Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 1/8/2017 21:25

A respeito da OPA fizeram-se afirmações neste forum, no mínimo, caricatas (para não lhes chamar outra coisa).
Primeira afirmação: dado não termos qq informação/previsão em relação ao resultado da OPA e independentemente da EDP manter a opção de compra durante 3 a 6 meses como é referido aqui, julgo que a melhor opção será sair do ativo.
Sair do activo ao mesmo valor da OPA porquê? Se os detentores de acções da EDPR têm 3 a 6 meses para as vender ao preço da OPA? E entretanto muita coisa pode acontecer.
Segunda afirmação: neste momento quem ainda não vendeu acima do valor da OPA nos últimos meses, deve vender na OPA
Porquê vender na OPA e não na bolsa ao mesmo valor ou uns cêntimos acima do valor da OPA?
No creo en brujas, pero que las hay, las hay.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por The Navigator » 1/8/2017 13:15

Deixo aqui a minha opinião/decisão em relação à OPA.

Dado não termos qq informação/previsão em relação ao resultado da OPA e independentemente da EDP manter a opção de compra durante 3 a 6 meses como é referido aqui, julgo que a melhor opção será sair do ativo.

Neste momento quem ainda não vendeu acima do valor da OPA nos últimos meses, deve vender na OPA. E se quiser especular, pode arriscar uma recompra na possível correção depois do dia 2, caso se verifique uma situação idêntica à do BPI.

Nos próximos meses, julgo que a EDP irá optar por uma postura de esperar para ver, secando a liquidez da acção, como é referido por alguns analistas.

Esta é a minha opinião e o que irei fazer, já que tinha optado por guardar até à data limite da possibilidade da EDP rever a oferta.

Boas decisões.

NOTA: Quem utiliza plataformas baseadas no Saxo, (julgo ser igual em todas) tem o dia de hoje como limite para decidir.
Bons Trades,
The Navigator

"The Navigator is responsible for providing information to the skipper about the boat’s current position, and plotting an optimal course for the destination on a long-distance race. The navigator should be able to provide information including tide patterns, possible wind conditions and so on."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 3/6/2015 0:29

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por pcmarcos74 » 31/7/2017 9:23

Obrigado a todos pela ajuda! Não sendo certo que exista a tal aquisição protestativa... talvez o mais aconselhável seja mesmo vender.

Alguém por aqui pensa optar por não vender?

Cumprimentos
 
Mensagens: 9
Registado: 4/5/2015 9:50

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Laribau » 29/7/2017 21:01

pcmarcos74 Escreveu:Boas! Tenho acções na EDP Renováveis e confesso que não sei muito bem o que fazer. O que acontece se não vender e a OPA tiver sucesso? E o que acontece se não tiver sucesso?

Obrigado pela ajuda


Se a OPA conseguir mais de 90%, a EDP pode laçar uma OPA potestativa e nesse caso é obrigado a vender. Há alguns juristas que defendem a inconstitucionalidade desta possibilidade legal, mas nunca nenhum acionista minoritário se decidiu a testar a constitucionalidade da norma junto do TC. Pelo que, se a OPA tiver sucesso (>90%), em princípio quem tiver ações será forçado a vender.
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por SFT » 29/7/2017 20:42

pcmarcos74 Escreveu:Boas! Tenho acções na EDP Renováveis e confesso que não sei muito bem o que fazer. O que acontece se não vender e a OPA tiver sucesso? E o que acontece se não tiver sucesso?

Obrigado pela ajuda


Teoricamente, em ambos os casos, continuarás accionista da empresa.

No primeiro caso (não vendes e a OPA tem sucesso), ficas com uma acção que sairá do mercado bolsista pelo que, caso a quiseres transaccionar, terá de ser pelos teus próprios meios e num valor estipulado por ti já que o "valor de mercado" deixa de existir. O processo de venda é mais difícil dado que terás de ir à procura de comprador, ficas habilitado a receber dividendos e pagas as comissões bancárias enquanto não te desfizeres da acção.(funcionaria como acção do BANIF ou do BES só que sem os dividendos, a existirem)

No segundo caso, caso não tenha sucesso, fica tudo na mesma como até agora. Apenas free float diminuirá porque a EDP, digo eu sem qualquer tipo de provas/factos, pode ter adquirido acções da EDP Renováveis desde que anunciou a OPA.

Para a OPA ter sucesso e para a EDP Renováveis sair do mercado bolsista, a EDP tem de obter 90% da EDP Renováveis, se não me engano.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por pcmarcos74 » 29/7/2017 16:03

Boas! Tenho acções na EDP Renováveis e confesso que não sei muito bem o que fazer. O que acontece se não vender e a OPA tiver sucesso? E o que acontece se não tiver sucesso?

