Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise afecta compras de Natal?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 23/12/2010 11:24

Lion_Heart Escreveu:Eu so ofereço prendas a quem me e mais chegado (este ano são 5 presentes) e muita vezes fazemos uma vaquinha.

E tem que ser sempre algo com significado ou que agrade a pessoa que ofereço.


Estás no teu direito.

Lion_Heart Escreveu:Nao percebo o que oferecer uma caixa de sortido tem de interessante e muito menos comprar umas 10 caixas disso. Mas se fossem 10 carros era igual. Revela que a epoca e mesmo de consumismo e qualquer coisa vale.


Da mesma forma, quem oferece caixas de sortido não percebe o que é que oferecer livros tem de interessante. Tu tens a tua visão e os outros têm a deles.

Agora desculpa-me que te diga, tão consumista é quem compra livros como quem compra bombons. O artigo é diferente mas o princípio é o mesmo: comprar cenas para oferecer no Natal.

Eu compreendo que alguém diga: "eu não ofereço quaisquer prendas de Natal" e critique o espírito consumista, mas custa-me a entender que alguém ache legítimo comprar algo "para quem lhe é próximo" e critique os outros por consumir - já reparaste que estás a fazer um juízo de valor sobre a intenção com que tu compras por comparação com a intenção (que tu presumes saber) com que os outros compram? já pensaste que se calhar a senhora em questão tem 10 sobrinhos de quem se sente próxima e quer oferecer uma caixa a cada um? Há alguma coisa de errado nisso?

Faz-me lembrar aquela reportagem da TVI que foi entrevistar condutores que estavam nas intermináveis filas do IC19 e a certa altura entrevistam um tipo que diz "pois, isto é uma vergonha, eu preciso do carro para ir trabalhar mas há aqui pessoas que é só por comodismo"
:roll:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Lion_Heart » 23/12/2010 11:14

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Ontem comprei um livro para oferecer no continente.
Enquanto esperava na fila para embrulhar ia vendo o que as pessoas compravam para oferecer.

Chamou a minha atenção uma sra. que literalmente pediu para embrulhar mais de uma dezenas de caixas de sortido e de bombons.

Pessoalmente acho uma estupidez e perca de dinheiro oferecer coisas dessas. Para mim preferia mil vezes recer um beijo ou paerto de mao dessa pessoas ou mesmo um postal de Natal que uma coisas destas.

Acho o exemplo maximo do consumismo : ter que oferecer algo .


lol, Lion, acho piada escreveres isso quando tu próprio estavas na fila para embrulhar uma prenda que compraste para ofereceres.


Nao percebeste nada do que eu queria dizer, mas como nao estas na minha cabeça nao es obrigado a tal.

Eu so ofereço prendas a quem me e mais chegado (este ano são 5 presentes) e muita vezes fazemos uma vaquinha.

E tem que ser sempre algo com significado ou que agrade a pessoa que ofereço.

Nao percebo o que oferecer uma caixa de sortido tem de interessante e muito menos comprar umas 10 caixas disso. Mas se fossem 10 carros era igual. Revela que a epoca e mesmo de consumismo e qualquer coisa vale.

Por acaso aqui em braga temos uma tradição interessante na vespera de natal :

http://avenidacentral.blogspot.com/2007 ... neiro.html

Todos os amigos se reunem para desejar bom Natal e beber um copo de moscatel. Sao milhares de pessoas que se juntam para fazer isto.

Isto sim é o espirito de Natal, pena e ser so por um dia
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Elias » 23/12/2010 11:00

Lion_Heart Escreveu:Ontem comprei um livro para oferecer no continente.
Enquanto esperava na fila para embrulhar ia vendo o que as pessoas compravam para oferecer.

Chamou a minha atenção uma sra. que literalmente pediu para embrulhar mais de uma dezenas de caixas de sortido e de bombons.

Pessoalmente acho uma estupidez e perca de dinheiro oferecer coisas dessas. Para mim preferia mil vezes recer um beijo ou paerto de mao dessa pessoas ou mesmo um postal de Natal que uma coisas destas.

Acho o exemplo maximo do consumismo : ter que oferecer algo .


lol, Lion, acho piada escreveres isso quando tu próprio estavas na fila para embrulhar uma prenda que compraste para ofereceres.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Lion_Heart » 23/12/2010 10:59

Ontem comprei um livro para oferecer no continente.
Enquanto esperava na fila para embrulhar ia vendo o que as pessoas compravam para oferecer.

