Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comprar Ouro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por salvadorveiga » 26/1/2009 20:42

shortar ?

Eu vejo o contrario... a nivel tecnico n sei mas estou a olhar apenas para o grafico do Branc0... o ETF a acumular ouro q se farta e o preço a vir por ai abaixo...

se vires os ultimos 2 picos de "stocks" do ETF correspondem com picos de preço... logo na minha perspectiva o preço podera' acompanhar ate ao pico do stock do ETF...

Agora se acontecera' ou nao... sabemos bem em como o mercado do ouro esta fortemente manipulado por uns Senhores bancos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4483
Registado: 12/3/2008 22:06

por Dwer » 26/1/2009 20:39

A mim, parece-me bom é para shortar.
Anexos
gold.png
gold.png (16.31 KiB) Visualizado 9406 vezes
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

por Branc0 » 26/1/2009 20:39

Elias Escreveu:Tanta asneira em tão pouco tempo :shock:

O ouro começou a cair na Primavera quando as bolsas também vieram por aí abaixo.

E começou a recuperar quando as bolsas recuperaram.

Estas explicações estapafúrdias deixam-me mal disposto :roll:


Também nem tanto ao mar nem tanto à terra. O ouro acabou por ser dos poucos activos a acabar 2008 positivo (não tendo comparação nenhuma com os índices accionistas nesse aspecto) - 5% em USD e para os cá do burgo ainda melhor com 9% quando cotado em EUR.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

por Elias » 26/1/2009 20:31

Açor3 Escreveu:O ouro seguia a negociar no valor mais alto dos últimos três meses, no mercado de Londres, com os investidores a apostarem no metal precioso, como um refúgio à crise financeira que se abateu sobre os mercados mundiais.


Tanta asneira em tão pouco tempo :shock:

O ouro começou a cair na Primavera quando as bolsas também vieram por aí abaixo.

E começou a recuperar quando as bolsas recuperaram.

Estas explicações estapafúrdias deixam-me mal disposto :roll:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por salvadorveiga » 26/1/2009 20:24

bem a ver pelo historico, e se a historia servir de alguma coisa podemos ver um aproximar do preço, a' quantidade de ouro em guarda... por isso n seria de admirar ver um novo pico aos 1,100-1,200 dollars
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4483
Registado: 12/3/2008 22:06

por Branc0 » 26/1/2009 19:18

Já agora o boneco do ETF.
Anexos
GLD.png
GLD.png (33.06 KiB) Visualizado 9491 vezes
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

por Açor3 » 26/1/2009 13:38

Ouro em máximos de três meses com investidores a refugiarem-se no metal precioso


26/01/2009


O ouro seguia a negociar no valor mais alto dos últimos três meses, no mercado de Londres, com os investidores a apostarem no metal precioso, como um refúgio à crise financeira que se abateu sobre os mercados mundiais.

A matéria-prima seguia a avançar 0,7% em Londres, para os 905,80 dólares por onça, o máximo desde Outubro, com o metal precioso a ser impulsionado pelo regresso da incerteza ao mercado.

Nos últimos dias, surgiram novas preocupações em torno do sector bancário mundial, o que aumentou os receios de uma recessão económica mais profunda e levou os investidores a recorrerem a investimentos mais seguros, como é o caso do ouro.

“Todos os comentários que se lêem sobre a economia são negativos”, realçou Wolfgang Wrzesniok-Rossbach, responsável pelas vendas da Hanau, em declarações à Bloomberg. O mesmo responsável destacou que isto está a levar os investidores a apostarem em investimentos seguros, como o ouro, uma tendência “que vai continuar”.

A tendência de subida do ouro não era extensível a todos os metais, com a prata a deslizar 0,1% para 11,9662 dólares por onça. Já a platina seguia a ganhar 1% para os 968 dólares por onça.




