Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Industria - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 4/3/2019 16:13

Sim, tem mais volume que o habitual tem estado todo o tempo da sessão no verde. Mas quero ver o fecho para ter mais convicção. Para já trata-se de um sinal de vida dos compradores.
 
Mensagens: 9752
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por LoneWolf » 4/3/2019 15:41

Isto hoje está a animar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/3/2019 20:00

Quartel general de Abrantes, tudo como dantes. Os touros não conseguem nem uma cornada e, portanto o melhor será jogar à defesa. Enquanto o bicho não se mostrar não haverá tourada. Nem uma farpa.
 
Mensagens: 9752
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 28/2/2019 19:30

Nunca devemos virar as costas ao inimigo. A SONI voltou a fechar sem sinal de compra. Eles andam aí e obrigaram-na a baixar a cabeça no fecho.
Anexos
Soni.PNG
Soni.PNG (40.86 KiB) Visualizado 9517 vezes
 
Mensagens: 9752
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 28/2/2019 11:50

Manuel, é claro que apresentará lucros que poderão perfeitamente distribuir 9 milhões de euros. O que daria 0.20 por acção. Mas para já está sob a canga da análise técnica. Estou atento à possível passagem do que considero um ponto chave. Como poderás ver encontra-se encostadinha a um provável ressalto. Que, como está evidente, seria muito significativo. Se o faz ou não penso que dependerá de para onde for o mercado. 8-)
 
Mensagens: 9752
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por manuelfaf » 28/2/2019 11:24

Àlvaro Escreveu:Manuel, admitindo que as contas são exactamente assim e tomando como perfeitamente razoável que a empresa distribua 50% dos lucros quando caberia então a cada acção? Claro que do Norges Bank vêem um enorme potencial. Se a empresa está a sair de um processo complicadíssimo e ainda assim apresenta estes resultados, a probabilidade de devolver investimento aos accionistas é elevada. É isso que importa.

Bom dia, eu acredito que a SONI seja uma boa aposta. Está com um PER baixíssimo, tem feito alguns investimentos na melhoria produtiva e em inovação. O mercado imobiliário quebrou um pouco desde o verão passado, mas não foi ao ponto de ficar de rastos. No entanto, julgo que o impacto e por mim nada esperado dos custos do encerramento da fabrica da Alemanha pode fazer pressão para baixo. Todos nos, já estávamos à espera dos montantes relativos aos incêndios, mas a fábrica alemã foi um factor novo não considerado anteriormente na minha análise. Mesmo assim, ainda considero uma boa aposta.
O meu post anterior foi publicado porque verifiquei que alguns colegas estavam a considerar que as imparcialidades estariam já incluídas no EBITA. Isto iria resultar numa análise de que se não fosse o encerramento da fábrica o EBITA seria de 12M, o que de facto não é verdade. numa empresa 204M ou 212M é alguma alguma coisa, mas não é muito, mas 4M ou 12M já é uma grande diferença.

Abraço
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por forza algarve » 28/2/2019 11:15

Nesta empresa e vendo como vem caindo as cotaçoes acho que e' mais uma aposta com esperança que uma questao de pura logica...
somos pequeninos demais para saber o que se passa nos bastidores e o mercado vem dando pauladas constantes aqui...
mas tambem diziam que o PSI tava em bear market e o 2019 ia ser de crise e ja vimos 2 meses brilhantes
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 28/2/2019 9:53

Manuel, admitindo que as contas são exactamente assim e tomando como perfeitamente razoável que a empresa distribua 50% dos lucros quando caberia então a cada acção? Claro que do Norges Bank vêem um enorme potencial. Se a empresa está a sair de um processo complicadíssimo e ainda assim apresenta estes resultados, a probabilidade de devolver investimento aos accionistas é elevada. É isso que importa.
 
Mensagens: 9752
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 28/2/2019 9:47

Será que estes andam a ver o mesmo que eu... :shock: :-k

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... _Destaques
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 27/2/2019 19:46

Ainda não foi desta que se livrou da canga, mas os vendedores estão encolhidos e não conseguem que faça fechos cada dia mais baixos. Por outro lado acima de 1.30 aparecem muitas compras. Está animada a Soi.
 
