Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por T1ag0 » 28/5/2011 23:34

JCS Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Negoceias com velas semanais? A que preços starias disposto a vendes?


Sim apenas com gráficos semanais (abaixo disso considero que há muito "ruido" que nos abstrai do que é importante (big picture)).

Quanto à 2ª questão, tenho o stop abaixo dos minimos da consolidação que houve entre Dezembro e Março (abaixo também da MA40). Normalmente quando há um fecho semanal abaixo da MA40 costumo sair (salvo quando o minimo do anterior swing está proximo da MA40, caso em que espero também pelo lower-low). Mas normalmente saio quanto cruza a MA40 em baixa. Os stops que coloco são só para funcionarem como "safety net" caso algo fora do normal aconteça e eu não esteja presente (muito raramente são ativados).


Cumprimentos

JCS


E não acha que velas semanais podem filtrar informação em demasia?

Abraço,
Tiago
 
Mensagens: 465
Registado: 29/3/2010 17:06
Localização: Algarve

por JCS » 28/5/2011 21:02

Sr_SNiper Escreveu:Negoceias com velas semanais? A que preços starias disposto a vendes?


Sim apenas com gráficos semanais (abaixo disso considero que há muito "ruido" que nos abstrai do que é importante (big picture)).

Quanto à 2ª questão, tenho o stop abaixo dos minimos da consolidação que houve entre Dezembro e Março (abaixo também da MA40). Normalmente quando há um fecho semanal abaixo da MA40 costumo sair (salvo quando o minimo do anterior swing está proximo da MA40, caso em que espero também pelo lower-low). Mas normalmente saio quanto cruza a MA40 em baixa. Os stops que coloco são só para funcionarem como "safety net" caso algo fora do normal aconteça e eu não esteja presente (muito raramente são ativados).


Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por rsacramento » 28/5/2011 11:34

Tridion Escreveu: (...)
se passar a resistência 5.2 a tendência será de subida.
(...)

nota que passar não equivale a ter um ou dois fechos acima da zona, como se pode perceber pelo gráfico: é necessário mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Tridion » 28/5/2011 11:27

Sr_SNiper Escreveu:Qual é para os ilustres companheiros a tendencia primária desta cotada?
Neutra?


Realmente responderam-te os ilustres todos :lol:

Não é que tenha muito a acrescentar, porque concordo com tudo o que foi dito aqui, mas como tenho acompanhado a EDPR nas últimas semanas só quero acrescentar que a acção testou os 5.20 na semana em que se soube que um dos compromissos com a troika era rever os apoio às renováveis. Desde daí que a tendência tem sido de descida.

Vamos ver como reage ao suporte aqui já mencionado 4.5/4.6. Por outro lado, se passar a resistência 5.2 a tendência será de subida.

Posto isto, não sei se existirá força comprador para levar a acção para lá dos 5.2...mas esperaria para ver. :roll:

PS - Não tenho posições abertas na EDPR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

por rsacramento » 28/5/2011 10:19

Sr_SNiper Escreveu:Qual é para os ilustres companheiros a tendencia primária desta cotada?
Neutra?

tirando o ilustre:
este rally desde dezembro pode ser visto com um ressalto num bear market
queres uma razão? ainda não retraíu sequer 40% da última queda

para o curto médio prazo: se quebrar a zona dos 4.53 a tendência ascendente pode ser declarada como invertida (actulmente lateraliza, nesse horizonte temporal)
Anexos
edpr semanal.png
edpr semanal.png (10.71 KiB) Visualizado 5430 vezes
edpr.png
edpr.png (8.13 KiB) Visualizado 5454 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Sr_SNiper » 28/5/2011 2:15

JCS Escreveu:Negoceia já acima da MA40 (semanal) o que é sinal que a tendência poderá ter mudado. Um higher-low acima dos 5,20 seria uma confirmação a meu ver. Vamos ver o que acontece nas próximas semanas. A MA20 também já cruzou a MA40 em alta.

PS: Tenho EDPR em carteira.

