http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 77013.html
Conheça as empresas que pagam mais dividendos
Apesar da crise, há sete empresas do índice PSI 20 que vão pagar mais dividendos em 2009 relativamente a 2008. Conheça as empresas mais amigas dos accionistas.
Pedro Latoeiro e Pedro Carvalho
Contra a maré baixa dos mercados financeiros, há sete empresas do PSI 20 que devem aumentar os dividendos no próximo ano, segundo as previsões dos analistas: Brisa, EDP, Galp Energia, Jerónimo Martins, Mota-Engil, Semapa e Zon Multimédia. Trata-se de uma boa notícia para os investidores, que viram a bolsa portuguesa perder 48% do seu valor este ano, o pior desempenho de sempre e que está a penalizar todas as empresas e todos os sectores.
O reforço mais acentuado deve ter lugar nas telecomunicações. Isto porque os especialistas esperam que o dividendo da Zon seja fixado em 0,33 euros. Este valor representa um crescimento de 64% face ao dividendo ordinário deste ano. No entanto, os accionistas da operadora vão receber menos dinheiro em 2009, já que Rodrigo Costa pagou um dividendo extraordinário de 0,30 euros este ano. Nas outras empresas do sector não há novidades: a Portugal Telecom vai manter os 0,575 euros por título e a Sonaecom vai continuar sem remunerar os seus accionistas.
Os dividendos distribuídos por Jerónimo Martins e EDP também vão engordar no próximo ano. No caso da retalhista é esperado um reforço de 27% para 0,12 euros por título. Os accionistas da EDP, por seu turno, devem receber 0,14 euros, um acréscimo de 10,40%. Estas duas empresas figuram entre o pequeno grupo de cotadas que deverá reportar um crescimento dos lucros no final do ano.
O mesmo não acontece com a Brisa. Ainda assim, os analistas antecipam um crescimento ligeiro, de 1,29% para 0,314 euros, no dividendo que será pago pela concessionária em 2009.
Accionistas da banca recebem menos
A tendência do PSI 20 é, no entanto, para cortar na remuneração dos accionistas, um reflexo do abrandamento dos negócios das empresas. De acordo com as previsões dos analistas, oito cotadas devem reduzir a parcela dos lucros que é distribuídas pelos accionistas todos os anos. BCP, BES e BPI encontram-se nesta lista. A maior quebra deve mesmo acontecer no BCP. O banco liderado por Santos Ferreira devia ter pago 0,076 euros por cada acção este ano, mas acabou por cancelar o dividendo remanescente. Comparando o valor inicial de 2008 com as previsões para 2009, de 0,05 euros por título, chega-se a uma redução de 34%.
Depois há os casos da EDP Renováveis e da Sonae Indústria. A subsidiária da EDP para as energias renováveis só começa a pagar dividendos em 2011. Já a Sonae Indústria estreou-se este ano a remunerar os investidores, mas em 2009 não deve premiar os accionistas.