Entraram no meu domínio!!!
4 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Entraram no meu domínio!!!
LastBull Escreveu:E posso só esclarecer quem tinha tem essa dúvida que o seguro NUNCA paga mais que o valor de reconstrução, pelo que torna-se absurdo segurar uma casa pelo valor comercial
Exactamente. Outro factor a ter em conta é o custo do terreno, que faz parte do valor comercial do imóvel e que obviamente não entra no valor da reconstrução...
Pois LastBull, mas o problema é que quando vais contratar um empréstimo todos, mas mesmo todos, os bancos te exigem o seguro pelo menos pelo valor da avaliação, quando não mais uns pozitos para o que der e vier. E se não o fizeres... Tchau!
É preciso não esquecer que existe uma enorme desigualdade de poder negocial entre o banco e o mutuário, mesmo no actual cenário de concorrência entre bancos. O que as pessoas podem fazer (eu fiz isso uma vez) é solicitar ao banco, antes de contrair o empréstimo, que esclareça por escrito qual o valor de indemnização em caso de perda total do imóvel. No meu caso nunca esclareceram, claro, e eu mandei uma segunda carta em que lhes disse que, na falta da resposta deles, presumia que a indemnização seria igual ao capital seguro ou ao valor comercial da casa, conforme o que fosse menor, e que celebrava o contrato na base dessa presunção. Isso depois habilitar-me-ia, se fosse necessário, a obrigá-los a rever o montante do seguro após a escritura, para o adequar ao custo de reconstrução
Não chegou a ser necessário, a casa até foi barata e vendi-a de novo menos de um ano depois...
Mas que há centenas de milhares de pessoas burladas nesta questão, disso não tenho dúvidas!
Um abraço
FT

É preciso não esquecer que existe uma enorme desigualdade de poder negocial entre o banco e o mutuário, mesmo no actual cenário de concorrência entre bancos. O que as pessoas podem fazer (eu fiz isso uma vez) é solicitar ao banco, antes de contrair o empréstimo, que esclareça por escrito qual o valor de indemnização em caso de perda total do imóvel. No meu caso nunca esclareceram, claro, e eu mandei uma segunda carta em que lhes disse que, na falta da resposta deles, presumia que a indemnização seria igual ao capital seguro ou ao valor comercial da casa, conforme o que fosse menor, e que celebrava o contrato na base dessa presunção. Isso depois habilitar-me-ia, se fosse necessário, a obrigá-los a rever o montante do seguro após a escritura, para o adequar ao custo de reconstrução

Não chegou a ser necessário, a casa até foi barata e vendi-a de novo menos de um ano depois...

Mas que há centenas de milhares de pessoas burladas nesta questão, disso não tenho dúvidas!

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Entraram no meu domínio!!!
Pertenço à odiada classe dos trabalhadores de seguros!!! E posso só esclarecer quem tinha tem essa dúvida que o seguro NUNCA paga mais que o valor de reconstrução, pelo que torna-se absurdo segurar uma casa pelo valor comercial que muitas vezes (principalmente em Lisboa, como foi dito) é mais do dobro do valor de uma eventual indemnização. O que os bancos exigem é ilegal e é de facto para extorquir mais um pouquinho de prémio.
Fica a rectificação. Vamos transformar o caldeirão num serviço público.
Abraços e beijos
Fica a rectificação. Vamos transformar o caldeirão num serviço público.
Abraços e beijos
O mercado são milhões de pessoas. Para quê contrariá-las?
- Registado: 27/11/2002 11:16
4 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: