Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise afecta compras de Natal?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mfsr1980 » 29/12/2010 21:40

Não me perco com pormenores.
Só depois do 25A é que comecei a ver pessoas a andar ao caixote do lixo!
E agora tenho pessoas conhecidas a passar fome! :(
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por Elias » 29/12/2010 21:35

mfsr1980 Escreveu:Elias,
Volto a repetir
Disseram-me que na av. Almirante Reis à noite a fila para a sopa dos pobres é enormeeeeee, é uma visão chocante!


Não te percas em pormenores e responde lá: exactamente em que é que se vivia melhor antes do 25 de Abril?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mfsr1980 » 29/12/2010 21:34

Elias,
Volto a repetir
Disseram-me que na av. Almirante Reis à noite a fila para a sopa dos pobres é enormeeeeee, é uma visão chocante!
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por Elias » 29/12/2010 21:31

mfsr1980 Escreveu:Ó Elias,
Claro que se vivia melhor há 15 anos atrás, até antes do 25A se vivia melhor.


Ah sim? Antes do 25 de Abril vivia-se melhor? Podes elaborar um pouco mais sobre esse assunto?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mfsr1980 » 29/12/2010 21:27

Ó Elias,
Claro que se vivia melhor há 15 anos atrás, até antes do 25A se vivia melhor.

Aliás, disseram-me que na av. Almirante Reis à noite a fila para a sopa dos pobres é enormeeeeee, é uma visão chocante!
Editado pela última vez por mfsr1980 em 29/12/2010 21:31, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por Elias » 29/12/2010 21:24

mfsr1980 Escreveu:Aliás essas notícias só podem mesmo vir do Poder e têem o designio perfido de enganar o pessoal mais distraído, fazendo querer que a gente está bem na vida e que o dinheiro está é mal distribuido.


Achas então que há 15 anos se vivia melhor que hoje?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mfsr1980 » 29/12/2010 21:22

Aliás essas notícias só podem mesmo vir do Poder e têem o designio perfido de enganar o pessoal mais distraído, fazendo querer que a gente está bem na vida e que o dinheiro está é mal distribuido.
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por mfsr1980 » 29/12/2010 21:10

Dei consultoria a Empresa ligada ao ramo e que agora estará próxima da falência e não foi porque desatou tudo a querer viajar! :lol:
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por Elias » 29/12/2010 21:04

mfsr1980 Escreveu:Garanto-te que o número de voos para o Brasil é uma leve miragem dos voos de há uns anos atrás


Se consegues "garantir" é porque tens números - não queres partilhá-los?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mfsr1980 » 29/12/2010 21:02

Elias Escreveu:É que eu continuo a ver notícias a dizer que os voos para fora (Brasil, etc) estão cheios.


Caro Elias,
Tu tens de contabilizar o número de voos para o Brasil e não se o avião vai cheio (claro que vai cheio porque é a forma de rentabilizar o avião).
Garanto-te que o número de voos para o Brasil é uma leve miragem dos voos de há uns anos atrás, não te esqueças que as agências de viagens vão à falência por alguma razão!

Cumps mfsr1980
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por MarcoAntonio » 29/12/2010 20:51

Devo dizer que estou certo que isto é intencional (não para fazer crescer de forma aparente o consumo mas para o consumo deixar um rastro electrónico mais fácil de seguir e controlar).

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 29/12/2010 20:50

MarcoAntonio Escreveu:O dado relevante é o consumo real (total) e não o número de pagamentos segundo um determinado modo de pagamento.


Estou de acordo quanto a isso, acontece que os dados do consumo real não têm em conta a economia paralela (que como sabes está bull).
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 29/12/2010 20:49

Elias Escreveu:Dou de barato isso que referes, mas que comentário fazes às notícias sobre o forte aumento dos levantamentos no multibanco e pagamentos usando TPA?


Estou certo que as pessoas cada vez utilizam menos o cheque (até porque as regras deste têm mudado, sendo a mais recente alteração - entre outras - a introdução do cheque não à ordem que não pode ser endossado).

Para além de interferir com a frequência de utilização do próprio cheque, os cheques não à ordem têm de ser depositados. Como não podem ser directamente "levantados" (trocados por numerário), aqueles que receberem um pagamento por cheque não à ordem têm obrigatoriamente que - ao fazer um pagamento no consumo com esse dinheiro - ou de fazer o levantamento no multibanco ou de fazer o pagamento via cartão de débito.

Por estas duas razões, o número de levantamentos (ou pagamentos) multibanco para o mesmo volume de consumo tem necessariamente de ter aumentado.


