Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O gajo está mesmo metido, não está?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TRSM » 5/2/2009 19:23

scpnuno Escreveu:A sabedoria popular é muito clara:

"Á mulher de Cesar não basta ser séria, precisa de o parecer também"

Na minha opinião, a mulher de Cesar (que neste caso é o próprio Cesar him self) não parece sério.

E também eu (euzinha) não acho que seja.

Agora pergunto: e se o homi vai a eleições, ganha e depois se prova que até andou a comprar TDU com a guita que recebeu do Freeport? o que é que se faz para a sopa com isto?

A ver vamos...

Disclaimer 1: Eu não gosto do Socrates
Disclosure 1: Eu não gosto nadica do homem
Disclaimer 2: Eu não posso mesmo nem ver o homem

P.S. TRSM! Querido! Já estava com saudades tuas! Ontem fartei-me de pensar em ti! em ti e no meu marido! foram para aí, sei lá, umas 4 vezes?

Abraços
(o Socrates mesmo que ande por aqui está excluido dos meus abraços)


alguém vai ter que pagar isto :mrgreen: :mrgreen: Tive que comprar a caixa, não pela vitória que foi justíssima, mas aqueles 2 penaltis ficam cá apontes no catecismo.

E no que diz respeito a meias finais e finais temos um défice enorme em relação aos lagartos sobre penaltis

jokas :wink:
Anexos
1955936.jpg
1955936.jpg (27.18 KiB) Visualizado 11042 vezes
Editado pela última vez por TRSM em 5/2/2009 19:28, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por tava3 » 5/2/2009 19:11

"...mas os factos podem ser reais. ", Podem ou não, voltamos à razão porque as provas não são legais cá. Se para eles um DVD é suficiente para fazer prova, tudo bem, é lá com eles. Mas nós somos mais à frente, a nossa justiça já sabe o que se pode fazer com a informática.

:)
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por atomez » 5/2/2009 18:59

tavaverquenao2 Escreveu:Isto começou com a noticia de o PM ser suspeito em Inglaterra e, depois do parecer da procuradoria, continua a não haver indícios para tal cá em Portugal, isto também me parece importante ou não será?

Se eu for a uma coffee shop à Holanda, e experimentar umas "especiarias" :) , não sou criminoso em Portugal, nem o dono da mesma será criminoso se vier cá (a menos que venha descarregar). O que eu quero dizer é que, o que é verdade em Inglaterra pode não o ser cá, e vice versa.

Pois é. Mas nem é só uma questão de diferenças nas leis de cada país.

Ao que consta há um indício, um tal video de uma conversa, que no UK é válido como prova e cá não é porque não foi autorizada por um magistrado.

Portanto legalmente pode não haver motivo de suspeita por falta de provas válias, mas os factos podem ser reais.

Para a opinião pública o que é importante é a tal "verdade" mesmo que por questões técnico-legais o caso não tenha fundamento para ser julgado.

É por isso que a história de "qualquer pessoa é inocente até uma decisão judicial em contrário" é legalmente correcta mas humanamente (e eleitoralmente) não basta.

scpnuno Escreveu:Disclaimer 1: Eu não gosto do Socrates
Disclosure 1: Eu não gosto nadica do homem
Disclaimer 2: Eu não posso mesmo nem ver o homem

Me 2 !
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por tava3 » 5/2/2009 18:43

"Importante importante é descobrir a verdade!!!"

Sim sim, mas dentro da legalidade, não é por alguém ter cometido o crime, da fuga de informação, que todos os jornalistas deixem cair a ética profissional.

Isto começou com a noticia de o PM ser suspeito em Inglaterra e, depois do parecer da procuradoria, continua a não haver indícios para tal cá em Portugal, isto também me parece importante ou não será?

Se eu for a uma coffee shop à Holanda, e experimentar umas "especiarias" :) , não sou criminoso em Portugal, nem o dono da mesma será criminoso se vier cá (a menos que venha descarregar). O que eu quero dizer é que, o que é verdade em Inglaterra pode não o ser cá, e vice versa.

:wink:
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por scpnuno » 5/2/2009 18:25

A sabedoria popular é muito clara:

"Á mulher de Cesar não basta ser séria, precisa de o parecer também"

Na minha opinião, a mulher de Cesar (que neste caso é o próprio Cesar him self) não parece sério.

E também eu (euzinha) não acho que seja.

Agora pergunto: e se o homi vai a eleições, ganha e depois se prova que até andou a comprar TDU com a guita que recebeu do Freeport? o que é que se faz para a sopa com isto?

A ver vamos...

Disclaimer 1: Eu não gosto do Socrates
Disclosure 1: Eu não gosto nadica do homem
Disclaimer 2: Eu não posso mesmo nem ver o homem

P.S. TRSM! Querido! Já estava com saudades tuas! Ontem fartei-me de pensar em ti! em ti e no meu marido! foram para aí, sei lá, umas 4 vezes?

Abraços
(o Socrates mesmo que ande por aqui está excluido dos meus abraços)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por TRSM » 5/2/2009 18:13

Chegou o salvador da Pátria e do PM.

http://content.yudu.com/Library/A133jt/ ... b-5---3064


Se fizer tanto como fez no caso que acabou no TAS.

No inicio falava por tudo quanto era sítio para atirar areia para os olhos dos menos informados.

Quando saiu a decisão final nunca mais piou :-#
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por JoJay » 5/2/2009 17:54

Importante importante é descobrir a verdade!!!

Os jornalistas estão a contribuir para isso através do jornalismo de investigação, alimentado por fugas de informação consecutivas. Havendo essas fugas, a alternativa dos jornalistas era não publicar nada... Julgo que isso ninguém quer.

O problema nestas coisas é quando a pessoa de facto não tem culpa no cartório, que até pode ser o caso. Fica com a imagem irremediavelmente manchada.

A ver vamos se existirão conclusões até antes das eleições...tenho dúvidas.
 
Mensagens: 88
Registado: 4/12/2008 12:25
Localização: 16

por mais_um » 5/2/2009 13:52

tavaverquenao2 Escreveu:"Palpite: ou Sócrates tem sorte (e costuma ter!)..."

Ou não há nada que o incrimine à luz das lei Portuguesas, mas isto está fora de questão e o importante é incrimina-lo a qualquer custo.

:)



....e o importante é denegri-lo a qualquer custo. :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por tava3 » 5/2/2009 13:32

"Palpite: ou Sócrates tem sorte (e costuma ter!)..."

Ou não há nada que o incrimine à luz das lei Portuguesas, mas isto está fora de questão e o importante é incrimina-lo a qualquer custo.

:)
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por JoJay » 5/2/2009 11:14

Curiosa a evolução das notícias sobre o Freeport:

1) Dias horribilis para Sócrates, quando começaram a sair as notícias, só se falava de Freeport
2) Semana de contra-informação, a semana que passou, em que vieram ao de cima vozes a defender Sócrates, a notícia deixou de ser manchete nos jornais e deixou de abrir os telejornais. O Programa Prós-e-Contras foi a cereja em cima do bolo, já que pela primeira vez teve apenas um lado.
3) Novamente notícias, hoje e ontem, sobre elementos mal explicados e contradições sobre os estudos de IA.

Diria que no mínimo que o caso mostra alguma "resiliência" apesar de os esforços para conter os estragos. Vai ser interessante observar como vão evoluir as notícias nos próximos dias.

Palpite: ou Sócrates tem sorte (e costuma ter!) e acontece algum facto que vai fazer "esquecer" o Freeport, ou o Governo encarrega-se de criar esse facto.
 
