whitebala Escreveu:Boas tarde
Aproveito o teu topico para colocar uma pergunta:
Num cenario de deflacção parece obvio que o melhor investimento é o ca$h.
Claro está que este é um cenário nunca vivido por nenhum de nós mas existirá alguma alternativa?
Cumprimentos ao foro (e a ti Fernando pelos teus comentarios)
Por não haver grandes alternativas, para quem vive do fluxo monetário é que a deflacção é pior do que provavelmente nós pensamos, atinge todo o tipo de investimentos, mas o mercado financeiro é quem sofre mais, se as Empresas valem cada vez menos, por falta de dinheiro o ouro, moeda, energias, também ficam desisteressantes.
Penso que o melhor investimento actual é na àrea da saúde, é nesta altura que as pessoas recorrem mais aos medicamentos, psicólogos. Por outro lado, o investimento em Laboratórios que procuram descobrir curas para determinadas doenças pode ser interessante no médio prazo, não passa de uma opinião pessoal.
É uma situação que já está a acontecer no sector de automóvel, em que a produção é escessiva para a procura, algumas fábricas já optaram por suspender a produção, mas outros sectores deverão vir por acréscimo.
Não há nada pior do que ter um armazém cheio de mercadoria, vender a preços irrisórios (por vezes abaixo do preço de custo) e mesmo assim ninguém quer comprar (por falta de dinheiro), é a destruição de toda a cadeia económica.
Certamente ainda é um pouco cedo para falar nisto, mas segundo me recordo, quando o Japão "acordou" já estava em deflacção, normalmente só se assume quando as coisas começam a ter proporções mais alarmantes, as Empresas vão fechando ou suspendendo de forma "surda" só mais tarde é que se verifica que está tudo a "descambar".
Pessoalmente questiono muito se foi boa opção injectar capitais no mercado, nomeadamente na banca, se por um lado evita um colapso financeiro, por outro adia um problema que não é só o tempo que vai resolver, mas ... quem sou eu para julgar o trabalho de pessoas que à partida sabem muito mais do que eu ...
Mudando um pouco de assunto, vou inserir novos gráficos apenas para actualizar os anteriores e acrescentar mais uns:
EUA, tal como previsto ontem o S&P atingiu o minimo de 2003 o que era quase inevitável, o Nasdaq provavelmente também irá faze-lo muito embora o MACD indique menos acelaração do que o S&P
Europa, considerando apenas o DAX e o FTSE verifica-se que apesar do mercado de Londres estar mais próximo dos minimos de 2003, em termos percentuais caiu 13,71% enquanto que o mercado Alemão já caiu 17,25% tendo o 4000 como suporte, o indicia que poderá não ir ao minimo de 2003
Euro/Dolar, tal como tem vindo a acontecer, pogressivamente o dólar continua a subir em relação do euro, curiosamente se um cai 1,21% o outro sobe 2,49%, agora eu pergunto, se por norma, há correlação inversa (se uma cai outra sobe na mesma proporcionalidade) entre estas duas moedas porque razão há uma diferença percentual tão grande ?
Será matemática pura, ou não ?
Relembro que, matemáticamente, a diferença percentual, quando calculada sobre um valor superior em relação a um inferior origina percentagem mais baixa, e o mesmo se passa ao contrário.
Fica a dúvida, uns gráficos, um desejo que esta crise (económica, social e politica) acabe o mais depressa possivel.
Para terminar deixo apenas a mensagem de que não acreditem em tudo que se diz, por vezes, quando as coisas estão tão mal que não parece ter fundo, renasce a esperança e quando as pessoas acordam já é um pouco tarde para "apanhar o comboio", digo isto porque agora começo a acreditar que o 2009 não vai ser tão mau como "pintam".
Aproveito também para deixar regras básicas para preservar o capital:
Regra n.º 1 - "Nunca perder dinheiro"
Regra n.º 2 - "Nunca esquecer da regra n.º 1"
(Warrem Buffett)
"Primeiro sobreviva; deixe para ganhar dinheiro depois" (George Soros)
"Quem arrisca não petisca, mas, se você perder todas as suas fichas, não poderá apostar mais" (Larry Hite)
Abraço a todos[/i]