Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Industria - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Punitor » 22/1/2018 18:58

Quando se analisa esta empresa com base em argumentos do passado não se consegue de todo perceber a situação presente dela e o potencial que ela poderá ter para o futuro.
Há um tempo bem atrás disse que a guardaria para futuros capítulos :-)
O mercado ainda não incorporou a meu ver todos os argumentos embora tenha andado a fazê-lo.
Vamos deixá-la respirar.
O boneco que ela tem desenhado parece-me interessante, o valor dela parece-me muito subestimado ainda.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por ricksilva80 » 21/1/2018 21:50

É engraçado ver opiniões deste forma quase propositada a procura da oportunidade de investimento abaixo do preço actual cuidado com esse tipo de comentarios..... =; só digo uma coisa meus amigos não exprimentem contrariar a tendençia do mercado pois vão se arrepender... . :twisted: é bom ver esta menina a consolidar neste valores e a criar um suporte vamos olhar para ela até ao final da semana.... :roll:
 
Mensagens: 54
Registado: 13/5/2009 1:32
Localização: 16

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 21/1/2018 20:56

É bom que vão pensando assim. O mercado sempre foi assim: os que acreditam que desce e os que acreditam que sobe.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Artista Romeno » 21/1/2018 19:57

bom já que usei a mensagem que incialmente não planeava http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PC2517.pdf
"The net loss after minority interests for 2003 was 78.6 million euro, compared to a loss
of 81.8 million euro in 2002. "
resumindo esta empresa tem um historico valente de uma ciclicidade brutal, desde que é cotada sobreviveu apenas á custa de uma valente cura de emagrecimento de capacidade, e sem redução de divida pelo EBITDA não há segurança para investimento em valor foi o que disse e mantem-se :idea:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Artista Romeno » 21/1/2018 19:56

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/fsd5872.pdf
na pagina 14 do relatorio e contas da Sonae de 2002 podia-se ler o seguinte"ACTIVIDADE DOS NEGÓCIOS
DERIVADOS DE MADEIRA
O ano de 2002 ficou marcado pela consolidação do parque industrial, após um período de
reestruturação (iniciado em 1999 e finalizado em 2001) dos activos industriais da Sonae
Indústria, tendo por objectivo a optimização da capacidade produtiva e a conquista de
quota de mercado.
O volume de negócios consolidado da Sonae Indústria no exercício de 2002 ascendeu a
1.480 milhões de euros, face aos 1.502 milhões de euros verificado no período homólogo.
A redução de 1,5% no volume de negócios teve origem na evolução adversa da taxa de
câmbio do dólar canadiano, libra esterlina e real brasileiro face ao euro, na deterioração
da conjuntura económica bem como na pressão generalizada sobre os preços de venda.
Não obstante a influência destes factores negativos o volume de negócios manteve-se
praticamente constante face ao do ano anterior fruto dos acréscimos de facturação
decorrentes do arranque das novas linhas de produção. A taxas de câmbio constantes, o
volume de negócios consolidado da Sonae Indústria ascendeu a 1.526 milhões de euros,
um crescimento de 1,5% face ao ano anterior.
O cash-flow operacional (EBITDA) consolidado foi de 173 milhões de euros, um
acréscimo de 13,4% face ao período homólogo do ano anterior, proporcionado pelos
investimentos realizados no ano de 2001 e pelas melhorias obtidas em termos de
eficiência operacional aos mais diversos níveis. A margem EBITDA consolidada da Sonae
Indústria foi de 11,7%, um importante acréscimo face à margem homóloga de 2001 de
10,2%. A taxas de câmbio constantes, o cash-flow operacional (EBITDA) foi de 183
milhões de euros, mais 19,3% do que em 2001.
O resultado liquido consolidado do exercício, após minoritários, foi negativo no montante
de 81,8 milhões de euros, face a um resultado igualmente negativo de 70,7 milhões de
euros em 2001"
Resumindo esta empresa recorrentemente perde dinheiro á bruta, e se não limpa a divida para muito menos neste ciclo positivo, quem é limpo outra vez da mesa já se está a ver quem vai ser..... e com os mercados chave a não subirem mais e a cotação a subir sem amanhã, e pá não sei se calhar era tempo de parar pa pensar :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Artista Romeno » 21/1/2018 19:49

VBFonseca Escreveu:Velaverde, muito obrigado.

Artista Romeno, já tenho lido as tuas intervenções, quer aqui quer no teu blog, e embora percebendo os motivos que te levam a ter essas opiniões, pela experiência que pareces ter já devias saber melhor - nunca remes contra a maré. Se eu tivesse, em relação a esta cotada, as tuas fortes convicções, há muito que estaria curto e há muito que estava a arder.

Entendo este caldeirão como um sítio de partilha de opiniões e experiências mas confesso que me faz alguma confusão a tentativa que algumas pessoas fazem de impingir até à exaustão as suas ideias. Tanto serve de exemplo o fato de urso do Artista Romeno como a farpela de touro do maturidade...