Mensagens: 88
Registado: 4/12/2008 12:25
Localização: 16

por Açor3 » 5/2/2009 9:53

direitos reservados

A reunião semanal entre Cavaco Silva e José Sócrates, que ocorre às quintas-feiras, foi antecipada para ontem, um dia depois da audiência com Pinto Monteiro05 Fevereiro 2009 - 00h30

Cartas rogatórias: Processo ficou parado à espera dos elementos
150 contas na mira da polícia
O Ministério Público e a Polícia Judiciária não receberam a informação bancária requerida às autoridades inglesas, no âmbito da investigação ao caso Freeport. É essa a carta rogatória que ainda não foi cumprida, impossibilitando que a investigação no nosso país seja acelerada.


O CM sabe ainda que foi pedida informação de 150 contas, muitas delas sediadas em offshores ingleses. As autoridades tentam então reconstituir o rasto do dinheiro, de forma a perceber se houve efectivamente pagamentos de ‘luvas’ e a quem elas se destinavam.

Por as contas não serem portuguesas, a investigação viveu um impasse nos últimos quatro anos. Trata-se de elementos considerados fundamentais para que a PJ e o Ministério Público possam inquirir os suspeitos, constituindo-os formalmente arguidos (o que ainda não aconteceu).

Cândida Almeida, directora do DCIAP, já tinha dito que a falta de resposta inglesa tinha comprometido as investigações, tendo mesmo afirmado, nas entrevistas televisivas da semana passada, que havia um pedido que não tinha obtido resposta por parte das autoridades inglesas.

Refira-se, ainda, que este comportamento da polícia inglesa – que não forneceu informação bancária – está longe de ser inédito. No âmbito das cooperações europeias, o Reino Unido é o país que apresenta sempre maiores resistências a prestar informação. Por não haver prazos para responder às rogatórias, as mesmas podem ficar pendentes vários anos.

Há diversos processos, como por exemplo o caso que envolve comissões na transferência de João Pinto do Benfica para o Sporting – e que tem como arguido José Veiga –, que também está parado por falta de resposta dos ingleses. Outro exemplo foi o caso dos barcos da Expo, cuja informação bancária demorou vários anos a ser recebida pelas autoridades do nosso país.

IMPOSTO BLACKOUT

Depois da avalanche noticiosa dos últimos dias, Pinto Monteiro impôs um blackout informativo aos magistrados relativo ao caso Freeport. O objectivo é evitar qualquer fuga de informação, numa altura em que o MP foi fortemente atacado pela possibilidade de ter sido a fonte de alguns elementos que foram tornados públicos.

Ainda segundo o CM apurou, a mesma determinação existe na Polícia Judiciária. Dada a sensibilidade do tema – que volta à ribalta em ano eleitoral, envolvendo directamente o actual primeiro-ministro e candidato anunciado às próximas eleições legislativas –, também a informação do processo circula por um número reduzido de pessoas, de forma a evitar qualquer conhecimento público.

MÁ IMAGEM DO MINISTÉRIO PÚBLICO

O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) afirmou ontem, no Parlamento, que 'já foram produzidos demasiados danos na imagem do Ministério Público' e recusou-se a fazer qualquer comentário sobre o caso Freeport, porque 'há demasiado ruído'.

'Não queremos acrescentar ruído ao ruído', justificou António Cluny, acrescentando que quando o SMMP tiver que se pronunciar sobre o caso será primeiro por 'via institucional' e 'nunca publicamente'.

O presidente do SMMP lembrou que 'já foram produzidos demasiados danos na imagem do Ministério Público (MP)', pelo que haverá 'todo o cuidado e reserva a tratar dessa matéria'.

O magistrado não quis também comentar uma proposta discutida terça-feira em sessão do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), para se averiguar as diligências feitas pelo MP no âmbito da investigação ao caso Freeport, relacionado com o licenciamento do outlet de Alcochete a três dias das eleições Legislativas de 2002, quando era ministro do Ambiente o actual primeiro-ministro, José Sócrates.