Cumprimentos

JCS


Negoceias com velas semanais? A que preços starias disposto a vendes?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Mares » 27/5/2011 22:19

A EDPR quebrou o canal ascendente que a trazía desde final do ano passado (o terceiro toque foi de vez...).

Vejo também os ~4.55 como suporte (como já referído pelo "mestre" Ulisses).

(achei interessante a forma de negociar do JCS, utilizando a MA40 em gráfico semanal...)

g.a.
Anexos
EDPR_Maio_2011.jpg
EDPR_Maio_2011.jpg (64.15 KiB) Visualizado 5559 vezes
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2504
Registado: 20/10/2010 17:33
Localização: 16

por JCS » 27/5/2011 22:01

Negoceia já acima da MA40 (semanal) o que é sinal que a tendência poderá ter mudado. Um higher-low acima dos 5,20 seria uma confirmação a meu ver. Vamos ver o que acontece nas próximas semanas. A MA20 também já cruzou a MA40 em alta.

PS: Tenho EDPR em carteira.

Cumprimentos

JCS
Anexos
EDPR_27Maio2011.jpg
EDPR_27Maio2011.jpg (40.66 KiB) Visualizado 5627 vezes
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por Sr_SNiper » 27/5/2011 19:56

Qual é para os ilustres companheiros a tendencia primária desta cotada?
Neutra?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Celsius-reloaded » 27/5/2011 14:45

Certíssimo, obrigado.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

por Ulisses Pereira » 27/5/2011 13:46

Eu tenho o meu sporte ali na zona dos 4,55. Mas lá está, estamos a falar de zonas, por isso estamos mais ou menos de acordo. ;)

Deixo os gráficos para ilustrar.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edpr1.jpg
forum-edpr1.jpg (374.84 KiB) Visualizado 4061 vezes
forum-edpr2.jpg
forum-edpr2.jpg (274.02 KiB) Visualizado 4053 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Celsius-reloaded » 27/5/2011 13:37

Parece-me ver um suporte nos 4,6. Confirmam?
Editado pela última vez por Celsius-reloaded em 27/5/2011 14:44, num total de 1 vez.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

EDP_R

por Palmix » 23/5/2011 10:42

Sou daqueles que tem uma "fezada" enorme nesta cotada.
Em todo o caso, o facto de este ter quebrado a barreira dos 4,95€ deixou-me algo retraido.
Ainda assim entrei a 4,80€.
Penso que os resultados mostrados pela empresa sõ positivos, continua o investimento, o que é muito bom, numa altura de recessão e de crise...provavelmente fará alavancar um resultados num cenário de recuparação macro económica.
Quando pediram para o grande Buffet justificar a compra da companhia de caminhos de ferro americana, disse que tinha sido a única a investir numa altura em que toda a gente desinvestia!
Na EDP_R passa-se um cenário identico...
Li nas noticias que haverá um concurso de licencas em França...e a EDP_R estará lá...
Não tenho dúvidas de que, mais tade ou mais cedo, esta cotada irá iniciar uma subida acentuada.
 
Mensagens: 412
Registado: 29/11/2007 11:27
Localização: 15

por crpiresbull » 22/5/2011 22:49

So far so good! Até agora parece que o suporte que eu previa está-se a aguentar.

Agora deixo o gráfico actualizado onde não mexi (penso eu de que) nos suportes e resistências.

Penso que a acção pode seguir o primeiro rumo que indico a verde a tracejado (simplesmente se acompanhar o canal), ou o segundo (se acompanhar o canal e bater na resistência de 6€ e picos).


