Zenith Escreveu:não me parece que se possa cockuir que B&S dá melhores resultados.
Zenith, acho que não leste bem o que eu escrevi: eu disse, quando estava a analisar os 13 anos, que suponho que num prazo mais alargado, só por si o B&S não batia o B&H. Tudo o resto que tenho escrito tem sido com base em investir o resto do tempo o capital a uma taxa fixa (num depósito).
Que é de resto a única coisa que fazia sentido em termos de investimento. A que propósito se ficava com o capital parado 85% do tempo sem render nada?
E daí eu disse que, dependendo da taxa e das comissões, poderia conseguir-se valores comparáveis (eventualmente superiores) ao Buy&Hold.
Tu não estás a desdizer nada do que eu disse (porque eu mesmo sem ter visto os noutros anos intui logo que não batia, por inspecção destes mesmos anos), apenas não estás a contabilizar (pelo que entendi) nenhuma remuneração no resto do tempo.
Dá uma corrida nos meus posts para veres o que eu fui dizendo, porque estás a ler os últimos posts fora do contexto do que eu fui escrevendo.
Zenith Escreveu:Mas basicamente o que me pareceu é que o facto (mesmo com a maior enfase nos ultimos 13 anos) de o 1º dia do mês ter um comportamento favorável, os dados estao dentro da gama daquilo que seriam flutuações estatisticas normais, não havendo uma anomalia tal que claramente indicie que há "qq coisa" no 1º dia do mês.
Ainda tenho de ver com mais detalhe (não tenho uma BD tão longa com dados fiáveis, o que vem do yahoo tá cheio de erros) pelo que para os 13 anos coloquei à mão. Mas pelo que tenho estado a ver e até pelos dados que tu e o ljbk colocaram aqui, parece ser um efeito "sazonal", de altura do mês e não apenas do primeiro dia.
Pelo que poderia fazer sentido ampliar a 2 ou 3 dias (ou eventualmente mais).
Mesmo os dados que colocaste para 50 anos mostram que em média o primeiro dia do mês está bem acima da média geral. Embora o efeito possa ser mais forte para os últimos 13 anos (e eu já apontei provavelmente a razão para isso ao distinguir os Bulls dos Bear Markets - os últimos 13 apanham dois fortes bear markets e parece ser essa a altura em que o efeito mais se faz notar).
Zenith Escreveu:Sendo assim parece-me um pouco arriscado definir uma estratégia para o futuro baseada numa evidência estatística tão fraca.
Arriscado não é. Pelo contrário, é uma estratégia de baixo risco...
O que falta saber é se compensa ou não e isso depende de vários factores (não só da relação no longo-prazo como de taxas de juro e comissões).