Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Industria - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 24/11/2010 13:38

Mões Balula, este artigo nunca foi escrito em lado nenhum. A personagem sim, assim como o Urso Misha e o Touro Bill que já têm 8 anos. E espero que vivam muitos anos, pois quero, através dessas e de outras personagens, dar voz ao lado bull, ao lado bear e ao investidor perdedor.

Deduzires que o artigo significa que o ano de 2011 vai ser isto ou aquilo é um erro. O artigo não tem nada a ver com isso, tem apenas a ver com os erros dos investidores.

Quanto ao facto de achares repetitivo, é capaz de ser normal. Quem me segue há 10 anos, naturalmente que já deve conhecer bem as minhas ideias sobre o mercado. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

sonae industria

por MõesBalula » 24/11/2010 13:00

Só hoje tive tempo de responder. Em resposta ao jiboia cega: eu tenho sonae industria a 2,40. Bem sei que a sonae industria é uma empresa volátil, de pequena capitalização, sensível a conjuntura, logo qualquer problema do mercado, ela sente-se. Eu apenas quis com a minha opinião dizer que é um pouco perigoso dizer-se que 2,00 é uma resitência e caso a quebre irá até aos 1,50. Eu já invisto há onze anos, já tive bons e maus momentos, sigo apenas tecnicamente o psi 20 do bear e bull market e sou neste momento um investidor de longo prazo, quero dizer que não vou vender a sonae industria nem a sonae com a estes preços. Espero, bem sei que muitos dirão: - olha o que aconteceu à PT multimédia ou à Pararede, mas eu quero correr esse risco. O psi está barato, mas enquanto Portugal não resolver os seus problemas internos, isto não melhorará. Tem de os resolver com medidas que todos percebam que isto realmente tem um projecto credível de resolver os problemas, que passa por, infelizmente um quebra de qualidade de nível de vida. Por essa mesma razão sou um investidor e acima de tudo siga este horizonte de longo prazo. Neste momento isto está numa tendência de baixa, o nosso psi 20. Quanto a Ulisses, já o afirmei inúmeras vezes, que é um bom analista e muito racional, prudente, cauteloso. No entanto, gostaria que para quem o segue há j+a algum tempo, os seus artigos no jornal de negócios são um pouco repetitivos de outras épocas. Ulisses, este último artigo no jornal Negócios com aquelas personagens inventadas, já o utilizaste no Independente. Eu bem sei, que com isso queres dizer que teremos um 2011 difícil em termos bolsistas e aquelas que já desceram ainda podem descer mais. Eu sei, mas devias também modificar no futuro um pouco mais os artigos. Na minha opinião, é muita acomodação sem que isto seja nada de pessoal.
 
Mensagens: 58
Registado: 29/11/2007 10:44
Localização: Calde - Viseu

por Naisabel » 24/11/2010 0:46

Então isto é para ir parar la em baixo ao suporte? a recuar como ontem e hoje, prá semana lá para.
 
Mensagens: 162
Registado: 30/11/2009 17:36
Localização: 12

por Naisabel » 23/11/2010 13:57

Pois, isso da Irlanda... pensei que a entrada do FMI na Irlanda iria dar alguma estabilidade na zona euro, mas está tudo dito na tua primeira frase.
 
Mensagens: 162
Registado: 30/11/2009 17:36
Localização: 12

por T1ag0 » 23/11/2010 13:50

Algo que alguém com experiência nos mercados uma vez me disse foi: "se os analistas das casas de investimentos fossem realmente bons, eles investiam o deles e não o dos outros"
Não me aprece que seja assim tão simples mas enfim...fica a nota

Penso que a Sonae ainda não quebrou completamente o suporte. Apesar de hoje ter a vela completamente abaixo do suporte, o que na minha opinião é um indicador importante, acho que é necessário mais do que uma vela. Sobre a quebra do suporte, talvez la mais para o final da semana (quinta ou sexta) tenhamos algo mais concreto. O volume tem sido baixinho, o que pode mostrar que não há grande pressão vendedora, apenas alguns investidores mais pessimistas a desfazerem-se dos títulos.

Ainda para mais as praças europeias estão a ser fortemente influenciadas pela situação irlandesa. Quando houver um melhor esclarecimentos sobre como vai ficar a ajudar na irlanda, penso que poderá retomar as subidas. Acho que para já o pessimismo reina.