Cluny falava aos jornalistas no final de uma reunião com o Grupo Parlamentar do PSD para abordar as alterações ao Estatuto do MP, que, para o presidente do SMMP, é uma 'questão muito importante'.

AGÊNCIA QUE COMBATE FRAUDES

O Serious Fraud Office – a agência policial britânica de combate a grandes fraudes e que assinou a carta rogatória que envolvia José Sócrates e que foi recentemente enviada para Portugal – depende directamente do primeiro-ministro daquele país. Por ser uma entidade passível de pressão política, a hipótese de equipa mista foi recusada. É também por esse motivo que as autoridades inglesas mostram reserva em passar informação sobre o caso.

DISCURSO DIRECTO

'ADVOGADO É A ÚNICA SOLUÇÃO SÉRIA' (Rodrigo Santiago, Advogado penalista)

Correio da Manhã – Concorda com a proposta do advogado João Correia, que sugeriu uma sindicância à investigação do Freeport?

Rodrigo Santiago – Tudo o que for fiscalizar o Ministério Público é sempre bom. Se o Ministério Público souber que pode ser controlado a todo o momento, talvez melhore a sua maneira de actuar.

– Mas já existem inspecções ao Ministério Público.

– Inspecções feitas por procuradores... É evidente que não funcionam. Um dos males do Ministério Público é o compadrio nas inspecções.

– Então, neste caso também não concorda que seja um procurador, membro do Conselho Superior, a fazer a sindicância à investigação.

– Se tiverem coragem, entreguem a sindicância a um advogado porque nós não temos carreira e não dependemos do Estado. Solicitem à Ordem dos Advogados que nomeie um advogado. É a única solução séria.

PROTECÇÃO CIVIL INSTAURA PROCESSOS

Alcino Marques, responsável pelo Comando Distrital Operacional de Setúbal da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) terá, em 2004, negociado a possibilidade de ser consultor do Freeport, dias antes de fiscalizar e aprovar o plano de segurança contra incêndios. Na sequência desta notícia, divulgada pelo ‘24 horas’, o presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Arnaldo Cruz, decidiu 'instaurar um processo de averiguações, para apurar da veracidade da alegada colaboração técnica'.

PORMENORES

EQUIPA MISTA

As autoridades portuguesas recusaram a possibilidade de fazer uma equipa mista para investigar o caso Freeport.

CARTA ROGATÓRIA

Os ingleses pediram na carta rogatória que fossem fornecidos diversos elementos relativos à investigação, tendo afirmado que José Sócrates era um dos suspeitos.

QUANTIAS

O valor das alegadas ‘luvas’ para o licenciamento do outlet de Alcochete não está determinado. Poderá rondar entre os quatro e os cinco milhões.

INGLATERRA

A maioria das offshores, para onde terá sido desviado o dinheiro, tem sede em Inglaterra

NOTAS

ATAQUE: CORREIA DE CAMPOS

O ex-ministro da Saúde, Correia de Campos, considerou ontem que o caso Freeport foi criado pela Comunicação Social, que assumiu o papel da Oposição por esta ser 'fraca'

COIMBRA: CARLOS ENCARNAÇÃO

O edil de Coimbra, Carlos Encarnação, considerou que 'o Governo está em perigo' depois de o primeiro-ministro ter alegadamente 'ignorado' o papel da Justiça na sociedade

MÁ IMPRENSA: MIRA AMARAL

'Não há nenhuma acusação, não aceito que sejam postas em causa as competências de um Governo com base em artigos de imprensa', disse o ex-ministro da Indústria, Mira Amaral.