--------------------------------------------------------------------------------

Banco BPI
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

ouro

por Clinico » 26/1/2009 13:25

Obrigado pelo esclarecimento e as sempre úteis análises ao ouro.
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: ouro

por Branc0 » 26/1/2009 11:29

Clinico Escreveu:Hoje está de novo a tocar os 900 usd.
Eu percebo pouco disto, mas se está a subir não é porque alguem está a comprar?
Estarão bancos e grandes investidores privados a comprá-lo ou os bancos estão-se a ver livres dele?
Abraço
Clinico


Certo, estão a comprar e até está num canal ascendente bullish desde os minimos de Outubro e parece com muita vontade de ir mais além.

Só me estava a referir que esses níveis de bullishness costumam ser vistos numa altura de "mania", coisa que o preço do ouro não parece indicar.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

ouro

por Clinico » 26/1/2009 9:50

Hoje está de novo a tocar os 900 usd.
Eu percebo pouco disto, mas se está a subir não é porque alguem está a comprar?
Estarão bancos e grandes investidores privados a comprá-lo ou os bancos estão-se a ver livres dele?
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Branc0 » 26/1/2009 1:59

Acho estranho... olhando para os COT tem um open interest bastante baixo comparado com ha 12-18 meses atras.

Tanto bull e ninguem compra?

PS: Por outro lado os ETFs têm realmente notado um aumento substancial no ouro e prata à sua guarda.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

ouro

por Clinico » 26/1/2009 0:33

Vagueando pela Bloomberg, achei que este artigo era curioso em relação ao ouro.
Já tocou os 900 usd a semana que passou.

Gold Projected to Rise in Most Bullish Survey Results on Record
By Millie Munshi
Jan. 26 (Bloomberg) -- Gold investors were the most bullish ever in a Bloomberg News weekly survey, predicting gains as investors seek a haven from economic turmoil.

Twenty-eight of 31 traders, investors and analysts surveyed from Mumbai to Chicago on Jan. 22 and Jan. 23 advised buying the metal. Gold futures for February delivery jumped 6.7 percent last week to $895.80 an ounce in New York. Three survey respondents said to sell, and none were neutral. That’s the most bullish response since Bloomberg News began conducting the surveys in April 2004.

Gold climbed 5.5 percent in 2008, the eighth straight annual gain, as the Standard & Poor’s 500 Index fell 38 percent. The S&P index sank 2.1 percent last week, the third straight weekly decline. Some investors buy the precious metal as a store of value in times of financial turmoil.

Traders surveyed on Jan. 15 and Jan. 16 correctly predicted gold’s advance last week. The survey has forecast prices accurately in 146 of 246 weeks, or 59 percent of the time.

Last week’s survey results: Bullish: 28 Bearish: 3 Neutral: 0

Last Updated: January 25, 2009 14:00 EST

Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Capitão Nemo » 10/1/2009 3:46

Estava a dar uma leitura pelo Bons Investimentos e lá encontrei um artigo do André Ribeiro no Jornal de Negócios de 15/12/2008.

André Ribeiro

Metais Preciosos são Bons Investimentos

andre@bonsinvestimentos.com

Desde do ano 2000, o ouro e a prata subiram a um ritmo muito mais rápido que os principais indíces bolsistas. No início de 2008, a subida acelerou e os metais preciosos começaram um movimento explosivo, que apanhou a maioria dos analistas e investidores de surpresa.


Desde do ano 2000, o ouro e a prata subiram a um ritmo muito mais rápido que os principais indíces bolsistas. No início de 2008, a subida acelerou e os metais preciosos começaram um movimento explosivo, que apanhou a maioria dos analistas e investidores de surpresa. Este ano em Março o ouro e a prata atingiram um pico nos seus preços tendo ultrapassado respectivamente os $1000 e os $20 nos contratos de futuros.

Desde então acompanhando os mercados, os preços corrigiram e a volatilidade tem estado a aumentar. Este comportamento é frequentemente sinal de que vai haver um grande movimento nos preços. Segundo a minha análise o próximo movimento dos metais preciosos será de uma subida explosiva que verá os máximos de Julho ultrapassados.

Os eventos recentes nos mercados financeiros, são impressionantes. Tinha já antecipado publicamente esta catástrofe (artigo: A Próxima Depressão, in Expresso 21/03/2008) que mesmo assim se revela surpreendente. Se o ouro e a prata transaccionassem livremente como é suposto, a turbolência já os teria levado para preços muito mais altos que os actuais. Como afirma Don Coxe, um estratega de mercado do Harris Bank, no Canadá, várias instituições americanas continuam a manipular para baixo o preço das matérias-primas, incluindo os metais, ao mesmo tempo que apoiam as empresas financeiras. A intervenção governamental nos mercados financeiros é assustadora.

Há uma grande discrepância entre os preços dos metais preciosos nos mercados financeiros e físicos.Esta ironia pode ser verificada por quem tentar comprar metais no mercado físico, está difícil consegui-lo. Há várias histórias em diferentes partes do mundo de escassez ou esgotamento de ouro e prata em moedas e barras. Quando estão disponíveis tem de se pagar elevadas taxas e comissões face à cotação diária.

O ouro é em primeiro lugar considerado como moeda, com reduzido uso industrial. A prata é principalmente uma matéria-prima industrial, com aceitação monetária generalizada. A explicação resumida para a subida do ouro e prata é que a procura física está a dominar os respectivos vendedores que estão a ficar sem stocks para reforçar a oferta. No caso do ouro os bancos centrais que estavam a vender, entre os quais o Banco de Portugal têm agora uma margem de manobra muito reduzida.

Os Exchange Traded Funds (ETFs), o streetTRACKS Gold Shares (símbolo: GLD) ETF de ouro lançado em 2004 e o ETF de Prata do Barclays (símbolo:SLV) lançado em 2006, também estão a ajudar a procura. Estes fundos representam uma forma fácil para os investidores acederem ao investimento em metais. Para além dos ETFs, os investidores podem comprar fundos de investimento em metais preciosos ou acções mineiras, algumas das melhores estão cotadas no Canadá e Austrália. Outra forma de se expor é através dos contratos de futuros. E finalmente a compra de metal físico em barras ou moedas.

A verdadeira e a maior explosão no preços dos metais ainda não aconteceu. Uma análise recente de uma empresa do Citigroup prevê o Ouro acima dos $2000 por onça nos próximos anos. Segundo a minha análise a Prata vai ultrapassar o desempenho do Ouro e em 2009 e anos seguintes assistiremos a novos máximos de sempre. Os saldos estão a terminar e a subida vai ser espetacular.

André Ribeiro é analista independente e editor do bonsinvestimentos.com


Link http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=345052

A minha questão neste momento é perceber se efectivamente os metais preciosos vão de facto subir com esta força tendo em conta um cenário de deflacção que agora se prevê para as economias.

Quando à uns meses atrás se falava em inflacção alta e no boom no preço das matérias primas entendia melhor esta subida de preços que o André Ribeiro já à algum tempo vem defendendo, mas agora já não concordo tanto com ele.

Mas como tenho lido opiniões aqui no Caldeirão que também vão neste sentido. Estou realmente confuso com o que se pode passar com om ouro e a prata.
Cumprimentos,

Cap. Nemo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1011
Registado: 4/12/2007 0:58
Localização: Lisboa

por 19690101 » 29/12/2008 21:39

 
Mensagens: 15
Registado: 29/11/2007 14:38
Localização: 1

por 19690101 » 23/12/2008 14:44

Já agora fiz este gráfico com base na informação disponivel em http://www.lbma.org.uk/ de Dez de 1979 a 23 Dez de 2008 que demonstra a cotação do troy em Onças nas 3 moedas.

Imagem

Se não fosse o aumento da massa monetária em curso pelos vários governos diria que estavamos a sair de um ciclo ... enfim
 
Mensagens: 15
Registado: 29/11/2007 14:38
Localização: 1

por 19690101 » 23/12/2008 14:28

Escudeiro-Mor Escreveu:
Branc0 Escreveu:Correcto e é por isso que o ouro costuma ser um bom investimento.

A unica hipótese de não acontecer é com contracções na massa monetária, algo que aconteceu 1 vez nos ultimos 50 anos.

