocínio, neste momento, a cotação da Sonaecom está (apenas) directamente relacionada com a cotação da Zon Optimus, numa porproção de 1 para 0.323. Por cada 1% de valorização da Zon Optimus, a Sonaecom valoriza 0,323. (também mais ou menos o que acontece hoje com a subida de 4,21 de uma, e 1,22 de outra).

Assim, podemos admitir quatro cenários:

1 – a cotação da Sonaecom sobe porque a cotação da Zon Optimus continua a subir;
2 – a cotação sobe porque a Sonaecom irá ser retirada da bolsa;
3 – a cotação desce, se tal se verificar na Zon Optimus;
4 – a cotação da Zon Optimus desce e a da Sonaecom mantem-se, pois irá sair da bolsa.

Onde quero chegar? Neste momento, acho que o rumor de a Sonaecom sair da bolsa não está, como dizer, admitido na sua cotação.

Neste ponto, pergunto:

1 – Qual a vantagem da retirada da Sonaecom da bolsa?
2 – E porque não investir directamente na Sonae?

Cumprimentos
 
Mensagens: 14
Registado: 19/9/2012 0:00

Re: Sonae com - Tópico Geral

por rasteiro » 17/10/2013 15:00

Nadir121212 Escreveu:A zonoptimus esta a subir bem,e a sonaecom esta completamente parada...
Os experts na materia poderiam dar uma opiniao :)



pareçe querer dar um ar da sua graça.
entro se quebrar os máximos feitos a 2.33+-

abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Sonae com - Tópico Geral

por nadir.mahomed.9 » 17/10/2013 13:56

A zonoptimus esta a subir bem,e a sonaecom esta completamente parada...
Os experts na materia poderiam dar uma opiniao :)
 
Mensagens: 21
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: lisboa

Re: Sonae com - Tópico Geral

por 5640533 » 9/10/2013 19:04

euroborn Escreveu:A Sonaecom ainda apresenta potencial.
1) financeiramente sólida (auton > 50%)
2) rentabilidade do investimento boa (+ de 10% yoy)
3) perspetivas de crescimento via exposição zon+optimus a nível nacional e principalmente internacional.

Presumo que apresentará muita liquidez que terá, obrigatoriamente, um destino útil, seja para dividendos ou investimentos estratégicos.


Peço desculpa, mas não percebo o que vale hoje 2,25 €. É o Público mais algumas coisitas? O Óptimus já não está lá. Só se a Sonae retirar a Sonae.com da Bolsa generosamente. Mas como não é conhecida pela sua generosidade...
 
Mensagens: 1990
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Iniciado » 9/10/2013 16:22

Se aquilo lá pelas Americas estivesse mais bonito.....entrava.
Está com um gráfico tão ficholas.
Tudo indica que fecha em máximos.
Obrigado pela tua disponibilidade Ulisses
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 580
Registado: 22/12/2005 15:42
Localização: Ourèm

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 9/10/2013 16:09

Aqui vão os gráficos actualizados.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-snc1.png
forum-snc2.png
forum-snc3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Sonae com - Tópico Geral

por aquA » 9/10/2013 15:58

Boa tarde, Ulisses!

Seria possível colocar o gráfico da SonaeCom para ver suportes e resistências, depois destas últimas subidas? Desde já agradecido e BN!
 
Mensagens: 18
Registado: 26/7/2010 15:36
Localização: 14

Re: Sonae com - Tópico Geral

por eu-ro-bo-rn » 6/10/2013 18:34

A Sonaecom ainda apresenta potencial.
1) financeiramente sólida (auton > 50%)
2) rentabilidade do investimento boa (+ de 10% yoy)
3) perspetivas de crescimento via exposição zon+optimus a nível nacional e principalmente internacional.

Presumo que apresentará muita liquidez que terá, obrigatoriamente, um destino útil, seja para dividendos ou investimentos estratégicos.
 
Mensagens: 101
Registado: 21/10/2007 21:38

Re: Sonae com - Tópico Geral

por The Wave » 4/10/2013 15:52

Boa tarde, Ulisses

Seria possível colocares o teu gráfico?

