charles Escreveu:A seguir à redução dos combustiveis uma redução nas taxas de juro é urgente e necessária, a pressão da sociedade tem de começar a fazer-se ouvir
Duvido muito da eficácia desse tipo de medidas: Já por um momento te terás questionado se o facto de haver crédito demasiado fácil (demasiado barato, com insufientes garantias) não terá sido um rastilho para a actual situação?
Repara que os mandatos da FED e do BCE são distintos no que toca a promover o crescimento económico: O BCE não tem essa alínea no seu mandato e como tal a sua "única" preocupação é a estabilidade dos preços, ou seja, combater a inflação ou, pelo menos, mantê-la dentro de uma faixa de variação tida como aceitável. Não estarão os dias actuais a demonstrar que a preocupação da FED em acelerar artificialmente a economia levaram a muitos dos actuais excessos?
Eu já tendia antes, e tendo ainda mais agora, a preferir os termos do mandato do BCE. E espero que o BCE não vá atrás desses apelos cíclicos para baixar os juros e deitar ainda mais gasolina para fogueira.
Quando a economia está mal há que deixá-la curar-se ao seu próprio ritmo (e com os seus próprios custos e sacrifícios, associados aos reajustamentos necessários), e não fingir que com umas aspirinas já está tudo resolvido. Isso é varrer o lixo para debaixo do tapete...
Quanto à questão dos combustíveis, passo... pelo menos neste tópico.
FT