Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise afecta compras de Natal?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 28/12/2010 23:38

mfsr1980 Escreveu:A questão das lojas fechadas temos a célebre "Loja das Meias", o "Ayer", etc... (eu sei que entretanto o Corte Inglês tornou-se uma "Catedral do Consumo" mas como diria o Malato "Não é bem a mesma coisa..." :)


mfsr, porque é que "não é bem a mesma coisa"?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mfsr1980 » 28/12/2010 23:34

Elias,
Desculpem, tive de ir jantar e por isso atrasei-me a responder.
Em relação à questão da data o Marco António já respondeu, colocou os gráficos e tudo. (obrigado Marco :) ).
A questão das lojas fechadas temos a célebre "Loja das Meias", o "Ayer", etc... (eu sei que entretanto o Corte Inglês tornou-se uma "Catedral do Consumo" mas como diria o Malato "Não é bem a mesma coisa..." :)

Em resumo, o que eu acho é que há interesse em divulgar umas estatísticas assim...chocantes! porque há sempre pessoal que as "come" como verdadeiras e sempre se vai alimentando a polémica, enquanto se discute isto, não se olha para o enorme problema que é Portugal. Faz parte do jogo, faz-me lembrar aquela estatistica que o Sócrates apresentou e que dizia que a pobreza tinha diminuido (em suma, estávamos mais ricos!).

Abraço mfsr1980
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por Elias » 28/12/2010 23:34

MarcoAntonio Escreveu:Não me faças agora ir buscar os dados que sustentam estes dois parágrafos e que eu próprio já coloquei aqui no Forum noutras ocasiões/debates.

:wink:


Epá... eu até esperava que os colocasses, mas compreendo que não seja possível, face à crise que atravessamos :lol:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 28/12/2010 23:29

Entre finais da década de 80 e finais da década de 90 tivemos um período de pujança económica.

Na década de 80 tivemos períodos de crise aguda (mais violenta/rápida do que esta que tem sido progressiva sensivelmente desde 1999).

Não me faças agora ir buscar os dados que sustentam estes dois parágrafos e que eu próprio já coloquei aqui no Forum noutras ocasiões/debates.

:wink:
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 28/12/2010 23:25

[quote="MarcoAntonio"]
Eu acho bastante razoável dizer que sensivelmente desde 1999, Portugal entrou numa crise lenta e prolongada./quote]

Então e o desemprego acima dos 7% em meados da década de 90?

E as taxas de inflação altíssimas (dois dígitos) na década de 80?

Em tua opinião, quais os períodos que não foram de crise?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 28/12/2010 23:00

Elias Escreveu:E em que te baseias para fixar essa data?


Não sendo o mfsr, deixa-me responder a esta questão.

Eu acho bastante razoável dizer que sensivelmente desde 1999, Portugal entrou numa crise lenta e prolongada.

Crise essa que a população em geral, embora passe o tempo a refilar, tem tido alguma dificuldade em assimilar em virtude do seu próprio perfil e comportamentos - que muito se têm escalpelizado aqui no Forum - bem como pelo facto dessa crise ter vindo a ser colmatada e escondida por detrás do crédito fácil (que sobreviveu até recentemente) e por uma escalada doida do endividamento do país.

O país foi-se endividando para esconder a crua realidade de que está a ficar para trás e que Portugal não tem, pelo que produz, condições para consumir o que consome.

Tão simples quanto isso...


Para além do dado da própria dívida do país ao exterior e dificuldade crescente em obter crédito, deixo ainda os gráficos da taxa de desemprego e do produto interno bruto nos últimos 12 e 14 anos respectivamente.
Anexos
PIB1996-2010.PNG
PIB1996-2010.PNG (20.26 KiB) Visualizado 1895 vezes
TD1998-2010.PNG
TD1998-2010.PNG (15.68 KiB) Visualizado 1885 vezes
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por tonirai » 28/12/2010 22:14

mfsr1980 Escreveu:Que me desculpem os forenses, mas esta notícia parece-me forjada pois, da minha parte, reduzi bastante os gastos e à minha volta não vejo muito poder de compra para extravagâncias.

Como o Elias disse, é demasiado forçado olhar para os nossos casos pessoais e extrapolar daí.

Olha, eu nos 2 últimos Natais, gastei... 0€! Sim, zero euros, não ofereci nenhuma prenda;
Este ano, gastei 500€.
Conclusão, no meu caso posso dizer que, haja crise ou não, nos Natais anteriores poupei bastante, o que permitiu que me tenha podido esticar neste! :mrgreen:

Mas olha, quanto ao que se passa à minha volta... ouço muita gente a falar da crise, sim - mas depois ouço-os na mesma falar de todos os presentes que compraram e dos que ainda faltava comprar :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

por Elias » 28/12/2010 20:53

mfsr1980 Escreveu:Portugal está nitidamente em crise desde o ano de 1999.


E em que te baseias para fixar essa data?

mfsr1980 Escreveu:Poderia até dizer-te algumas lojas de luxo que eram um "must" da gente fina e que desapareceram


Então diz lá que eu depois digo-te algumas marcas de luxo que se têm vindo a expandir.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mfsr1980 » 28/12/2010 20:48

Portugal está nitidamente em crise desde o ano de 1999. No entanto, a partir de 2007 entrou em estado de 'coma' e agora em 2010 é um dos anos mais difíceis, para o ano vai ser mesmo o 'fim da picada' pois tudo irá aumentar bem e os ordenados dos FP's vão sofrer uma contracção.


PS: Lembra-te que estão 700.000 no desemprego e outros 700.000 deverão ter ido para o estranjeiro e isso não se reflete nas estatisticas?
Poderia até dizer-te algumas lojas de luxo que eram um "must" da gente fina e que desapareceram
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por artista_ » 28/12/2010 20:41

Todos os anos costumo usar esta fase para comprar roupa a preços mais em conta para os meus sobrinhos (bem até ao ano passado era só um, agora é que já são dois! :) )... hoje resolvi ir ao Almada Forum e aquilo está apinhado de gente, nem consegui comprar nada, em grande parte porque o que gostei não havia para o tamanho deles, já só haviam 3 ou 4 peças! :shock: :shock:

Eu já o disse noutros tópicos, o Portuga é um consumidor nato, pode não ter dinheiro para quase nada, mas não resiste a promoções, roupa de marca, telemóveis de última geração, etc... eu bem vejo muitos dos meus alunos, não têm livros nem material, mas têm um telemóvel muito melhor que o meu! :mrgreen:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Elias » 28/12/2010 20:31

mfsr1980 Escreveu:Elias,
O que eu estou a dizer é que não 'compro' essa notícia!
E é simples de perceber porquê... porque olhas para tudo o que é lado e só vês reflexos da crise, casas a venda (como eu em mais de meio século de existência nunca vi!), gastei sim, a dar a uma pessoa que eu sei passaria fome se eu não fosse socorre-la! Este ano para **mulo até estiveram a fazer promoções em cima da época de Natal.


mfsr, então diz-me só uma coisa: quando foi a última vez que Portugal não esteve em crise?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mfsr1980 » 28/12/2010 20:24

Elias,
O que eu estou a dizer é que não 'compro' essa notícia!
E é simples de perceber porquê... porque olhas para tudo o que é lado e só vês reflexos da crise, casas a venda (como eu em mais de meio século de existência nunca vi!), gastei sim, a dar a uma pessoa que eu sei passaria fome se eu não fosse socorre-la! Este ano para cúmulo até estiveram a fazer promoções em cima da época de Natal.
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por Elias » 28/12/2010 20:15

mfsr isso é uma extrapolação um bocado excessiva.

Olha, eu não vou passar o fim-de-ano ao Algarve e não conheço ninguém que vá até lá por estes dias. Será legítimo eu concluir que as notícias que dizem que os hotéis no Algarve vão encher foram forjadas?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Lion_Heart » 28/12/2010 20:14

Eu so vejo tudo a aumentar, tudo em maximos. Ou os tugas continuam a estourar no credito ou o dinheiro nao vai chegar para tudo.

