Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Entrevista a SCPNuno

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por dvck » 25/2/2009 18:09

Os meus parabéns pela entrevista da SCPNuno que é tb umas das pessoas que mais gosto de ler aqui no Caldeirão. :wink:
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 16/11/2007 18:38

por luis.live » 25/2/2009 17:42

bem, eu escrevi aqui umas palavras na entrevista, anterior, e vou também escrever aqui qualquer coisita.
devo dizer que quando vi pela 1 vez este nick pensei que fosse um homem,( mas depois de ler o post, nao restaram duvidas.... :lol:
muito feminista, ou talvez nao, :lol: mas sempre posts com muita ironia , que é sempre um prazer ler...

pronto é do sporting, :twisted: , nem acredito que escrevi esta palavra....

mas parece ter personalidade, e eu gosto de mulheres com personalidade... :wink:
Editado pela última vez por luis.live em 25/2/2009 18:21, num total de 1 vez.
Sou do SL BENFICA com muito orgulho...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1003
Registado: 29/11/2007 9:55
Localização: Lisboa

por salvadorveiga » 25/2/2009 17:21

eu acho q devia ser rosa.... tipo um rosa à benfica :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4483
Registado: 12/3/2008 22:06

por Branc0 » 25/2/2009 17:19

Os primeiros escolhidos como a SCP e o Mech são sem duvida grandes elementos do Caldeirão como demonstra o seu bom humor nas entrevistas que deram.

Mas tudo tem limites... fundo verde? VERDE????
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

por Flying Turtle » 25/2/2009 17:07

Se há alguém que eu não deixo mesmo de ler és precisamente tu hehehe :wink:

Obrigado pelos "insights"!

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

por pvg80713 » 25/2/2009 17:01

Também és muito especial para mim S.
beijinhos
pvg
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

Entrevista a SCPNuno

por Ulisses Pereira » 25/2/2009 16:54

A comunidade do Caldeirão não nos perdoaria se, neste novo ciclo de entrevistas aos participantes deste fórum, não entrevistássemos a SCPNuno. Não são muitas as mulheres participantes activas no Caldeirão mas as que existem fazem questão de deixar a sua marca. Adepta ferrenha do Sporting, sempre com uma piada debaixo da língua, tem um amor pelo Caldeirão como poucos têm. O seu humor é a imagem de marca e hoje ela é a minha entrevistada.


Ulisses: Como descobriste este Caldeirão mágico?

SCPNuno: Depois de anos de pesquisa profunda... mentira, já não me lembro, mas acho que foi através do antigo fórum do Negocios que foi o primeiro no qual participei, naquela altura em que ainda era um fórum muito jeitoso. E, se não estou em erro, alguém referiu lá alguma coisa colocada no caldeirão, eu fui ver e por cá fiquei – para vosso desespero, que isto era um local bem mais calmo antes de mim.

Ulisses: És uma das pessoas mais carismáticas do Caldeirão, pela boa disposição que irradias. O Caldeirão influencia a tua disposição?

SCPNuno: Influencia. Há dias que fico melhor (ou pior) ao ler o Caldeirão. Mas tento sempre o contrário, ou seja, influenciar eu a disposição do Caldeirão quando noto que por algum motivo o pessoal está mais triste ou com mais tendência a desatar ao estalo virtual. Às vezes consigo, outras vezes acabo eu ao estalo também. Mas sei que há alturas difíceis e que rir ajuda. Sinto-me bem quando noto que consegui acabar com uma discussão ou melhorei a disposição de alguém. A verdade é que, às vezes, sou eu que preciso e nessa altura a solução é dar com a cabeça na parede.

A verdade é que o Caldeirão – e todas as pessoas /nicks dele - já fazem parte da minha vida, do meu dia a dia.

Ulisses: Há quantos anos negoceias em bolsa?

SCPNuno: Sou da geração pós 11 de Setembro. Julgo que seja desde 2003, mais coisa menos coisa.

Ulisses: Lembras-te do pior e do melhor negócio da tua vida?

SCPNuno: Humm, não sei te referes a valor, a percentagem ou a sentimento. Como sou uma romântica, vou presumir que seja o sentimento (os outros foram, como muito bem diz o Mech, só dinheiro.)
O pior foi a “Padinha”. Não pelo valor, que já tive piores, mas pelo que me custou reconhecer que estava errada e que estava na hora de as “deixar partir”. Custou-me porque eu acreditava mais nelas que o próprio CEO – que entretanto “se pirou”. Ainda hoje olho para elas (no stream!) com um misto de amor-ódio.

O melhor, talvez, a JMT, além dos troquitos, trouxe a ENORME mais valia de ter “conhecido” o JAS - foi com esta acção que começámos a “falar”.

Há também o negócio mais engraçado – o próprio JAS convenceu-me a comprar turbos da PT que caíam como tordos, os infelizes; e eu ainda mais infeliz que eles! E nisto acontece a OPA! Como imaginas, aquilo subiu como um balão. Eu aguentei, com a proverbial calma do JAS a segurar os meus impetos, até que a OPA / contra-OPA não se despachava e vendi-os. Para meu espanto, passado umas horas, descobri que os tinha vendido precisamente ao JAS que ainda os vendeu com lucro, o malandreco.