Obrigado pela ajuda
 
Mensagens: 9
Registado: 4/5/2015 9:50

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 28/7/2017 15:46

Se a OPA for um fracasso, como tudo leva a crer e até os responsáveis da EDP já admitem, a guerra não acaba mas vai continuar. Falta apenas saber os pormenores.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 28/7/2017 15:42

EAGLETRADER20 Escreveu:A minha opinião já expressa em post anteriores é que a OPA nunca iria ser bem sucedida e a empresa retirada de bolsa , a partir do momento em que andou sempre a cotar acima do valor da OPA . Não fazia sentido alguém vender na OPA.

Para mim foi mais uma operação estratégica bem pensada pelos dirigentes da EDP .

Era uma estratégia WIN WIN.

A cotação andava muito por baixo.

Ao lançar a OPA tinha 2 opções , ou mercado aceitava a OPA e comprava num valor razoável, ou tal como sucedeu cotada cotava sempre acima da OPA e OPA provavelmente não terá sucesso , mas entretanto valorizou bastante o marketcap da EDPR em bolsa e a própria EDP.

WIn WIN . Penso que provavelmente vai ficar tudo na mesma , OPA não tem sucesso e EDPR não sai de bolsa .


Grande estratégia e como sempre bem pensada
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 28/7/2017 15:40

"Vamos ficar muito confortáveis com qualquer resultado, esta era uma oferta sem condições"
(A. Mexia, em 28 de Julho, numa conversa com analistas)

Não gosto do homem, por ter defraudado as minhas expectativas, mas admiro-o. Há muito que o admiro.
E o que tem mais piada é ter eu escrito AQUI há meses que a soma das partes da EDPR valia muito mais que o valor oferecido na OPA, e leio esta semana que um fundo americano veio dizer o mesmo de forma fundamentada; apresentando as contas. Diz o fundo que a EDPR vale o dobro do preço oferecido.
E agora vem o Mexia dizer publicamente que fica satisfeito com qualquer resultado. Que que não tem grandes expectativas formadas. O que é que isto quer dizer? Em linguagem dos homens do mar quer dizer mais ou menos isto: tudo o que vier à rede é peixe. E peixe do alto. Pois ....
Como eu compreendo bem a tua mente perversa, ó Mexia!
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por P-Mendes » 26/7/2017 9:55

Contra tudo o que foi dito ultimamente por aqui, hoje a EDP RENOVAVEIS cota a 6.7620 com uma queda, ao momento, de 2.84%, tendo inclusivé já tocado nos 6.7400, abaixo da OPA oferecida. Caso se mantenha, a OPA terá tudo para se concretizar a favor da EDP.
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 25/7/2017 23:24

A minha opinião já expressa em post anteriores é que a OPA nunca iria ser bem sucedida e a empresa retirada de bolsa , a partir do momento em que andou sempre a cotar acima do valor da OPA . Não fazia sentido alguém vender na OPA.

Para mim foi mais uma operação estratégica bem pensada pelos dirigentes da EDP .

Era uma estratégia WIN WIN.

A cotação andava muito por baixo.

Ao lançar a OPA tinha 2 opções , ou mercado aceitava a OPA e comprava num valor razoável, ou tal como sucedeu cotada cotava sempre acima da OPA e OPA provavelmente não terá sucesso , mas entretanto valorizou bastante o marketcap da EDPR em bolsa e a própria EDP.

WIn WIN . Penso que provavelmente vai ficar tudo na mesma , OPA não tem sucesso e EDPR não sai de bolsa .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 25/7/2017 23:16

Se a cotação em bolsa da EDPR está acima do valor da oferta da OPA, teoricamente, nenhuma acção deveria ser vendida na OPA: quem quer vender já vendeu ou vende em bolsa. Mas, ou muito me engano ou vai haver uma percentagem nada dispicienda de acções da EDPR vendidas na OPA, no caso desta seguir em frente. O que é ilógico. Mas a bolsa tem razões que escapam à nossa própria razão.
Contudo, ainda tenho uma secreta esperança de que o preço da OPA vai ser revisto até 5.ª feira ou que a OPA seja retirada do mercado. Seria muito mau para a imagem da EDP seguir em frente com a OPA, nestas condições.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por The Navigator » 24/7/2017 15:07

NirSup Escreveu:O "hedge fund" britânico Ecofin apelou aos acionistas para rejeitarem a oferta da EDP sobre a EDP Renováveis por considerarem que o preço é demasiado baixo e desvaloriza significativamente a empresa.
Estou cada vez mais convencido de que se os fundos, detentores da maior parte do free float da EDPR, se recusarem a vender, a EDP vai rever em alta o preço da OPA. Aguardemos. Quem vendeu até agora fez um mau negócio.


http://www.jornaldenegocios.pt//empresas/energia/detalhe/opa-accionista-americano-da-edp-renovaveis-diz-que-nao-vende-a-675-euros?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques Escreveu:
O accionista norte-americano da EDP Renováveis garante que não vai vender na oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela EDP. A MFS Investment considera que o preço oferecido é baixo e lança várias críticas à metodologia usada pela EDP no prospecto para defender a sua oferta.

