Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Industria - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

soni

por plainas » 23/10/2009 21:24

Majono que dizes da soni?Já vai nos 2,70...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 32
Registado: 30/9/2009 0:09
Localização: TERRA DE SANCHES RIBEIRO

Re: ert

por majomo » 21/10/2009 23:24

luislobs. Escreveu:Vamos lá a pensar um pouco..vimos de uma recessao fora do normal e a mais intensa do ultimo seculo, vimos de prejuizos em quase todas as actividades da economia.
Agora se nao me engana estamos e em epoca de resultados e sao unanimes as opinioes que a economia neste 3. trimestre recuperou bem...vamos todos correr a vender?

.


Mas, eu pelo menos, não estou a vender e a pensar não voltar...

É uma saída momentânea onde eventualmente a acção pode descer e entro mais abaixo... ou então sobe e perco parte da subida.

São estratégias, mas quem está para o longo prazo não vejo motivos para sair, eu sou investidor de curto prazo.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

ert

por luislobs. » 21/10/2009 23:13

Vamos lá a pensar um pouco..vimos de uma recessao fora do normal e a mais intensa do ultimo seculo, vimos de prejuizos em quase todas as actividades da economia.
Agora se nao me engana estamos e em epoca de resultados e sao unanimes as opinioes que a economia neste 3. trimestre recuperou bem...vamos todos correr a vender?

.
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

por brunoktm » 21/10/2009 23:05

Boas também fechei hoje uma das minhas posições na sonae inds … será que os maus resultados americanos vão influenciar na negativa o nosso psi20 ?
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...
 
Mensagens: 215
Registado: 3/6/2009 0:25
Localização: 16

por artista_ » 21/10/2009 22:57

Também não gostei muito das vendas que apareceram acima dos 2.80, na sexta vendi metade, hoje fechei a posição na Soni... ainda assim mantêm-se válido o raciocínio de quebra da resistência que fiz lá para trás! Mas o receio de correcção nos mercados também ajuda a ter mais precaução!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por lcaldei1 » 21/10/2009 22:44

O Nyk até presta aqui um bom serviço público com noticias actualizadas, mas esta constatação do que já foi noticia, e depis puxar mr.pontes (no seu melhor ou pior) numa nota de Agosto, não consegui atingir o propósito.

Li com calma a noticia no Jornal de Negócios e não distingo nada de novo para a SONI.
 
Mensagens: 406
Registado: 18/2/2008 9:13

por majomo » 21/10/2009 21:37

Fui stopado hoje... :(

Essa noticia da venda é antiga e o comentário do sr. pontes é de agosto... não me parece importante, pelo menos já foi absorvida pelo mercado.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por lcaldei1 » 21/10/2009 20:05

Nyk,

O comentário que puxás-te do mr.pontes, estáva a cotada a 2,44 quando ele achava que devia corrigir pela noticia.

Actualmente testa resistências nos 2,8€, não compreendo relação de uma coisa que já se sabia.
 
Mensagens: 406
Registado: 18/2/2008 9:13

por lcaldei1 » 21/10/2009 20:00

A noticia é antiga, não percebo impacto que possa ter na cotada :?:
 
Mensagens: 406
Registado: 18/2/2008 9:13

por Nyk » 21/10/2009 18:39

Mr Pontes
Mr Pontes: Sonae Industria: Tudo conforme o meu comentário de 26-08-2009
Totalmente de acordo com o que escrevi em 26-08-2009 em http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... 64&idCom=8 , e que reedito abaixo: Mr Pontes: Sonae Indústria: unidade do Brasil, a par do Canadá, eram as 2 mais rentáveis. Vendeu com desconto de -35 M€, ou seja -0,25 €/acção. Downgrade em -6,3% para 3,72 €. Deve baixar já para 2,294 €. Foi um surpresa desagradável a venda da unidade Tafisa Brasil. Um fábrica muito rentável, que podem apreciar num vídeo na internet: http://www.youtube.com/watch?v=hVBIy5M7iNs . Financeiramente, o negócio destrói valor, que calculo em 35 M€, que só pode ser entendido em tempo de crise. Mas, em tempo de crise, vender 1 de 2 fabricas actualmente muito rentáveis (a outra é a do Canadá), só por um bom valor. Não foi o caso da Tafisa Brasil. Veja-se porquê: a unidade brasileira, tinha um EBITDA estável em 2008 (semelhante ao de 2007 ainda não muito afectado pela crise, o que quer dizer que a crise pouco atingiu a Tafisa Brasil) de 28,8 M€ (ver página 173 e 174 em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PC23118.pdf ). Veja-se na página 174 que para um EBITDA total de todas as unidades consolidadas da Sonae Industria de cerca de 205,1 M€ em 2007, o Resultado Liquido representou 89,4 M€, ou sejam cerca de 43,5% do EBITDA. Assim, o EBITDA que se vai deixar de ter no Brasil, de 28,8 M€ por ano, a valores de 2008, representa uma quebra de cerca de 12,5 M€/ano de Resultados Liquidos recorrentes no futuro. E quanto valem 12,5 M€ por ano, a valores actuais de hoje? Valem 100 M€ de ganho (valorização de capital próprio). Mas, a venda é efectuada com uma mais valia de 65 M€ que afectará capital próprio, como é noticiado no comunicado da Sonae Industria. Ou seja, há um desconto de 35 M€ (100-35). E como o capital social da Sonae Industria é de 140 milhões de acções, então há uma perda de -0,25 € (35/140)por acção. E assim, baixo o meu target que era de 3,97 €, para 3,72 €, ou sejam menos -6,3%. E assim, entendo, as acções também devem ajustar imediatamente baixando -0,154 €, para 2,294 €, ou sejam -6,3%. Agora se percebe porque a Sonae Capital teve interesse em vender os cerca de 7% que tinha na Sonae Industria, antes de anunciar a venda, com efeito negativo, da Tafisa Brasil. Uma atitude deselegante
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 21/10/2009 17:26

Sonae Indústria obtém mais-valia de 56 milhões com alienação da Tafisa
A Sonae Indústria, que alienou recentemente a Tafisa Brasil, informa que essa transacção tem um impacto nos capitais próprios de aproximadamente 68 milhões de euros, incluindo uma mais-valia de cerca de 56 milhões de euros.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Filipa Rego
arego@negocios.pt


A Sonae Indústria, que alienou recentemente a Tafisa Brasil, informa que essa transacção tem um impacto nos capitais próprios de aproximadamente 68 milhões de euros, incluindo uma mais-valia de cerca de 56 milhões de euros.

A empresa portuguesa alienou, em finais de Agosto, à Placas do Paraná a participação detida na Tafisa Brasil por 116 milhões de euros para “fortalecer o seu balanço”,

Na altura, a Sonae Indústria acreditava que a operação deveria ter um impacto positivo de 65 milhões de euros nos seus capitais próprios.

“No seguimento do comunicado de informação privilegiada publicado em 26 de Agosto de 2009, referente à alienação da participada Tafisa Brasil, e da revisão pelo auditor externo dos impactos dessa transacção nas contas consolidadas, a Sonae Indústria, SGPS, SA informa que foi apurado, à data de hoje, um impacto em capitais próprios de aproximadamente 68 milhões de euros, incluindo uma mais-valia de cerca de 56 milhões de euros”, sublinha o comunicado de hoje da Sonae Indústria enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por pedromrsll » 17/9/2009 15:18

Viva

Serra Lapa Escreveu:Parece-me claramente negativa para a Soni e positiva para a Sonae Capital.
Alienar uma unidade energétiica que possibilita a entrada de importantes fluxos de capitais...é mesmo muito negativo.
Actualmente muitas das indústrias portuguesas sobrevivem apenas graças à venda de energia.
A actual lei em vigor permite a venda da parte excedentária a preços leoninos à EDP.
Trata-se no fundo de uma enorme fonte de subsídios encapotada.
Parece-me que a estratégia da Sonae passa por retirar tudo o que é positivo da Soni.
Hoje por mera sorte (fui stopado) saí da Soni.


(Não detenho actualmente qualquer posição em nenhuma destas empresas)



...ou não!

LISBOA, 17 Set (Reuters) - A Sonae Indústria (SI) vendeu, através da subsidiária Ecociclo, a sociedade Ecociclo II à SPRED, da Sonae Capital (SC) , por cerca de 7,0 milhões de euros (ME), anunciou a SI.

O BPI considera que a operação tem um impacto neutral a positivo na SI e negativo na SC.

"Esta operação vem em linha com a estratégia da SI de vender activos não estratégicos para reforçar o balanço", refere no Iberian Daily de hoje.

"Negativo para a SC. Não conseguimos ver o racional desta aquisição de um ponto de vista estratégico", acrescenta o BPI.

A SI explica, em comunicado, que "esta alienação enquadra-se no objectivo de reforço do balanço através da alienação de activos não estratégicos".

A Sonae Capital considera que a compra se insere "no âmbito da identificação das áreas de Energia e Ambiente como uma das vias de crescimento do portfólio de negócios" da empresa.

"A SI anuncia que a sua subsidiária integral Ecociclo - Energia e Ambiente alienou hoje a totalidade do capital da sociedade Ecociclo II - Energias por cerca de 7,0 ME à SPRED, sociedade indirecta e integralmente detida pela SC", refere em comunicado divulgado ontem ao final da tarde, no site da CMVM (www.cmvm.pt).

A Ecociclo II detém e explora, desde Junho último, uma central de cogeração em ciclo combinado com base em turbina a gás natural no Pólo de Negócios da Maia, com 6,3 MW de capacidade eléctrica instalada. A central produz, simultaneamente, energia eléctrica para venda ao Sistema Eléctrico Público e energia térmica para venda a um conjunto de entidades do Pólo de Negócios.

"Estima-se que, em ano cruzeiro, a produção de energia eléctrica, entregue ao Sistema Eléctrico Público, e de energia térmica seja, em ambos os casos, de cerca de 30.000 MWh", frisa a SC em comunicado também no site da CMVM.


Fonte: bpi
"Os padrões gráficos relevantes são como o surf. Não é preciso saber muito sobre física das marés, ressonância e dinâmica de fluidos; há apenas que ver o que se está a passar". Ed Seykota.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 18/1/2008 0:07

por SERRA LAPA » 16/9/2009 22:32

Parece-me claramente negativa para a Soni e positiva para a Sonae Capital.
Alienar uma unidade energétiica que possibilita a entrada de importantes fluxos de capitais...é mesmo muito negativo.
Actualmente muitas das indústrias portuguesas sobrevivem apenas graças à venda de energia.
A actual lei em vigor permite a venda da parte excedentária a preços leoninos à EDP.
Trata-se no fundo de uma enorme fonte de subsídios encapotada.
Parece-me que a estratégia da Sonae passa por retirar tudo o que é positivo da Soni.
Hoje por mera sorte (fui stopado) saí da Soni.


(Não detenho actualmente qualquer posição em nenhuma destas empresas)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

por MACACOS » 16/9/2009 20:57

esta noticia pode ter algum impacto na cotação da sonae industria.
 
Mensagens: 395
Registado: 29/11/2007 10:02
Localização: POVOA STºIRIA

por Nyk » 16/9/2009 19:55

Sonae Capital compra energética por 7 milhões
Cristina Barreto
16/09/09 19:48


--------------------------------------------------------------------------------

A Sonae Capital vendeu a 13 de Agosto a posição de 6,58% que detinha na Sonae Indústria.
Collapse Comunidade
Partilhe: A Sonae Capital anunciou hoje que a sua subsidiária SPRED adquiriu a Ecociclo II - Energias, detida, por sua vez, pela Sonae Indústria, por cerca de 7 milhões de euros.

