Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por surviver » 24/7/2009 23:23

Não há um padrão claro de subidas nas sextas, mas há uma tendência... isso é claro.

Este dia acaba por não revelar muito, pois mantem-se dentro do range dos ultimos tempos (7,00€ - 7,40€), e aproxima-se a divulgação dos resultados do 2º semestre.

Quanto aos resultados, apesar das ultimas noticias, que considere neutrais, acredito que os mesmos venham ajudar um pouco no curto prazo. No entanto, não acredito que a edpr consiga testar os 8,00€ antes de Setembro. O período de "férias bolsistas" está muito próximo e os volumes tendem a descer vertiginosamente.
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 13:40
Localização: Oliveira de azeméis

Sexta-Feira

por PT96 » 24/7/2009 17:29

Elias,

É evidente que não tenho qualquer tipo de amostra, não te esqueças que sou um amador iniciante nestas coisas, contudo, esta semana o melhor comportamento que ela teve foi justamente hoje, e recordo-me também de 2/3 fechos atipicos (precisamente sexta-feira), um deles perto do S João (daí a "martelada" lol).

Abraço
 
Mensagens: 53
Registado: 22/7/2009 17:45
Localização: 14

Teorias...

por hugob0ss » 24/7/2009 16:57

Com algumas mais valias a serem feitas hoje após longas subidas creio que a epdr, uma empresa com bons fundamentais pode servir de refúgio para essas valias e a cotação pode beneficiar disso nos proximos tempos.

Disclosure: Não detenho qualquer posição na edpr.

Cumprimentos,
Hugo
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
 
Mensagens: 339
Registado: 23/10/2008 14:18
Localização: 16

Re: Sexta-Feira

por Elias » 24/7/2009 16:54

PT96 Escreveu:Salvo raras excepções, as sextas feiras são sempre óptimas para as Renovaveis


Embora isso tenha acontecido por mais de uma vez ao longo dos últimos 2-3 meses, não sei se concordo com essa afirmação em termos gerais.

Qual é a dimensão da tua amostra?

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Sexta-Feira

por PT96 » 24/7/2009 16:50

Elias,

Salvo raras excepções, as sextas feiras são sempre óptimas para as Renovaveis, bom comportamento, bons fechos, alguma razão para isso acontecer? Esta semana tive dentro, mas saí cedo, tomei outras opções, 2ª Feira pode ser tarde...

Bom fim de semana

Abraço
 
Mensagens: 53
Registado: 22/7/2009 17:45
Localização: 14

por Elias » 24/7/2009 16:38

Aqui fica o gráfico actualizado com o fecho da EDPR.

Notar o aumento de volume e a ruptura da LTD de curto prazo.

A MACD ainda não deu sinal de compra mas está lá quase...

Bom fim-de-semana.
Anexos
edpr.PNG
edpr.PNG (30.7 KiB) Visualizado 6895 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Dansousa » 23/7/2009 23:19

Elias Escreveu:Isto já não tem muito a ver com a EDP-R, se calhar abro um tópico novo para falar deste indicador, com alguns exemplos.


Olá Elias, boa noite, estás bom??? Só agora consegui aceder ao fórum para actualizar a informação (isto ultimamente tem estado difícil) e deparei-me com esta excelente ideia, será que podes mesmo dar seguimento à ideia??? Da minha parte, acho que seria uma excelente iniciativa e aproveitava para esclarecer um indicador que há muito procuro entender...

Desde já o meu muito obrigado.

Abraço

Daniel Sousa.
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por Elias » 23/7/2009 19:20

Isto já não tem muito a ver com a EDP-R, se calhar abro um tópico novo para falar deste indicador, com alguns exemplos.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por EBF » 23/7/2009 18:16

Boas,

Obrigado pelos esclarecimentos, são uma grande ajuda.


cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 411
Registado: 26/3/2009 16:16
Localização: 16

por Elias » 23/7/2009 18:06

EBF Escreveu:Consideras que o cruzamento do MACD com a media dos 9 dias, por si só um indicador de compra?
Ou precebi tudo mal? :roll:


Sim, é um sinal de compra mas nota que os indicadores não devem ser utilizados isoladamente. É preferível que haja confirmação dada por mais de um indicador.

EBF Escreveu:O CMF, negativo indica que a cotação e dominada pelos vendedores?


De certa forma sim.

O CMF é calculado sobre as últimas 21 sessões e funciona da seguinte forma:
- os dias em que o fecho é acima do valor médio da sessão têm ponderação positiva (sendo essa ponderação tanto maior quanto mais perto estiver o fecho do máximo)
- os dias em que o fecho é abaixo do valor médio da sessão têm ponderação negativa (sendo essa ponderação tanto mais negativa quanto mais perto estiver o fecho do mínimo)
- os dias em que o fecho se dá no valor médio da sessão têm ponderação nula
- para cada dia é ainda feita uma ponderação pelo volume desse dia, ou seja, os dias com mais volume pesam mais que os dias com menos volume

Daqui resulta que:
- quando o CMF está muito positivo, isso significa que as velas brancas (genericamente falando os dias de subida) têm sido feitos com mais volume que os dias que queda
- quando o CMF está muito negativo, isso significa que as velas negras (genericamente falando os dias de queda) têm sido feitos com mais volume que os dias que subida

Nota que quando surge um dia com volume anormalmente elevado, o CMF fica todo avacalhado.

Espero que isto ajude.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por EBF » 23/7/2009 17:53

Boas, Elias

Consideras que o cruzamento do MACD com a media dos 9 dias, por si só um indicador de compra?
Ou precebi tudo mal? :roll:

O CMF, negativo indica que a cotação e dominada pelos vendedores?

Um abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 411
Registado: 26/3/2009 16:16
Localização: 16

por Um curioso... » 23/7/2009 17:42

Elias Escreveu:Deixo aqui um gráfico um pouco diferente do habitual, com bastante destaque para a MACD, que continua a querer dar sinal de compra mas continua abaixo da linha de sinal.

o CMF está negativo, o que pode estar associado ao fraquíssimo volume das últimas velas brancas.


Após testar em alta, pela 1ª vez a zona dos 7,40€, iniciou um claro movimento de consolidação (lateralização), que já dura há uns meses.
Tendo tido já 3 toques, no que parece ser a linha inferior do canal de consolidação, seria de esperar que rompesse a zona de resistência dos 7,40€.
No entanto o baixo volume das últimas subidas, parece mostrar algum desinteresse do título.
Numa altura em que as atenções parecem viradas para os resultados das empresas e em que se desenha mini- bull de curto prazo, o interesse comprador vai-se desviar para as empresas mais voláteis.
Não ficaria espantado com um quarto toque na zona dos 7-7,05€!!!
Os resultados semestrais que vão sair na 4ªFeira, provavelmente vão ter um impacto neutro, embora de momento ainda não tenha informação, nem sequer das previsões. Apenas rumores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 712
Registado: 29/11/2007 14:04
Localização: Lisboa

por Elias » 23/7/2009 17:05

Deixo aqui um gráfico um pouco diferente do habitual, com bastante destaque para a MACD, que continua a querer dar sinal de compra mas continua abaixo da linha de sinal.

o CMF está negativo, o que pode estar associado ao fraquíssimo volume das últimas velas brancas.
Anexos
edpr.PNG
edpr.PNG (31.77 KiB) Visualizado 7266 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 22/7/2009 19:44

Temos aqui uma luta interessante entre a LTD de curto prazo e a LTA de médio prazo (entretanto ajustada).

Normalmente a tendência-mãe vence. Será que isso acontece desta vez?

Uma nota para a MACD: este indicador prepara-se para dar sinal de compra, após quase dois meses abaixo da linha do sinal.
Anexos
edpr.PNG
edpr.PNG (32.38 KiB) Visualizado 7466 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 21/7/2009 18:42

Sim, ponho.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por daniely » 21/7/2009 17:59

ola elias!

Esse triangulo já tem toques suficientes, nao pões a hipótese se ser entretanto quebrado em alta!

Abraços!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 154
Registado: 24/3/2008 14:08

por Elias » 21/7/2009 16:58

Não tenho actualizado a EDP-R porque não há muito para dizer.

Aqui fica o gráfico com o fecho de hoje.
Anexos
edpr.PNG
edpr.PNG (31 KiB) Visualizado 7748 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MoneyChaos » 19/7/2009 16:48

@ Tiagopt, Excelente análise. Eu tb no medio prazo estou bearish em relação a este titulo, pq embora o desenlace da quebra da resistencia dependa da envoltura global, mesmo que esta seja favoravel vai ter uma enorma resistencia psicologica nos 8 euros e sendo assim parece-me que shortar no range dos 7.40 me parece uma boa solução. Mas la está, depende do fenomeno global sendo a reacção da EDPR uma derivada dos mesmo.

Ab.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 47
Registado: 7/5/2009 15:07
Localização: 12

por tiagopt2 » 19/7/2009 7:28

A EDPR foi a vencedora da sondagem desta semana. A última análise a esta cotada foi há mais de três meses, mas não se pode dizer que hajam muitas modificações relativamente ao que havia sido visto. Desde essa altura, uma importante resistência acabou por ser quebrada em alta e as cotações caminharam apressadamente até um importante ponto de referência, mantendo intacto o padrão de higher-lows/higher-highs.