A MFS Investment Management detém 4% do capital social e direitos de voto da EDP Renováveis, representando 18,3% das acções que estão sob oferta. A gestora de activos diz ser a maior accionista da EDP Renováveis, depois da EDP.

A nega da MFS significa que, muito provavelmente, a EDP não vai conseguir reunir as duas condições para uma OPA potestativa e deverá ter que avançar para a ordem irrevogável de compra, com uma ordem permanente de compra, a 6,75 euros, no prazo máximo de três a seis meses. A EDP tem até ao dia 27 de Julho, quinta-feira, para mudar o preço oferecido na OPA.

Entre os seus argumentos, a MFS defende que a acção da Renováveis vale mais do dobro do que os 6,75 euros, se forem tidos em conta os activos da empresa. Os 6,75 euros da oferta deviam subir 35%, caso a Renováveis fosse avaliada tendo em conta a sua geração de caixa.

"Do nosso ponto de vista, os argumentos incluídos no prospecto não providenciam uma visão equilibrada e precisa do valor subjacente da EDP Renováveis. As metodologias usadas parecem distorcer os valores resultantes em favor da EDP com desvantagem para os accionistas minoritários. O abandono pela EDP da metodologia de avaliação que recomenda aos investidores levanta a legítima questão sobre o que é que mudou", pode-se ler na carta divulgada pela MFS Investment a 21 de Julho, a que o Negócios teve acesso.

"Como um gestor de investimento a actuar em nomes dos nossos clientes, reiteramos a nossa posição de que o preço de oferta a 6,75 euros por acção reflecte valor insuficiente para os accionistas minoritários da EDP Renováveis sob as presentes circunstâncias", defende a missiva assinado por Maura Shaughnessy e Claud Davis.

"A MFS não pretende aceitar vender as nossas acções da EDP Renováveis pelo preço de 6,75 euros sob as presentes circunstâncias. Apelamos a outros accionistas minoritários para terem em conta a nossa análise nesta carta e nesta tomada de posição quando tomarem a sua decisão sobre os méritos da oferta", pode-se ler na carta.

Esta não é a primeira vez que a MFS Investment se pronuncia sobre a oferta. A 20 de Abril a gestora norte-americana escreveu uma carta aos administradores da EDP. Na missiva, partilhada com o Negócios, a MFS declara que o valor da OPA não "representa um valor justo para os accionistas minoritários da EDP Renováveis", aconselhando "fortemente a EDP a rever a sua oferta".

Também a gestora de activos britânica Ecofin já veio a público pronunciar-se contra esta OPA. Em declarações ao Negócios, Deirdre Cooper, sócia da Ecofin, disse que está a aconselhar os seus fundos a não aceitarem os 6,75 euros por acção, garantindo que estão dispostos a manter as acções, mesmo se a EDP retirar a Renováveis de bolsa.

Na missiva mais recente, e olhando para a possibilidade da EDP avançar para a fusão com a Renováveis, a MFS sublinha que o "prospecto aparenta omitir detalhes essenciais para retirar a EDP Renováveis de bolsa através de uma fusão transfronteiriça e não explica claramente os direitos dos accionista minoritários", caso isto aconteça.

Entre as razões para avançar para a OPA, a EDP sublinhou que a acção sofria de baixa liquidez. Mas a MFS aponta que esta lógica "não leva em conta que certos accionistas da EDPR (como a MFS) que desejam ficar com as acções para o longo prazo".

Sobre a avaliação que a EDP faz da EDP Renováveis, a MFS começa por destacar que a "parece que a administração da EDP Renováveis abandonou, e está efectivamente a desacreditar, a sua própria metodologia de avaliação (valor da empresa por megawatt) que apresentou aos investidores em Março de 2017 para demonstrar o quão desvalorizado estava a acção da EDPR". Caso a metodologia defendida pela EDP Renováveis fosse aplicada, o valor por acção ascenderia aos 11,73 euros, aponta a MFS.

Nota: Bold meu.
Bons Trades,
The Navigator

"The Navigator is responsible for providing information to the skipper about the boat’s current position, and plotting an optimal course for the destination on a long-distance race. The navigator should be able to provide information including tide patterns, possible wind conditions and so on."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 3/6/2015 0:29

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por JMalés » 17/7/2017 13:25

Ah ok. Então deve ser um erro do Google Finance.

obrigado ;)
 
Mensagens: 21
Registado: 18/5/2008 17:55

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Thoth » 17/7/2017 12:14

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por JMalés » 17/7/2017 12:08

Alguém sabe porque é que hoje esta acção não está a ser negociada?
 
Mensagens: 21
Registado: 18/5/2008 17:55

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 24/4/2017 11:53

se recusarem a vender, a EDP vai rever em alta o preço da OPA


Eu não concluiria isso tão depressa. Podem nada fazer e já atingiram parte do seu objectivo que era valorizar as suas acções.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 24/4/2017 11:46

O "hedge fund" britânico Ecofin apelou aos acionistas para rejeitarem a oferta da EDP sobre a EDP Renováveis por considerarem que o preço é demasiado baixo e desvaloriza significativamente a empresa.
Estou cada vez mais convencido de que se os fundos, detentores da maior parte do free float da EDPR, se recusarem a vender, a EDP vai rever em alta o preço da OPA. Aguardemos. Quem vendeu até agora fez um mau negócio.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por cris.a » 18/4/2017 20:09

EDP Renováveis produziu mais 2% de electricidade no primeiro trimestre...

A EDP entregou o pedido de registo da OPA na CMVM na segunda-feira e a administração da EDP Renováveis tem agora oito dias, a partir desta terça-feira, para se pronunciar sobre a oferta.


http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... eshomepage
 
Mensagens: 99
Registado: 11/9/2014 13:05

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 30/3/2017 11:40

RG46 Escreveu:OPA "oportunista"

Na nota de "research" a que o Negócios teve acesso, o Haitong elogia o impacto da venda da Naturgás e classifica a OPA sobre a EDP Renováveis de "oportunista para a EDP", pois está a aproveitar "uma prestação negativa recente das acções da EDPR" e os fundos encaixados com a venda da empresa espanhola.

A venda da gasista espanhola por 2,59 mil milhões de euros ficou "substancialmente acima do consenso do mercado", salienta o banco de investimento, que apesar de classificar a OPA de "oportunista" e de a contrapartida oferecida "não reflectir o valor e potencial de crescimento da EDPR", reconhece que a EDP "deverá levar a melhor" nesta operação.

OPORTUNISTA: Quem se aproveita de outras pessoas, buscando obter vantagens pessoais, em certas situações.


Há coincidências felizes e muito oportunas.
A EDP Renováveis fechou o ano de 2016 com um resultado líquido de 56 milhões de euros, o que representou uma queda de 66% face a 2015.
Se me disserem, ai e tal mas está tudo devidamente documentado e fundamentado no Relatório para a queda dos resultados. Podem dizer o que quiserem mas eu não acredito em coincidências. Pelo menos nesta. Sanguessugas!
PS: se os moderadores entenderem que termos como «sansessugas» não podem fazer parte do vocabulário deste forum, eu retiro o comentário.
Bons negócios para todos. E sigam o que diz o HAITONG, a caixa de ressonância da EDP, que perdoa os pecados de furto de coisa alheia por esta cometidos.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por RG49 » 30/3/2017 9:32

OPA "oportunista"

Na nota de "research" a que o Negócios teve acesso, o Haitong elogia o impacto da venda da Naturgás e classifica a OPA sobre a EDP Renováveis de "oportunista para a EDP", pois está a aproveitar "uma prestação negativa recente das acções da EDPR" e os fundos encaixados com a venda da empresa espanhola.

A venda da gasista espanhola por 2,59 mil milhões de euros ficou "substancialmente acima do consenso do mercado", salienta o banco de investimento, que apesar de classificar a OPA de "oportunista" e de a contrapartida oferecida "não reflectir o valor e potencial de crescimento da EDPR", reconhece que a EDP "deverá levar a melhor" nesta operação.

OPORTUNISTA: Quem se aproveita de outras pessoas, buscando obter vantagens pessoais, em certas situações.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 73
Registado: 11/3/2016 19:24

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 28/3/2017 23:04

Com ou sem opa era o caminho da edp r,a opa so acelarou o processo :lol:
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ricardmag » 28/3/2017 19:16

:clap:
EDP RENOVAVEIS.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por TremalNaik » 27/3/2017 23:05

Mensagem reenviada para o tópico da OPA sobre a EDPr.
TN
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por tradermoraisbravo » 13/3/2017 12:56

Bom dia Ulisses,

Obrigado pela atualização. A reação à resistência não foi a melhor, como podemos ver no gráfico e um fecho abaixo dos 6,08€ (anterior minimo relativo ocorrido a 28/02/2017) pode precipitar a ação de novo para baixo dos 6,00€. Não sei se partilham desta opinião.

Cumprimentos.
 
Mensagens: 356
Registado: 20/1/2017 15:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, Google [Bot], iniciado1, JFDIL, latbal, Shimazaki_2 e 416 visitantes