Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Industria - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por rollingsnowball » 25/10/2018 21:05

zeanzol Escreveu:Sem desprimor nenhum pelo Artista Romeno, muito pelo contrário gosto de trocar argumentos com pessoas que tem pontos de vista diferentes...

no entanto a questão de acertar ou nao falando no caso concreto da Soni é um bocado vago...

senão vejamos....

quando subiu para os 4 euros por accao não vi grandes comentários a "desfazer" na subida ?!!!?

da mesma forma que todos aqui falam ( eu incluido ) mas ainda ninguem mostrou real capacidade em dizer quanto é que a empresa vale...

usando agora o estilo com que o Artista nos brinda regularmente .... VALE BOLA :?: :?: :mrgreen:

tem tido resultados positivos ja há varios trimestres ( 9meses de 2018 com 22.6m lucro) e ainda por receber na sonae arauco minimo de 33m dos seguros e com divida a reduzir ... e vale menos que o valor a que foi executado o aumento de capital.... bem sei que o mercado tem reaçoes muito dispares da realidade... mas eu por 97 milhoes se os tivesse comprava a Soni toda para mim ...

Há acções mais fáceis de avaliar que outras: algumas , principalmente as com muita dívida, estão muito dependentes da conjuntura e da gestão, e de factores que a gestão poderá (ou não) saber mas não aparecem nos relatórios de contas. A SONI é uma dessas. Estive investido várias vezes nela e ainda fiz uns bons cobres, mas a dívida cria muita incerteza e portanto (felizmente) saí sempre depressa (a última saída foi a 2,22, salvo erro, no caminho da subida aos 4). Mas desde há algum tempo para cá (inclusive quando ainda estava bem lá para cima) que me dou por feliz: correu-me bem...
As minhas previsões iniciais estavam erradas: os resultados líquidos até têm sido razoáveis, mas a dívida tem caído demasiado devagar (mesmo que ajuste ao valor dos seguros). A empresa andava há anos sem capital para investir e agora está a modernizar as fábricas: o problema é que tivemos estes anos de boom e com isso a dívida não caiu, e corremos o risco de entrar em nova fase má com fábricas novas (e inúteis) que estarão velhas quando começar o próximo ciclo... Note-se que alguém (salvo erro o romeno) me tinha chamado a atenção na altura que o cash gerado podia ir para as fábricas em vez de ir para a dívida. Naturalmente tinha razão e eu não...

Claro que depois destes "lucros" e abaixo do valor a que vendi da última vez eu olho para a SONI, mas a verdade é que olho agora sem grande cobiça: há por aí coisas barata e menos endividadas. Pode correr bem a quem está dentro? Pode, mas também pode correr muito mal e eu não jogo na raspadinha (que aliás acho que devia ser ilegal).
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 25/10/2018 20:47

Sem desprimor nenhum pelo Artista Romeno, muito pelo contrário gosto de trocar argumentos com pessoas que tem pontos de vista diferentes...

no entanto a questão de acertar ou nao falando no caso concreto da Soni é um bocado vago...

senão vejamos....

quando subiu para os 4 euros por accao não vi grandes comentários a "desfazer" na subida ?!!!?

da mesma forma que todos aqui falam ( eu incluido ) mas ainda ninguem mostrou real capacidade em dizer quanto é que a empresa vale...

usando agora o estilo com que o Artista nos brinda regularmente .... VALE BOLA :?: :?: :mrgreen:

tem tido resultados positivos ja há varios trimestres ( 9meses de 2018 com 22.6m lucro) e ainda por receber na sonae arauco minimo de 33m dos seguros e com divida a reduzir ... e vale menos que o valor a que foi executado o aumento de capital.... bem sei que o mercado tem reaçoes muito dispares da realidade... mas eu por 97 milhoes se os tivesse comprava a Soni toda para mim ...
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 25/10/2018 20:23