O dado relevante é o consumo real (total) e não o número de pagamentos segundo um determinado modo de pagamento.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 29/12/2010 20:37

MarcoAntonio Escreveu:Eu confesso que tenho um enoooorme desdém pelas notícias sobre este tipo de matérias (e outras, basta ver o tratamento que fazem ao tema dos combustíveis). Sinceramente, não consigo depositar confiança e muito menos basear as minhas conclusões em notícias deste género porque não constituem análises objectivas e cuidadas, são dados brutos, por vezes até equívocos, que sistematicamente deixam informação pertinente, relevante ou indispensável de fora.


Dou de barato isso que referes, mas que comentário fazes às notícias sobre o forte aumento dos levantamentos no multibanco e pagamentos usando TPA?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 29/12/2010 20:35

Elias Escreveu:
Mas será que o supermercado está mais cheio que nos anos anteriores? Não serão as mesmas pessoas a ir às compras?



Não consigo precisar (eu também coloquei meramente uma hipótese).


Elias Escreveu:
É que eu continuo a ver notícias a dizer que os voos para fora (Brasil, etc) estão cheios.



O que também poderá não querer dizer nada (qual é o número de passagens em comparação com anos anteriores e que mercados/alternativas estão a perder caso se verifique que o número de passagens para o Brasil aumentou (ou o que quer que tenha aumentado).

Eu confesso que tenho um enoooorme desdém pelas notícias sobre este tipo de matérias (e outras, basta ver o tratamento que fazem ao tema dos combustíveis). Sinceramente, não consigo depositar confiança e muito menos basear as minhas conclusões em notícias deste género porque não constituem análises objectivas e cuidadas, são dados brutos, por vezes até equívocos, que sistematicamente deixam informação pertinente, relevante ou indispensável de fora.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por dvck » 29/12/2010 20:30

Elias Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
O meu supermercado habitual também estava atulhado.

Mas não quererá isso dizer que o pessoal vai fazer mais a passagem de ano em casa do que habitualmente?


(Oh não, lá vem o chato do Elias :lol:)

Mas será que o supermercado está mais cheio que nos anos anteriores? Não serão as mesmas pessoas a ir às compras?

É que eu continuo a ver notícias a dizer que os voos para fora (Brasil, etc) estão cheios.


Já colocaram a hipótese de haver mais pessoas no país nesta altura?
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 16/11/2007 18:38

por Elias » 29/12/2010 20:20

MarcoAntonio Escreveu:
O meu supermercado habitual também estava atulhado.

Mas não quererá isso dizer que o pessoal vai fazer mais a passagem de ano em casa do que habitualmente?


(Oh não, lá vem o chato do Elias :lol:)

Mas será que o supermercado está mais cheio que nos anos anteriores? Não serão as mesmas pessoas a ir às compras?

É que eu continuo a ver notícias a dizer que os voos para fora (Brasil, etc) estão cheios.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 29/12/2010 20:18

_urbanista_ Escreveu:A grande volatibilidade dos combustiveis é uma boa desculpa para os constantes aumentos.
Á cerca de 2 anos quando o barril estava a cerca de 150 usd e 1 litro de gasoleo custava cerca de €1,50 hoje o barril está a cerca de 95 usd e um litro de gasoleo está a cerca de €1,30 , embora o dolar tenha valorizado de cerca de €0,63 para €0,77 aínda há uma grande márgem que vai para os bolsos de alguem...



_urbanista_, os combustíveis é das coisas que aqui mais têm sido analisadas e há um loooongo tópico sobre isso...

1. As margens brutas, tomando os preços de referência, aumentaram cerca de 5 centimos entre o pico dos preços em 2008 e agora;

2. Nessa altura, as margens estavam anormalmente baixas (ver gráfico no meu tópico dos combustíveis que cobre mais de 3 anos de evolução das margens brutas);

3. As promoções aplicadas/disponíveis hoje tendem a distorcer as margens em alta (ie, na realidade os preços praticados pela GALP e BP são realmente mais baixos uma vez que existem promoções muito significativas que não existiam em 2008); notavelmente, neste preciso momento as promoções da GALP e da BP são as mais expressivas de sempre podendo chegar aos 16 e 18 centimos respectivamente, sem contar o valor em cartão. Podemos discutir a preferência dos consumidores por preços/descontos directos ou com base em parcerias mas, seja em que circunstancia for, deve ser considerado para uma análise correcta, justa e equilibrada a existência de tais promoções no estabelecimento de qualquer comparação.

4. Todos estes factores significativos foram ignorados na tua comparação, o que já não é pouco. Mas para além de todos estes, outros ainda estão em falta para uma análise clarificadora: fizeste a comparação com base nos preços "brutos" em lugar de fazer a decomposição do preço base antes de impostos e sem apresentar já o valor do petróleo em euros.