Chamou a minha atenção uma sra. que literalmente pediu para embrulhar mais de uma dezenas de caixas de sortido e de bombons.

Pessoalmente acho uma estupidez e perca de dinheiro oferecer coisas dessas. Para mim preferia mil vezes recer um beijo ou paerto de mao dessa pessoas ou mesmo um postal de Natal que uma coisas destas.

Acho o exemplo maximo do consumismo : ter que oferecer algo .
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Elias » 23/12/2010 9:09

artista Escreveu:Como serão poucos os que fazem contas ao que gastam (os cartões de crédito ajudam), que planificam e estabelecem limites para os gastos de Natal (ou outros)


Ora aqui está uma grande verdade. No outro dia estava a comentar isto mesmo com um funcionário bancário e ele respondeu logo "olhe eu não faço as contas". Em casa de ferreiro...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por artista_ » 23/12/2010 2:03

Quer queiramos quer não o "Tuga" é um consumidor inveterado e não consegue resistir a promoções. Como serão poucos os que fazem contas ao que gastam (os cartões de crédito ajudam), que planificam e estabelecem limites para os gastos de Natal (ou outros), não me surpreende que acabe por se gastar mais este ano que nos anteriores, mesmo que isso resulte dos gastos de menos, que compensam o que outros, por razões óbvias, estão impossibilitados de gastar...

Para ser sincero custa-me ver tanta gente a gastar tanto dinheiro quando tanta gente não tem nem para comer. Eu sei que isto é um bocado "demagógico", mas não consigo deixar de o sentir, talvez mais este ano porque profissionalmente acompanho bem mais de perto muitas famílias de alunos meus, bem mais de perto que em anos anteriores! :(

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Elias » 23/12/2010 1:25

O pessoal nas entrevistas vai dizendo que quer gastar menos, mas os levantamentos e os pagamentos andam a bater todos os recordes...



Portugueses vão gastar menos em compras neste Natal
omirante.pt

Os portugueses pretendem gastar menos em compras de Natal este ano, segundo o inquérito "GfK Christmas Gifts", que conclui que os consumidores estão "muito preocupados em manter os orçamentos controlados". O "GfK Christmas Gifts" foi realizado pela empresa de estudos de mercado GfK para o jornal The Wall Street Journal e propôs-se aferir as intenções de compra dos consumidores na época de Natal. Abrange 16 países, num total de 15.750 entrevistados com 15 ou mais anos. Em Portugal foram contactadas pessoalmente 1.250 pessoas.

De acordo com o estudo, 53,7 por cento dos consumidores portugueses pretendem poupar mais este Natal, uma tendência generalizada no resto da Europa, em comparação com as intenções manifestas há três anos, antes da crise financeira.

O estudo assinala que os comportamentos dos consumidores portugueses se aproximam mais dos da Europa Central do que dos da Europa Ocidental, estando, em termos europeus, “entre os que revelam maior sentimento de poupança”. Neste campo, Portugal apenas é ultrapassado pela Bulgária, Hungria e Roménia. Já os consumidores da Suécia e do Reino Unido dizem que pretendem gastar este ano mais 20 por cento do que em 2007 nas compras de Natal.

Os centros comerciais e as grandes superfícies são os locais eleitos pelos portugueses para as compras de Natal, com 65 por cento dos consumidores a admitirem esta preferência, contra 28,8 por cento a optarem pelo comércio tradicional.

No resto da Europa, os belgas são os que apresentam maior preferência pelo comércio tradicional (36 por cento), seguidos pela Holanda (35 por cento) e pela Espanha (nove por cento).

Quanto às compras online, apenas um por cento dos portugueses opta por esta via, sendo que, no conjunto, cinco por cento dos europeus afirmam recorrer às compras pela Internet, um valor que quase duplicou face a 2007, ano em que este indicador era de três por cento.

Quanto ao tipo de presentes, a prioridade de escolha recai na sua utilidade, uma tendência mais expressiva entre os portugueses e os consumidores da Europa Central. Mais de metade dos portugueses inquiridos, 62,3 por cento, pretendem oferecer roupa ou acessórios, opções que também lideram as preferências na Europa Ocidental (57 por cento) e Central (49,1 por cento).

Em segundo lugar na lista de presentes de Natal dos portugueses estão os brinquedos (46,8 por cento), seguindo-se os livros (23,7 por cento) e os produtos alimentares e bebidas (21,7 por cento). Também os produtos de beleza e perfumes estão na lista de compras dos portugueses para este Natal, com 19,3 por cento dos consumidores a preferirem este tipo de presentes.

O inquérito, cujos resultados foram agora divulgados, foi realizado em Setembro em 12 países europeus, nos Estados Unidos, no Brasil, na Colômbia e na Índia.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 18/12/2010 13:12

Pode ser uma previsão, mas não é a única. Toma lá mais, esta a falar do grande aumento das compras pela net, no UK:

Ecommerce sites to benefit as 40% of UK shoppers turn to the internet

Thursday, 16th December 2010, 17:01:37

UK ecommerce websites look likely to benefit this Christmas after it was revealed that 40 per cent of shoppers will buy at least half of their Christmas shopping on the internet in 2010.

Research by Episerver found that a further 39 per cent of those asked say that they will be using online shopping baskets more this year than they did in 2009.

Additionally, 39 per cent of women said that they would shop around for a bargain online, using vouchers and discount codes to try and take some more money off of their purchases.

Neal Perry, the UK country manager of EPiServer, said that the survey's results show that ecommerce retailers must work hard for every sale.

"To convince these savvy shoppers to buy, retailers need to deliver an engaging and satisfying online experience, otherwise they’ll merely migrate to the competition," he said.

comScore released figures earlier this week showing that ecommerce spending in the US in the week to the end of December 10th rose by 11 per cent.

Posted by Phil WilliamsADNFCR-1984-ID-800296839-ADNFCR
http://www.hostway.co.uk/news/ecommerce ... 96839.html
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por fatimafaria » 17/12/2010 21:39

Isso é a previsão de um banco nada mais...

no final do Natal iremos ver os rsultados.
 
Mensagens: 546
Registado: 2/5/2010 8:58
Localização: 15

por Elias » 17/12/2010 21:35

fafite Escreveu:Já existem dados oficiais que os Ingleses cortaram e muito nas despezas natalicías.


fafite, eu não sei que dados oficiais são esses. Uma pesquisa rápida no Google e encontrei esta notícia, com data de hoje, queres comentar?

Consumers set to spend record £50 billion this Christmas
By Martin Fagan
17 Dec 2010

Despite many high streets being impacted by heavy snowfalls at the beginning of the month, he UK is set for a bumper Christmas spend this year.

Figures from Barclays predict that a record £48.9 billion will be spent over the festive period, an eight per cent increase from Christmas 2009.

The quieter high streets earlier in the month will simply mean that they will be even busier as we draw nearer to Christmas as consumers cram in their Christmas shopping.

Throughout December, Barclays says a staggering £18 billion is expected to be withdrawn from ATMs and banks.

The busiest day for debit card spending will be the 23rd December when it is predicted that over £1 billion will be spent. ATMs will be busiest on the 24th December, peaking between 11am and 12pm lunchtime with customers withdrawing £88 million - a rate of over £24,000 per second.

In total, a record £30 billion will be spent on debit cards throughout December. Despite the inclement weather, most spending will still be done on the high street with online shopping only accounting for just over a quarter of this debit card spend.

The majority of debit card spending will be in supermarkets (£6.4 billion) as people stock up on sprouts and Christmas puddings for their festive feasts. Petrol stations will account for £1.6 billion fuelling the great Christmas getaway.

The December figures are also likely to be boosted by post-Christmas spending. Many bargain hunters are likely to make the most of the sales on the extra bank holiday days and may be encouraged to splash out on larger purchases before the end of the year to avoid paying extra when VAT increases to 20 per cent in January.

It will come as no surprise that London will be the number one city for spending in the UK. The likes of Oxford Street and Westfield will attract over £5 billion of spending throughout December. Birmingham and Sheffield are also likely to see significant spending with over £1 billion and £800 million respectively going through the tills in these cities.

"The early snow falls this month meant that the start of December was a little quieter on the high street than expected,” said Dan Wass, Director of Current Accounts at Barclays.

“This is likely to put even greater pressure on retailers as we draw to the end of the Christmas countdown, with customers being forced to do their shopping at the last minute.

"We urge customers to stay safe in busy areas and encourage them to use their debit cards rather than carrying large amounts of cash. Nearly all shops, restaurants, bars and online companies accept debit cards so it is the easiest way to get your Christmas spending done quickly and securely.

“We would remind customers to take care of their card and their PIN, especially when using their PIN in crowded places.”

http://www.everyinvestor.co.uk/personal ... n-this-chr
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por fatimafaria » 17/12/2010 21:31

Elias

Já existem dados oficiais que os Ingleses cortaram e muito nas despezas natalicías.

Mas esse não é o ponto mais importante da questão, pelo menos para mim. O ponto mais importante é o facto de a sociedade se mobilizar,emitindo alertas para os perigos apresentados.
 
Mensagens: 546
Registado: 2/5/2010 8:58
Localização: 15

por Elias » 17/12/2010 21:23

fafite Escreveu:Conclusão: entrevistados várias dezenas de pessoas salvo rara excepção toda a gente vai cortar nos gastos


fafite essas entrevistas não permitem concluir que as pessoas vão gastar menos. Permitem apenas concluir que as pessoas manifestam intenção de gastar menos - daí até gastarem menos vai um grande passo.

Em Portugal todos os anos entrevistam as pessoas que andam nas compras, todos os anos a conversa é a mesma "ah e tal, a crise, isto vai muito mal, este ano vou gastar menos" e depois saem as notícias de recordes atrás de recordes nos levantamentos do multibanco e dos pagamentos feitos por TPA.

Declarações de intenções valem o que valem.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por fatimafaria » 17/12/2010 21:16

Só para dar um exemplo aqui na Inglaterra, o banco central veio a público com campanhas para incentivar as pessoas a gastarem mais dinheiro no Natal atravéz dos cartões de crédito dando enfase ás benesses por eles concedidas, depois entrevistas que o consumo interno ajudaria a ecónomia... bla....bla...bla

Logo a seguir várias associações de cidadãos vieram a público alesrtar as pessoas para terem cuidado e não irem na cantiga do banco Central, falando numa linguagem fácil, correcta e directa deixam a pergunta: Se voçê não tiver dinheiro para pagar a prestação da casa, acha que o banco central o vai ajudar?

Conclusão: entrevistados várias dezenas de pessoas salvo rara excepção toda a gente vai cortar nos gastos, até no envio de postais de boas festas, que muitos se dão ao trabalho de fazer á mão.

Outra associação vem a público dar ideias de como comprar prendas úteis e baratas, e incentivar as pessoas a deixar o superflúo, dando-lhes mesmo o nome de Not Cool.


Isto é que é cidadania a funcionar.

Quem me dera que copiássemos estes exemplos.
 
Mensagens: 546
Registado: 2/5/2010 8:58
Localização: 15

por MarcoAntonio » 17/12/2010 15:11

Hmmm... isso não quer dizer necessariamente que o consumo é superior (podem estar a utilizar menos o cheque, por exemplo, o que aliás me parece plausível).

Não tenho dados quanto ao consumo mas uma coisa tenho notado: a quantidade de panfletos e promoções que me chegam a casa este ano é claramente superior ao ano passado (nomeadamente em produtos onde - nesta altura do ano - existem poucas promoções ou quando existem são em items de pouco interesse). As promoções podem tb estar a fazer com que o consumo suba ou se mantenha a níveis semelhantes ao ano passado...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 17/12/2010 13:19

Natal: portugueses já gastaram mais de 2.500 milhões

Levantamentos e compras com cartões de crédito e débito são ainda maiores que no ano passado

2010-12-14 16:36
agência financeira

Apesar da crise, os portugueses não apertam o cinto quando chega o Natal. As compras para a ceia de Natal e os presentes para família e amigos a isso obrigam e este ano, quando ainda faltam cerca de dez dias para a consoada, os consumidores já gastaram 2.575 milhões de euros. Uma subida de 89 milhões face ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), que gere a rede Multibanco em Portugal, os portugueses efectuaram 33 milhões de pagamentos com cartões de crédito e débito, no valor de 1.380 milhões de euros, em pouco mais de duas semanas (entre 25 de Novembro e 12 de Dezembro).

No mesmo período, foram efectuados 18 milhões de levantamentos nas caixas Multibanco, no valor de 1.195 milhões de euros.

De acordo com os dados mais recentes da SIBS, o valor médio de cada levantamento é de 68 euros e o de cada pagamento ronda os 43 euros.

No ano passado, no período equivalente, de 26 de Novembro a 13 de Dezembro, os portugueses tinham levantado e gasto em terminais de pagamento automático 2.486 milhões de euros, ou seja, menos 89 milhões.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por bolo » 9/12/2010 17:46

bolo Escreveu:a era dos shoppings
a moda religiosa das prendas de natal

os hábitos das pessoas falam sobre os seus valores, as suas prioridades e a forma como resolvem a sua vida;
além do mais, sobre a forma como se encaixam na estrutura social e económica.

a coisa está feita para se comprar e vender à conta do natal. os shoppings são uma fórmula de sucesso porque se consome. as prendas de natal são uma moda religiosa porque o consumo é uma forma de estar.

se as pessoas não comprarem no natal, vamos ver nas telejornais os comerciantes de brinquedos e afins, e tudo o resto, a dizer: estamos a sofrer o efeito da crise, vamos ter que despedir pessoal, pois agora as pessoas deixaram de gastar todo o seu dinheiro e estão a poupar todo o seu dinheiro. É insupotável!

portanto, não sei se deixar de comprar brinquedo é bom para a ecomonia.

no que a mim diz respeito, não vou comprar nada no natal porque não ofereço coisas só por oferecer. ofereço quando me apetece ao longo do ano, isso é seguro.

compras, é depois do natal, quando começarem os saldos, onde se entra na loja e se diz:

-estava a ver que nunca mais punha os preços a metade!-
ao que o comerciante exclama:
- rua! não o quero na minha loja! oportunista! Agarrado que só me visita nesta época do ano! rua avarento!-
ao que se responde:
- então queria o quê? queria que viesse cá na semana passada com tudo ao dobro do preço?


bolo,
não sejas tonto!
a visão do natal pelo menos para os mais novos mas não necessariamente faz parte de um imaginário que para além de estar enraizado na nossa cultura social está ligado a uma manifestação de alegria, de animação, de reencontro familiar, etc, catalizando ou cristalizando como for melhor momentos e visões de felicidade.
Não faças isso, oferece prendas, porque enquadradas nesse imaginário tem um grande potencial, ainda maior nos mais novos, de representação e de cristalização de afectos genuínos e muito importantes.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1118
Registado: 29/11/2007 2:18
Localização: via láctea

por Automech » 11/11/2010 12:56

MarcoAntonio Escreveu:Podem ter salário mesmo (sociedades unipessoais, por exemplo).

Aí penso que é enquadrado no salário por contra de outrem (em que neste caso o outrem é ele próprio o o dono da sociedade)

MarcoAntonio Escreveu:E tenham salário ou não, têm um rendimento médio mensal do seu trabalho e o seu rendimento é tão importante quanto um qualquer salário de um qualquer trabalhador por contra de outrém (tanto mais que pode estar a desempenhar uma função igual ou semelhante à de um trabalhador por contra própria ali ao lado). Imagina um médico que trabalha só por contra própria num consultório privado e outro médico a trabalhar num Hospital, por exemplo (entre muitos outros casos possíveis).


Sim, mas nesse caso é um rendimento variável e faz sentido não o incluir numa estatística de salário médio.

Eu acho que o salário médio deve ser realmente exclusivo para quem recebe mesmo um salário e não, como o exemplo que referes, de quem tem oscilações de facturação.

Talvez uma estatística tipo "remuneração média" que incluísse todos fizesse mais sentido.

Mas realmente pouco adianta estarmos a discutir isso. Não só o salário médio não é fidedigno do que se ganha (porque exlui os profissionais liberais por exemplo), como a economia paralela (os que recebem por fora), os abonos, subsidios, horas extraordinárias e falsos recibos verdes ficam de fora dessa estatistica.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por MarcoAntonio » 11/11/2010 11:33

Podem ter salário mesmo (sociedades unipessoais, por exemplo). E tenham salário ou não, têm um rendimento médio mensal do seu trabalho e o seu rendimento é tão importante quanto um qualquer salário de um qualquer trabalhador por contra de outrém (tanto mais que pode estar a desempenhar uma função igual ou semelhante à de um trabalhador por contra própria ali ao lado). Imagina um médico que trabalha só por contra própria num consultório privado e outro médico a trabalhar num Hospital, por exemplo (entre muitos outros casos possíveis).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Automech » 11/11/2010 11:25

MarcoAntonio Escreveu:
AutoMech Escreveu:Falta alguém na média ?