Sempre não, nem pouco mais ou menos, lembro-me de variadas calinadas do tamanho de comboios. Aqui nesta Sonae teve e palpitou bem. Não se pode ter sempre razão como também não se pode errar sempre.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 25/10/2018 19:53

O Artista tem sempre razão e raramente tem dúvidas !!! É incrível a sua sabedoria e ele sabe que não estou a ser irónico !!!
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 25/10/2018 18:37

Artista, nesta tinhas razão. Num dia tão positivo cai mais de 5%!
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Artista Romeno » 25/10/2018 18:29

Porque sera no trimestre mais forte os resultados recorrentes cairam 50 por cento...quando disse que a soni nao estava cara, mas que nao tinha margem de seguranca todos me bateram, em pleno bull muito antes do que pensei com os fundamentais a cairem que e que agora quer desafiar me?
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Flecha1966 » 25/10/2018 17:07

Podem p.f. colocar um gráfico actualizado?
 
Mensagens: 131
Registado: 23/7/2013 11:42

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 25/10/2018 16:08

O facto é que não gostaram dos resultados. Não dá para percber, mas contra factos...
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 25/10/2018 8:48

Hawk66 Escreveu:Faltam incorporar nos resultados €33M de indemnizações das seguradoras. É preciso ter em atenção este factor. que vai ter impacto na redução da divida e nos RL.


Sem duvida o detalhe que faz a diferença nos resultados apresentados e com toda a certeza vai condicionar positivamente o fecho do ano 2018.

pontos em destaque no meu entender e leia-se que tenho sempre em conta todo o track-record da companhia desde 2008 :

1 - mais um trimestre de resultados positivos :!:
2- reduçao de divida
3- parque industrial da empresa numa fase avançada de renovação
4- o negocio nos USA tem excelentes prespetivas com o lançamento de produtos cruzados com a nova marca "surforma" produção em PT para complementar oferta no mercado americado .
5- tudo praticamente delineado para entrar em 2019 com niveis de rentabilidade elevados usufruindo dos investimentos feitos nos ultimos anos.

No meu "condicionado" entender... esta empresa com os lucros que apresenta e com uma divida que desce pouco mas vai descendo está simplesmente ao desbarato no mercado...
claramente é de acumular
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 24/10/2018 23:25

Àlvaro Escreveu:Eagle, eu para te fazer a vontade também posso achar que foram maus, mas estou com um olho no burro outro no cigano. Uma provável correção poderá ser uma oportunidade, é que os lucros e os capitais próprios fazem suspeitar de generosa distribuição de dividendos. Veremos isso lá mais para a frente, mas palpita-me... é muito lucro por acção e muito capital próprio.



Que parte dos capitais próprios é para distribuir e porquê ?

Isto não se pode distribuir os capitais próprios que se quer .

Existem requesitos legais e varias componentes dos capitais próprios .

Quantos milhões estão disponíveis e porquê e onde está descriminada a composição e disponibilidade no Relatório e contas ?

Desejos não é a mesma coisa que distribuição .


Capitais Próprios , Reservas Livres , Legais e Estatutárias têm regras próprias

No final do 1º TRI Capital Social era de 250 Milhões e esse não pode ser distribuído .

Outro Rendimento Acumulado 50 Milhões

Reservas e resultados acumulados eram NEGATIVOS de 178 Milhões

As 3 rubricas perfazem os 120 Milhões de Capitais Próprios que aparecem nas contas MAS que não podem ser distribuídos pois são o capital social ( Não distribuível ) mais os 178 MILHÕES NEGATIVOS ACUMULADOS ANTES

São estes resultados do Capital próprio para distribuir 178 MILHÕES NEGATIVOS ?

Não compreendo que parte é para distribuir . Os Prejuizos acumulados no capital próprio ?

Não faz sentido distribuir resultados com 178 Milhões de PREJUIZOS PASSADOS ACUMULADOS para limpar primeiro.
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/10/2018 23:18

Eagle, eu para te fazer a vontade também posso achar que foram maus, mas estou com um olho no burro outro no cigano. Uma provável correção poderá ser uma oportunidade, é que os lucros e os capitais próprios fazem suspeitar de generosa distribuição de dividendos. Veremos isso lá mais para a frente, mas palpita-me... é muito lucro por acção e muito capital próprio.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Hawk66 » 24/10/2018 23:05

Faltam incorporar nos resultados €33M de indemnizações das seguradoras. É preciso ter em atenção este factor. que vai ter impacto na redução da divida e nos RL.
 
Mensagens: 50
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: S. Francisco

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 24/10/2018 22:58

Àlvaro Escreveu:O problema é o contexto. O ambiente ficou pesado com as pazadas do lado de lá do Atlântico. Se fosse com um ambiente favorável poderia haver festa, assim fica complicado.


Festa porquê ?

Os resultados foram MAUS .

Os resultados no 3º TRI CAIRAM no período homologo 46% , de 6.9 para 3.7 Milhões de euros

Os resultados dos 6 meses anteriores já tinham sido incorporados há muito tempo .

Os do 3º TRIMESTRE CAIRAM E FORTE

Por isso a acção está em QUEDA desde JANEIRO deste ano quando fez 4 euros .

Tentam sempre por os óculos cor de rosa , mas o mercado não anda a dormir e os resultados no PSI nestas piquenas , são na maioria das vezes maus .

Janeiro 2018 4 euros
Outubro 2018 2.28 euros
Anexos
soni resultados.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/10/2018 22:51

O problema é o contexto. O ambiente ficou pesado com as pazadas do lado de lá do Atlântico. Se fosse com um ambiente favorável poderia haver festa, assim fica complicado.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por VBFonseca » 24/10/2018 22:47

Lucro de 22,6M€ nos primeiros 9 meses:

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... Principais

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 21/4/2008 3:08

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por ZéManuel » 19/10/2018 21:14

Zeanzol,

Nem sempre o preço de uma acção segue os fundamentais, os mercados muitas e muitas vezes não se regem por esse tipo de análise.
Quantas vezes uma empresa apresenta boas contas e não sobe e às vezes até desce.
Os últimos resultados da SONI foram bons, mas não subiu, queres melhor exemplo?
O que eu quero dizer é que se estivesse muito investido na SONI não compraria mais para fazer preço médio antes de saber se os resultados correspondem.
Gráficamente se conseguir aguentar o duplo fundo que está a tentar construir poderemos ter aí um bom suporte.
Quanto a subidas consistentes parece-me prematuro até porque os mercados em geral não estão para brincadeiras nem para os mais astutos e muito menos para anjinhos como eu por exemplo que só vejo isto da bolsa pela noitinha.
 
Mensagens: 689
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 19/10/2018 20:42

ZéManuel Escreveu:Lito,

Explica melhor que não entendi.
Isto só para me precaver futuramente.


Zeanzol,

Investias mais nesta? estás carregadinho delas e a perder bem, deixa-te disso se o fizeres que seja após resultados pois aí já tens mais alguma base de apoio para a decisão.


:mrgreen: com que então só fazes investimentos garantidos :?: :clap:

Tu vais escrevendo umas coisas e tal... mas diz me lá onde estão os fundamentais para o actual valor da Soni :?:
nao me digas que uma empresa que apresentou lucros de 18.9m em 6 meses... vale só 97m ?...
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por ZéManuel » 19/10/2018 20:28

Lito,

Explica melhor que não entendi.
Isto só para me precaver futuramente.


Zeanzol,

Investias mais nesta? estás carregadinho delas e a perder bem, deixa-te disso se o fizeres que seja após resultados pois aí já tens mais alguma base de apoio para a decisão.
 
Mensagens: 689
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por lito » 19/10/2018 20:11

zeanzol Escreveu:
Àlvaro Escreveu:A empresa tem apresentado lucros interessantes, mas no histórico tem a distribuição de dividendos lá tão para trás que já poucos se lembram. Caso a empresa distribuísse 50% dos lucros, aí seria mesmo interessante meter o dente nas placas de MDF. É que 50& poderá chegar a 40 cêntimos por cada uma. Os resultados serão uma boa referência para se perceber se vai para sul se para norte.


Não acredito na distriubuição de dividendos !

se tivesse disponibilidade financeira para reforçar sem duvida que o faria...

mais uma vez estou com grande expetativa em relação aos resultados da proxima semana, embora esta empresa seja pródiga em quebrar constantemente as expetativas mais optimistas... :mrgreen:

let"s hope the best... mas se os resultados nao forem bons... é melhor comecar a pensar em desinvestir... a divida que já aparece no mapa de amortizações da empresa não é brincadeira nenhuma ( até final de 2018 são 5 milhoes ) e ( durante 2019 são 18 milhoes ) , assim sendo ou faz dinheiro ou ... :-k


nunca deveriam permitir a entrada novamente de esta acção na bolsa... são peritos em roubar os aqcionistas....

lita
 
Mensagens: 641
Registado: 29/11/2007 9:45
Localização: V. N. Gaia

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 19/10/2018 17:35

Àlvaro Escreveu:A empresa tem apresentado lucros interessantes, mas no histórico tem a distribuição de dividendos lá tão para trás que já poucos se lembram. Caso a empresa distribuísse 50% dos lucros, aí seria mesmo interessante meter o dente nas placas de MDF. É que 50& poderá chegar a 40 cêntimos por cada uma. Os resultados serão uma boa referência para se perceber se vai para sul se para norte.


Não acredito na distriubuição de dividendos !

se tivesse disponibilidade financeira para reforçar sem duvida que o faria...

mais uma vez estou com grande expetativa em relação aos resultados da proxima semana, embora esta empresa seja pródiga em quebrar constantemente as expetativas mais optimistas... :mrgreen:

let"s hope the best... mas se os resultados nao forem bons... é melhor comecar a pensar em desinvestir... a divida que já aparece no mapa de amortizações da empresa não é brincadeira nenhuma ( até final de 2018 são 5 milhoes ) e ( durante 2019 são 18 milhoes ) , assim sendo ou faz dinheiro ou ... :-k
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 17/10/2018 18:54

A empresa tem apresentado lucros interessantes, mas no histórico tem a distribuição de dividendos lá tão para trás que já poucos se lembram. Caso a empresa distribuísse 50% dos lucros, aí seria mesmo interessante meter o dente nas placas de MDF. É que 50& poderá chegar a 40 cêntimos por cada uma. Os resultados serão uma boa referência para se perceber se vai para sul se para norte.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Flavc » 17/10/2018 14:30

Se a indefinição relativamente á falta de acordo EUA/Canadá deu segundo dizem tanta mossa na cotação da SONI, julgo que após acordo está na altura de recuperar. Apostei uns oiros nisso.
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 17/10/2018 11:54

Vamos ter a apresentação de resultados do 3º trimestre na proxima semana dia 24 .

3º trimestre costuma ser o mais forte da empresa segundo algumas opinioes...

alguem arrisca a opinar sobre os numeros que eventualmente serão apresentados ?
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por LoneWolf » 3/10/2018 11:18

Concordo zeanzol... Nao consigo traçar um gráfico direito nisto...
So tenho uma Linha de longo prazo de bull a começar a 24 Jun 2016 q está agora a ser testada.... O resto é uma javardice :(

Alguem aí que queira partilhar um grafico? Obriado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 3/10/2018 10:46

Pessoal

Isto está deveras estranho ... :-k

ou vamos mergulhar a sério ou voar ... :roll:

o que mais me incomoda é não conseguir formar uma ideia +- clara sobre o valor da soni actualmente e o porquê de termos esta cotação/ market cap com lucros e novos investimentos...

vamos aguardar pelos resultados no proximo dia 24/10...
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], m-m, nfaz, Opcard, papamericano, Phil2014, Shift72, slbnnbobadela e 349 visitantes