Tânia Laranjo / Lusa / A.L.N.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

por Açor3 » 5/2/2009 9:15

Freeport não estava sujeito a avaliação de impacte ambiental"


CARLOS RORIGUES LIMA
Ambiente. Informação da CCDRLVT traz novo dado ao caso

Técnicos declararam que por uma questão de "transparência" o estudo foi realizado

É mais um dado que vem lançar ainda mais confusão para o processo Freeport. Até agora, a polémica andou à volta da aprovação do segundo estudo de impacte ambiental, que deu luz verde ao projecto. Mas, um documento, a que o DN teve acesso, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDTRLVT), de Novembro de 2003, citando a Autoridade de Impacte Ambiental que analisou o caso, realça que o Freeport de Alcochete "não estava sujeito a avaliação de impacte ambiental, mas que por vontade, quer do Ministério do Ambiente quer da Câmara de Alcochete, optou-se por avançar com este procedimento em nome da transparência e do enquadramento da pretensão face à sensibilidade do local".

A questão da necessidade ou não de um estudo de impacte ambiental tinha já sido adiantada ao DN (ver edição de 25 de Janeiro) por Carlos Guerra, antigo presidente do Instituto de Conservação da Natureza. O antigo responsável recordou que onde está actualmente localizado o Freeport estava uma fábrica de pneus, num solo já classificado como industrial. "Parecendo que não, mas a área do Freeport é a mesma da fábrica", declarou Carlos Guerra. Contactado pelo DN, Rui Nobre Gonçalves, o então secretário de Estado do Ambiente que aprovou o último estudo de impacte ambiental, não quis fazer qualquer comentário, afirmando que já tem falado de mais sobre o caso Freeport.

O documento da CCDTRLVT, que, segundo soube o DN, consta do processo em investigação no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), faz uma resenha histórica de todo o caso.

Desde a "declaração de desconformidade" de 2000 relativa ao primeiro estudo de impacte ambiental, passando pelo segundo estudo, de Maio de 2001, que teve o mesmo despacho. Em causa, recorde-se, estava a construção de um hotel, discoteca, ginásio e um bowling que os técnicos chumbaram.

Só à terceira, depois de eliminadas aquelas valências, é que o projecto foi aprovado. Ao mesmo tempo que, a 14 de Março, Rui Nobre Gonçalves aprovava o último estudo e emitia a Declaração de Impacte Ambiental à construção do Freeport, o Conselho de Ministros, presidido por António Guterres, aprovava a alteração aos limite das ZPE (Zona de Protecção do Estuário do Tejo). Posteriormente, já com Durão Barroso no Governo, foram repostos os anteriores limites.

Seja como for, nas últimas semanas, o semanário Sol revelou e-mails trocados entre a empresa promotora do projecto, a Smith & Pedro, e a Freeport, em Inglaterra. Na troca de correspondência fala-se em subornos. Mas a investigação portuguesa ainda não conseguiu encontrar o rasto do dinheiro que terá servido para pagamentos corruptos.


Diário Noticias
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

por JoJay » 4/2/2009 17:01

Merceeiro Escreveu:Não esqueçamos os escândalos que alguns ex-ministros do Cavaco estão ou estiveram metidos...

Cadilhe, Oliveira Martins, zézé beleza, Leonor Beleza, Dias Loureiro, etc....

Ainda me lembro do Independente no tempo dos Governos do Cavaco, todas as semanas havia alguma escandaleira. são todos iguais, eu sei, mas parece que no tempo do Cavaco eram todos bons e muito santos. Sim, sim...


Uns meninos quando comparados com Freeport...
 
Mensagens: 88
Registado: 4/12/2008 12:25
Localização: 16

por Merceeiro » 4/2/2009 16:13

Não esqueçamos os escândalos que alguns ex-ministros do Cavaco estão ou estiveram metidos...

Cadilhe, Oliveira Martins, zézé beleza, Leonor Beleza, Dias Loureiro, etc....