Mensagens: 9752
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 27/2/2019 14:28

Norges Bank aumenta posição na Sonae Industria para 1.64% do capital da empresa

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... _Destaques


nota: para verificarem a posição de 1.64% tem de ir ao site do fundo...

o link acima mostra que a Sonae Industria foi das poucas empresas em PT onde o fundo aumentou posiçao em 2018
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 27/2/2019 13:23

Em termos fundamentais estamos, portanto, de acordo. A distribuição de lucros terá a ver com opção estratégica da empresa e não com o facto de não haver dinheiro disponível para esse efeito. Em termos técnicos caso feche acima de 1,45, então os ursos ficarão com as calças na mão e o espaço para norte será imenso. Até lá haverá luta.
 
Mensagens: 9752
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 27/2/2019 12:22

Àlvaro Escreveu:Zeanzol, porque não é confortável? Há muita gente a ignorar a parceria com a Arauco. Vê a avaliação do Caixa BI mesmo antes da notícia que ontem veio a público. Em termos fundamentais a empresa está sub avaliada, o que se passa em termos técnicos resulta da convicção de muitos de que uma correcção nos índices trará a Soi a 1.30, mas faz contas e verás como está barata em termos fundamentais. Quanto caberá então a cada acção se a empresa distribuir 1/3 dos lucros? Isso é que me interessa, o resto é lana caprina.


Àlvaro

se há pessoa que sempre considerou a Soni barata fui eu !!! nunca dei grande relevancia ao valor em bolsa e tanto é que tendo as accoes a 4.20 +- nao vendi e cá estou...

agora nao podemos confundir realidades distintas... a cotacao em bolsa nada tem a ver com a empresa vir ou nao a distribuir dividendos, o potencial da parceria com a Arauco é mais que muita... mas para a altura em que estamos parece-me um bocado reboscado falar-se em dividendos nesta altura... a nao ser que a gestao preveja um 2019 já com subida exponencial dos lucros ... :-k
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 27/2/2019 12:17

manuelfaf Escreveu:
freitax Escreveu:Mas se está incluído no EBITDA está, consequentemente, incluído no resultado líquido.

Isso acontece na distinção entre EBITDA recorrente e não recorrente.. se não for feita essa distinção as imparidades estão incluídas no EBITDA..

o problema é que eu acho que não está incluído. se formos ver à página 4 do relatório de contas do 3T2018 http://www.sonaeindustria.com/file_bank/reports/annual/SIND%20Annual%20Report%202017_Port.pdf temos as Provisões e Perdas por Imparidade abaixo do Ebita. Ou seja fazendo uma leitura rápida e incompleta dos dados se ao EBITA até 9/2018 de 22,7M juntarmos os 4M, depois temos de subtrair além dos -0,1M do 9/2018, teremos que subtrair pelo menos -8M do encerramento da fabrica da Alemanha.

Desde já informo que posso estar errado, mas da leitura que faça dos mapas fico com essa impressão.

_________________________ 3T2018________ 4T2018 (só o 4T)
EBITA______________________22,7_______________4
amort Depre ______________(9,6)_______________? desonheço valor
Prov e imparida ___________(0,1)_____________ (8) pelo menos
Resul operac. _____________12,4 ____________ (4) considerando somente estes dados


Manuelfaf

entendo a logica que apresentas... e até penso estar correta... mas no fim de contas o que conta sao os RL e como já disse anteriormente... estou convicto que o valor que vai (tapar) a perca dos 8 milhoes da fabrica na alemanha será o valor a receber das companhias de seguros que ainda nao foi contabilizado/recebido...
se reportar de um lado uma perca de 8 milhoes e do outro um recebimento de 8 milhoes ou mais de seguros, a potencial perca foi imediatamente diluida e nao produz efeitos nos RL... julgo ser esta a explicação para o facto de provisionar uma perca na sua totalidade em 2018 quando na realidade a mesma so se vai materializar em 2019 :-k
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por freitax » 27/2/2019 12:13

manuelfaf Escreveu:
freitax Escreveu:Mas se está incluído no EBITDA está, consequentemente, incluído no resultado líquido.