Ou sera que ja sabem que os cortes nao vao ter sucesso?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por mfsr1980 » 28/12/2010 20:13

Que me desculpem os forenses, mas esta notícia parece-me forjada pois, da minha parte, reduzi bastante os gastos e à minha volta não vejo muito poder de compra para extravagâncias.
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por Elias » 28/12/2010 20:07

Compras natalícias podem marcar ritmo do consumo privado no próximo ano

28.12.2010 - 07:31 Por Sérgio Aníbal - publico.pt

E, nesta altura em que a confiança das famílias diminui e a economia fraqueja, a forma como os portugueses se comportaram na altura de escolher e comprar os presentes pode ser decisiva para definir o ritmo da actividade durante os próximos meses.

As semanas que antecedem o Natal são, de longe, o momento em que o consumo mais acelera durante o ano. Os números das vendas a retalho disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) mostram que Dezembro supera todos os anos, por larga margem, os outros 11 meses (ver gráfico). Em 2009, as vendas de Dezembro foram 37 por cento superiores às da média mensal da totalidade do ano.

Além disso, representam um bom indicador sobre aquilo que acaba por acontecer no ano seguinte em termos de consumo privado. Por exemplo, no Natal de 2008, com a crise financeira internacional a abater-se sobre toda a economia mundial, os portugueses decidiram refrear, de forma muito acentuada, as suas compras. Depois, todo o ano de 2009 acabou por ser de retracção em termos de consumo.

É isso que pode agora vir novamente a acontecer em Portugal. Os dados oficiais das vendas do Natal ainda não estão disponíveis. Mas já há dados muito claros a apontar para uma quebra do ímpeto consumista dos portugueses durante os meses imediatamente anteriores. Em Novembro, o indicador coincidente do consumo privado calculado pelo Banco de Portugal (que usa vários dados parcelares para estimar a evolução do consumo) caiu em Novembro para um valor negativo (variação face ao período homólogo), algo que já não acontecia há dois anos.

O desempenho do consumo privado vai ser decisivo para saber se Portugal consegue ou não escapar a uma recessão em 2011. O Governo, que ainda aposta numa variação positiva do PIB no próximo ano, está a contar com uma quebra moderada do consumo de apenas 0,2 por cento. No entanto, a generalidade das previsões feitas por outras entidades, como o Banco de Portugal, o FMI ou a Comissão Europeia, está à espera que as medidas de austeridade provoquem uma quebra bastante mais acentuada do consumo das famílias, empurrando a economia para a recessão.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 28/12/2010 18:30

Lion_Heart Escreveu:Os shoppings continuam a abarrotar.


Dantes o pessoal para afogar as mágoas enfiava-se nas tascas.

Hoje em dia o pessoal para afogar as mágoas e se esquecer da crise enfia-se nos shoppings e desata a comprar cenas.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Lion_Heart » 28/12/2010 18:29

Esta semana aqui na cidade de Braga o transito esta completamente "entupido" , sinal que quase ninguem esta a trabalhar.

Os shoppings continuam a abarrotar.

Se cada tuga levantou por dia 70 eur. muita gente levantou os meus :mrgreen:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Elias » 28/12/2010 18:18

Compras por Multibanco cresceram 14,6% na semana do Natal

28.12.2010 - 13:55 Por Inês Sequeira - publico.pt

O valor das aquisições pagas através de multibanco subiu face a 2009, entre 20 e 26 de Dezembro, para 784 milhões de euros.

As estatísticas hoje divulgadas pela Sibs, empresa que gere a rede Multibanco, apontam assim para um crescimento face aos 684 milhões de euros em compras realizadas através do Multibanco durante a semana de Natal do ano passado.

Nota-se também um aumento do número de actos de compra realizados através da rede gerida pela Sibs, de 15 milhões no período em análise, em 2009, para 17 milhões este ano. Os mesmos dados indicam ainda uma diminuição de 0,4 por cento no montante médio por compra, mas o valor manteve-se nos 45 euros.