Aí estou 100% de acordo :wink:



Sobre a contracção da massa monetária parece que está a acontecer precisamente o contrário ver o gráfico "IS IT INFLATION - OR IS IT DEFLATION?" na seguinte páginahttp://www.kwaves.com/deflation_inflation.htm

... em relação ao ouro ler o último parágrafo desta páginahttp://www.kitco.com/ind/degraaf/jul212008.html

e esta "Is it Time to Play the Silver to Gold Ratio Again?" em http://www.kitco.com/ind/degraaf/oct142008.html

Como ando nisto à pouco tempo se for possível comentem ...
 
Mensagens: 15
Registado: 29/11/2007 14:38
Localização: 1

por Pedro447 » 19/12/2008 18:14

Branc0 Escreveu:Correcto e é por isso que o ouro costuma ser um bom investimento.

A unica hipótese de não acontecer é com contracções na massa monetária, algo que aconteceu 1 vez nos ultimos 50 anos.

Aí estou 100% de acordo :wink:
 
Mensagens: 111
Registado: 2/11/2008 16:17
Localização: 16

por Branc0 » 19/12/2008 18:10

Escudeiro-Mor Escreveu:Porque se fosse assim como diz, então eu posso já afirmar que todas as moedas de todos os países já "desvalorizaram" ao longo do tempo e provavelmente vão "desvalorizar" ad eternum, venham crises, venham períodos de expansão, venha o que vier.


Correcto e é por isso que o ouro costuma ser um bom investimento.

A unica hipótese de não acontecer é com contracções na massa monetária, algo que aconteceu 1 vez nos ultimos 50 anos.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

por Pedro447 » 19/12/2008 17:54

Só usei a wikipedia porque era o que estava mais à mão, mas posso-lhe dizer que errada não está. Em qualquer site, jornal ou livro financeiro inflação é uma coisa, desvalorização é outra. Em dicionários portugueses certamente que as definições serão diferenteas.

Porque se fosse assim como diz, então eu posso já afirmar que todas as moedas de todos os países já "desvalorizaram" ao longo do tempo e provavelmente vão "desvalorizar" ad eternum, venham crises, venham períodos de expansão, venha o que vier. Mas isso não é realmente desvalorização da verdadeira, é sim inflação. Um valor à volta de 2% é até bastante positivo para as economias.

Desvalorização é quando se comparam moedas entre si e daqui não se passa.
 
Mensagens: 111
Registado: 2/11/2008 16:17
Localização: 16

por Branc0 » 19/12/2008 17:35

A minha conclusão é que a Wikipedia está errada. Se a moeda perde poder de compra então é lógico que desvalorizou, independentemente do que acontece às outras moedas.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

Re: Porque comprar?

por Pedro447 » 19/12/2008 17:17

Branc0 Escreveu:
Escudeiro-Mor Escreveu:
jpauloff Escreveu:4.3) as moedas vao desvalorizar e não é pouco

As moedas andam aos pares, se uma desvaloriza há sempre outra que valoriza exactamente o mesmo em relação à primeira.


É preciso que penses um bocadinho fora do mercado cambial. Se um euro compra 10 batatas e amanhã só compra 9 então o euro desvalorizou em relação às batatas. O mesmo para o ouro que em 1920 valia $20 e hoje vale $800... afinal de contas isto é a desvalorização da moeda, ou a inflação como preferires.

JPaulo,

Tudo certo, mas desvalorização é uma coisa, inflação é outra. Estas palavras não são sinónimos e não se deve usar uma a pensar na outra.

Se o jpauloff se estava a referir a "inflação" então o meu comentário não se aplica, mas o que ele escreveu foi realmente "desvalorização".

Código: Selecionar todos
Devaluation is a reduction in the value of a currency with respect to other monetary units
.
http://en.wikipedia.org/wiki/Devaluation
 
Mensagens: 111
Registado: 2/11/2008 16:17
Localização: 16

Re: Porque comprar?

por Branc0 » 19/12/2008 14:18

Escudeiro-Mor Escreveu:
jpauloff Escreveu:4.3) as moedas vao desvalorizar e não é pouco

As moedas andam aos pares, se uma desvaloriza há sempre outra que valoriza exactamente o mesmo em relação à primeira.