Esse ponto de referência é, claro está, a zona de resistência que se situa entre os 7,65-8€. Como seria expectável, a EDPR não foi capaz de ultrapassar essa zona em alta à primeira tentativa. Para os mais distraídos, essa zona representa o primeiro dia de negociação dos títulos em bolsa. O máximo e o mínimo do dia, valores que suportaram as cotações durante quase um mês, até que a inevitável quebra em baixa surgiu. Os subscritores dos títulos da EDPR, que pagaram 8€ por acção, chegaram a estar a perder quase 60% num curto período de 4 meses. Habituados a OPV's caracterizadas pelo lucro fácil, este movimento descendente marcou psicologicamente muitos desses investidores. Uma parte deles suportou a queda durante todos estes meses, na esperança de vender sem perdas. Agora que a cotação se aproxima novamente dos 8€, a pressão vendedora será grande e a quebra em alta só acontecerá quando a maior parte desses investidores conseguir desfazer-se dos seus títulos.

Continuando a analisar a parte técnica, rapidamente percebemos que nos últimos dois meses temos estado a lateralizar num range bem definido, com menos de 15% de amplitude. O bull mode que o título vive continua intacto, sem sinais de compromisso. Prova disso são os já referidos máximos e mínimos relativos cada vez mais altos que, para já, continuam invioláveis. Existe uma LTa que poderia ser considerada, unindo dois dos mínimos relativos mais proeminentes. Mas como o terceiro toque com reacção não chegou a acontecer, não me parece correcto estar a exacerbar a quebra de uma linha tecnicamente pouco válida. O padrão de referência para nos guiar no momentum da EDPR deverá ser o de máximos/mínimos relativos, já que foi este que acompanhou fielmente todo o percurso ascendente desta cotada.

Actualmente, além da consolidação (repare-se nas semelhanças com a anterior consolidação), parece estar em formação um triângulo horizontal de baixa. Estes triângulos, com a base delimitada por um pequeno suporte, estão muitas vezes associados a topos de movimentos. Este dado, a somar à forte resistência psicológica que se encontra acima do actual ponto, faz-me ficar negativo nesta empresa no médio prazo. Só entraria longo nela caso a zona de resistência fosse quebrada definitivamente e de forma consistente. Sinceramente, duvido que aconteça tão cedo. Para a shortar, aguardaria um de dois acontecimentos. Por um lado, shortaria a quebra do referido padrão de máximos/mínimos relativos. Por outro, shortaria uma nova visita à zona de resistência.

Para terminar, apenas um pequeno comentário: reparem que, um ano após a colocação em bolsa, o gráfico da EDPR começa finalmente a parecer-se com um gráfico e a permitir análises mais detalhadas. E com o seu comportamento tecnicamente correcto, pode vir a tornar-se um interessante foco de análise.
Anexos
EDP RENOVAVEIS.png
EDP RENOVAVEIS.png (17.69 KiB) Visualizado 7996 vezes
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por newone » 18/7/2009 18:23

fechei posicao, estes mercados tem andado loucos e nao quero apanhar surpresas. :lol:

bn e bom fds
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por EBF » 17/7/2009 18:23

Boas,

Para actualizar o grafico desta acção, e especialmente trazer para a 1ªPag.

Não tenho nada a acrescentar as notas de análise que têm sido referidas pelo Elias.

cumprimentos a todos
Anexos
EDP RENOVAVEIS170709#1.png
EDP RENOVAVEIS170709#1.png (16.97 KiB) Visualizado 8298 vezes
EDP RENOVAVEIS170709#2.png
EDP RENOVAVEIS170709#2.png (12.9 KiB) Visualizado 8291 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 411
Registado: 26/3/2009 16:16
Localização: 16

por newone » 13/7/2009 15:42

entrei a 7.08€ na parte da manha.
pensei numa analise semelhante a do bp1511 e então estou tambem nesse feeling de ela voltar novamente aos 7,30€/7,40€.
e tambem sempre tenho ali o suporte dos 7€. apenas achei uma posicao confortavel para compra.

bn
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por bp1511 » 13/7/2009 15:09

Mais uma imagem e umas ideias...
Anexos
EDPR3.jpg
EDPR3.jpg (114.98 KiB) Visualizado 8632 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por Elias » 10/7/2009 15:47

Dansousa Escreveu:Olá Elias, estás bom? Assim de repente e num gráfico mal "amanhado", que me dizes a este triângulo simétrico que a EDPR está a formar, penso que para ser validado teria de ser activado quase de imediato (para respeitar os pressupostos da figura), mas.....fica o "boneco"



É uma hipótese, mas vamos aguardar para ver o que acontece...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Bokas » 10/7/2009 14:01

Queria mesmo dizer ontem, pequena ou não foi uma subida :mrgreen:
Como poderás ver pelas análises do Elias esta acção tem estado a lateralizar no último mês e meio entre os 7,00 e os 7,40.
O movimento de hoje parece-me um movimento normal, não vejo nada de extraordinário nem justificação necessária para a correcção que está a ter no dia de hoje.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], HFCA, J.f.vieira, JoaoMatosSilva, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, slbnnbobadela e 241 visitantes