Os "program tradings" ditam leis!
15 mensagens
|Página 1 de 1
Em relação aos "program tradings" tenho de admitir que não sou grande adepto.
Faz-me muita confusão um programa tomar uma decisão..
É que no fundo uma decisão deverá partir de constatações simples (senão não é altura de decidir) apesar de serem variadissimos os factores a ter em conta.
não sei se me fiz entender bem, mas resumindo, um program trading terá a vantagem sobre um humano na abstenção de emoção. somente isso. Qd o humano tb a tiver, nao vejo vantagem da maquina sobre o homem (digo eu..).
abraço a todos
Faz-me muita confusão um programa tomar uma decisão..
É que no fundo uma decisão deverá partir de constatações simples (senão não é altura de decidir) apesar de serem variadissimos os factores a ter em conta.
não sei se me fiz entender bem, mas resumindo, um program trading terá a vantagem sobre um humano na abstenção de emoção. somente isso. Qd o humano tb a tiver, nao vejo vantagem da maquina sobre o homem (digo eu..).
abraço a todos
lmm,
Completamente de acordo. O grande circo da bolsa pouca piada teria se se resumisse a números. O espectáculo está sempre presente e é também isso que atrai investidores para o mercado.
A verdade é que não se ganha dinheiro no mercado só negociando bem. Quem dá espectáculo, mesmo sendo um "trader" mediano, pode ter a vida ganha assim. É assim o grande circo da bolsa...
Um grande abraço,
Ulisses
Completamente de acordo. O grande circo da bolsa pouca piada teria se se resumisse a números. O espectáculo está sempre presente e é também isso que atrai investidores para o mercado.
A verdade é que não se ganha dinheiro no mercado só negociando bem. Quem dá espectáculo, mesmo sendo um "trader" mediano, pode ter a vida ganha assim. É assim o grande circo da bolsa...
Um grande abraço,
Ulisses
Viana,
Deixo-te aqui a explicação do que são as "curbe ins". Se tiveres alguma dúvida, apita:
A collar on program trading firms instituted by the NYSE is most commonly referred to on CNBC as "curbs in". The NYSE applies program trading curbs whenever the Dow Jones Industrial Average moves 170 points higher, or 170 points lower than the previous day's closing price.
This NYSE restriction on program trades stays in place until the Dow Jones returns to within 80 points of the previous day's closing price; or, until the end of the trading day at 3:00 CT. The restrictions will be re-imposed each time the Dow Jones advances or declines 170 points. NYSE Trading Curbs apply only to our firm's (and other program trading firm's) computer assisted program trades. Contrary to what the public thinks, these collars do not completely stop all program trading, nor do they cancel out today's premium (prem) execution levels.
The NYSE defines a Program Trade as:
1. A basket of 15 or more stocks from the Standard & Poor’s 500 Index.
2. A basket of stocks from the Standard & Poor's 500 Index valued at $1 million or more.
Once the NYSE program trading collar is in place, Program Selling can be executed only on an up-tick. That means that the last trade was executed at a higher price than the trade before it. Program Buying can be executed only on a down-tick. That means that the last trade was executed at a lower price than the trade before it.
Um abraço,
Ulisses
Deixo-te aqui a explicação do que são as "curbe ins". Se tiveres alguma dúvida, apita:
A collar on program trading firms instituted by the NYSE is most commonly referred to on CNBC as "curbs in". The NYSE applies program trading curbs whenever the Dow Jones Industrial Average moves 170 points higher, or 170 points lower than the previous day's closing price.
This NYSE restriction on program trades stays in place until the Dow Jones returns to within 80 points of the previous day's closing price; or, until the end of the trading day at 3:00 CT. The restrictions will be re-imposed each time the Dow Jones advances or declines 170 points. NYSE Trading Curbs apply only to our firm's (and other program trading firm's) computer assisted program trades. Contrary to what the public thinks, these collars do not completely stop all program trading, nor do they cancel out today's premium (prem) execution levels.
The NYSE defines a Program Trade as:
1. A basket of 15 or more stocks from the Standard & Poor’s 500 Index.
2. A basket of stocks from the Standard & Poor's 500 Index valued at $1 million or more.
Once the NYSE program trading collar is in place, Program Selling can be executed only on an up-tick. That means that the last trade was executed at a higher price than the trade before it. Program Buying can be executed only on a down-tick. That means that the last trade was executed at a lower price than the trade before it.