Ainda me lembro do Independente no tempo dos Governos do Cavaco, todas as semanas havia alguma escandaleira. são todos iguais, eu sei, mas parece que no tempo do Cavaco eram todos bons e muito santos. Sim, sim...
A mercearia de valores não faz fiado
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 10:29
Localização: Lisboa

por JoJay » 4/2/2009 15:13

Resolvi recordar quem estava no Governo de Cavaco Silva em 85-87:

Aníbal Cavaco Silva
Eurico de Melo
Fernando Nogueira
Leonardo Ribeiro de Almeida
Pedro Pires de Miranda
Miguel José Ribeiro Cadilhe
Mário Raposo
Luís Valente de Oliveira
Álvaro Barreto
Fernando Santos Martins
João de Deus Pinheiro
João Maria Oliveira Martins
Leonor Beleza
Luís Mira Amaral

e comparar com o Governo actual:

José Sócrates
Luís Amado
Teixeira dos Santos
Pedro Silva Pereira
Nuno Severiano Teixeira
Rui Pereira
Alberto Costa
Francisco Nunes Correia
Manuel Pinho
Jaime Silva
Mário Lino
José Vieira da Silva
Ana Jorge
Maria de Lurdes Rodrigues
Mariano Gago
José António Pinto Ribeiro
Augusto Santos Silva

Na minha opinião estamos a falar de pessoas de outro calibre. À excepção de alguns ministros actuais (ex: Luis Amado) na minha opinião o nível do Governo actual é muitíssimo fraco. Já para não falar que o Governo de Cavaco tinha 14 ministros. O actual tem 17.
 
Mensagens: 88
Registado: 4/12/2008 12:25
Localização: 16

por tava3 » 4/2/2009 14:51

Concordo com o JoJay quando diz que, a qualidade dos nossos políticos está directamente ligado com os vencimentos mas, isto não é por acaso, é que assim os políticos ficam à mercê das grandes empresas.
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por mcarvalho » 4/2/2009 14:36

olha que o berloque .. nunca se sabe ,, é como o que está no meio das co as do Açor que tendo 3 áfrente quer dizer que é virgem e desconfio que é ele que o está a vender na internet :wink:

abraço

mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por tava3 » 4/2/2009 14:28

CDS-PP quer coligação com PSD na câmara de Lisboa e coligação com PS no governo, ou seja, eles querem é um tacho, nem que seja com o berloque.

:)
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por Açor3 » 4/2/2009 11:50

04 Fevereiro 2009 - 02h00

Freeport: Inglês vive há 20 anos em Portugal e já conhecia os promotores do projecto de Alcochete
PGR impõe urgência máxima
A amizade entre Manuel Pedro e Charles Smith, os sócios da Smith & Pedro – empresa suspeita de ter pago luvas no caso do licenciamento do Freeport – já é antiga. fonte próxima de Manuel Pedro garante que este conhece Smith há muitos anos e que se terão aproximado na altura em que começaram as expropriações para a construção da ponte Vasco da Gama em 1997. Na altura, Charles Smith trabalhava, segundo a mesma fonte, como engenheiro para a Lusoponte, empresa concessionária da ponte, e estaria ligado à questão das expropriações.

Correio Manhã
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

por JoJay » 4/2/2009 11:13

Não vou estar aqui a dizer o que é que Cavaco fez ou não fez. Na minha opinião fez muito. Reconheço que também se podia ter ido mais longe. O que eu digo é que foi o melhor que já tivemos. A verdade é que os Governos de Cavaco sempre foram elogiados pelos pares Europeus.

Naquele tempo havia gente de verdadeira qualidade no Governo. Actualmente não se consegue atrair os melhores talentos para a política. Julgo que tem a ver com o pântano em que se transformou a política conjugado com os baixos salários auferidos pelos governantes (que estagnaram em termos reais nos últimos 20 anos). Quem é bom hoje está no privado, quem é medíocre vai para a política, salvo raras excepções.

Atenção que quando digo que são mal pagos é por comparação com o privado. Evidentemente que se compararmos com a média do País não podemos dizer que são mal pagos. O que eu quero dizer é que não me importava de pagar melhor se o retorno fosse de qualidade.
 