Quanto aos levantamentos nas caixas multibanco, o montante subiu 9,6 por cento, para 578 milhões de euros na penúltima semana de 2010, enquanto o número de levantamentos cresceu também 9,6 por cento de sete milhões para oito milhões (sendo o valor médio de levantamento nos ATM de 74 euros, em linha com 2009).
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Lion_Heart » 23/12/2010 12:14

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Para quem me quiser dar um presnete de Natal, aqui fica o meu desejo :mrgreen: . Pode ser com matricula estrangeira 8-)


E que se dane o consumismo, não é amigo leão? 8-)


Custa menos que o salario anual do Socrates (a parte não declarada :mrgreen: )
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Elias » 23/12/2010 12:04

Lion_Heart Escreveu:Para quem me quiser dar um presnete de Natal, aqui fica o meu desejo :mrgreen: . Pode ser com matricula estrangeira 8-)


E que se dane o consumismo, não é amigo leão? 8-)
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Lion_Heart » 23/12/2010 11:59

Para quem me quiser dar um presnete de Natal, aqui fica o meu desejo :mrgreen: . Pode ser com matricula estrangeira 8-)


<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/bvki0pAkCGI?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/bvki0pAkCGI?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por artista_ » 23/12/2010 11:58

Lion_Heart Escreveu:Acho o exemplo maximo do consumismo : ter que oferecer algo .


Lion_Heart Escreveu:Eu so ofereço prendas a quem me e mais chegado (este ano são 5 presentes) e muita vezes fazemos uma vaquinha.


Como eu gostava de ver isto assim... na realidade a tradição dos meus familiares e amigos não me deixa pensar assim (aliás nem a minha cabeça)!!

Por acaso gosto bastante do Natal mas a compra de prendas é um processo complicado para mim, tenho muita dificuldade em escolher a maior parte do que vou oferecer e muitas vezes parece-me que estou a oferecer algo pouco adequado... e tenho de comprar bem mais que 5 prendas, quem me dera só ter esse número para comprar!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Elias » 23/12/2010 11:30

O Natal pode ser poupadinho

Os portugueses andam preocupados com o futuro. Conheça hábitos de consumo de 2010 e as dicas para oferecer bem.

Em 2010, o fantasma da crise mede forças com a figura do Pai Natal. No meio deste conflito de influências, e por mais que lhe doa, a maioria dos portugueses vai tentar gastar menos nas prendas neste Natal, não vá 2011 reservar ainda maiores apertos.

A conclusão é de um estudo levado a cabo pela Aximage na primeira semana de Dezembro, ao qual 56% dos 600 inquiridos respondeu que planeia gastar menos em prendas. Apenas 2,2% admite que vai desembolsar mais nesta quadra do que em anos anteriores e 40,4 por cento garante que vai gastar o mesmo. 1,4% ainda não tinha opinião formada sobre o assunto.

O sociólogo Jorge Sá, responsável pelo estudo, esclarece que esta é, sobretudo, uma "reacção psicológica" às mensagens sobre a crise. "A forma como as pessoas percepcionam os acontecimentos que as rodeiam leva-as a adoptar um comportamento em conformidade, até porque, em abono da verdade, ainda não houve uma redução efectiva do rendimento disponível como deverá acontecer em 2011".

Das intenções aos actos, porém, há sempre uma longa distância, susceptível a curvas e desvios. "Todos os anos as pessoas dizem que vão gastar menos – a crise não é de agora – mas a maioria das vezes isso não se verifica", adverte o sociólogo.

Ver artigo completo em http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... poupadinho
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por elektron3000 » 23/12/2010 11:25

É preciso sim comprar, comprar e comprar. Assim é mais IVA para o estado e menos impostos que eu pago.

Digo mais, espero que os fumadores não deixem de fumar: 1º porque ainda estão vivos (ok, esta é mazinha), 2º porque ajudam a pagar os meus impostos eheh. Imaginam se os fumadores deixassem de fumar, o governo teria de aumentar mais os impostos algures.

Bom Natal para todos.
 
Mensagens: 5
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: Maia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, bento.jp13, BigLift, Bing [Bot], dmaa, farami, Garfield, goncaladas, Google [Bot], iniciado1, latbal, malakas, MC Investidor, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, SalvaFP, Shift72, traderh e 128 visitantes