Um abraço,
Ulisses
É verdade Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Só mais uma coisa... Porque é que os "media" não entrevistam com frequência nem dão devido destaque a estes homens que desenvolvem estes sistemas uma vez que, na realidade, o "trading" é dominado por eles? Porque os criadores dos sistemas não dão espectáculo, não fazem previsões "astrológicas" a 1 ano de distância, nem têm opiniões bem definidas sobre a evolução do mercado. E isso não vende jornais, nem atrai os espectadores...
O espéctactulo, como referes, é que vende - é o que o público quer.
O trading como outra actividade qualquer que se pretende reprodutiva, tem como objectivo ganhar dinheiro. O trading é meramente instrumental para quem intervém nos mercado afectando os recursos que julgue oportunos a essa finalidade: ter X+Y.
Isto não tem nada de glamour. É só ganhar dinheiro. As pessoas é que, por qualquer razão, acabam por procurar outras coisas: a emoção, a notoriedade, o divertimento e outro tipo de transposições que vão, de facto, para além da de um fim último: ganhar dinheiro.
Ora se virmos a questão por este prisma, por ventura mais asséptico, um sistema de trading - lato sensu - perde todas estas características, e no fundo, toda a piada...
Qual a sedução de explanar um conceito que se subsume a uma actividade que requer absoluta disciplina e noçoes de gestão de risco? Nenhuma. Então se for executado de forma automática...
É muito mais interessante chegar a um edíficio estilizado, conversar demoradamente com alguém muito educado e bem falante, estratégicamente rodeado de um escritório faustosamente decorado e poder dizer:
"Olhe, tenho uns dinheiritos, somente uns 10 milhões de dólares, [esta última parte dita com um ar afectado e em tons de desprezo] e não sei o que lhe hei-de fazer...."
Segue-se a conversa do costume: "Nós temos várias equipas de research que analisam tudo e mais alguma coisa, formados não sei onde, com muitos anos de experiência, estamos no mercado há não sei quanto tempo, blá, blá, blá... e graças a toda esta expertise vamos proporcionar-lhe um retorno extraordinário pois estamos sempre a acompanhar a evolução de todos os mercados ao segundo procurando para si todas as oportunidades... blá, blá, blá..."
Ora, isto vende um sonho. Experimente-se dizer ao tipo:
"Temos aqui umas maquinetas que olham para uns valores quaisqueres - não lhe sei dizer quais, pois estão sempre a mudar - e deixe o seu dinheirinho aqui connosco que logo se vê quanto vai dar..."
Ehehehe, havia de ser lindo... então na CNBC, duplicava logo os shares de audiência... LOL
Trading é só ganhar mais dinheiro... mas isso não chega!!??
Abraço,
lmm
Posso bem ser o pior trader da História:
Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;
Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!
Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;
Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!
Não sei se consideram também como sistemas (não de trading) a possibilidade que quase todas as corretoras permitem, no sentido de se colocar stops.
Há tantas formas de condicionar as compras ou as vendas através de correctoras sem recurso a sistemas de trading (é a forma de como negoceio na maioria das vezes), que me custa a perceber como funcionam, é possivel conjugar ordens a indices a quantidades negociadas, a datas, etc. só para terem uma ideia das combinações deixo aqui exemplos :
If the legs of the order create a named combination, TWS identifies the combination in the market data line. Future versions of this feature will let you choose from a list of standard combination types and construct the legs within the confines of this named type.
You can create a unique combination by combining orders arbitrarily, or create a named combination. Currently TWS recognizes the following named combinations:
Vertical spread - An order to simultaneously purchase and sell options at different strike prices, where both have the same underlying, right (call or put) and expiration date. This spread is sometimes referred to as a price spread.
Call vertical spread example: Buy 1 June02 100 call, Sell 1 June02 105 call.
Put vertical spread example: Buy 1 March02 105 put, Sell 1 March02 95 put
Calendar spread - An order to simultaneously purchase and sell options with different expiration dates, where both have the same underlying, right (call or put) and strike price. This spread is sometimes referred to as a time spread. A calendar spread whose options have different expiration dates and different strike prices is sometimes referred to as a diagonal spread.
For example: Buy 1 June02 100 call, Sell 1 March02 100 call
Diagonal: Buy 1 June02 100 call, Sell 1 March02 105 call
Straddle - An order to simultaneously purchase (or sell) a call and a put in identical numbers, where both have the same underlying, expiration date and strike price.
For example: Sell 1 Dec02 90 call, Sell 1 Dec02 90 put.
Strangle - An order to simultaneously purchase a call and a put with different strike prices, where both have the same underlying and expiration date. In the case where both the call and the put are out of the money, this order is referred to as an inside strangle.
For example: Buy 1 June02 95 put, Buy 1 June02 105 call.
Butterfly - An order to simultaneously purchase an option with one strike price, purchase an option with a second strike price, and sell two options with a third strike price that is midway between the prices of the first two options. The ratio for a butterfly is always 1 x 2 x 1.
For example: Buy 10 March02 95 calls, Sell 20 March02 100 calls, Buy 10 March02 105 calls.
Synthetic - An order to simultaneously purchase a call and sell a put in identical numbers (or sell a call and purchase a put in identical numbers), where both have the same underlying, expiration date and strike price.
Purchase a synthetic: Buy 1 April02 100 call, Sell 1 April02 100 put.
Sell a synthetic: Sell 1 April02 100 call, Buy 1 April02 100 put.
Box - An order to simultaneously purchase and sell two synthetics in identical numbers at different strike prices.
For example: Buy 1 April02 95 call, Sell 1 April02 95 put, Sell 1 April02 100 call, Buy 1 April02 100 put.
Eu penso que irá chegar a uma altura que as coisas estarão tão mecanizadas que é complicado dizer se a volatidade vai diminuir ou aumentar.
A volatidade poderá aumentar, se os sistemas estiverem preparados para seguirem o mercado, ou seja, sempre que haja muitos investidires a irem para o mesmo sentido outros sistemas detectando esse movimento, disparam também e acompanham a tendencia, ampliando cada vez mais os movimentos (forçando a tendência durante um periodo maior)
A volatidade poderá diminuir, se os sistemas funcionarem numa teoria contrária do mercado, ou seja, sistemas com base nos indicadores de "overbought" ou "oversold" de forma a anteciparem os movimentos anulando constantemente as tendencias dos mercados (equilibrando as forças)
Eu, pessoalmente acho que talvez a melhor forma de negociar quer no presente quer no futuro será conjugar a componente humana com a máquina, ou seja, um investidor analisa (numa óptica pessoal) o titulo que pretende, e depois condiciona as ordens no sistema de acordo com aquilo que pretende, por outras palavras, a máquina apenas executa o que o investidor pretende, deste modo a sua opinião não fica tão condicionada ao mercado.... é uma opinião
Cumprimentos
Há tantas formas de condicionar as compras ou as vendas através de correctoras sem recurso a sistemas de trading (é a forma de como negoceio na maioria das vezes), que me custa a perceber como funcionam, é possivel conjugar ordens a indices a quantidades negociadas, a datas, etc. só para terem uma ideia das combinações deixo aqui exemplos :
If the legs of the order create a named combination, TWS identifies the combination in the market data line. Future versions of this feature will let you choose from a list of standard combination types and construct the legs within the confines of this named type.
You can create a unique combination by combining orders arbitrarily, or create a named combination. Currently TWS recognizes the following named combinations:
Vertical spread - An order to simultaneously purchase and sell options at different strike prices, where both have the same underlying, right (call or put) and expiration date. This spread is sometimes referred to as a price spread.
Call vertical spread example: Buy 1 June02 100 call, Sell 1 June02 105 call.
Put vertical spread example: Buy 1 March02 105 put, Sell 1 March02 95 put
Calendar spread - An order to simultaneously purchase and sell options with different expiration dates, where both have the same underlying, right (call or put) and strike price. This spread is sometimes referred to as a time spread. A calendar spread whose options have different expiration dates and different strike prices is sometimes referred to as a diagonal spread.
For example: Buy 1 June02 100 call, Sell 1 March02 100 call
Diagonal: Buy 1 June02 100 call, Sell 1 March02 105 call
Straddle - An order to simultaneously purchase (or sell) a call and a put in identical numbers, where both have the same underlying, expiration date and strike price.
For example: Sell 1 Dec02 90 call, Sell 1 Dec02 90 put.
Strangle - An order to simultaneously purchase a call and a put with different strike prices, where both have the same underlying and expiration date. In the case where both the call and the put are out of the money, this order is referred to as an inside strangle.
For example: Buy 1 June02 95 put, Buy 1 June02 105 call.
Butterfly - An order to simultaneously purchase an option with one strike price, purchase an option with a second strike price, and sell two options with a third strike price that is midway between the prices of the first two options. The ratio for a butterfly is always 1 x 2 x 1.
For example: Buy 10 March02 95 calls, Sell 20 March02 100 calls, Buy 10 March02 105 calls.
Synthetic - An order to simultaneously purchase a call and sell a put in identical numbers (or sell a call and purchase a put in identical numbers), where both have the same underlying, expiration date and strike price.
