Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por canguru » 24/2/2011 18:28

Elias Escreveu:
rfm73 Escreveu:ok! Mas a EDPR é uma player de futuro. E é natural que o PER seja muito elevado.


Eu ouço essa conversa desde a OPV... :roll:


Mas agora está mais barata, Elias! :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por Elias » 24/2/2011 18:19

CMVM: EDP Renováveis tem de esclarecer porque não paga dividendo
24 Fevereiro 2011 | 17:04
André Veríssimo - averissimo@negocios.pt

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CVMM) quer que a empresa de energias renováveis explique quando foi decidido não entregar a remuneração aos accionistas e porquê.

O regulador do mercado de capitais português pediu hoje esclarecimentos à EDP Renováveis sobre os motivos que a levaram a não distribuir dividendos, conforme previa o prospecto da operação pública de subscrição (OPS).

“A administração da EDP Renováveis terá que esclarecer que circunstâncias explicam a decisão de não atribuir dividendos”, afirmou ao Negócios fonte oficial da CMVM.

Na opinião do regulador, o texto do prospecto de colocação das acções em bolsa, em 2008, criou a expectativa de que seria distribuído um dividendo este ano.

No documento pode ler-se: “A partir de 2011, a EDP Renováveis espera declarar e pagar dividendos aos seus accionistas que representem, pelo menos, 20% dos lucros apurados no respectivo ano, começando a fazê-lo no que respeita ao ano fiscal que termina em 31 de Dezembro de 2010”.

A CMVM diz que o documento também prevê que o conselho de administração da EDP Renováveis pode ajustar aquela política de dividendos, caso seja necessário. Mas considera que a empresa tem de esclarecer que condições justificam a não distribuição da remuneração aos accionistas este ano.

O regulador quer também saber quando foi tomada a decisão de não distribuir o dividendo. “É uma matéria de extrema relevância pelo que dever ser comunicada ao mercado assim que haja uma decisão”, explicou a mesma fonte.

Numa declaração enviada ao Negócios, o CFO da EDP Renováveis, Rui Teixeira considera que "a EDP Renováveis não quebrou qualquer compromisso para com os seus accionistas, nem para com o mercado em geral, uma vez que na política de dividendos definida no IPO se refere que não pode ser dada qualquer garantia, que num determinado ano serão propostas e declarados dividendos".
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 24/2/2011 18:09

rfm73 Escreveu:ok! Mas a EDPR é uma player de futuro. E é natural que o PER seja muito elevado.


Eu ouço essa conversa desde a OPV... :roll:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por nook » 24/2/2011 18:03

Elias Escreveu:
rfm73 Escreveu:Elias tens é que calcular o PER para 2011. Se o 4º trimeste deu 58ME. Pode ser que tal se venha a repetir nos próximos.


rfm isso que referes é o Forward PER que se baseia em lucros esperados.

Eu calculei o Trailing PER que se baseia nos lucros dos últimos 12 meses.

Dá uma espreitadela aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/P/E_ratio#Definition


ok! Mas a EDPR é uma player de futuro. E é natural que o PER seja muito elevado.

abraço,
Rfm73
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por Elias » 24/2/2011 17:50

rfm73 Escreveu:Elias tens é que calcular o PER para 2011. Se o 4º trimeste deu 58ME. Pode ser que tal se venha a repetir nos próximos.


rfm isso que referes é o Forward PER que se baseia em lucros esperados.

Eu calculei o Trailing PER que se baseia nos lucros dos últimos 12 meses.

Dá uma espreitadela aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/P/E_ratio#Definition
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por nook » 24/2/2011 17:46

Elias tens é que calcular o PER para 2011. Se o 4º trimeste deu 58ME. Pode ser que tal se venha a repetir nos próximos. Mas o que interessa é que o mercado parece ter gostado e a acção foi a que mais subiu no PSI20 e com grande volume. Deixo o gráfico:
Anexos
img_12985658866457.gif
img_12985658866457.gif (19 KiB) Visualizado 3497 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por mfsr1980 » 24/2/2011 17:27

Desculpem-me! :oops:
Esqueci-me de dizer que estava a ser irónico.
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por pocoyo » 24/2/2011 17:25

luka Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Com a aproximação dos dividendos, esta menina está a subir à louca! :lol: :lol: :lol:


:arrow: ACABA DE ANULAR OS DIVIDENDOS DEVIDO A QUEBRA NOS RESULTADOS

:|


Tens a certeza que foi esse o motivo!?
Onde leste que a EDPr não paga dividendos devido à quebra nos resultados?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por Elias » 24/2/2011 17:22

Estive a fazer uns cálculos com a EDP-R de modo a determinar os lucros por acção e o PER.