É preciso que penses um bocadinho fora do mercado cambial. Se um euro compra 10 batatas e amanhã só compra 9 então o euro desvalorizou em relação às batatas. O mesmo para o ouro que em 1920 valia $20 e hoje vale $800... afinal de contas isto é a desvalorização da moeda, ou a inflação como preferires.

JPaulo,

Em relação ao que escreveste se a ideia é teres ouro a longo prazo (50 anos) para eventuais problemas que possam surgir então a resposta tem que ser ouro físico. Dependendo das quantidades haverá varias soluções, se quiseres envia-me uma MP que acho que este nível de detalhe não deve interessar muito ao forum em geral.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

O risco de possuir ouro...

por TOUNABOA » 19/12/2008 11:38

Algo que parece que ninguem fala, é no risco de possuir ouro. Algumas pessoas ( senão a maioria ) pensam que é suficiente, ter o ouro num cofre forte, ou numa qualquer gaveta de banco, e que dessa forma estão seguros.
Infelizmente a unica segurança é o anonimato, ou seja que ninguem sabe que se possui ouro. E quando digo ninguem é ninguem mesmo. Especialmente herdeiros.
Convem no entanto deixar algumas referencias quanto á sua existencia e local onde está guardado, para no caso de "falecimento" do proprietário do ouro os respectivos herdeiros se poderem matar uns aos outros só para o possuir. Pessoalmente e não negando ao ouro o seu papel de reserva de valor, penso que a médio prazo há outros metais, que pese embora o seu valor possa não ser tão bem reconhecido em caso de apocalipse económico, em condições de normalidade ( que espero se mantenham ) tendem a valorizar mais e de forma mais consistente. Já agora, não acredito que se repita a crise de 1929, mas isso é uma questão de fé pessoal, nada mais.
http://br.youtube.com/watch?v=FUMQ8N9zQ ... re=related

Auxilia humilia firma consensus facit
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17
Registado: 29/11/2007 13:58
Localização: Mundo

Re: Porque comprar?

por Pedro447 » 19/12/2008 5:24

jpauloff Escreveu:4.3) as moedas vao desvalorizar e não é pouco

As moedas andam aos pares, se uma desvaloriza há sempre outra que valoriza exactamente o mesmo em relação à primeira.

Se se diz "ah e tal o dólar vai desvalorizar imenso", vai desvalorizar em relação a quê? A outra moeda, certo? Talvez o euro, talvez o yen, talvez outra qualquer, ou talvez mesmo todas.

Logo, não se pode dizer que no geral as moedas vão desvalorizar ou valorizar.
 
Mensagens: 111
Registado: 2/11/2008 16:17
Localização: 16

Porque comprar?

por jpauloff » 19/12/2008 2:23

Desde já muito obrigado a todos pelas respostas.
Branco, quando perguntas porquê de comprar ouro...eventualmente posso pensar da forma que muitos pensam. 1) Ouro físico é ouro físico...não é nenhum papel.
2) A vida não é feita só desta crise...daqui a 50 anos quantas crises poderão haver? (agora vou passar a ser a Maia....na minha opinião e como a evolução mudial é cada vez mais dinâmica, os ciclos (bear e bull) económicos vão ser mais curtos)
3) segurança
4) Maia -
se não for esta a crise das crises...andamos la perto.
4.1) só aparece dinheiro...qualquer dia tenho que lhes emprestar a minha fotocopiadora
4.2) a divída dispara
4.3) as moedas vao desvalorizar e não é pouco

No fundo espero sinceramente que esta crise se resolva para o bem de todos...no entanto a ganância humana faz-me pensar que se não for agora...este sistema monetário tem os dias contados.

Obrigado mais uma vez
 
Mensagens: 33
Registado: 29/11/2007 9:23
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 354 visitantes