Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Industria - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rsacramento » 1/5/2010 23:02

em poucas palavras é-me difícil de explicar, mas creio que este link te dará uma pequena ideia
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por JonhyRico » 1/5/2010 22:42

rsacramento Escreveu:estou mesmo em crer que esta quarta-feira foi o dia em que muitas, mas mesmo muitas acções passaram das mãos fracas para as mãos fortes :wink:


O que quer isso dizer?
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 26/11/2009 20:30
Localização: 20

por rsacramento » 1/5/2010 22:12

pelas minhas contas a soni é actualmente a acção mais volátil do psi 20 (beta acima dos 1.6)

aliás esta semana exibiu uma volatilidade fantástica (é verdade que não foi a única)

estou mesmo em crer que esta quarta-feira foi o dia em que muitas, mas mesmo muitas acções passaram das mãos fracas para as mãos fortes :wink:

deste ponto de vista a subida de quinta-feira é perfeitamente natural (esgotaram-se os vendedores), e na sexta já o mercado volta a dar sinais de enorme indecisão...
Anexos
soni semanal.png
soni semanal.png (7.33 KiB) Visualizado 8168 vezes
soni 1 ano.png
soni 1 ano.png (9.3 KiB) Visualizado 8161 vezes
soni.png
soni.png (6.97 KiB) Visualizado 8186 vezes
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por SERRA LAPA » 30/4/2010 22:20

Hoje mostrou alguma falta de força no final da sessão, o que me leva a pensar que cvá de novo para os 2 Euros
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

por MarcoAntonio » 30/4/2010 0:02

ss, já colocaste isto em 3 tópicos (dos quais pelo menos dois nada têm que ver com o assunto) o que é obviamente SPAM e contra as regras do forum (a segunda regra que estás a violar).

Agradeço que pares imediatamente ou terei que tomar medidas. O forum não é para ser enchido de mensagens repetidas sempre que alguém tem essa "brilhante ideia"...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por L.S.S » 29/4/2010 23:58

- editado -
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

SI

por soso » 29/4/2010 23:39

Olá Caldeireiros.
[b][i][u]I´m back!
Sim, ao fim de mais de 1 mês sem negociar (PSI tem andado maluco) resolvi entrar nesta cotada, a meio da manhã.

Gráfico e comentários em anexo.

Cumprimentos bolsistas :wink: .
Anexos
S Ind.PNG
S Ind.PNG (71.08 KiB) Visualizado 8805 vezes
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

por majomo » 29/4/2010 20:27

Champignon Escreveu:
majomo Escreveu:
Champignon Escreveu:Se achas que é um problema de credibilidade, acho então que não devias também publicar os teus negócios porque se não tens credibilidade para os argumentar também não os tens para publicar. Ou então deverias publicar todos os que tens com mais e menos valia de forma a se tornar clara a tua estratégia.

Não leves isto a mal. Só digo isto porque pode induzir em erro muitos leitores mais inexperientes.


Canguru essa tabela devia estar num tópico inamovível. Pouca gente fala nela, mas é de uma importância tremenda.


Apesar de ser um pouco off-topic, podes falar um pouco da tabela que referiste e a sua importância. :roll:


Claro.

Essa tabela faz a comparação entre o que perdes e o que tens que recuperar para voltar ao mesmo ponto.

Se perdes 5% , tens que recuperar 5.3%
Se perdes 20%, tens que recuperar 25%
Se perdes 50%, tens que recuperar 100%
Se perdes 60%, tens que recuperar 150%

Ou seja, alguém que tenha acções da SONI (já que estamos no tópico) compradas a 12 euros, com a cotação actual de 2.26, mesmo que as deixe para os netos( como muitos dizem quando começam a perder), a acção tem que recuperar 530%.

Percebes agora a importância da tabela? Saber onde se deve cortar as perdas por mais dolorosas que sejam é muito importante.

Mesmo com análise fundamental não convém deixar passar além dos 40%, ou no limite, 50%.


Já percebi... Obrigado.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por Champignon » 29/4/2010 20:17

mapaman Escreveu:Essa tabela é interessante mas não entra com um factor muito importante,na minha opinião, que é a volatilidade.

Essa tabela vale muito pouco para quem negoceia small caps e ou biotécnologicas e mesmo indices tenho sérias dúvidas que se aplique de forma tão directa.

Aliás,o valor de um stop deve tambem ter em conta a volatilidade da acção ou indice.

cumps


Depende das small caps. Uma small cap já vale uns milhões, e não é assim tão fácil descer mais de 50% num dia. Só se estavas a falar de nano caps.
Mesmo assim, quem negoceia esse tipo de empresas tem que ter conhecimentos de análise fundamental profundos ou então é apostar na sorte.

Quanto a entrar em biotecnológicas, já é um sinal de masoquismo só por si.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

por Pedro447 » 29/4/2010 20:14

Sim, mas isso é outra coisa, nada tem a ver com a tabela. O que tu disseste foi "Essa tabela vale muito pouco para quem negoceia small caps", o que está errado. Essa tabela nostra apenas uma evidência matemática que é irrefutável, tem tanta relevância para small caps, big caps, indices, tecnológicas, bancos, forex, futuros, até mesmo o preço das batatas na mercearia. Se as batatas estavam a 2 euros o kilo, e passam para 1 (um desconto de 50%), para voltarem a 2 euros precisa de subir o preço para o dobro, ou seja 100%. Porque se só subir 50% o preço passa para 1.50 euros.
 
Mensagens: 111
Registado: 2/11/2008 16:17
Localização: 16

por mapaman » 29/4/2010 20:07

TrendFX Escreveu:
mapaman Escreveu:Essa tabela é interessante mas não entra com um factor muito importante,na minha opinião, que é a volatilidade.

Essa tabela vale muito pouco para quem negoceia small caps e ou biotécnologicas e mesmo indices tenho sérias dúvidas que se aplique de forma tão directa.

Aliás,o valor de um stop deve tambem ter em conta a volatilidade da acção ou indice.

cumps

:?: como?
Aquilo não é uma tabela para colocação de stops, se entrares numa acção (seja small cap ou super hiper big cap) e esta perder 50%, para voltar ao preço inical não lhe basta subir 50%, mas sim 100%. É isto que a tabela indica.


eu sei que sim,mas como falaram em stops juntei a volatilidade como factor a ter em conta na colocação do stop.

Para que fique bem claro,sou um defensor dos stops,embora considere que a colocação têm de ser ajustado á volatilidade do activo.

ex: no sp500 uso por norma 10 pts. Se negociar o Ibex nem lá tou 5 min :P

cumps

ora nada com um ex.para fazer valer o ponto de vista:

Os rabiscos a vermelho são os valores que considero interessantes para stops sendo que de cima para baixo está definido consoante o prazo de investimento.

Como conheço esta acção quase que aposto que as duas primeiras hipoteses não aguentam muito tempo,logo das duas uma: ou espero um possivel retrace aos 3 ou então meto um stop 50%! abaixo da cotação actual.

Ou seja,é melhor passar para outra.
Anexos
cpwm.jpg
cpwm.jpg (36.2 KiB) Visualizado 9099 vezes
Editado pela última vez por mapaman em 29/4/2010 20:18, num total de 1 vez.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

por Naisabel » 29/4/2010 20:01

Está prometido, quando assumir uma perda será exposto aqui.

E fica claro o que vocês tenta dizer ao assumir a perda, começo a ter a noção dessa importância.

Obrigado
 
Mensagens: 162
Registado: 30/11/2009 17:36
Localização: 12

por Pedro447 » 29/4/2010 20:01

mapaman Escreveu:Essa tabela é interessante mas não entra com um factor muito importante,na minha opinião, que é a volatilidade.

Essa tabela vale muito pouco para quem negoceia small caps e ou biotécnologicas e mesmo indices tenho sérias dúvidas que se aplique de forma tão directa.

Aliás,o valor de um stop deve tambem ter em conta a volatilidade da acção ou indice.

cumps

:?: como?
Aquilo não é uma tabela para colocação de stops, se entrares numa acção (seja small cap ou super hiper big cap) e esta perder 50%, para voltar ao preço inical não lhe basta subir 50%, mas sim 100%. É isto que a tabela indica.
 