Cumprimentos.

P.S.
Foi só uma opinião de alguém que ainda está a adquirir experiência. Para isso muito tem contribuido aqui o forúm.
 
Mensagens: 465
Registado: 29/3/2010 17:06
Localização: Algarve

por quinn » 23/11/2010 12:56

Bom dia caros caldeireiros.

Há muito tempo que não é dito nada sobre esta acção, por isso gostaria de saber se partilham da minha opinião sobre o futuro da SONI e se acham que o meu raciocínio faz sentido.

Neste momento, a SONI está a negociar na sua zona de suporte e, apesar de ter passado ligeiramente abaixo dos 2€, não me parece que se possa considerar que o suporte foi quebrado. Além disso, penso que se pode esperar uma ligeira subida nos próximos dias fazendo com a cotação se aproxime da LTD.


Uma coisa que não consigo perceber é como é que a maioria dos analistas de casas de investimento colocam o preço-alvo desta acção entre os 3€ e 4€.


Abraços.
 
Mensagens: 5
Registado: 11/11/2010 12:16
Localização: 14

passo a explicar melhor...

por verdeacordaesperança » 12/11/2010 15:50

é que num periodo de grande turbulencia fazer analises destas não me parece correcto, porque todas as cotadas do PSI estivera em baixa. penso que não próxima semana com uma maior calmia dos mercados seria mais correcto. Foi só isso.
Tecnicamente a tua analise está correcta no então temos de enquadrar o momento, e parece que o vento está a acalmar.
 
Mensagens: 368
Registado: 29/11/2007 3:24
Localização: 16

por Ulisses Pereira » 12/11/2010 14:54

Jiboia, eu tenho uma opoinião diferente do mõesbalula. Acho que fizeste uma excelente análise que pode ser muito importante no auxílio ao trading desta acção.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: oh jiboia cega ...

por Jiboia Cega » 12/11/2010 14:23

Flecha Escreveu:mas afinal o que não depende do mercado? tudo. até o nosso estado de espirito.


Flecha, pediram para por um gráfico e eu pus, acompanhado de uma pequena análise. Que fizeste tu? Um post sem nexo...


Balula, como é que decides os teus investimentos?
A AT nao é infalivel, é apenas uma ferramenta que pode ser usada para investir entre várias. Como o Ulisses já explicou, as resistências e os suportes nao sao definidos por valores concretos mas por intervalos e foi nesses intervalos que se baseou a minha análise.
Quanto ao facto da SONI ser pequena, grande com muito ou pouco volume é secundário. Usa a AT para análise desta empresa quem quer. A análise que eu fiz pode nao estar 100% certa (para isso temos o Marco e o Ulisses), mas creio nao ser disparatada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

não há verdades

por MõesBalula » 12/11/2010 14:16

jiboia, descupa fazer este tipo de objecções. Se o psi 20 cair caem quase todas as empresas e não apenas esta. Eu penso que a análise técnica é importante, mas aqui no nosso país é um pouco como se costuma dizer falível. Hoje imaginemos esta empresa cai para os 1,90 logo partindo dessa análise iria para os 1,50 e 1,60. Não se o psi 20 voltar a subir a sonae industria também irá subir. O psi anda a reboque das outras, é muito complicado fazer-se futurologias em relação ao psi. O que eu quero dizer e alertar os investidores é que não façam destas análises dogmas, nem verdades insofismáveis... Podem ser seguidos com toda a naturalidade, podem servir de referência num caso de bear ou bull market, muito bem definido pelo Ulisses 8900 pontos bull abaixo desse valor bear, mas não muito mais. Ver linhas imaginárias e identificar ali suportes e resistências ainda para mais em empresas como a sonae industria de pequena capitalização que uma entrada ou a saída de um fundo deixa-a volátil é um pouco "absurdo". Depois quando se dá o inverso chama-se ressalto ou sei lá o nome disso. A experiência é o melhor caminho para o investimento. A frieza, a capacidade de discernimento e a altura de sair também, penso que neste momento é importante para Portugal sair bem desta sombra da dívida pública e será essa sombra que irá pôr isto a andar para cima ou para baixo caso as coisas piorem e se tornem insustentáveis. O resto do mundo começa a dar sinais positivos e se nós conseguirmos sair bem deste filme de terror o psi irá certamente subir e esta empresa também. Depois dos 8900 também isto será certamente melhor...
 