Aceitam-se comentários e sugestões!
Anexos
edpr-lpa.PNG
edpr-lpa.PNG (10.75 KiB) Visualizado 3548 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Luka! » 24/2/2011 17:21

mfsr1980 Escreveu:Com a aproximação dos dividendos, esta menina está a subir à louca! :lol: :lol: :lol:


:arrow: ACABA DE ANULAR OS DIVIDENDOS DEVIDO A QUEBRA NOS RESULTADOS

A EDP Renováveis não vai pagar dividendos aos accionistas este ano, ao contrário do que foi assumido no IPO. E não se compromete com qualquer data para a distribuição de resultados.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=470189

:|
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

div??

por OvosMoles » 24/2/2011 17:20

A empresa nao vai pagar dividendos, anunciou hoje que vai ser reenvestido os lucros do ano passado
 
Mensagens: 63
Registado: 22/8/2008 11:13
Localização: Aveiro

por Lion_Heart » 24/2/2011 17:13

mfsr1980 Escreveu:Com a aproximação dos dividendos, esta menina está a subir à louca! :lol: :lol: :lol:



hihhiihih :mrgreen: Dividendos? es do Estado? ou dos boys? so esses é que recebem dividendos 8-) :lol:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por mfsr1980 » 24/2/2011 17:10

Com a aproximação dos dividendos, esta menina está a subir à louca! :lol: :lol: :lol:
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

??

por OvosMoles » 24/2/2011 17:08

Eu ca nao uso exponenciais, é tudo à moda antiga, simples, hehe
 
Mensagens: 63
Registado: 22/8/2008 11:13
Localização: Aveiro

por habanero04 » 24/2/2011 16:28

Ovosmoles, que tipo de médias móveis são essas? no meu gráfico com médias exponenciais esse cruzamento ainda não ocorreu... :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1264
Registado: 8/11/2007 17:14
Localização: Lisboa

???

por OvosMoles » 24/2/2011 15:56

Elias eu não estou a misturar mesmo porque contrariamente as pessoas presentes aqui eu nao uso apenas a analise tecnica em detrimento da analise fundamental, eu procuro complementar ambas, mas isto é uma historia que ja tem barbas. Mas se queres so do ponto de vista tecnico toma la:

- A empresa em finais 2009 inverteu o trend bull que vinha de finais de 2008 corrigindo dd valores perto dos 8eur ate um minimo de 3,65 em Dezembro 2010. Desde entao a recuperaçao foi colocar a acção num trading range entre os 4.20 e os 4.6 de a 3 meses para ca.

- Indicadores RSI em estado ainda oversold dando espaço para subidas MACD ainda não inverteu e dentro das BOLL esta nos limites inferiores

- Apesar do sinal de COMPRA ainda nao ser claro julgo que um fecho acima dos 4,55/4,60 pode impulsionar a acção para niveis proximo dos 5 conforme grafico anexo

- Associado a tudo isto ha um ponto interessante que é o cross em alta da MM50d com a MM200d que é um sinal bullish

Abraço
Ovos

PS - Desculpem la esta analise em cima do joelho mas ja nao estou habituado a estas andanças
Anexos
edpr.gif
edpr.gif (49.42 KiB) Visualizado 3727 vezes
 
Mensagens: 63
Registado: 22/8/2008 11:13
Localização: Aveiro

Re: Perceber??

por JCS » 24/2/2011 15:48

OvosMoles Escreveu:(...) julgo que a confirmação da entrada é dada com um fecho acima dos 4,55.

Bons trades
Ovos Moles


Concordo. Teríamos nesse caso a cotação acima da MA40 (semanal) e um breakout.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por canguru » 24/2/2011 15:15

pocoyo Escreveu:E onde estamos?
No inicio, meio ou no fim do bull? :)


Acabei por não te responder directamente.

No íncio? Non.
No meio? Je ne sais pas
No fim? Je ne sais pas

Opah... estamos algures no bull :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por canguru » 24/2/2011 15:12

pocoyo Escreveu:
canguru Escreveu:
brimbela Escreveu:
Diria mais.

As leituras (comunicação social, notas de bancos de investimento), com comunicações efusivas, permitem sinalizar finais de tendência.


Olá canguru.
Podes explicar um pouco mais o que queres dizer com "permitem sinalizar finais de tendência."?
Em que medida é que se pode tirar essa conclusão?

Obrigado


Viva,

Normalmente quando tudo está bull e a recomendar comprar tudo o que aparece à frente (recordar 2000 e finais de 2007) já é em si mesmo um sinal de que a tendência está a terminar uma vez que os últimos compradores estão a chegar ao mercado. Depois deles não virá mais ninguém para suster o preço...

Este é o meu 1º bull market e tal como esperava todo ele é feito de medos, receios de quedas, de novos mínimos, etc... e em parte também é por isso que o mercado sobe. Faz parte.


E onde estamos?
No inicio, meio ou no fim do bull? :)


Acho que um gráfico vale mais que mil palavras... :lol:

SP mensal
Anexos
S&Pmensal24022011.png
S&Pmensal24022011.png (10.23 KiB) Visualizado 3812 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por pocoyo » 24/2/2011 15:10

canguru Escreveu:
brimbela Escreveu:
Diria mais.