Mensagens: 111
Registado: 2/11/2008 16:17
Localização: 16

por mapaman » 29/4/2010 19:58

Essa tabela é interessante mas não entra com um factor muito importante,na minha opinião, que é a volatilidade.

Essa tabela vale muito pouco para quem negoceia small caps e ou biotécnologicas e mesmo indices tenho sérias dúvidas que se aplique de forma tão directa.

Aliás,o valor de um stop deve tambem ter em conta a volatilidade da acção ou indice.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

por Champignon » 29/4/2010 19:49

majomo Escreveu:
Champignon Escreveu:Se achas que é um problema de credibilidade, acho então que não devias também publicar os teus negócios porque se não tens credibilidade para os argumentar também não os tens para publicar. Ou então deverias publicar todos os que tens com mais e menos valia de forma a se tornar clara a tua estratégia.

Não leves isto a mal. Só digo isto porque pode induzir em erro muitos leitores mais inexperientes.


Canguru essa tabela devia estar num tópico inamovível. Pouca gente fala nela, mas é de uma importância tremenda.


Apesar de ser um pouco off-topic, podes falar um pouco da tabela que referiste e a sua importância. :roll:


Claro.

Essa tabela faz a comparação entre o que perdes e o que tens que recuperar para voltar ao mesmo ponto.

Se perdes 5% , tens que recuperar 5.3%
Se perdes 20%, tens que recuperar 25%
Se perdes 50%, tens que recuperar 100%
Se perdes 60%, tens que recuperar 150%

Ou seja, alguém que tenha acções da SONI (já que estamos no tópico) compradas a 12 euros, com a cotação actual de 2.26, mesmo que as deixe para os netos( como muitos dizem quando começam a perder), a acção tem que recuperar 530%.

Percebes agora a importância da tabela? Saber onde se deve cortar as perdas por mais dolorosas que sejam é muito importante.

Mesmo com análise fundamental não convém deixar passar além dos 40%, ou no limite, 50%.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

por majomo » 29/4/2010 19:44

Champignon Escreveu:Se achas que é um problema de credibilidade, acho então que não devias também publicar os teus negócios porque se não tens credibilidade para os argumentar também não os tens para publicar. Ou então deverias publicar todos os que tens com mais e menos valia de forma a se tornar clara a tua estratégia.

Não leves isto a mal. Só digo isto porque pode induzir em erro muitos leitores mais inexperientes.


Canguru essa tabela devia estar num tópico inamovível. Pouca gente fala nela, mas é de uma importância tremenda.


Apesar de ser um pouco off-topic, podes falar um pouco da tabela que referiste e a sua importância. :roll:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por Pedro447 » 29/4/2010 19:39

Naisabel, a tua estratégia vai funcionar de forma brilhante durante 100 trades, vais ganhar muito mais do que se tivesses colocado stops e assumido as perdas, como nós fazemos. Mas um dia vai surgir um trade em que o preço nunca mais volta à cotação inicial, e tu ficas eternamente agarrado (agarrada? :?: ) à esperança que as coisas invertam. Acabarás por perder tudo, incluindo o que ganhaste por não teres usados stops nos 100 trades anteriores.

Basta um só trade que seja uma catástrofe para perderes tudo, pensa nisso, o teu sistema está dependente de um mísero trade em centenas que farás na tua vida...
 
Mensagens: 111
Registado: 2/11/2008 16:17
Localização: 16

por Champignon » 29/4/2010 19:25

Se achas que é um problema de credibilidade, acho então que não devias também publicar os teus negócios porque se não tens credibilidade para os argumentar também não os tens para publicar. Ou então deverias publicar todos os que tens com mais e menos valia de forma a se tornar clara a tua estratégia.

Não leves isto a mal. Só digo isto porque pode induzir em erro muitos leitores mais inexperientes.