Obrigado.
 
Mensagens: 100
Registado: 20/8/2009 20:53
Localização: 12

Re: Sonae com - Tópico Geral

por fvcvv » 2/10/2013 13:58

Boa tarde,
Alguem sabe como irão ficar os accionistas da SonaeCom com a saída da óptimos?
Vão receber algumas acções da Zon?
A empresa fica muito desvalorizada com a saída.
"Quem controla as suas palavras é sábio e quem mantém a calma mostra que é inteligente"
 
Mensagens: 32
Registado: 18/1/2006 17:11
Localização: 21

Re: Sonae com - Tópico Geral

por eba » 27/9/2013 14:18

rasteiro Escreveu:aproveitei esta vinda aos 2.03€, para reforçar a minha carteira.
O sumo está lá todo.
continua convicto numa valorização sustentada, até a uma posivél saida de bolsa.
Uma ação a ter em carteira sem medo algum

Abraços


Boas,

Mas há ideia de quando isso pode acontecer? Sair um do mercado? E quais as candidatas para a substituir?

Cumps

EA
 
Mensagens: 177
Registado: 29/11/2007 3:01
Localização: porto

Re: Sonae com - Tópico Geral

por rasteiro » 27/9/2013 11:41

aproveitei esta vinda aos 2.03€, para reforçar a minha carteira.
O sumo está lá todo.
continua convicto numa valorização sustentada, até a uma posivél saida de bolsa.
Uma ação a ter em carteira sem medo algum

Abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Aqui_Vale » 27/9/2013 0:43

Nadir121212 Escreveu:
cardia Escreveu:Atencao uma tem de sair


Tambem espero que isso aconteça.
E que a opiniao dos analistas no jornal se concretize.
Estou dentro com uma mais valia na ordem dos 12%,mas como acredito que irá subir e essa foi a opiniao do Ulisses a uns tempos tambem.
Irei continuar dentro nem que leve mais 1 ano.
Mas na ultima semana desde que teve aquela subida ate aos 2,135€ que tem se mantido nos 2,10€+/-
Espero que de algum modo possa ajudar a subir com a votaçao da nova admin da zonoptimus no dia 1 de outubro.



Este marcar de passo,... pode muito bem ser uma consolidação dentro de um canal de tendência.
Vai aqui um boneco.

CumPrim/
Vale Aquilino
Anexos
consolidação.png
consolidação.png (33.66 KiB) Visualizado 12138 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2899
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral

por nadir.mahomed.9 » 27/9/2013 0:04

cardia Escreveu:Atencao uma tem de sair


Tambem espero que isso aconteça.
E que a opiniao dos analistas no jornal se concretize.
Estou dentro com uma mais valia na ordem dos 12%,mas como acredito que irá subir e essa foi a opiniao do Ulisses a uns tempos tambem.
Irei continuar dentro nem que leve mais 1 ano.
Mas na ultima semana desde que teve aquela subida ate aos 2,135€ que tem se mantido nos 2,10€+/-
Espero que de algum modo possa ajudar a subir com a votaçao da nova admin da zonoptimus no dia 1 de outubro.
 
Mensagens: 21
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: lisboa

Re: Sonae com - Tópico Geral

por cardia » 26/9/2013 22:51

Atencao uma tem de sair
 
Mensagens: 31
Registado: 29/11/2007 2:26
Localização: evora

Re: Sonae com - " uma opinião"Tópico Geral

por Aqui_Vale » 26/9/2013 19:29

por ROADSTER 1 » 23/9/2013 0:37

Na ausência de resposta :-# e após pesquisa no Código de Valores Mobiliários, presumo que se aplica o estipulado como contrapartida para Ofertas Públicas de Aquisição Obrigatórias conforme ponto 1 do artgo 188º abaixo transcrito:

