Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comprar Ouro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ouro

por Clinico » 21/11/2008 0:51

A razão porque as barras de ouro se esgotaram aqui (e pelo que li, na Alemanha) é que pequenos investidores querem adquirir ouro como quem adquire qualquer outra moeda (penso eu).
No sentido total da palavra.
O ouro em si pode ser transacionado em qualquer parte do mundo em qualquer moeda e não obrigatoriamente em euros ou dólares. E, como qualquer moeda, valoriza e desvaloriza em relação a outras moedas. Se pesquizarem na google têm um site que vos dá o valor do ouro em relação a muitas moedas, mesmo umas esquizitas...

Procurei adquirir ouro como parte de liquidez.

Pessoalmente penso que esta crise está para durar e não me parece que 2009 seja o ano da retoma. Já há muito desemprego e vai haver muito mais. Ainda há muitas empresas para falirem e as pequenas e médias empresas não vão ter ajuda de ninguem. E para reabsorver a grande massa de desempregados, não é só em 2009.

Continuo a pensar que o dólar está hipervalorizadoe que, mais tarde ou mais cedo, se vai voltar para as commodities, numa economia global em recessão em que nenhuma moeda das principais tem sustentação. Penso que o "desatino" social ainda mal começou.

Aonde é que eu li que esta queda das bolsas tinha retirado das famílias portuguesas 10 mil milhões de euros? E que estávamos devedores de 2 anos de salários cada um?? O Joe Berardo tambem conta aqui? O Américo Amorim tambem perdeu bem com a Galp e o B. Popular...
Já para não falar no tio Belmiro e descendencia.

Vamos ver o se vai gastar nesta época de Natal e Ano Novo.

Por muito que eu queira, não consigo evitar de ter tocado o mínimo da minha confiança nos mercados e na situação das empresas. E o pior é que esse mínimo ainda pode vir cá mais abaixo.

Mesmo tendo entrado cedo de mais nos certificados do petróleo (comecei a entrar aos poucos nos 5,78 salvo erro), estou mais tranquilo com eles e o ouro e liquidez em euros do que se tivesse investido no BCP ou na Acellormital ou na Google (já viram como caiu???) ou na Apple (oh Lord!). Talvez daqui a uns tempos valham a pena mas investir em dolares agora tambem não me parece boa ideia.

Enfim, nos tempos que correm é melhor estar calado, porque cai TUDO excepto o dólar!!
O Mundo está decididamente virado ao contrário...

Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por EuroVerde » 21/11/2008 0:20

Ainda hoje mesmo o ouro subiu em doláres e em euros. Mas acredito que no inicio de 2009 o ouro pode estar mais baixo do que hoje, quando a bolsa começar a estabilizar.
O facto de o ouro estar esgotado não será precisamente um mau sinal para o comprar agora?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Branc0 » 21/11/2008 0:06

Pata-Hari Escreveu:Não vejo nenhuma necessidade de se recorrer a ouro fisico quando se pode usar instrumentos alternativos sem esses problemas. Naturalmente entendo que se for numa situação de medo de falencia geral, talvez se justifique. Mas, nesse caso, porque não certificados do tesouro...? não tem que ser do resouro ´tuga :twisted: .


Escrevi sobre essas razões no artigo irmão do primeiro que aqui coloquei.

Mas tu já deves ter percebido que eu sou um bocado paranoico e se em 1933 FDR confiscou todo o ouro aos cidadãos para pagar a crise que facilidade teria agora em que os metais andam tão bem concentrados em ETFs.

Não tenho nada contra ETFs, futuros ou mercado spot (uso vários na minha especulação) mas confesso que durmo melhor à noite sabendo que tenho ouro facilmente ao meu alcance em caso de emergência (não é que seja nenhuma fortuna).

Quanto a tudo o resto (certificados de tesouro, etc.) comigo só se for para shortar (qual é o tesouro que não está recheado de produtos tóxicos que dão pelo nome de USD) mas mesmo quem ande longo porque não diversificar?
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 20/11/2008 23:54

Não vejo nenhuma necessidade de se recorrer a ouro fisico quando se pode usar instrumentos alternativos sem esses problemas. Naturalmente entendo que se for numa situação de medo de falencia geral, talvez se justifique. Mas, nesse caso, porque não certificados do tesouro...? não tem que ser do resouro ´tuga :twisted: .
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Branc0 » 20/11/2008 23:44

Só para esclarecer eu percebo o que a Pata diz e muito bem ela refere-se aos bancos porque apesar de estes venderem ouro nada os obriga a recomprar (embora no imediato obviamente o comprem porque o mercade de ouro físico está muito apertado).

Mas os problemas de liquidez num mundo cada vez mais global são cada vez menos. Basta visitar o e-bay ou outros sites de vendas online para ver o mercado que existe para metais precisos, até para Platina e Paladium há todos os dias milhares de euros em transacções a preços bastante superiores aos negociados em Nova York.

O exemplo que eu dei da loja de penhores é obviamente um ultimo recurso porque apresentam sempre valores desfavoráveis mas o que quis dizer é que hoje em dia ninguém precisa de um banco para comprar ou vender ouro ou qualquer outro metal (semi-)precioso.

É certo que estes metais atravessam hoje uma fase de mercado bastante peculiar mas há culturas, à distância de um click, para as quais o valor do ouro dura há milénios e não varia com as crises dos outros... seria um grande galo que deixassem de lhe dar valor logo agora.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

Entendo a Pata-Hari.

por johncq » 20/11/2008 23:28

No ano passado um cliente ofereceu-me umas barrazitas de ouro e o única utilização que pude dar foi fazer botões de punho e brincos para familiares e amigos. Os Bancos e os prestamistas cobram comissões pesadas para converter o diro em dinheiro, pelo que aconselho a que testem primeiroo mercado . Recordo que títulos como dívida pública de curto-maturidade/duration, fundos de tesouraria e o simples DO também podem reduzir o desconforto. Lembro-me muito dos investidores que no final do ano passado procuravam taxas e agora estão bastante arrependidos (o que é uma pena pois são pessoas muito decentes).
 
Mensagens: 127
Registado: 29/11/2007 4:32
Localização: Lisboa

por Onorio » 20/11/2008 23:24

Quando pensei em comprar ouro nao era com intençao de vender num curto espaço de tempo, era um investimento de longo prazo e para ter em posse algum valor "fisico".

E tinha a sensaçao de que o ouro nao seria dificil de vender, mas de qq forma fica aqui o aviso.

Obrigado Pata-Hari! :wink:
Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1007
Registado: 4/3/2008 23:31

por Branc0 » 20/11/2008 22:47

Pata-Hari Escreveu:Só gostava de fazer um aviso para o facto do ouro se poder transformar num empecilho sem liquidez quando quiserem vender. Conheço várias situações dessas em que as pessoas tiveram que correr vários bancos e em que a venda foi feita quase por especial favor.


Liquidez há sempre, pode é não ser ao preço que queremos mas não conheço nenhuma loja de penhores que recuse ouro.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 20/11/2008 21:42

Só gostava de fazer um aviso para o facto do ouro se poder transformar num empecilho sem liquidez quando quiserem vender. Conheço várias situações dessas em que as pessoas tiveram que correr vários bancos e em que a venda foi feita quase por especial favor.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

ouro

por Clinico » 20/11/2008 21:28

Não, o BCP tambem não as tem, apesar de estarem encomendadas. Apesar de não haver prazo definido, disseram-me ontem que ainda poderia levar 4 a 6 semanas.
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Branc0 » 20/11/2008 18:02

Tenta o BCP mas ouvi dizer que também estava com atrasos.

Já agora tens outras alternativas.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

Comprar Ouro

por Onorio » 20/11/2008 17:58

Gostaria de saber se alguem sabe onde posso comprar ouro em barras.

Sei que na CGD ha barras de 10,20 e 25g, mas neste momento encontram-se esgotadas e nao me sabem informar quando é que voltara a haver.

Se alguem souber onde se podem adquirir agradecia :mrgreen:

Obrigado desde ja!
Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1007
Registado: 4/3/2008 23:31

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], HFCA, JFDIL, Kikoff, LittleWolf, mquinaz, Nietz19, OCTAMA, PAULOJOAO e 252 visitantes