Ulisses: Profissionalmente, qual é a tua ocupação?

SCPNuno: Sou electro-trolha de profissão. Uma coisa meio esquisita que resulta da mistura da electricidade e da construção civil. Além disso, também tenho uns “part times” em culinária, ponto cruz, futebol infantil, informática, mercados, reparação-de-tudo-quanto-avaria-lá-em-casa, azucrinar a paciência dos caldeireiros, enfim, não me posso queixar de tédio. As vezes tenho é falta de tempo para dormir.

Ulisses: A que é que não resistes?

SCPNuno: Ui, a tanta coisa. Ao famoso cigarrito, ao cafezito, a certos doces, a umas “alfinetadas” de vez em quando. Não resisto a “atacar” um portista (Quando posso! Não é frequente). Não resisto a uma brincadeira. Não resisto à cara linda do meu filho mais novo a dizer “mamã, adoro-te”!

Ahh, não resisto a atacar com unhas e dentes os machistas! E os racistas! E os “armados-em-parvo” – uma espécie que, de vez em quando, dá o ar da sua graça no Caldeirão.

Ulisses: Quando consegues fugir do trabalho e do teu PC, o que fazes?

SCPNuno: Tenho também que fugir do marido, dos filhos, do aspirador, do ferro de engomar... francamente, dá muito trabalho fugir de tanta coisa.
Gosto de filmes. Filmes, séries. Normalmente vistos em casa, já que no cinema só bonecos animados. E gosto muito de ler (na banheira, que é o único sitio onde consigo ter privacidade e 10 minutos sossegada). Ler é uma das coisas que mais prazer me dá.

Ulisses: Podes dizer-me o livro, o filme e a música da tua vida?

SCPNuno: Durante muitos anos o meu livro preferido foi “o Homem” de Irving Wallace. Ainda é, mas perdeu aquele impacto, uma vez que é a história do 1º presidente negro dos EUA. Agora ficou uma coisa vulgar, não é? Vou ter que arranjar outro.
filme. Francamente, não sei. Têm sido tantos. Mas, nos últimos tempos, o que me tenha marcado mais foi a série “Jericho”.

Musica é “Another day in Paradise”, de Phil Collins. Foi a música que ouvi num dos momentos mais complicados da minha vida e ficou. Até hoje. Também gosto muito de “Só não sei porque não fico em casa”, mas isso é outra conversa…

Ulisses: Achas que as pessoas nascem com uma aptidão natural para o “trading” ou é algo que se pode ir aprendendo e desenvolvendo?

SCPNuno: Eu acho que as pessoas não nascem com aptidão para nada a não ser chorar e sujar fraldas. Tudo o resto se vai aprendendo ao longo da vida. Pode é haver uma maior ou menor queda para aprender o que quer que seja. E esforço. E empenho.
Eu já aprendi muito (não parece, mas aprendi – a parte dos gráficos é que ...bem, passando à frente). Mas aprendo qualquer coisa nova todos os dias. E porque não tenho uma opinião “fundamentalista” sobre AT / AF, estou sempre aberta a novas abordagens. Acho que é importante que as pessoas se convençam que nunca sabem tudo ou até o suficiente.

A aprendizagem (do trading ou seja do que for) é um processo contínuo, esforçado. Aí é que acho que reside a diferença: Nos que acham que “já sabem tudo” e nos que acham que há sempre mais qualquer coisita (bem, vamos excluir as ondas de Elliot – dessas, honestamente, desisti – A “a” da “3” do 5º “i” do 23º “b” – naaa, já não tenho idade para essas emoções) para aprender.


Ulisses: Quais são os principais erros que costumam cometer os investidores e que os levam a perder dinheiro em Bolsa?

SCPNuno: O maior erro é achar que têm razão. O próprio trader, ou a análise que utiliza, seja ela AT ou AF. Como sabes, eu dou para os dois lados (nas ANÁLISES!!! Nada de confusões porque, no resto ,dou mesmo só para um lado, para tranquilidade da Pata e restantes senhoras presentes!). Voltando ao assunto, achar que porque “eu sei que isto vai subir (ou descer)” ou “a AT e/ou AF dizem-me que vai para X lado, isto vira já”, é um erro! O mercado vai para onde vai, sem contemplações pelos gráficos, analistas, traders e resto do mundo... Podemos ter feito uma má análise, uma má interpretação. Se o mercado vai noutra direcção, é nessa que devemos ir. Ou cair fora. A teimosia é o pior erro de todos, logo seguido da falta de disciplina, de não cumprir stops e de não saber quando parar.


Ulisses: O teu saldo nos mercados financeiros é positivo ou negativo?