"1 - A contrapartida de oferta pública de aquisição obrigatória não pode ser inferior ao mais elevado dos seguintes montantes:

a) O maior preço pago pelo oferente ou por qualquer das pessoas que, em relação a ele, estejam em alguma das situações previstas no n.º 1 do artigo 20.º pela aquisição de valores mobiliários da mesma categoria, nos seis meses imediatamente anteriores à data da publicação do anúncio preliminar da oferta;

b) O preço médio ponderado desses valores mobiliários apurado em mercado regulamentado durante o mesmo período". !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
!!!Tenho andado a fazer contas de cabeça e parece-me que vou aproveitar para lançar aqui alguma confusão.
A Sonaecom, outra coisa não é senão a Zon Otimus com outro nome.
Assim sendo, o comportamento em Bolsa deverá ser semelhante, parece-me a mim, e pela observação a semelhança não é um acaso.
A diferença existe neste momento nas respectivas valorizações.
Para a Zon Optimus: 154,2%, enquanto a Sonaecom apenas leva: 96,4% :roll: Há aqui uma decalagem de: 57,8%.
Quanto a mim, este diferencial, terá que ser reduzido/ anulado, e ou se faz progressivamente; e/ ou com um ajuste brusco,havendo a intenção de retirar de Bolsa a Sonaecom, aumentando assim a liquidez da Zon Optimus, atribuindo aos accionistas da Sonaecom um PRÈMIO equivalente à decalagem percentual dos dois papéis.
Não sei se estarei a sonhar, mas de qualquer maneira será um bom sonho. Mas se assim não for: não se tornará num pesadelo.
Ficam aqui três bonecos que espero fiquem bem "no retrato"
CumPrim/
Vale Aquilino
Anexos
ZON.SONAE.png
ZON.SONAE.png (11.5 KiB) Visualizado 12299 vezes
Sonaecom.png
Sonaecom.png (37.78 KiB) Visualizado 12299 vezes
Zon Optimus.png
Zon Optimus.png (43.91 KiB) Visualizado 12299 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2899
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ROADSTER 1 » 23/9/2013 1:37

Na ausência de resposta :-# e após pesquisa no Código de Valores Mobiliários, presumo que se aplica o estipulado como contrapartida para Ofertas Públicas de Aquisição Obrigatórias conforme ponto 1 do artgo 188º abaixo transcrito:

"1 - A contrapartida de oferta pública de aquisição obrigatória não pode ser inferior ao mais elevado dos seguintes montantes:

a) O maior preço pago pelo oferente ou por qualquer das pessoas que, em relação a ele, estejam em alguma das situações previstas no n.º 1 do artigo 20.º pela aquisição de valores mobiliários da mesma categoria, nos seis meses imediatamente anteriores à data da publicação do anúncio preliminar da oferta;

b) O preço médio ponderado desses valores mobiliários apurado em mercado regulamentado durante o mesmo período".

Transcrevo também o nº1 do artigo 20º referido em a):

"Artigo 20.º
Imputação de direitos de voto

1 - No cômputo das participações qualificadas consideram-se, além dos inerentes às acções de que o participante tenha a titularidade ou o usufruto, os direitos de voto:

a) Detidos por terceiros em nome próprio, mas por conta do participante;

b) Detidos por sociedade que com o participante se encontre em relação de domínio ou de grupo;

c) Detidos por titulares do direito de voto com os quais o participante tenha celebrado acordo para o seu exercício, salvo se, pelo mesmo acordo, estiver vinculado a seguir instruções de terceiro;

d) Detidos, se o participante for uma sociedade, pelos membros dos seus órgãos de administração e de fiscalização;

e) Que o participante possa adquirir em virtude de acordo celebrado com os respectivos titulares;

f) Inerentes a acções detidas em garantia pelo participante ou por este administradas ou depositadas junto dele, se os direitos de voto lhe tiverem sido atribuídos;

g) Detidos por titulares do direito de voto que tenham conferido ao participante poderes discricionários para o seu exercício;

h) Detidos por pessoas que tenham celebrado algum acordo com o participante que vise adquirir o domínio da sociedade ou frustrar a alteração de domínio ou que, de outro modo, constitua um instrumento de exercício concertado de influência sobre a sociedade participada;

i) Imputáveis a qualquer das pessoas referidas numa das alíneas anteriores por aplicação, com as devidas adaptações, de critério constante de alguma das outras alíneas".