Sou novato :| como já referi, mas apresento de seguida os argumentos que me fazem pensar que a acção pode subir:

*A empresa apresentou uma melhorias nos resultados de 16%, e isso não se reflectiu na acção, antes pelo contrário como devem saber...
*Está em bull mode desde Novembro de 2010 (segundo o Ulisses, o grande, os bulls duram algum tempo).
*A empresa desceu abruptamente pela recomendações da Troika (ou triunvirato) ao governo para reduzir o apoio à energias renováveis. Ainda assim o PS (vislumbrei o programa) assobia completamente para o lado, e mesmo o PSD é mais suave na abordagem às renováveis. Para além disso, a EDPR tem o seu negócio bastante internacionalizado.
*Li algures na imprensa espanhola que empresas espanholas deste género, Iberdrola Renovables, etc... (e também referiam qualquer coisa da EDPR, penso) apresentavam um potencial de crescimento de 40%.
* Por último, o fantasma de Fukushima não desaparecerá tão prontamente (um exemplo dos títulos de notícias: "Energia: 70% dos portugueses contra construção de central nuclear em Portugal - Estudo")...



gratuito Escreveu:Acredito mais no gráfico do Ulisses, porque acredito mais que a resistência quando quebrada se torna suporte do que o suporte se torne resistência. Fora isso o gráfico parece-me o de um profissional, no entanto, vejo muita emoção no gráfico. A Renováveis passou de bear a bull sem passar por uma acumulação pelo que é natural ques as vá fazendo pelo caminho.
[/list]
Anexos
EDP RENOVAVEIS_22_05_2011.png
EDP RENOVAVEIS_22_05_2011.png (22.51 KiB) Visualizado 4614 vezes
 
Mensagens: 14
Registado: 11/5/2011 22:21
Localização: 22

por gratuito » 12/5/2011 7:43

Acredito mais no gráfico do Ulisses, porque acredito mais que a resistência quando quebrada se torna suporte do que o suporte se torne resistência. Fora isso o gráfico parece-me o de um profissional, no entanto, vejo muita emoção no gráfico. A Renováveis passou de bear a bull sem passar por uma acumulação pelo que é natural ques as vá fazendo pelo caminho.
 
Mensagens: 82
Registado: 5/1/2010 14:16
Localização: 16

Re: EDP em Bull?

por Mares » 12/5/2011 0:11

crpiresbull Escreveu:Sou principiante por estas andanças (primeira posta por aqui), no entanto estou "farto" de espreitar à espera de contributos de outros "caldeireiros". Desde já obrigado a todos que por aqui andam a partilhar conhecimentos.


Com os meus ainda humildes conhecimentos deixo aqui este gráfico. Não sei se nele sigo as representações mais comuns usadas neste fórum, mas penso que são compreensíveis.

Com o tempo espero que a minha perícia nos gráficos melhore, tal como espero que com o tempo a EDPR suba.


Bem vindo :wink:
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2504
Registado: 20/10/2010 17:33
Localização: 16

por Elias » 11/5/2011 22:34

crpiresbull, bem-vindo a esta grande família! :)
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

EDP em Bull?

por crpiresbull » 11/5/2011 22:28

Sou principiante por estas andanças (primeira posta por aqui), no entanto estou "farto" de espreitar à espera de contributos de outros "caldeireiros". Desde já obrigado a todos que por aqui andam a partilhar conhecimentos.


Com os meus ainda humildes conhecimentos deixo aqui este gráfico. Não sei se nele sigo as representações mais comuns usadas neste fórum, mas penso que são compreensíveis.

Com o tempo espero que a minha perícia nos gráficos melhore, tal como espero que com o tempo a EDPR suba.
Anexos
EDP RENOVAVEIS_11_05_2011.png
EDP RENOVAVEIS_11_05_2011.png (22.88 KiB) Visualizado 5109 vezes
 
Mensagens: 14
Registado: 11/5/2011 22:21
Localização: 22

por ParadiseLost007 » 5/5/2011 20:47

Boas.

Será q já descontou tudo o q tinha pr descontar ?

Obg. Abr.
 