Mensagens: 58
Registado: 29/11/2007 10:44
Localização: Calde - Viseu

oh jiboia cega ...

por verdeacordaesperança » 12/11/2010 13:57

mas afinal o que não depende do mercado? tudo. até o nosso estado de espirito.
 
Mensagens: 368
Registado: 29/11/2007 3:24
Localização: 16

por Jiboia Cega » 12/11/2010 12:49

Há bastante tempo que nao faço uma análise, mas como a pergunta é simples, cá vai.

Outro fecho abaixo dos 1.95-2.00€ poderia deitar tudo a perder e teria caminho aberto para descer até à zona dos 1.50€.

No entanto o stochastic e o MACD poderao dar sinal de inversao e o suporte onde está a negociar fazê-la impulsionar. Tudo depende dos mercados.
Anexos
SONAE IND.SGPS.jpg
SONAE IND.SGPS.jpg (18.76 KiB) Visualizado 5216 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

por Naisabel » 12/11/2010 1:54

Há possibilidade de colocar um gráfico que comprove que se fechar abaixo dos 2€ poderá ir até 1,5 ; 1,6?
 
Mensagens: 162
Registado: 30/11/2009 17:36
Localização: 12

por asrael » 12/11/2010 0:15

jrnabolsa Escreveu:se quebra o suporte por volta dos 2€, pode cair até por volta do 1.30 - 1.5€


Eu não diria tanto, mas 1,5 - 1,6 são prováveis.

Na minha opinião se amanhã fechar abaixo de 2€ o melhor para quem está dentro é sair, e quem está fora aguardar.
Nunca digas nunca.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 2/2/2010 1:35
Localização: Viseu

por jrnabolsa » 9/11/2010 11:13

se quebra o suporte por volta dos 2€, pode cair até por volta do 1.30 - 1.5€
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 4/1/2010 15:57
Localização: Lisboa

por paulop2009 » 9/11/2010 8:37

Asrael, estamos no mesmo barco. O meu stop activou-se ontem aos 2.13.
So Psi já só me resta a JMT...
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por asrael » 9/11/2010 0:05

Mai uma que hoje foi á vida o meu stop mental era nos 2,15 como o quebrou, vendi.

Se fiz mal não sei. Está feito.
Nunca digas nunca.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 2/2/2010 1:35
Localização: Viseu

por Nyk » 3/11/2010 21:27

Sonae Indústria pode ter duplicado perdas trimestrais
03 Novembro 2010


Analistas do Banif estimam aumento das perdas entre o segundo e o terceiro trimestre.
A Sonae Indústria deverá reportar amanhã, depois do fecho da bolsa, um prejuízo de 12 milhões de euros no terceiro trimestre deste ano, segundo as previsões dos analistas do Banif.

Este resultado líquido deverá reflectir o aumento de 42% das depreciações & amortizações e das provisões (para 24 milhões de euros), salienta a nota de “research” do banco.

Face ao trimestre anterior, este valor estimado pelo Banif corresponde a um aumento das perdas de 105% face aos 6 milhões de euros de prejuízos desse período. No terceiro trimestre de 2009, a Sonae Indústria apresentou lucros de 18 milhões de euros.

No acumulado dos primeiros nove meses deste ano, o cenário deverá ter melhorado, com o Banif a projectar que a empresa deverá ter perdas de 54 milhões de euros, contra 56 milhões de prejuízos no período homólogo de 2009.

Em matéria de receitas, o Banif prevê que a empresa anuncie 321 milhões de euros de facturação, contra 339 milhões no segundo trimestre, o que corresponderá a uma queda de 5%. No acumulado dos nove meses, ganha 7%, passando de 971 milhões no ano passado para 980 milhões este ano.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Naisabel » 31/10/2010 1:48

Acho que é madeira, imobiliário, seguros, concessões de auto-estrada e outras actividades relacionadas com a queima e perda de florestas e desvalorização de terrenos.

"Eles" não são tolos nenhuns :mrgreen:
 
Mensagens: 162
Registado: 30/11/2009 17:36
Localização: 12

por Automech » 30/10/2010 16:09

Naisabel Escreveu:Mas mesmo assim, deram a entender o fecho de algumas unidades, talvez seja uma forma de pressionar.