Falta. Falta os que não trabalham por conta de outrém. Que não são tão poucos quanto isso. Profissionais liberais e empresários em nome individual são mais que as mães...


Ahhh, mas a estatística é do salário e isso é apenas para os trabalhadores por conta de outrém...

Os outros supostamente não têm salário :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Automech » 11/11/2010 11:23

MarcoAntonio Escreveu:De qq das formas, até por aí já se pode ver que isto de estatísticas de rendimentos tem muito que se lhe diga. Eu volto a dizer o que já disse uma série de vezes: não tenho qualquer dúvida que actualmente o rendimento médio real por trabalhador em Portugal está confortavelmente acima dos 1000 euros.


Sim, há profissões em que os abonos, subsídios e horas extraordinárias ou pagas a mais, como seja o caso de fins de semanas e feriados são uma fatia significativa (e nada disso penso estar incluído na remuneração base).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por MarcoAntonio » 11/11/2010 11:22

AutoMech Escreveu:Falta alguém na média ?


Falta. Falta os que não trabalham por conta de outrém. Que não são tão poucos quanto isso. Profissionais liberais e empresários em nome individual são mais que as mães...

:lol:

E como o pocoyo referiu, há até trabalhadores por conta de outrém que também desempenham uma segunda actividade por conta própria que vai acrescer ao rendimento por conta de outrém (actividade que nem sempre é declarada).
:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Automech » 11/11/2010 11:19

MarcoAntonio Escreveu:
AutoMech Escreveu:Não, estava a falar do que aparece na noticia do CM 8 (os 894 euros).

Pensei que incluissem toda a gente.


Mas eu não disse em lado nenhum que não incluía...

Quanto ao do INE, não sei. Sei apenas que se limita aos funcionários por conta de outrém - e foi o que eu disse - e portanto não é uma média geral, inclua funcionários públicos ou não.


Mas se os FPs forem considerados como funcionários por conta de outrém, nesse caso a média geral do salário publicada pelo INE incluirá todos os trabalhadores, públicos e privados, não ?

Falta alguém na média ?

(estou a falar obviamente de números oficiais)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por MarcoAntonio » 11/11/2010 11:19

AutoMech Escreveu:Fui dar uma vista de olhos à pordata (ver anexo). Tem uma coluna de "Remuneração base média" e outra de "Ganho médio", que por acaso corresponde a mais 20% (aprox.). Não sei é uma estimativa da economia paralela ou se inclui subsídios, por exemplo.


A base desse, pelo que vejo na legenda é precisamente a estatística do GEP, do Ministério do Trabalho (embora haja aí uma disparidade de valores).

O primeiro valor presumo que se refere ao vencimento base e o segundo valor presumo que inclui outros rendimentos (como abonos, subsídios e etc). Mas confesso que não conheço em detalhe a estatística do GEP/MTSS.


De qq das formas, até por aí já se pode ver que isto de estatísticas de rendimentos tem muito que se lhe diga. Eu volto a dizer o que já disse uma série de vezes: não tenho qualquer dúvida que actualmente o rendimento médio real por trabalhador em Portugal está confortavelmente acima dos 1000 euros.

Estas estatísticas que atiram com números de 700 e 800 e 900 euros só servem para enganar porque não são médias reais nacionais!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 11/11/2010 11:08

AutoMech Escreveu:Não, estava a falar do que aparece na noticia do CM 8 (os 894 euros).

Pensei que incluissem toda a gente.


Mas eu não disse em lado nenhum que não incluía...

Quanto ao do INE, não sei. Sei apenas que se limita aos funcionários por conta de outrém - e foi o que eu disse - e portanto não é uma média geral, inclua funcionários públicos ou não.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por mais_um » 11/11/2010 11:02

Elias Escreveu:Sim, mas insisto neste ponto: declarações de intenções relativamente a gastos planeados não provam coisíssima nenhuma.


São como as sondagens, dão-te indicações, mas certezas só depois em Janeiro.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8116
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Alfa Trader, Ferreiratrade, Google [Bot], joaofigueiredo, JoeP, LittleWolf, m-m, machadosoares31, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Tx9262, xeidafome e 220 visitantes