SCPNuno: Para já, positivo. Não deu para enriquecer, não dá para viver disto, vai dando para de vez em quando se poder ter um extra com os piolhitos (ou o piolhão). Isto, financeiramente. Em termos pessoais, é MUITO positivo. Aprendi muito, conheci pessoas extraordinárias, posso dizer que sou um pouco melhor pelo convívio que tenho devido aos mercados.

Ulisses: Por que é que há uma percentagem tão pequena de mulheres, comparativamente com os homens, a interessarem-se pelos mercados financeiros?

SCPNuno: Pelo mesmo motivo que as percentagens de mulheres em quase tudo o que não seja “trabalho inferior” são inferiores às dos homens. Porque tem que se lutar contra uma tradição de “isso é trabalho de homem”, porque o acesso a muita coisa nos é dificultado (quando não é mesmo vedado), porque normalmente o “dinheiro” está na mão do homem que dificilmente o dará à mulher para investir, porque ainda há muitas mulheres que não acreditam que nós não somos nem melhores nem piores, mas iguais aos homens, com os mesmos direitos e deveres. O meu lema é “faço tudo o que um homem faz – e de saltos altos!”

Mas isto está a mudar – acho eu. E vão aparecendo mulheres “de peso” – tu és testemunha que para segurar na Pata e em mim ao mesmo tempo, são precisos uns 10 caldeireiros...

Ulisses: Quem é que gostas de ler no Caldeirão?

SCPNuno: Vai ser uma grande injustiça se eu me esquecer de alguém. Felizmente, são em muito pequeno número os que não gosto de ler e não leio mesmo (não os vou mencionar, fica descansado). Sendo “politicamente correcta” vou começar pela administração. Gosto dos 3, cada um com o seu jeito. A Pata (1º as senhoras) sempre disposta a alinhar numa brincadeira, com um “mau feitio” como o meu, um amor enorme pelos patinhos, uma pessoa especial. Tu, com a tua prudência, calma, etc.., mas que de vez em quando levas comigo (e os meus ataques aos gráficos) com enorme bom humor. Gosto da tua “fé” na AT, do teu rigor, da tua seriedade. O Marco é (além da AT) uma pessoa com uma cultura geral notável: pode-se falar com ele de praticamente tudo (desde que não se discorde, aí é que a coisa complica).

Ok, passando à plebe. O JAS (tenho assim uma paixoneta por ele). Foi das pessoas com quem mais aprendi. O JAS foi meu amigo, conselheiro, professor, colega. O que lhe devo nunca poderei retribuir a não ser com amizade. E temos aquela afinidade pela construção civil e pelas “alfinetadas”. Leio sempre.

Há as pessoas com quem tenho um relacionamento mais chegado como o JAOR, o Alex Tomas, o PVG, o Quico, o Charles, os colegas-de-repasto Zguibz, fiodor, cromio, enslaved, carrancho, cibmic. Claro, o meu lagartito Mech, que não ganha juízo. O Dragon-de-serviço TRSM. E tantos outros, o Clinico, o artista, o Thunder, o Nuno Faustino, o CEM, o OLDMAN, o Arnie, o Lutav, a malta do SP500, Eu tento ler toda a gente e esqueci-me de certeza de alguém que vai ficar zangado. Tens aí a lista dos membros, s.f.f.?

P.S. Aquele pessoal do FOREX escreve um bocadinho em chinês, mas quando estou deprimida leio-os e ajuda, chego à conclusão que há quem ande bem pior que eu.

Ulisses: O que é que mudarias neste nosso cantinho mágico?

SCPNuno:
A cor! O azul tem algum jeito? Isto verde ficava muito mais bonito. De resto (tirando as fotos dos administradores no Negocios), não mudava mais nada. Em equipa que ganha não se mexe e esta equipa do caldeirão (todos nós) é uma equipa claramente vencedora.

Ulisses: Para finalizar, que conselhos darias a alguém que está a dar os primeiros passos nos mercados?

SCPNuno: Que faça como os bebés! Que comece por não dar passos e ver os outros andar. Perceber a “mecânica da coisa”. Depois, com calma, começar a gatinhar, a tentar ficar em pé e, com o tempo, andar. Quem sabe, um dia pode correr a maratona, mas nem todos conseguem.
Se há coisas que me perturbam é ver colegas a entrar no caldeirão numa semana a perguntar o que é o “strike” ou os “cofs” e, na semana seguintem a colocarem gráficos de forex a documentar o investimento.

Ler, ler muito. Aprender, observar. Experimentar devarinho. Perguntar SEMPRE que têm duvidas, no caldeirão há sempre alguém que ajuda.
Porque (há aqui alguém que tem essa frase em rodapé)
“o mercado é infinito, o capital não”.

Ulisses: Muito obrigado pela entrevista. Ao teu estilo, tal como desejávamos.

Para a semana, temos um dos meus “gurus”. :)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Andre vez, Barão de Soestrova, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, goncaladas, Google [Bot], iniciado1, latbal, malakas, Minsk, MPAM, MR32, PAULOJOAO, peterteam2, PIKAS, Rui Nascimento1971, SalvaFP, Shift72 e 167 visitantes