As leituras (comunicação social, notas de bancos de investimento), com comunicações efusivas, permitem sinalizar finais de tendência.


Olá canguru.
Podes explicar um pouco mais o que queres dizer com "permitem sinalizar finais de tendência."?
Em que medida é que se pode tirar essa conclusão?

Obrigado


Viva,

Normalmente quando tudo está bull e a recomendar comprar tudo o que aparece à frente (recordar 2000 e finais de 2007) já é em si mesmo um sinal de que a tendência está a terminar uma vez que os últimos compradores estão a chegar ao mercado. Depois deles não virá mais ninguém para suster o preço...

Este é o meu 1º bull market e tal como esperava todo ele é feito de medos, receios de quedas, de novos mínimos, etc... e em parte também é por isso que o mercado sobe. Faz parte.


E onde estamos?
No inicio, meio ou no fim do bull? :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por canguru » 24/2/2011 15:05

brimbela Escreveu:
Diria mais.

As leituras (comunicação social, notas de bancos de investimento), com comunicações efusivas, permitem sinalizar finais de tendência.


Olá canguru.
Podes explicar um pouco mais o que queres dizer com "permitem sinalizar finais de tendência."?
Em que medida é que se pode tirar essa conclusão?

Obrigado


Viva,

Normalmente quando tudo está bull e a recomendar comprar tudo o que aparece à frente (recordar 2000 e finais de 2007) já é em si mesmo um sinal de que a tendência está a terminar uma vez que os últimos compradores estão a chegar ao mercado. Depois deles não virá mais ninguém para suster o preço...

Este é o meu 1º bull market e tal como esperava todo ele é feito de medos, receios de quedas, de novos mínimos, etc... e em parte também é por isso que o mercado sobe. Faz parte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por Elias » 24/2/2011 15:05

Ovos, estás a misturar aí considerações fundamentais com outras de ordem técnica.

Penso que são coisas independentes, ou seja, os fundamentais não perdem o seu valor só porque há um sinal técnico negativo, e vice-versa.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Perceber??

por OvosMoles » 24/2/2011 14:58

Boa tarde, na logica do perceber ou não como alguns titulos reagem ao anuncio dos resultados, na minha modest opinião a EDPR esta a reter os dividendos para investimento, investimento esse que tem de ser bem gerido dado que os estimulos as renovaveis foram bastante cortados, devido a divida dos perifericos.

Mas tomem nota de uma coisa muito importante, o preço do brent esta nos 120, ou seja, um pais com menos dependencia de petroleo e mais de renovaveis vai ser beneficiado/menos prejudicado desta situação, dai a importancia de estar investido em energias renovaveis neste momento e dai o potencial upside que um titulo como a EDPR pode ter neste momento aliado ao factor tecnico de a MM50d estar a cruzr em alta com a MM200d o q é bullish mas julgo que a confiormação da entrada é dada com um fecho acima dos 4,55.

Bons trades
Ovos Moles
 
Mensagens: 63
Registado: 22/8/2008 11:13
Localização: Aveiro

por pepi » 24/2/2011 14:42

Lion_Heart Escreveu:
pepi Escreveu:A escalada no preço do petróleo não deveria estar a impulsionar a cotação da EDPr?! :-k


Porque motivo? vejo muita pouca coisa na edpr a substituir o petroleo.

Isso é o mesmo que dizer que com o petroleo a subir as acçoes das marcas automoveis deviam estar a despenhar-se


Lion, acho deves tentar dizer isso ao Mexia, estou a ver que ele não percebe nada do negócio que gere...:?

Mexia: escalada do petróleo obriga Portugal a olhar para "a nossa água e o nosso vento"

António Mexia diz que por cada 10 dólares de acréscimo no barril de petróleo, factura energética aumenta cerca de 800 milhões
“Por cada 10 dólares na subida do barril, a factura energética em Portugal sobe mais ou menos 800 milhões de euros. Daí vemos a importância de diminuir a nossa dependência do petróleo, quer no sector eléctrico, quer na mobilidade”, comentou hoje o CEO da EDP, à margem da inauguração do primeiro Fablab EDP no país.

E deixou o aviso: “temos de aproveitar a nossa água e o nosso vento. Quanto mais depressa reduzirmos a nossa dependência do petróleo, melhor, porque isso vai diminuir o número de horas que os portugueses têm de trabalhar para enviar riqueza para os países que têm recursos fósseis”.

Segundo Mexia, “esta escalada de preços obriga-nos a olhar, de olhos bem abertos, para a eficiência energética”.
 
Mensagens: 935
Registado: 17/3/2009 14:43
Localização: 16

por brimbela » 24/2/2011 14:23

Diria mais.

As leituras (comunicação social, notas de bancos de investimento), com comunicações efusivas, permitem sinalizar finais de tendência.


Olá canguru.
Podes explicar um pouco mais o que queres dizer com "permitem sinalizar finais de tendência."?
Em que medida é que se pode tirar essa conclusão?

Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 41
Registado: 11/1/2011 12:24
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo