Página 1 de 2

MensagemEnviado: 10/11/2008 13:59
por Paionense
Olá!

Apesar de acompanhar o mercado há algum tempo, considero que era um ignorante com sorte antes de conhecer o caldeirão e a AT.

A partir do momento que conheci o Caldeirão houve muita gente que me ajudou e ajuda na minha curta aprendizagem.

O arnie, e o TRSM com questões técnicas importantes que me despertavam o interesse para ir aprender mais.

O Ulisses, não pela questão técnica mas pela experiência e pelos conselhos que dá e com os quais à priori estamos relutantes em aceitar mas que o tempo lhe vem dar razão.

Outros como o Marco António, artista e Quico por terem uma visão tecnicamente muito evoluída e que é sempre bom ler.

Outros pela incapacidade de perceber do que é que estão a falar, como o cem, camisa_roxa, djo :)

Abraço
JP

MensagemEnviado: 9/11/2008 15:04
por Cali
Ó Auditor ... agora tocaste-me o coração, espevitaste-me o amor próprio, cutucaste-me no ego, titilaste-me a artéria vaidosa. Sinto-me derreter, sei lá... :wink: 8-)

MensagemEnviado: 6/11/2008 19:01
por Auditor
Livro : The Master Swing Trader
Trader/Investidor : Cali e Ibn Erik/Patacôncio

MensagemEnviado: 6/11/2008 17:02
por The Mechanic
E eu aproveito pra enviar um abraço ao Pedro Miranda e ao Francisco Monjardino , que eram os responsáveis pelo CI na altura em que comecei a olhar para Foruns de Bolsa e que faziam assiduamente umas análises técnicas muito "iluminadoras".

O CI foi ( para mim )pré-Caldeirão e como tal , os seus responsáveis foram bastante importantes na minha "formação" nos Mercados(o Francisco, do que sêi, formou a sua empresa e espero que se esteja a dar bem ).

Daqui do Caldeirão nem falo, uma vez que há muita gente que me ensinou muita coisa e depois podia esquecer algum e era injusto...


Um abraço ,

The Mechanic

MensagemEnviado: 6/11/2008 7:54
por pmiranda
Ulisses Pereira Escreveu:Vou deixar os estrangeiros fora disto. :)

Pedro Miranda Foi, talvez, o pioneiro na net portuguesa. Construiu uma enorme comunidade há alguns anos atrás e manteve-se sempre muito fiel ao seu estilo.
Acima de tudo, escolhi-o por ter aberto as portas a tantos outros, ao mundo dos sites financeiros, dos fóruns financeiros e por, ainda hoje, manter a qualidade e simplicidade das suas análises.
Um grande abraço para ti, Pedro, companheiro de outras andanças. :)

Cem Já disse isto algumas vezes - o Cem é o guru dos gurus. 4 ou 5 pessoas, ao longo de 10 anos de fóruns de Bolsa em Portugal, foram endeusadas e elevadas ao estatuto de guru. O Cem não. Não chega com facilidade ao pequeno investidor mas, para quem tem muitos anos de mercado e procura chegar mais longe nos mercados financeiros, cada post dele contém muito "sumo" para beber e muito material para reflectir.
Actua numa área onde não me meto (os sistemas automáticos de negociação). Nem por isso, o leio sempre e retiro das suas palavras ensinamentos. Imperdível.

K. Para a maioria dos que lerem agora este post, K. soará a uma letra perdida escrita aqui, sem qualquer conhecimento da importância neste nick no mundo dos fóruns da Bolsa no passado.

O K. foi a pessoa que, provavelmente, mais me marcou neste mundo dos mercados financeiros. Considero-o um pequeno génio, com todas as coisas boas e más que isso encerra. Conseguia ver pormenores e cenários com deduções brilhantes, embora por vezes tentasse ver pasiagens em janelas que eram tão pequenas que nem o Sol se podia vislumbrar.

O K. esteve longe de ser um ganhador nos mercados. Mas serviu de fonte de inspiração para muitos. Saudades. Muitas.

Um abraço,
Ulisses


Grande Ulisses,

Só agora tive a oportunidade de ler este tópico, e não podia deixar de passar por aqui para te mandar um abraço e dizer-te que fiquei lisonjiado por ver que fazia parte da tua «lista» ;)

Recordando alguns nomes que me marcaram na internet dentro do tema «Bolsa» e indo especialmente aos primeiros anos (que são sempre os que marcam mais):

- 'Ulisses', companheiro de muitas «aventuras radicais nos mercados» nos míticos anos de 1999 e 2000 ;) Esses 2 anos foram especialmente marcantes, e tu foste uma daquelas pessoas com quem troquei muitas e interessantes impressões.

- O 'José AB Machado' essencialmente por ter sido a primeira pessoa que me falou de AT algures em 1997 e que me mostrou o Metastock. Mas também pelas fantásticas chamadas que fez ao final e inicio de 2 ciclos de longo prazo.

- O 'Borja' pelo percurso comum de aprendizagem que tive com ele desde a época «pré-bolsa» e com quem aprendi muito.

- 'Cem', pelas mesmas razões que deste, o pouco que sei sobre sistemas devo-o ao Cem e à sua enorme paciência e dedicação comunitária ;) Mas especialmente pela aplicabilidade prática de muitos dos raciocinios implicados nos sistemas noutros campos que actualmente me interessam.

- o 'K' é uma daquelas personagens míticas que nunca esquecerei, divulguei muitas das suas análises no meu site antigo, mas acima de tudo tenho a certeza que serviu de inspiração a muitos dos que o leram.

- Braga de Matos, com quem tive a oportunidade de jantar no Porto pouco tempo depois de ter lido o seu livro, o «Ganhar em Bolsa» foi o primeiro livro sério sobre mercados que li, e como tal foi um livro que me marcou tal como conhecer o seu autor e falar sobre o tema com ele.

Haveriam muitos mais nomes, mas estes foram os que me marcaram mais ;)

Grande abraço Ulisses ! a ver se nos vêmos nas «outras andanças» um dia destes :twisted:

cumprimentos a toda a comunidade do Caldeirão!

MensagemEnviado: 20/10/2008 19:44
por LTCM
O César Borja, no saber espalhado pelos seus diversos nicks, mas essencialmente por me mostrar a edição antiga do "Ganhar em Bolsa.

Livros (Para simplificar) :arrow: Hedgehogging e Market Wizards I, II e III.

MensagemEnviado: 20/10/2008 19:23
por artista_
Pronto obrigam-me aqui a revelar algo que não queria... a realidade é que nunca li um livro de bolsa!!!

Apenas o "Ganhar em bolsa" já li uma grande parte, embora não o tenha lido todo do princípio ao fim...

A minha aprendizagem foi feita empiricamente com a ajuda de foruns como o Caldeirão e através da leitura de muitos artigos, alguns já não me lembro bem onde os arranjei...

Acho que nunca me interessei pela leitura de livros sobre bolsa porque achei que aprendia mais nos foruns... aqui aprende-se de, pelo menos, três formas:

1- Através de explicações/esclarecimentos de outros intervenientes;
2- Pela troca de opiniões;
3- Explicando as nossas idéias no forum, isso obriga-nos a reflectir sobre elas e, assim, a consolidar muito daquilo que pensamos;

Obviamente nestes anos houve pessoas mais importantes que outras no meu processo de aprendizagem. Neste particular o Ulisses foi sem dúvida a pessoa mais importante! Penso que isso aconteceu por duas ordens de razões, por um lado acho que os seus conhecimentos e a sua capacidade para analisar os mercados marca qualquer um dos aqui vêm (aqui ou nos foruns mais antigos antes do Caldeirão), por outro penso que a forma simples como ele vê os mercados foi sempre a que fazia mais sentido para mim e/ou a que mais facilmente se adaptava a minha forma de estar nos mercados! De certa forma, não foi uma importância consciente, foi algo que aconteceu naturalmente, tinha de ser assim...

Além dele destaco o K. com quem troquei muitas idéias nos meus primeiros anos de mercado! Nunca mais ouvi falar dele, era uma grande alegria ele aparecer de novo! Um grande abraço onde quer que estejas...

Há muitos outros que foram ou são importantes, vou citar alguns e pedir desculpas a todos os que me esquecer! O arnie e o Cem(leio-os com atenção mas usam sistemas muito diferentes do meu); O Pedro Miranda, sobretudo nos primeiros anos; Havia mais alguns de que não me lembra os nicks, um dos quais no canal #bolsa no Mirc (foi ele que mais importância teve para que eu me apercebesse que os mercados não sobem sempre, foi ele a pessoa mais importante para que eu tivesse saído da crise 2000/2003 com perdas apenas marginais e sustentáveis!)

Abraços a todos

artista

MensagemEnviado: 20/10/2008 18:44
por Vencer na Bolsa
Jesse Lauriston Livermore

MensagemEnviado: 20/10/2008 18:07
por MarcoAntonio
Está no forum dos artigos didácticos...
:wink:

So uma ajudinha

MensagemEnviado: 20/10/2008 18:06
por Perigoso Neoliberal
Sem dúvida o Caldeirão e, consequentemente, os seus administradores e os participantes mais "ilustres".

Livros: o da 1ª classe (Ganhar em Bolsa)

Já agora, sei que há um tópico em que se referem os livros, o Ulisses também sugere alguns nesse tópico se não estou a sonhar, mas estou com dificuldade em encontrá-los através da pesquisa.

Alguém dá uma ajudinha?

MensagemEnviado: 15/10/2008 22:16
por pesconde
fiódor Escreveu:Em livros, houve vários, mas o Ganhar em bolsa foi um dos que mais ficou, se calhar pela simplicidade com que está escrito.


idem idem aspas aspas :mrgreen:


Também às leituras de quem transmite o seu savoir-faire nos fóruns.

Não vou mencionar nomes porque causaria um "lag" tão grande que a mensagem só era descarregada para o fórum daqui a uns meses.:mrgreen::mrgreen:

a todos os caldeireiros o meu obrigado

MensagemEnviado: 15/10/2008 21:37
por cbslbstr
O Fogueiro, especialmente com os seus comentários semanais e esclarecimentos, sempre com uma humildade notável. E na mesma linha, o Arnie, sem dúvida!

MensagemEnviado: 15/10/2008 20:56
por Queromais.pt
Não há dúvidas... o Caldeirão de Bolsa!!

MensagemEnviado: 15/10/2008 19:45
por Pata-Hari
Pois é, o K. E o Arnie! O ARNIE!!!!! E sim, o césar borja e Pedro miranda que foram quem quem me gerou o bichinho dos fóruns. Até aí era mesmo só ler os gurús.

MensagemEnviado: 15/10/2008 17:47
por LTCM
Jesse James Escreveu:PS: Reparo que o homem que eu acho que explica as coisas bem e que para mim fazem sentido (Elder) não é muito do vosso agrado.


IMHO é sempre preferível ler algo de quem efectivamente negoceia.

Deve ser por causa disso que o Elder não agrada (a alguns). :wink:

MensagemEnviado: 15/10/2008 17:38
por Woodhare
Paulo Moreira Escreveu:Pois mas essa aprendizagem é mais cara. E fica a doer na carteira por muito tempo (por mim falo)


Como dizia o prof. Kiber no último número da Boa Estrela, a dor é nossa amiga pois é ela que nos leva a agir. :wink:

Já agora para não me ficar pelo esotérico um livro que gostei bastante e não vi mencionado, e foi o primeiro que adquiri, "Fire your Stock Analyst!" - Harry Domash

MensagemEnviado: 15/10/2008 17:28
por PJBM2
Pois mas essa aprendizagem é mais cara. E fica a doer na carteira por muito tempo (por mim falo)

MensagemEnviado: 15/10/2008 17:28
por Jesse James
Sem dúvida que este fórum é aquela base :)

Já tive dúvidas, agora não. Salvo rarissimas excepções, que sempre existirão, este pessoal é da "minha tribo".

Depois de muitos anos desligado dos mercados por razões não relevantes, fico sensibilizado com a entreajuda que se nota na dinâmica deste espaço!

O pessoal ajuda, esclarece, não faz "caixinha". Comecei a trabalhar muito cedo e um chefe meu, já falecido, disse que queria que eu soubesse tanto ou mais que ele. Naquela altura a grande maioria dos chefes dizia: Porque sim! Eu nem queria acreditar quando ele me disse: vou-te preparar para saberes mais que eu. Tive sorte, este explicava tudo e com gosto. Mais tarde percebi porquê! O senhor, na altura já com alguma idade, quando achou que eu estava preparado, passou a trabalhar só de manhã! Eu que desse ao coiro :mrgreen: Apliquei o mesmo a quem foi meu "pupilo". E penso que assim é que deve ser. Quem julga que leva vantagem, porque não partilha informação, está tremendamente enganado.

Quando regressei aos mercados decidi que tudo o que achava que sabia era para esquecer. Dito e feito. Faço perguntas básicas como um miúdo de 20 anos, se tiver dúvidas. Não tenho qualquer problema nisso. E o pessoal aqui tem sido exemplar. Só quando não pode.

A todos o meu muito obrigado!

Hoje estou com a veia, porque o assalto ao comboio correu bem e nem levei o meu irmão :mrgreen:

Não, não... Estejam descansados, o fogueiro não ia a bordo :wink:

PS: Reparo que o homem que eu acho que explica as coisas bem e que para mim fazem sentido (Elder) não é muito do vosso agrado.

Respeito pelos velhos/idosos/elders :mrgreen:

Um grande abraço,

Jesse James

MensagemEnviado: 15/10/2008 17:01
por Woodhare
The Mechanic Escreveu:
E aprendi essencialmente , negociando , dando com a tola nas paredes , experimentando...acho que por muito que leiamos , é no "fazer" que se desenvolve método e "know how" .

Um abraço ,

The Mechanic


Acho que esse é mesmo o best-seller de leitura obrigatória. :lol:

emerging trade

MensagemEnviado: 15/10/2008 16:58
por Buzzzo1
Ulisses tambem sou do tempo do forum da "emerging trade" (e ate do "garagem"!) mas infelizmente acabei por nao arquivar aquela informaçao. Seria muitissimo interessante partilhar tudo aquilo que foi dito e feito naquela epoca! Por acaso nao existem por ai arquivos disponiveis ?

buzzzo1

MensagemEnviado: 15/10/2008 16:55
por fiódor
Em livros, houve vários, mas o Ganhar em bolsa foi um dos que mais ficou, se calhar pela simplicidade com que está escrito.
Como trader e pessoal dos fóruns tenho vários, assim como o Marco António que deu o curso de AT, o Ulisses, o Cem e outros. Como trader, só posso referir quem publica os seus negócios, neste caso o JAS e o Fogueiro que é em minha opinião um grande grande trader.
Parabéns Fogueiro :clap: :clap: :clap: :clap:

Cumps

MensagemEnviado: 15/10/2008 16:48
por Elias
Livro - "Ganhar em Bolsa" de Fernando Braga de Matos. Simples e directo. Mudou a minha visão dos mercados.

Trader - César Borja aka Capitão Z no já desaparecido Bolsainvest.pt. Abriu os meus olhos para a importância da análise técnica, o que permitiu que sobrevivesse ao meu primeiro Bear Market (2000 a 2003).

MensagemEnviado: 15/10/2008 16:41
por Ulisses Pereira
Vou deixar os estrangeiros fora disto. :)

Pedro Miranda Foi, talvez, o pioneiro na net portuguesa. Construiu uma enorme comunidade há alguns anos atrás e manteve-se sempre muito fiel ao seu estilo.
Acima de tudo, escolhi-o por ter aberto as portas a tantos outros, ao mundo dos sites financeiros, dos fóruns financeiros e por, ainda hoje, manter a qualidade e simplicidade das suas análises.
Um grande abraço para ti, Pedro, companheiro de outras andanças. :)

Cem Já disse isto algumas vezes - o Cem é o guru dos gurus. 4 ou 5 pessoas, ao longo de 10 anos de fóruns de Bolsa em Portugal, foram endeusadas e elevadas ao estatuto de guru. O Cem não. Não chega com facilidade ao pequeno investidor mas, para quem tem muitos anos de mercado e procura chegar mais longe nos mercados financeiros, cada post dele contém muito "sumo" para beber e muito material para reflectir.
Actua numa área onde não me meto (os sistemas automáticos de negociação). Nem por isso, o leio sempre e retiro das suas palavras ensinamentos. Imperdível.

K. Para a maioria dos que lerem agora este post, K. soará a uma letra perdida escrita aqui, sem qualquer conhecimento da importância neste nick no mundo dos fóruns da Bolsa no passado.

O K. foi a pessoa que, provavelmente, mais me marcou neste mundo dos mercados financeiros. Considero-o um pequeno génio, com todas as coisas boas e más que isso encerra. Conseguia ver pormenores e cenários com deduções brilhantes, embora por vezes tentasse ver pasiagens em janelas que eram tão pequenas que nem o Sol se podia vislumbrar.

O K. esteve longe de ser um ganhador nos mercados. Mas serviu de fonte de inspiração para muitos. Saudades. Muitas.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 15/10/2008 0:57
por Jesse James
The Mechanic Escreveu:

" O Calice Sagrado " - John Cleese e o resto dos Monty Pythons
" Nevermind " - Nirvana
"Háalgoamexersedebaixodaminhapeleenaoseioqueémasquerotirálo..JÁ !!!" - Relatos do Hosp.Psiquiátrico Julio de Matos - Porto Ed.

Um abraço ,

The Mechanic


É isso mesmo Mech, nevermind...

MensagemEnviado: 15/10/2008 0:50
por The Mechanic
Eu tive várias influencias na minha maneira de negociar . É de facto uma compilação de autores diversos que me enriqueceram como pessoa e fizeram de The Mechanic ,o Trader de sucesso que as pessoas vêem na rua e ignoram .

Mas vamos então às Biblias de Trading :

" O Calice Sagrado " - John Cleese e o resto dos Monty Pythons
" Nevermind " - Nirvana
"Háalgoamexersedebaixodaminhapeleenaoseioqueémasquerotirálo..JÁ !!!" - Relatos do Hosp.Psiquiátrico Julio de Matos - Porto Ed.

... e aprendi muito com muita malta daqui... muitos dos "clássicos" e tambem muitos dos rookies .

E aprendi essencialmente , negociando , dando com a tola nas paredes , experimentando...acho que por muito que leiamos , é no "fazer" que se desenvolve método e "know how" .

Um abraço ,

The Mechanic