Mensagens: 90
Registado: 4/2/2011 17:10
Localização: 12

por Ulisses Pereira » 5/5/2011 11:36

Deixo os gráficos actualizados da EDPr onde é bem visível a reacção à zona de resistência. Tal como tinha referido no final de Março, era previsível que a acção pudesse corrigir/consolidar naquela zona já que a resistência era demasiado forte para que pudesse ser quebrada à primeira. A acção corrigiu e a análise mantém os mesmos pressupostos: Há que esperar por uma ruptura, consistente, da zona dos 5,2 euros para os touros ganharem o controlo da situação em todos os horizontes temporais.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edpr1.jpg
forum-edpr1.jpg (371.76 KiB) Visualizado 5713 vezes
forum-edpr2.jpg
forum-edpr2.jpg (286.53 KiB) Visualizado 5704 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por otangas » 5/5/2011 11:02

rsacramento Escreveu:
otangas Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Mig71 Escreveu:Se nao as tivesses vendido nao tinhas perdido

e lá se transformava uma especulação num investimento



Julgo que o raciocínio é exatamente o contrário:


não, não é; é exactamente o que eu disse:

entras numa perspectiva de fazer um swing trade

a coisa corre mal, não vendes

a coisa continua a correr mal

continuas a não vender

às tantas estás "agarrado", ou seja, não as vendes baseado na esperança de elas voltarem ao teu preço de entrada

deu-se o que eu disse: transformaste uma entrada especulativa (no sentido de swing trade) num "investimento", ou seja este termo aqui é dito com ironia, já que à partida nunca te tinha ocorrido fazeres um trade de muito longo prazo (== investimento)



Ok, não tinha percebido que o termo "investimento" estava a ser usado com ironia.

Nesse caso, plenamente de acordo com o que disse.

Aliás, diria mais: Qualquer compra no mercado acionista tem que ser considerada especulativa. Uma pessoa compra especulando que o preço vai subir. Trata-se de uma pura definição de "especulação": Assumir uma posição no presente, especulando sobre um futuro que não conhece...

Quem quiser investir, que o faça noutro locais (crie uma empresa, compre um terreno para o rentabilizar de qualquer forma, etc...).


P.S.: Entretanto, a EDPr já cota abaixo dos 4,82€...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 422
Registado: 25/3/2009 22:02
Localização: 16

por Tridion » 5/5/2011 10:42

Aprendo mais em meia dúzias de posts do rsacramento do que em muita informação que anda para aí escrita sobre mercados!

A minha homenagem e muito obrigado :clap: :clap:

PS - Quero estender este tributo também ao JCS :clap: :clap:

PS1 - Depois do elogio...pretendo continuar a melgar-vos a cabeça com as minhas perguntas! :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

por rsacramento » 5/5/2011 10:28

otangas Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Mig71 Escreveu:Se nao as tivesses vendido nao tinhas perdido

e lá se transformava uma especulação num investimento



Julgo que o raciocínio é exatamente o contrário:


não, não é; é exactamente o que eu disse:

entras numa perspectiva de fazer um swing trade

a coisa corre mal, não vendes

a coisa continua a correr mal

continuas a não vender

às tantas estás "agarrado", ou seja, não as vendes baseado na esperança de elas voltarem ao teu preço de entrada

deu-se o que eu disse: transformaste uma entrada especulativa (no sentido de swing trade) num "investimento", ou seja este termo aqui é dito com ironia, já que à partida nunca te tinha ocorrido fazeres um trade de muito longo prazo (== investimento)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por otangas » 5/5/2011 9:42

rsacramento Escreveu:
Mig71 Escreveu:Se nao as tivesses vendido nao tinhas perdido

e lá se transformava uma especulação num investimento



Julgo que o raciocínio é exatamente o contrário:


Transformava-se um investimento (feito com base no pressuposto da quebra da resistência dos 5,2€ e com um stop para proteger o capital) numa pura especulação (convencer-me que a queda acentuada de ontem era o mercado que estava errado, e que o mercado rapidamente ia retomar a subida).

Obviamente, a acção pode voltar a cotar acima dos 5,2€ a curto-prazo, mas a verdade é que o plano de trading que tinha à partida foi cumprido à risca, limitando as perdas a 5%...

(entretanto, a acção continua a cotar abaixo do meu stop)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 422
Registado: 25/3/2009 22:02
Localização: 16

por rsacramento » 5/5/2011 9:21

Mig71 Escreveu:Se nao as tivesses vendido nao tinhas perdido

e lá se transformava uma especulação num investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Maverick StockMan, navaldoc, Nuno V, PMP69, Shift72, Xacal e 176 visitantes