Purchase a synthetic: Buy 1 April02 100 call, Sell 1 April02 100 put.
Sell a synthetic: Sell 1 April02 100 call, Buy 1 April02 100 put.
Box - An order to simultaneously purchase and sell two synthetics in identical numbers at different strike prices.
For example: Buy 1 April02 95 call, Sell 1 April02 95 put, Sell 1 April02 100 call, Buy 1 April02 100 put.
Eu penso que irá chegar a uma altura que as coisas estarão tão mecanizadas que é complicado dizer se a volatidade vai diminuir ou aumentar.
A volatidade poderá aumentar, se os sistemas estiverem preparados para seguirem o mercado, ou seja, sempre que haja muitos investidires a irem para o mesmo sentido outros sistemas detectando esse movimento, disparam também e acompanham a tendencia, ampliando cada vez mais os movimentos (forçando a tendência durante um periodo maior)
A volatidade poderá diminuir, se os sistemas funcionarem numa teoria contrária do mercado, ou seja, sistemas com base nos indicadores de "overbought" ou "oversold" de forma a anteciparem os movimentos anulando constantemente as tendencias dos mercados (equilibrando as forças)
Eu, pessoalmente acho que talvez a melhor forma de negociar quer no presente quer no futuro será conjugar a componente humana com a máquina, ou seja, um investidor analisa (numa óptica pessoal) o titulo que pretende, e depois condiciona as ordens no sistema de acordo com aquilo que pretende, por outras palavras, a máquina apenas executa o que o investidor pretende, deste modo a sua opinião não fica tão condicionada ao mercado.... é uma opinião

Cumprimentos
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)
Interessante também é a indústria dos hedge funds
que está já desde salvo erro 1996 numa fsase de explosão de crescimento.
Estes "directional trading" hedge funds têm-se safo bastante bem (funcionam só com programas de trading e ignoram questões tais como o "caro ou barato"
Directional Trading Index (hedge funds) - retirado da "msci"
Retorno em 1 mês: 4.40%
Retorno desde início do ano: 12.27%
Max drawdown (3 anos): -4.82%
Bem bom...
Abraço
Estes "directional trading" hedge funds têm-se safo bastante bem (funcionam só com programas de trading e ignoram questões tais como o "caro ou barato"
Directional Trading Index (hedge funds) - retirado da "msci"
Retorno em 1 mês: 4.40%
Retorno desde início do ano: 12.27%
Max drawdown (3 anos): -4.82%
Bem bom...
Abraço
- Registado: 11/12/2002 2:48
Só mais uma coisa... Porque é que os "media" não entrevistam com frequência nem dão devido destaque a estes homens que desenvolvem estes sistemas uma vez que, na realidade, o "trading" é dominado por eles? Porque os criadores dos sistemas não dão espectáculo, não fazem previsões "astrológicas" a 1 ano de distância, nem têm opiniões bem definidas sobre a evolução do mercado. E isso não vende jornais, nem atrai os espectadores... 

Caro Cem,
Julgo que, na sua grande maioria, os "program tradings" são motivados por disparo de sinais dados pelos sistemas de "trading".
Sinceramente, não acredito que o cescimento fortíssimo do peso destes "program tradings" no total de volume negociado tenha a ver com a fuga dos investidores "humanos" dos mercados. Acredito que é mesmo o uso cada vez mais sistemático dos sistemas de "trading".
Leste, como eu li, os dois "Market Wizards" e já na altura, alguns dos entrevistados utilizavam os sistemas automáticos de "trading". Não tenho dúvidas que, se algum dia sair uma terceira edição, a esmagadora maioria dos entrevistados utiliza os sistemas automáticos de "trading", com o auxílio das redes neurais.
Depois do "crash" de 87, as autoridades americanas lançaram um conjunto de medidas para limitar o efeito dos "program tradings", incluindo as já famosas "curbe ins". Nem essas limitações conduziram ao desaparecimento desses programas, bem pelo contrário. E penso que o caminho da descoberta e aperfeiçoamento de sistemas ainda agora começou pois, todos os dias, surgem novas ferramentas poderosas para optimizar os sistemas.
Felizmente que terá sempre que haver um homem, pelo menos, para programar o sistema...
Um grande abraço,
Ulisses
Julgo que, na sua grande maioria, os "program tradings" são motivados por disparo de sinais dados pelos sistemas de "trading".
Sinceramente, não acredito que o cescimento fortíssimo do peso destes "program tradings" no total de volume negociado tenha a ver com a fuga dos investidores "humanos" dos mercados. Acredito que é mesmo o uso cada vez mais sistemático dos sistemas de "trading".
Leste, como eu li, os dois "Market Wizards" e já na altura, alguns dos entrevistados utilizavam os sistemas automáticos de "trading". Não tenho dúvidas que, se algum dia sair uma terceira edição, a esmagadora maioria dos entrevistados utiliza os sistemas automáticos de "trading", com o auxílio das redes neurais.
Depois do "crash" de 87, as autoridades americanas lançaram um conjunto de medidas para limitar o efeito dos "program tradings", incluindo as já famosas "curbe ins". Nem essas limitações conduziram ao desaparecimento desses programas, bem pelo contrário. E penso que o caminho da descoberta e aperfeiçoamento de sistemas ainda agora começou pois, todos os dias, surgem novas ferramentas poderosas para optimizar os sistemas.
Felizmente que terá sempre que haver um homem, pelo menos, para programar o sistema...

Um grande abraço,
Ulisses
O site da NYSE disponibiliza, semanalmente, informação sobro o Program Trading efectuado, com as 10 maiores corretoras em acção. Em meados do ano passado, houve uma semana em que 50% do voulume foi efectuado por máquinas!!! A tendência do gráfico de evolução das percentagens não engana: é sempre a subir.
- Registado: 6/2/2003 21:14
Pois é....
Ulisses, por vezes é demasiado evidente esses movimentos fortes, quer em subida ou a cair. Isso leva-me a pensar, se em 2003 foi 36%, ao longos dos anos vai começar a ser mais previsivel negociar, com estes movimentos, a volatilidade tem tendência a aumentar e os stop´s junto a resistências e suportes de referência, são o factor dos movimentos fortes, quer em acções ou indices.
Também os rally´s sem motivo aparente, são causados pelos "program tradings".
Resta-nos atenção e antecipar o accionar destes program tradings, bom seria termos conhecimento previo, aonde se encontram os grandes volumes
mas talvez ai o fascinio dos mercados desaparece-se
até xá
cochim
Também os rally´s sem motivo aparente, são causados pelos "program tradings".
Resta-nos atenção e antecipar o accionar destes program tradings, bom seria termos conhecimento previo, aonde se encontram os grandes volumes

até xá
cochim
- Registado: 4/11/2002 22:08
Caro Ulisses
Achas que esses "program tradings" estão ligados a sistemas de trading automáticos que despejam ordens mediante o disparo de ordens do tipo stop?
Outra curiosidade que me chamou a atenção da tua notícia foi o facto da importância desses programas ter quase dobrado, de 20 para 36%. Crês que isso se deve ao êxito que se vai notando no uso de sistemas automatizados ou à fuga de cada vez mais investidores "humanos" dos mercados?
Um abraço e um obrigado antecipado pelo teu esclarecimento,
Cem
Outra curiosidade que me chamou a atenção da tua notícia foi o facto da importância desses programas ter quase dobrado, de 20 para 36%. Crês que isso se deve ao êxito que se vai notando no uso de sistemas automatizados ou à fuga de cada vez mais investidores "humanos" dos mercados?
Um abraço e um obrigado antecipado pelo teu esclarecimento,
Cem
-
Cem
Os "program tradings" ditam leis!
Os "program tradings" são programas informáticos que lançam ordens para o mercado, ordens essas que, geralmente, incidem sobre várias acções em simultâneo (muitas vezes replicando um índice) e que, dado o elevado capital negociado, provocam movimentos muito fortes no mercado num curto espaço de tempo (quem acompanha os mercados norte-americanos através dum "streamer" facilmente as reconhece, quando durante alguns minutos vê as luzinhas da mesma cor (verde ou vermelha) sempre a piscar... Recordo que é consensualmente aceite que, no "crash" de 1987, os "program tradings" tiveram um papel determinante.
Será que ao estarmos a tentar interpretar os "pensamentos" das massas, não deveríamos começar a tentar ter mais em consideração estes programas e a forma como actuam.
Digo isto porque tive acesso a um número que me impressionou: Em 2000, 20% das transacções na NYSE eram originadas por "program tradings". Em 2003, esse número atinge cerca de 36%!
A reflectir...
Ulisses
Será que ao estarmos a tentar interpretar os "pensamentos" das massas, não deveríamos começar a tentar ter mais em consideração estes programas e a forma como actuam.
Digo isto porque tive acesso a um número que me impressionou: Em 2000, 20% das transacções na NYSE eram originadas por "program tradings". Em 2003, esse número atinge cerca de 36%!
A reflectir...
Ulisses
15 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Jonas74, PacoNasssa, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 369 visitantes