Um dos problemas é que estamos na era da internet, ou seja, alta velocidade.
O ppl não consegue distinguir que a aprendizagem é feita letra a letra e não click a click.
O exemplo mais usado é a comparação entre um médico e um trader.
Quantos anos são necessários para que um médico possa iniciar a sua carreira? Uns 6 a 8 anos, certo? Até lá é estudo e mais estudo e mais estudo. Ao 4º ano começam a ter os estágios nos hospitais e assim se mantém mais um bom par de anos.
No trading é exactamente a mesma coisa (não não é necessário irmos para um hospital fazer um estágio

).
Todos iniciam-se da mesma forma. Compram uns quantos livros e começam a descobrir o mundo da alta finança. ( Agora com a internet a coisa mudou um pouco pois todos se iniciam nos foruns e depois passam para os livros, no entanto o resultado final é o mesmo)
Ora depois de lerem unns quantos livros em 1 mês acham-se capaz de se "atirar às feras". Existe uma pequena percentagem que de facto consegue obter de imediato o sucesso pretendido mas a grande maioria anda ali a "pastar-se", tal como gado para a engorda (perdoem-me o termo mas passei muitos anos a "pastar" e como tal tenho todo o direito de usar tal expressão pois é o que sinto que andei a fazer durante anos a fio)
Como podemos nós pensar que após 1 mês, 1 ano ou até 4 anos depois estamos aptos a vencer neste mundo? Pior ainda, quando parte desse tempo de estudo, é feito somente em "free time", como hobbie e não como actividade principal como qualquer aluno que frequenta uma escola.
SIM, há que ler os forums sobre o tema.
SIM, há que ler muitos livros sobre o tema.
SIM, há que perguntar e tirar duvidas quando estas surgem.
E SIM aos cursos/seminários pois todos chegamos a um ponto onde os livros não são capazes de satisfazer a nossa sede de aprendizagem.
Todos concordarão certamente que ler algo num livro e depois ouvir alguém a falar desse mesmo tema permite obter uma visão e um entendimento muito mais amplo.
Cada trader tem as suas ideias, os seus sistemas, alguns dispostos a partilha-los, outros apenas genericamente pois têm necessidade de manter sob sigilo as regras do mesmo mas ambos têm necessidade de, também eles, continuar a aprender.
E há coisas que não vê nos livros. A experiência de um trader ali em discurso directo, onde podemos sentir ao vivo as expressões dele a relatar experiencias ou a explicar um metodo que já tinhamos ouvido falar mas nunca tinhamos visto em pormenor.
Bem, para resumir pois senão passo o resto da noite a aqui a falar, metam na cabeça que para se educarem ou melhor, para terem a melhor educação possivel, terão obrigatoriamente que GASTAR dinheiro. No inicio em livros e mais tarde cursos/seminários.
Não pensem que um livro de 100 euros ou um curso de 2000 euros é caro. Pensem sim que esse dinheiro é um investimento no vosso futuro e graças a ele, no futuro irão receber esse mesmo investimento multiplicado varias vezes.