Aqui fica para quem possa ter interesse ou para eventuais correcções, caso não se apliquem estas disposições do Código de Valores Mobiliários.

Abraço
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 257
Registado: 7/5/2013 11:46
Localização: Cascais

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ROADSTER 1 » 20/9/2013 16:19

Existindo uma séria probabilidade desta cotada ser retirada de bolsa, e estando eu longo na mesma, tenho todo o interesse em conhecer as "regras do jogo" fixadas pela CMVM para estas situações. Algum dos Caldeireiros me pode esclarecer e/ou indicar-me um link directo ao assunto?

Abraço
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 257
Registado: 7/5/2013 11:46
Localização: Cascais

Re: Sonae com - Tópico Geral

por C0rr3i4 » 18/9/2013 14:53

NGD Escreveu:
correia1978 Escreveu:De realçar na sessão de hoje duas subidas com volume considerável na Altri e Sonaecom.



Qual será a zona de resistência?

Obrigado.


Provavelmente na zona dos 2,10/2,16€.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ngdias » 18/9/2013 14:51

correia1978 Escreveu:De realçar na sessão de hoje duas subidas com volume considerável na Altri e Sonaecom.



Qual será a zona de resistência?

Obrigado.
 
Mensagens: 28
Registado: 5/12/2008 10:55
Localização: 20

Re: Sonae com - Tópico Geral

por C0rr3i4 » 18/9/2013 14:03

De realçar na sessão de hoje duas subidas com volume considerável na Altri e Sonaecom.
Anexos
SONAECOM,SGPS.png
SONAECOM,SGPS.png (36.93 KiB) Visualizado 10802 vezes
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

Re: Sonae com - Tópico Geral

por PairOfJacks » 11/9/2013 16:04

Nadir121212 Escreveu:Esta já a dias nos 1,9€ será que virá novamente abaixo,ou quebrará em alta?


Nadir, quem te soubesse responder a isso... não vinha aqui responder porque já estava nas Bahamas a gozar dos lucros vindouros (se calhar foi por isso que ninguém respondeu, sabiam e não disseram, os malandros :twisted: ). O que eu te posso dizer é a acção tem vindo a perder momentum desde que tocou na zona de resistência, e uma eventual retração aos 1,8 para depois passar essa zona com sucesso não me parece um cenário descabido.

Mais importante do que ela subir ou descer é teres um plano para AMBOS os cenários. A malta é que normalmente só planeia para as subidas e depois...

Cumprimentos e BN's
PairOfJacks
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 833
Registado: 22/7/2009 6:41

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ferreira10 » 11/9/2013 15:56

Estive quase um mês metido na sonae sgps.Ainda houve ali umas semanas, a seguir ao chumbo do TC que estive a levar no lombo.Meti o stop nos 1,78 aproximadamente.Hoje, não obstante ter recebido uma sugestão de compra emanada pela empresa DaybyDay resolvi sair.Algumas linhas traçadas não têm significado técnico.São referencias para que eu me possa orientar em termos da colocação de stops; só isso!Podia ter optado por cobrir a posição com um stop, mas fiquei hoje com a ideia de que vai sair ao final do dia daqui um doji.Sinto que a posso apanhar um pouquinho mais abaixo.

Não obstante, a aposta na sonae é para continuar.É um mero posicionamento; com o propósito de fazer rodar a carteira por ativos com menos risco neste momento.
Anexos
sonae.png
sonae.png (35.11 KiB) Visualizado 10985 vezes
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1499
Registado: 29/11/2007 3:18

Re: Sonae com - Tópico Geral

por nadir.mahomed.9 » 11/9/2013 13:57

Esta já a dias nos 1,9€ será que virá novamente abaixo,ou quebrará em alta?
 
Mensagens: 21
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 322 visitantes