Um mês depois de ter saído da estrutura accionista da Sonae Indústria, a Sonae Capital veio hoje comunicar que a SPRED, por si detida indirecta e integralmente, adquiriu a totalidade do capital da Ecociclo II - Energias à Ecociclo - Energia e Ambiente, que por sua vez é propriedade da Sonae Indústria.

"Esta aquisição insere-se no âmbito da identificação das áreas de Energia e Ambiente como uma das vias de crescimento do portfolio de negócios da Sonae Capital", explica a Sonae Capital num comunicado enviado à CMVM.

A Ecociclo II - Energia explora desde Junho último uma central de cogeração em ciclo combinado com base em turbina a gás natural, localizada no Pólo de Negócios da Maia, com uma capacidade instalada de 6,3 MW, produzindo simultaneamente energia eléctrica (para venda ao Sistema Eléctrico Público ao abrigo da legislação em vigor) e energia térmica (para venda a um conjunto de entidades do Pólo de Negócios da Maia).
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por newone » 7/9/2009 1:30

grafico actualizado
Anexos
SONAE IND.JPG
SONAE IND.JPG (16.85 KiB) Visualizado 8626 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por majomo » 2/9/2009 20:40

Não pensava que iria voltar tão rapidamente aos 2,30, pelo que voltei a entrar... mesmos motivos que a PTI, suporte nos 2,32 e possível LTA...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por jmrei » 2/9/2009 1:33

Agora a imagem no servidor correcto....
Srs Administradores: lamento se quebrei alguma regra...

Um grafico para tentar mostrar possíveis zonas target para esta correcção(clusters de projecções).
Anexos
SONAE IND.SGPS.png
SONAE IND.SGPS.png (15.94 KiB) Visualizado 9337 vezes
King
 
Mensagens: 68
Registado: 5/5/2003 22:49
Localização: Barcelos

por jmrei » 2/9/2009 1:09

Um grafico para tentar mostrar possíveis zonas target para esta correcção(clusters de projecções).



Imagem
King
 
Mensagens: 68
Registado: 5/5/2003 22:49
Localização: Barcelos

por jmrei » 1/9/2009 18:06

Os retracements fibo apontam para a zona dos 2,30 - 2,35 como possível target para esta correcção.

Não se trata de uma previsão da minha parte, apenas é o ponto onde eu acho que terei de tomar decisões sobre este título.

Continuo bullish no médio prazo para este título.
King
 
Mensagens: 68
Registado: 5/5/2003 22:49
Localização: Barcelos

Re: sonae

por MõesBalula » 28/8/2009 11:37

DOW Escreveu:
cannot Escreveu:
MõesBalula Escreveu:(...)
Investi agora na sonae industria numa perpectiva de longo prazo e porque perdeu neste ano 850 por cento, como está num sector ciclico, quando se der a recuperação económica também ela estará no pelotão da frente.
(...)


Verifica lá só a tua frase dos 850% (não se pode perder mais de 100% em cotação) e manda um valor correcto pfv.

Estou interessado em saber mas não percebo isto que dizes.

Abraço


Se perdesse 850% estaria em valores negativos não? :)

o mais que podes dizer é que perdeu cerca de 85% desde os maximos de 2007, e que para voltar lá teria de subir uns 350%... ;)[/quote
Sim, realmente têm toda a razão, enganei-me a sonae industria perdeu 85 porcento e não 850. Claro, isso é impossível a cotação etava neste momento negativa.
 
Mensagens: 58
Registado: 29/11/2007 10:44
Localização: Calde - Viseu

Ainda a avaliação da alienação Brasil

por Oliveirus » 27/8/2009 15:17

O Mr. Pontes reafirmou a sua análise. Apesar de, revendo o meu comentário inicial, eu reconhecer 2 erros, continuo a achar que a análise do Mr. Pontes usa um valor inválido.
Reproduzo os 2 comentários; feedback será benvindo.

Mr Pontes
Mr Pontes: Sonae Industria: Re: não há erro nenhum!! Efectivamente utilizei o EBITDA, mas os cálculos finais foram com base nos Resultados Liquidos (óptica de capital próprio, e não EV)..

Não há erro nenhum. Eu efectivamente utilizei o EBITDA, mas apenas numa fase INTERMÉDIA. A conclusão final é obtida com base nos RESULTADOS LÍQUIDOS: conforme podem verificar no cálculo que utilizei, de 28,8 M€ x 43,5% = 12,5 M€ de RESULTADO LÍQUIDO. Ou seja, a minha análise é efectuada na base de CAPITAL PRÓPRIO, e aí só conta a mais valia (65 M€) que é a única que afecta CAPITAL PRÓPRIO. Só se eu tivesse utilizado o EBITDA como suporte final, é que poderia partir para o EV, mas não foi isso que fiz. Assim, reafirmo TOTALMENTE, a minha conclusão.

******************************************

OK, vamos admitir os erros e precisar os termos. 1) Escrevi EBITDA por lapso, queria ter escrito RL, pois de facto Mr. Pontes baseou-se no RL para calcular o valor actual; mea culpa #1, mas foi um mero lapso de escrita, não de raciocínio. 2) Li mal a notícia, o que foi grave: o valor recebido, e a considerar, foi de 116M; mea culpa #2, peço desculpa aos leitores.

Todavia, o meu argumento era mais básico e creio que é incontestável (e não tem a ver com a distinção entre EBITDA e RL; ver abaixo): a mais-valia contabilística (65M) (usada como referência por Mr. Pontes) depende do valor contabilístico da participação (custo histórico da aquisição, eventualmente ajustado através das técnicas contabilísticas apropriadas) => a mais-valia contabilística é irrelevante para a análise financeira deste negócio.

Só interessa comparar valores actuais de fluxos presentes e futuros. O que interessa é comparar o valor recebido (116M) com o valor teórico daquela participação financeira. Usar o RL, ou o EBITDA (ou os dividendos futuros, ou outra variável!) para calcular o valor teórico, não faz parte do meu argumento. Mr. Pontes comparou um valor teórico com a mais-valia contabilística e concluiu que houve uma perda de 35M; não creio que faça sentido, por depender de um valor histórico.

[Nota final, aparte do meu argumento aqui: Há mts métodos de avaliação, e é diferente actualizar o EBITDA, o RL ou outra variável; mas não representa a diferença de se calcular o EV ou o valor para os accionistas. Se imaginarmos uma empresa sem custos financeiros (com dívida, mas não remunerada, ou remunerada com juros japoneses…), impostos (não tem lucro fiscal, ou está num paraíso fiscal…) e amortizações (não tem imobilizado, ou está totalmente amortizado…), as 2 variáveis RL e EBITDA são grosso modo iguais – e o EV e o valor para accionistas continuam a ser diferentes.] Comentários serão benvindos.
 
Mensagens: 19
Registado: 3/3/2008 19:05

por Kal_Hel » 27/8/2009 11:40

Concordo com a tua análise, seria bom que o Mr pontes corrigisse a sua avaliação.
 
Mensagens: 54
Registado: 29/11/2007 9:31
Localização: Vimioso

Análise errada de Mr. Pontes

por Oliveirus » 27/8/2009 9:43

Já devem ter visto a análise negativa de Mr. Pontes à alienação da Tafisa Brasil. http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=384164

Conforme comentário que coloquei no JN, esta análise está errada. Reproduzo o texto em seguida, e a análise de Mr. Pontes abaixo. Comentários serão benvindos.

**************

Mr. Pontes, creio haver um lapso na sua análise. Pegando nos seus pp cálculos, com base no EBITDA, o valor “fundamental” da subsidiária seria de €100M.

Ora, para se ver se foi um bom ou mau negócio, este valor de €100M tem de ser comparado com o que foi recebido (€159, segundo a notícia), e NÃO com a mais-valia contabilística do negócio (de €65M). A mais-valia é já um diferencial, e não pode, obviamente, ser comparado com o valor “fundamental” da subsidiária. [Aliás, deduzo que o valor contabilístico da participação fosse = valor alienação (159M) – mais valia (65M) = 94.]