Resumindo: daquilo que disseste, de tão incompleto que está e por tanta coisa relevante deixar de fora, não se pode concluir absolutamente nada.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 29/12/2010 20:20, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 29/12/2010 20:17

Lion_Heart Escreveu:A saga continua. Terceiro dia em que as filas de transito são imensas.

Continua o assalto aos shoppings.Nem la perto se consegue chegar.

Aqui em Braga continua tudo entupido , é inacreditavel.

Portugal e mesmo um País onde se trabalha pouco.


O meu supermercado habitual também estava atulhado.

Mas não quererá isso dizer que o pessoal vai fazer mais a passagem de ano em casa do que habitualmente?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Lion_Heart » 29/12/2010 19:38

A saga continua. Terceiro dia em que as filas de transito são imensas.

Continua o assalto aos shoppings.Nem la perto se consegue chegar.

Aqui em Braga continua tudo entupido , é inacreditavel.

Portugal e mesmo um País onde se trabalha pouco.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Elias » 29/12/2010 10:31

_urbanista_ Escreveu:
Elias Escreveu:
_urbanista_ Escreveu:tenho a dizer que as margens eram grandes e continuam a ser, e se esta escalada continua já nem o desfibrilador nos vale


Se consideras que as margens são grandes, diz-me por favor qual consideras que devia ser o preço da gasolina à data de hoje.


é impossivel estabelecer um valor, sendo assim tinhamos que voltar ao passado, mas o estádo poderia estabelecer um valor fixo a cobrar por litro e não uma percentagem


Se é impossível estabelecer um valor, em que te baseias para dizer que as margens são grandes?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por _urbanista_ » 29/12/2010 2:30

Elias Escreveu:
_urbanista_ Escreveu:tenho a dizer que as margens eram grandes e continuam a ser, e se esta escalada continua já nem o desfibrilador nos vale


Se consideras que as margens são grandes, diz-me por favor qual consideras que devia ser o preço da gasolina à data de hoje.


é impossivel estabelecer um valor, sendo assim tinhamos que voltar ao passado, mas o estádo poderia estabelecer um valor fixo a cobrar por litro e não uma percentagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 488
Registado: 29/6/2009 12:38
Localização: 20

por _urbanista_ » 29/12/2010 2:21

No meio disto tudo o estádo é um dos maiores senão o maior culpado, tanto nas taxas abusivas dos combustiveis como as taxas abusivas que vem na conta da electricidade que não se sabe muito bem para que são...temos um estádo sanguessuga que fazendo bem as contas já nos leva mais de metáde do nosso ordenado...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 488
Registado: 29/6/2009 12:38
Localização: 20

por Elias » 29/12/2010 2:20

_urbanista_ Escreveu:tenho a dizer que as margens eram grandes e continuam a ser, e se esta escalada continua já nem o desfibrilador nos vale


Se consideras que as margens são grandes, diz-me por favor qual consideras que devia ser o preço da gasolina à data de hoje.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por _urbanista_ » 29/12/2010 2:16

Elias Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:o que falta no nosso mercado é sã concorrência


mfsr, o que seria para ti uma sã concorrência?

_urbanista_ Escreveu:A grande volatibilidade dos combustiveis é uma boa desculpa para os constantes aumentos.
Á cerca de 2 anos quando o barril estava a cerca de 150 usd e 1 litro de gasoleo custava cerca de €1,50 hoje o barril está a cerca de 95 usd e um litro de gasoleo está a cerca de €1,30 , embora o dolar tenha valorizado de cerca de €0,63 para €0,77 aínda há uma grande márgem que vai para os bolsos de alguem...


urbanista, esse exemplo que escolheste dá jeito ao teu raciocínio.

Mas agora deixa-me apresentar este exemplo escolhido por mim: no dia 6 de Março de 2007 o crude cotava a 60,5 USD e o EUR/USD estava a 1,31 (igual a hoje) logo o crude estava a 46,21 EUR. O preço na bomba era de 1,248.

De então para cá o crude valorizou 50% (hoje está a 91), portanto a gasolina hoje deveria estar a 1,872.

O que tens a dizer sobre isto?


tenho a dizer que as margens eram grandes e continuam a ser, e se esta escalada continua já nem o desfibrilador nos vale
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 488
Registado: 29/6/2009 12:38
Localização: 20

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], boavista, bpcolaco, icemetal, JFDIL, JoeP, m-m, macau5m, malakas, Masterchief, papamericano, paul_invest, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, WofG, Xacal, yggy e 242 visitantes