Sim, é claramente uma forma de pressão, embora o custo da matéria prima possa levar a uma contracção da actividade, difícil de estimar, mas geralmente exagerada na fase das pressões.

Ainda há dias o presidente da Confederação Portuguesa dos Meios de Comunicação Social dizia que as venda cairiam cair 35% com o aumento do IVA de 6 para 23%.
Naisabel Escreveu:Recuando alguns Verões, e para não entrar em conspirações, os milhares de hectares ardidos são uma oportunidade de negócio para outras actividades.


Oportunidade relacionada com a madeira ou com o imobiliário ? :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Naisabel » 30/10/2010 15:57

Mas mesmo assim, deram a entender o fecho de algumas unidades, talvez seja uma forma de pressionar.

Recuando alguns Verões, e para não entrar em conspirações, os milhares de hectares ardidos são uma oportunidade de negócio para outras actividades.
 
Mensagens: 162
Registado: 30/11/2009 17:36
Localização: 12

por Automech » 30/10/2010 15:38

Naisabel Escreveu:Que história é essa que a Sonae Ind pode fechar algumas unidades e juntar-se ao protesto europeu sobre a biomassa e consumo ilegal das madeiras?

ouvi hoje na TSF de manhã.


Não é consumo ilegal de madeiras.

A questão é que existe uma tendência para tentar substituir as fontes de energia fóssil por outras supostamente melhores ambientalmente, como é o caso da madeira.

Como resultado disso tem havido uma procura maior da madeira por centrais de biomassa florestal, o que torna mais atractivo para os produtores venderem madeira às centrais e não a empresas que transformam madeira, como é o caso da Sonae.

O protesto, embora tenha argumentos nobres (defendem, em geral, que a madeira primeiro deve ser usada por exemplo para móveis e só depois no fim ser usada como combustivel), claro que não é um protesto desinteressado porque estão a ver os custos de produção a subir.

Daí o protesto como forma de pressão, mas no fundo são mais interesses económicos do que ambientais, como de costume :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

Re: madeiras?

por RISCAS » 30/10/2010 15:25

Reislb Escreveu:
RISCAS Escreveu:
Naisabel Escreveu:Que história é essa que a Sonae Ind pode fechar algumas unidades e juntar-se ao protesto europeu sobre a biomassa e consumo ilegal das madeiras?

ouvi hoje na TSF de manhã.


Madeiras ou aglomerados, quanto mais concorrencias mais podres são os materiais, eu quanto a madeiras só mociças. Esta mesmo abrindo aos Domingos tem de voltar aos 2,00€ e depois voar.


Ò riscas os teus comentários estão a ser muito infelizes.
Para ti existe alguma cotada que não vai voar???!!!!!
Vamos lá justificar os comentários porque se não isso vale zero.

Cumprimentos.


Na minha vida deixo de lado os in :)
 
Mensagens: 596
Registado: 31/5/2010 14:22

Re: madeiras?

por Reislb » 29/10/2010 22:40

RISCAS Escreveu:
Naisabel Escreveu:Que história é essa que a Sonae Ind pode fechar algumas unidades e juntar-se ao protesto europeu sobre a biomassa e consumo ilegal das madeiras?

ouvi hoje na TSF de manhã.


Madeiras ou aglomerados, quanto mais concorrencias mais podres são os materiais, eu quanto a madeiras só mociças. Esta mesmo abrindo aos Domingos tem de voltar aos 2,00€ e depois voar.


Ò riscas os teus comentários estão a ser muito infelizes.
Para ti existe alguma cotada que não vai voar???!!!!!
Vamos lá justificar os comentários porque se não isso vale zero.

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 300
Registado: 26/8/2009 17:21
Localização: 14

madeiras?

por RISCAS » 29/10/2010 22:37

Naisabel Escreveu:Que história é essa que a Sonae Ind pode fechar algumas unidades e juntar-se ao protesto europeu sobre a biomassa e consumo ilegal das madeiras?

ouvi hoje na TSF de manhã.


Madeiras ou aglomerados, quanto mais concorrencias mais podres são os materiais, eu quanto a madeiras só mociças. Esta mesmo abrindo aos Domingos tem de voltar aos 2,00€ e depois voar.
 
Mensagens: 596
Registado: 31/5/2010 14:22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Francisco Sendas, PAULOJOAO e 139 visitantes