Concluindo, com base na avaliação de Mr. Pontes de €100, é um negócio financeiramente positivo, em 159M-100M = 59M.

Errar é humano, e Mr. Pontes sairia certamente muito beneficiado aos olhos de todos os leitores se revisse a sua análise.

*****

Análise de Mr. Pontes:
Mr Pontes: Sonae Indústria: unidade do Brasil, a par do Canadá, eram as 2 mais rentáveis. Vendeu com desconto de -35 M€, ou seja -0,25 €/acção. Downgrade em -6,3% para 3,72 €. Deve baixar já para 2,294 €.


Foi um surpresa desagradável a venda da unidade Tafisa Brasil. Um fábrica muito rentável, que podem apreciar num vídeo na internet: http://www.youtube.com/watch?v=hVBIy5M7iNs .

Financeiramente, o negócio destrói valor, que calculo em 35 M€, que só pode ser entendido em tempo de crise. Mas, em tempo de crise, vender 1 de 2 fabricas actualmente muito rentáveis (a outra é a do Canadá), só por um bom valor.

Não foi o caso da Tafisa Brasil. Veja-se porquê: a unidade brasileira, tinha um EBITDA estável em 2008 (semelhante ao de 2007 ainda não muito afectado pela crise, o que quer dizer que a crise pouco atingiu a Tafisa Brasil) de 28,8 M€ (ver página 173 e 174 em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PC23118.pdf ). Veja-se na página 174 que para um EBITDA total de todas as unidades consolidadas da Sonae Industria de cerca de 205,1 M€ em 2007, o Resultado Liquido representou 89,4 M€, ou sejam cerca de 43,5% do EBITDA. Assim, o EBITDA que se vai deixar de ter no Brasil, de 28,8 M€ por ano, a valores de 2008, representa uma quebra de cerca de 12,5 M€/ano de Resultados Liquidos recorrentes no futuro. E quanto valem 12,5 M€ por ano, a valores actuais de hoje? Valem 100 M€ de ganho (valorização de capital próprio).

Mas, a venda é efectuada com uma mais valia de 65 M€ que afectará capital próprio, como é noticiado no comunicado da Sonae Industria. Ou seja, há um desconto de 35 M€ (100-35). E como o capital social da Sonae Industria é de 140 milhões de acções, então há uma perda de -0,25 € (35/140)por acção.

E assim, baixo o meu target que era de 3,97 €, para 3,72 €, ou sejam menos -6,3%. E assim, entendo, as acções também devem ajustar imediatamente baixando -0,154 €, para 2,294 €, ou sejam -6,3%. Agora se percebe porque a Sonae Capital teve interesse em vender os cerca de 7% que tinha na Sonae Industria, antes de anunciar a venda, com efeito negativo, da Tafisa Brasil. Uma atitude deselegante.
 
Mensagens: 19
Registado: 3/3/2008 19:05

por Zeb_PT » 26/8/2009 23:53

Boa noite,

Esta foi a minha 1ª ordem de bolsa processada, acabei por entrar a 2,5 na esperança que ela ultrapassasse a resistencia a 2,5 bem suportada pelo volume que a empurrava mais tarde. Quando entrei tb não sabia da saida de resultados...

Só depois reparei numa possivel LT que se formou e que parece ter retraído em parte a subida.

Neste momento mantenho ainda na mão a SONI, pois encontro-me com liquidez para ter paciencia para a quebra dessa LT, sentimento este baseado no sentimento bullish quer a curto, quer a médio prazo.

Aqui fica a minha analise de novato.
Anexos
SONAE IND.SGPS.png
SONAE IND.SGPS.png (16.35 KiB) Visualizado 10871 vezes
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 919
Registado: 9/3/2009 23:07
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, afcapitao, Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, iniciado1, J.f.vieira, JoeP, karaya75, Kooc, lito, m-m, malakas, Nietz19, Nuno V, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, trend=friend, VALHALLA e 374 visitantes