Canguru essa tabela devia estar num tópico inamovível. Pouca gente fala nela, mas é de uma importância tremenda.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

por canguru » 29/4/2010 19:17

A frase é do Covel. Um bom livro, o dele.

Espero que ajude.
Anexos
drawdown_recovery_recover_chart_table_percente_percentage.png
drawdown_recovery_recover_chart_table_percente_percentage.png (13.45 KiB) Visualizado 6194 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por Naisabel » 29/4/2010 19:13

Explica canguro, que também é bom que eu leve com a palmatória.

Não quero ser ignorante :oops:

Desculpa Champignon, mas não se trata em nada de não querer dizer, apenas não tenho a credibilidade para o fazer.
Editado pela última vez por Naisabel em 29/4/2010 19:17, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 162
Registado: 30/11/2009 17:36
Localização: 12

por canguru » 29/4/2010 19:06

Naisabel Escreveu:Parece que da maneira tens falado, o melhor mesmo é andar a fazer liquidações e assumir perdas e por aí em diante...


Não parece. É!

"Your first loss is your best loss."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por Champignon » 29/4/2010 19:06

Naisabel Escreveu:Da mesma razão que tu vês as notícias sobre a especulação e as interpretas.

O que eu considero não obriga a terceiros a aceitar baixo ou alto, bom ou mau. Assim como quando leio no fórum o comentário dos gráficos não quer dizer que eu concorde, faço um juízo próprio.

Como disse anteriormente, eu faço a minha própria especulação, o que pode ser ou não uma linha de orientação em relação a todos os comentários noutros fóruns e notícias na comunicação social.


Mas eu gostava era de saber porque TU os consideravas baixos. Se não queres dizer...ok.

Eu também faço as minhas próprias análises tentando sempre justifica-las ao máximo, o que não quer dizer que os outros concordem com as mesmas.

No entanto, acho que um propósito de um fórum, é partilhar argumentações...
Editado pela última vez por Champignon em 29/4/2010 19:07, num total de 1 vez.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

por Naisabel » 29/4/2010 19:00

Da mesma razão que tu vês as notícias sobre a especulação e as interpretas.

O que eu considero não obriga a terceiros a aceitar baixo ou alto, bom ou mau. Assim como quando leio no fórum o comentário dos gráficos não quer dizer que eu concorde, faço um juízo próprio.

Como disse anteriormente, eu faço a minha própria especulação, o que pode ser ou não uma linha de orientação em relação a todos os comentários noutros fóruns e notícias na comunicação social.

Quem me dera a mim ter a sabedoria e experiência da malta que por aqui pára, mas como não sei e não sou ignorante escrevo neste fórum, pergunto e leio e vou adquirindo mais algum conhecimento, e gosto quando pessoas falam e alertam situações e possíveis situações.
 
Mensagens: 162
Registado: 30/11/2009 17:36
Localização: 12

por Champignon » 29/4/2010 18:50

Posso saber porque consideras baixo? qual a fundamentação?
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

por Naisabel » 29/4/2010 18:44

Sim, mas aquelas que se considera menos-valias e que ainda estão em carteira, dadas as circunstâncias (e especulo também) que será para breve que as poderei recuperar.

É claro que não estou a falar em situações de tipo: Adquirir o BCP a 90cent e estar à espera, mas sim falar em 79cent. Hoje furam os 70cent, e estão em carteira as da Sonae COM e IND também a valores que eu considero baixo.

Se calhar falta ainda aprender e obter a experiência de realmente aceitar uma perda em prol de futuras mais valias, mas para já a minha estratégia é seguir quase à risca as regras da bolsa.

Não crítico a vossa opinião, mas para já, como está e como continua a correr bem vou seguindo esta estratégia e colectando opiniões.

Algo que não gosto de fazer é criticar abruptamente outros utilizadores daqui porque nunca saberei se poderei estar em situações menos favoráveis na bolsa.

Cumprimentos e Kisses
 
Mensagens: 162
Registado: 30/11/2009 17:36
Localização: 12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], bpcolaco, Google [Bot], iniciado1, mquinaz, niceboy, PAULOJOAO, Pmart 1, sempreamesma e 165 visitantes