Isso acontece na distinção entre EBITDA recorrente e não recorrente.. se não for feita essa distinção as imparidades estão incluídas no EBITDA..

o problema é que eu acho que não está incluído. se formos ver à página 4 do relatório de contas do 3T2018 http://www.sonaeindustria.com/file_bank/reports/annual/SIND%20Annual%20Report%202017_Port.pdf temos as Provisões e Perdas por Imparidade abaixo do Ebita. Ou seja fazendo uma leitura rápida e incompleta dos dados se ao EBITA até 9/2018 de 22,7M juntarmos os 4M, depois temos de subtrair além dos -0,1M do 9/2018, teremos que subtrair pelo menos -8M do encerramento da fabrica da Alemanha.

Desde já informo que posso estar errado, mas da leitura que faça dos mapas fico com essa impressão.

_________________________ 3T2018________ 4T2018 (só o 4T)
EBITA______________________22,7_______________4
amort Depre ______________(9,6)_______________? desonheço valor
Prov e imparida ___________(0,1)_____________ (8) pelo menos
Resul operac. _____________12,4 ____________ (4) considerando somente estes dados


Esquce o que disse, estava a confundir o EBITDA com o EBIT (ou resultado operacional).. está incluído no EBIT mas não no EBITDA...
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 27/2/2019 12:08

Zeanzol, porque não é confortável? Há muita gente a ignorar a parceria com a Arauco. Vê a avaliação do Caixa BI mesmo antes da notícia que ontem veio a público. Em termos fundamentais a empresa está sub avaliada, o que se passa em termos técnicos resulta da convicção de muitos de que uma correcção nos índices trará a Soi a 1.30, mas faz contas e verás como está barata em termos fundamentais. Quanto caberá então a cada acção se a empresa distribuir 1/3 dos lucros? Isso é que me interessa, o resto é lana caprina.
 
Mensagens: 9752
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por manuelfaf » 27/2/2019 12:06

freitax Escreveu:Mas se está incluído no EBITDA está, consequentemente, incluído no resultado líquido.

Isso acontece na distinção entre EBITDA recorrente e não recorrente.. se não for feita essa distinção as imparidades estão incluídas no EBITDA..

o problema é que eu acho que não está incluído. se formos ver à página 4 do relatório de contas do 3T2018 http://www.sonaeindustria.com/file_bank/reports/annual/SIND%20Annual%20Report%202017_Port.pdf temos as Provisões e Perdas por Imparidade abaixo do Ebita. Ou seja fazendo uma leitura rápida e incompleta dos dados se ao EBITA até 9/2018 de 22,7M juntarmos os 4M, depois temos de subtrair além dos -0,1M do 9/2018, teremos que subtrair pelo menos -8M do encerramento da fabrica da Alemanha.

Desde já informo que posso estar errado, mas da leitura que faça dos mapas fico com essa impressão.

_________________________ 3T2018________ 4T2018 (só o 4T)
EBITA______________________22,7_______________4
amort Depre ______________(9,6)_______________? desonheço valor
Prov e imparida ___________(0,1)_____________ (8) pelo menos
Resul operac. _____________12,4 ____________ (4) considerando somente estes dados
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 27/2/2019 12:01

Não se esqueçam é dos valores a receber dos seguros ( relativos aos incendios) e ainda nao recebidos/contabilizados...

estou para ver como vai ser feito o fecho de contas de 2018 da Soni :?:

Se há coisa em que a Soni é de topo mundial é a tirar coelhos da cartola na apresentação de contas :mrgreen: :-k
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por freitax » 27/2/2019 11:36

Mas se está incluído no EBITDA está, consequentemente, incluído no resultado líquido.

Isso acontece na distinção entre EBITDA recorrente e não recorrente.. se não for feita essa distinção as imparidades estão incluídas no EBITDA..
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por manuelfaf » 27/2/2019 11:31

freitax Escreveu:
manuelfaf Escreveu:
manuelfaf Escreveu:segundo o investing o Lucro Líquido foi 3t|2t|1t = 3,66 15,12 3,8, ou seja 22,58 até setembro.
O market Cap é de +- 63M


olá, bom dia. Lançar aqui um pedido de esclarecimento. Há uns dias fiz um post após uma leitura talvez demasiado rápida da informação (ver acima). No entanto, hoje lembrei-me do mesmo e ponho a seguinte questão.

As imparidades são registadas abaixo do EBITA?

Se sim, o resultado "liquido" será bem baixo.

Abraço
Manuel Ferreira


As imparidades estão acima do EBITDA, isto é, entram para o resultado operacional..

Contudo, não percebo a relação dessa pergunta com a afiramção "Se sim, o resultado líquido será bem baixo.. isto porque o resultado líquido é o bottom line da demonstração de resultados por isso incorpora todas as rúbricas acima, independentemente de estas estarem acima ou abaixo do EBITDA.



A relação é que se as imparidades são consideradas dentro do EBITA não teriamos que retirar pelo menos 8M abaixo do EBITA, diminuindo mais o RL.
Em relação "As imparidades estão acima do EBITDA, isto é, entram para o resultado operacional.", se formos ver aos resultados de 2017 as perdas por imparidade estão abaixo do EBITA recorrente.
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por freitax » 27/2/2019 11:08

manuelfaf Escreveu:
manuelfaf Escreveu:segundo o investing o Lucro Líquido foi 3t|2t|1t = 3,66 15,12 3,8, ou seja 22,58 até setembro.
O market Cap é de +- 63M


olá, bom dia. Lançar aqui um pedido de esclarecimento. Há uns dias fiz um post após uma leitura talvez demasiado rápida da informação (ver acima). No entanto, hoje lembrei-me do mesmo e ponho a seguinte questão.

As imparidades são registadas abaixo do EBITA?

Se sim, o resultado "liquido" será bem baixo.

Abraço
Manuel Ferreira


As imparidades estão acima do EBITDA, isto é, entram para o resultado operacional..

Contudo, não percebo a relação dessa pergunta com a afiramção "Se sim, o resultado líquido será bem baixo.. isto porque o resultado líquido é o bottom line da demonstração de resultados por isso incorpora todas as rúbricas acima, independentemente de estas estarem acima ou abaixo do EBITDA.
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por manuelfaf » 27/2/2019 11:03

manuelfaf Escreveu:segundo o investing o Lucro Líquido foi 3t|2t|1t = 3,66 15,12 3,8, ou seja 22,58 até setembro.
O market Cap é de +- 63M


olá, bom dia. Lançar aqui um pedido de esclarecimento. Há uns dias fiz um post após uma leitura talvez demasiado rápida da informação (ver acima). No entanto, hoje lembrei-me do mesmo e ponho a seguinte questão.

As imparidades são registadas abaixo do EBITA?

Se sim, o resultado "liquido" será bem baixo.

Abraço
Manuel Ferreira
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 27/2/2019 10:40

Àlvaro Escreveu:Como? Partilhando parte dos lucros com os accionistas. Então se partilhar 1/3 dos lucros quantos cêntimos caberiam a cada acção? :shock:


Álvaro

Essa parte de como é feita a distribuição dos dividentos até sei como é feita, mesmo sendo fraco investidor ...

Não me parece muito racional distribuir dividendos não tendo ainda a divida em niveis confortaveis...
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 27/2/2019 9:30

Como? Partilhando parte dos lucros com os accionistas. Então se partilhar 1/3 dos lucros quantos cêntimos caberiam a cada acção? :shock:
 
Mensagens: 9752
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 27/2/2019 9:23

Àlvaro Escreveu:zeanzol, a notícia é de facto bastante bull, mas para o céu seria mesmo um bom dividendo.


Sem duvida que o Céu seria um bom dividendo... :mrgreen:

Mas não vejo como tornar essa situação uma realidade ... :!: :idea: :!:
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 295 visitantes