Mensagens: 88
Registado: 4/12/2008 12:25
Localização: 16

por mcarvalho » 4/2/2009 11:12

só para recordar


Portugal conheceu bem o FMI em 1983

Portugal atravessou uma situação semelhante.
Face ao perigo de bancarrota, sem dinheiro para pagar as dívidas ao exterior, Portugal negociou um segundo empréstimo com o FMI em 1983.

Num governo do Bloco Central, liderado por Mário Soares e Mota Pinto e com Ernani Lopes como ministro das Finanças, os portugueses sofreram, no passado recente, um dos momentos de maior austeridade.

Uma forte desvalorização do escudo - de uma só vez caiu 12% - a subida galopante da inflação para quase 30 por cento, aumentos de impostos e uma forte quebra nas despesas públicas, provocaram desemprego, salarios em atraso e uma descida dos salários reais e do consumo privado.



http://noticias.sapo.pt/info/artigo/897067.html


Os governos anteriores a Cavaco (que não teve muito a minha simpatia)levaram o país à Bancarrota..

Recordo-me das estradas esburacadas( não se tapavam os buracos ... viravam-se ao contrário) , dos impostos com efeitos rectroativos ( em Novembro tivemos de pagar mais 2% sobre o que tinhamos ganho desde Janeiro), recordo-me de se esbanjar o ouro que o velho e os nosso velhos guardaram..recordo-me de se dizer que se o Mário Soares fosse governar o Saara
passado 6 meses estavam a importar areia...

Enfim amigos é o nosso destino a Vigarice e a nabice está no sangue

leiam sobre este período ... é igual aos outros..

Quer Guerra Junqueiro quer outros anteriores relatam o mesmo

Só Luís de Camões foi pag para escrever o contrário ou então goi das especiarias (ópio) das Indias
:(

abraço

mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por Merceeiro » 4/2/2009 11:00

mais_um Escreveu:
Boas!

Não quero ofender ninguém mas expliquem-me quais foram os problemas de fundo que o Cavaco resolveu?

A justiça, saude e educação não melhoraram, pelo contrario pioraram, aumentou a despesa publica devido à sua reforma do vinculo da função publica, que estamos agora a pagar, é o proprio ministro das finanças dele que o diz, a sério, não ponho em causa a sua honestidade e dedicação à patria, mas não consigo descortinar qualquer coisa de positivo nos anos de governação dele, até sou bastante critico porque descontando os 2 primeios anos em que ele distribuiu benesses de modo a ganhar as eleições seguintes com maioria absoluta teve condições como mais nenhum 1º minstro teve desde o 25 de Abril e qual foi o resultado? Não venham falar de contas publicas porque ele não resolveu nada, pelo contrario, não se esqueçam das privatizações, do ano em que pagamos 2 vezes os impostos e claro a torneira aberta dos dinheiros da CEE.

Sem qualquer demagogia gostava que explicassem quais foram os problemas de fundo existentes no nosso país que o Cavaco resolveu enquanto 1º ministro, eu descortino apenas um, mas estou espectante sobre os outros.

Um abraço

Alexandre Santos


Concordo plenamente. Ainda hoje estamos a pagar, e vamos pagar por muitos anos, o desaproveitamento que os governos do Cavaco fizeram das condições únicas de melhorar verdadeiramente o país. Dinheiros a rodos da CEE, crescimento internacional, etc etc. Ng duvida da honestidade do homem, mas os erros cometidos foram demais.
A mercearia de valores não faz fiado
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 10:29
Localização: Lisboa

por PJBM2 » 4/2/2009 4:34

mais_um Escreveu:
JoJay Escreveu:Subscrevo que Guterres + Durão + Sócrates foram tragédias que aconteceram ao nosso País.

Na minha opinião (e não tenho qualquer tendência direita/laranja) o único Primeiro Ministro e Governo como deve ser foram os Governos de Cavaco Silva. Á excepção dos 2 últimos anos, em que as coisas descambaram, Cavaco conseguia separar as águas entre Governo e Partido como nenhum o conseguiu até hoje em Portugal.

Para além disso o homem é de facto sério e honesto. E não se consegue dizer isto de muita gente hoje em dia!

No seu Governo estiveram algumas personalidades que tinham um verdadeiro espírito de missão.

Óbvio que nem tudo foram rosas neste tempo em que fomos governados por cavaco. Claro que fizeram erros. Mas no cômputo geral, ninguém ainda lhe chegou aos calcanhares. Na minha opinião claro.


mfsr1980 Escreveu:O Cavaco Silva é um homem integro e honesto. Foi sem dúvida o melhor governante do pós 25 abril e foi graças a ele que o Guterres conseguiu aguentar-se lá tanto tempo, pois a situação financeira do País era muito sólida. Hoje estamos muito mal, só ainda não percebemos o quanto mal estamos, porque nos têem deixado endívidar sem grandes obstacúlos.
Estou sériamente preocupado com nosso futuro e com o dos nossos filhos. Temos uns autênticos "asnos" como políticos, corruptos e mentirosos ( Portugal e Europa ) e que ficáram parados a ver a nossa indústria deslocalizar. Agora que chegou a vez dos grandes é que estão aflitos? Agora acho que é tarde demais!


Boas!

Não quero ofender ninguém mas expliquem-me quais foram os problemas de fundo que o Cavaco resolveu?

A justiça, saude e educação não melhoraram, pelo contrario pioraram, aumentou a despesa publica devido à sua reforma do vinculo da função publica, que estamos agora a pagar, é o proprio ministro das finanças dele que o diz, a sério, não ponho em causa a sua honestidade e dedicação à patria, mas não consigo descortinar qualquer coisa de positivo nos anos de governação dele, até sou bastante critico porque descontando os 2 primeios anos em que ele distribuiu benesses de modo a ganhar as eleições seguintes com maioria absoluta teve condições como mais nenhum 1º minstro teve desde o 25 de Abril e qual foi o resultado? Não venham falar de contas publicas porque ele não resolveu nada, pelo contrario, não se esqueçam das privatizações, do ano em que pagamos 2 vezes os impostos e claro a torneira aberta dos dinheiros da CEE.

Sem qualquer demagogia gostava que explicassem quais foram os problemas de fundo existentes no nosso país que o Cavaco resolveu enquanto 1º ministro, eu descortino apenas um, mas estou espectante sobre os outros.

Um abraço

Alexandre Santos


Subscrevo!
Paulo Moreira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1037
Registado: 17/1/2003 19:11
Localização: Porto

por artista_ » 4/2/2009 0:10

Estas discussões sobre política nunca dão em nada, na verdade as opiniões diferem muito, mesmo que todos fossem "independentes"... nem os especialistas concordam sobre a qualidade das políticas dos vários governos!?

Até já vi quem defendesse o governo do Santana Lopes, por isso...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por mfsr1980 » 4/2/2009 0:03

Eu não tenho muita paciência para discutir as evidências. A política do Guterres pró-cíclica e o facto de não ter reduzido a dívida do estado num período de juros baixos acabou por derrubá-lo. Será que alguém têm dúvidas? E depois, ele era como uma colega minha, secretária de administração, que andava sempre de taxí, na maior. Claro que no final do mês nós tinhamos de andar a pagar-lhe os almoços. O Guterres também era assim, enquanto há-o...há-o depois logo se vê.
Mas a seguir vêm a globalização e com ela vêm a deslocalização de toda a indústria e claro o desemprego de muitos de nós. Globalização é coisa que ninguém fala, falamos sim das consequências da globalização que é o subprime e a falência dos bancos.

Um abraço de
Miguel Rodrigues

Nota para o Alexandre:
Se o Cavaco não resolveu algum problema, pelo menos não arranjou outros...
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Ferreiratrade, Garfield, Google Adsense [Bot], HSJC, joingue, latbal, m-m, malakas, MPAM, PAULO 1986, PAULOJOAO e 162 visitantes