Cumps

mas eu acho piada a uma coisa, eu em algum lado disse que estava curto na SONI :shock: mais há apenas uma cotada que admiti publicamente que poderia ter entrado curto mas nem o cheguei a fazer foi os CTT :roll: nunca disse isso sobre esta empresa, talvez sejam os bot's do forum a dize-lo :-k , por isso não me metam coisas na boca que eu não disse, o artigo que escrevi e que continua perfeitamente atual é este http://surfaratendencia.pt/analise-de-r ... industria/ , em nenhum lado é dito que se vai entrar curto "Conclusão

Pelo exposto anteriormente, e tendo em conta a recente valorização em bolsa da Sonae Industria com lucros potenciais recorrentes este ano de 17 milhões de euros, para um market cap à data de escrita do artigo de 137 milhões de euros, não considero a empresa uma oportunidade de investimento. Isto dado o seu histórico, a ciclicidade do seu negócio, a fase do mercado imobiliário em que os mercados alemão e canadiano se encontram, após prolongados ciclos de expansão do numero de unidades construídas, e o seu endividamento. Devido aos fatores expostos anteriormente, chego a esta conclusão. Caso os mesmos se alterem, poderei vir a reconsiderar esta posição, mas no momento atual acredito que a Sonae Industria não oferece margem de segurança suficiente para proporcionar um investimento em valor, especialmente porque passado um ano o rácio entre a dívida líquida proporcional e o EBITDA continua no mesmo valor."
e continua atual mesmo com um market cap 50 milhões maior senão vejamos:
-mercado canadiano e alemao não mostram sinais de mais força em outubro e novembro, ver o statistics canada e trading economics e com valores inferiores ao ano passado, indiciam claramente uma estagnação nos maiores mercados da empresa depois ciclos de fortissimo crescimento desde 2010 ( sim os principais mercados da soni já estão a crescer há 6 ou7 anos https://tradingeconomics.com/germany/building-permits
-esta empresa juntamente com o bcp e a martifer foram as que mais entalaram á grande os investidores
-há possivelmente pelo mercado uma sobreponderação do mercado nacional e mesmo iberico na empresa que os mesmos no fim de contas não tem, até porque fazem parte da sonae arauco detida a 50%, http://www5.statcan.gc.ca/cansim/a26?la ... able&csid=
- eu em termos de analise de investimentos não me foco em termos de trading, foco como isso sim cimi investimento, e esta empresa passado 1 ano sem cortar a divida pelo EBITDA agora com uma valorização mais alta, bem mais alta deve ser vista com cuidado, porque no passado limpou da mesa os investidores completamente....
-a Soni pode ir até por ridiculo nesta euforia do mercado aos 8 euros, pode, o bcp em 2014 foi aos 1.7 a preços ajustados de hoje, a soni vale mais que isto não vale..... até porque o EBITDA mostrou sinais de fraqueza e os mercados chave tirando a iberia já estão em largos ciclos de expansão. E como digo do ponto de vista do investidor isto é uma empresa para comprar barato, porque no longo prazo economicamente é lixo, primeiro deu perdas valentes a Sonae no fim do milenio e depois que se autonomizou foi o que se viu, por isso cautela nunca fez mal a ninguem :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por maturidade » 21/1/2018 19:34

VBFonseca Escreveu:Velaverde, muito obrigado.

Artista Romeno, já tenho lido as tuas intervenções, quer aqui quer no teu blog, e embora percebendo os motivos que te levam a ter essas opiniões, pela experiência que pareces ter já devias saber melhor - nunca remes contra a maré. Se eu tivesse, em relação a esta cotada, as tuas fortes convicções, há muito que estaria curto e há muito que estava a arder.

Entendo este caldeirão como um sítio de partilha de opiniões e experiências mas confesso que me faz alguma confusão a tentativa que algumas pessoas fazem de impingir até à exaustão as suas ideias. Tanto serve de exemplo o fato de urso do Artista Romeno como a farpela de touro do maturidade...

Cumps


Boas.
Já sabes à muito tempo que o JE está LONGO nesta menina.
Já desde o ano passado.
Pelo meio desta subidas, vou fazendo algumas mais valias, e reforço quando desçe um pouco e alivia o RSI.
esta é uma das minhas 4 balas de ouro para 2018.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por VBFonseca » 21/1/2018 18:59

Velaverde, muito obrigado.

Artista Romeno, já tenho lido as tuas intervenções, quer aqui quer no teu blog, e embora percebendo os motivos que te levam a ter essas opiniões, pela experiência que pareces ter já devias saber melhor - nunca remes contra a maré. Se eu tivesse, em relação a esta cotada, as tuas fortes convicções, há muito que estaria curto e há muito que estava a arder.

Entendo este caldeirão como um sítio de partilha de opiniões e experiências mas confesso que me faz alguma confusão a tentativa que algumas pessoas fazem de impingir até à exaustão as suas ideias. Tanto serve de exemplo o fato de urso do Artista Romeno como a farpela de touro do maturidade...

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 21/4/2008 3:08

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 21/1/2018 15:24

Euforia?! Quando é para baixo achas que é a realidade a funcionar, quando afinal são os curtos a meter cabeça para ver se criam pânico. Quando é para cima é euforia? Essa é boa! Põe-te a pau que o mercado está a querer fixar-se no verde, o que o truque de vender a descoberto muito mais perigoso. Às vezes vem ali 2 ou 3% abaixo e depois vem de lá (ou de cá) uma marrada e zás, toca a fechar.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Artista Romeno » 21/1/2018 15:14

Velaverde Escreveu:Capitalização bolsista da SONI desde 2006.

O nº de acções e as cotações são referentes ao ultimo dia de cada ano.

Em Dezembro de 2014 houve um aumento de capital, que passou o nº de acções da empresa de 140 milhões para 11.350 milhões !

Em Julho de 2017 houve um reverse stock split de 250:1 .


falta ai so 2 informações importantes evolução da NET/DEBT EBITDA e capacidade instalada em m3 proporcionais, de resto sairam os dados dos building permits na alemanha para novembro também e como no canada, mais um mes sem mostrar força que leve os resultados operacionais para outros niveis, mas na fase da euforia é assim :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Velaverde » 21/1/2018 14:12

Capitalização bolsista da SONI desde 2006.

O nº de acções e as cotações são referentes ao ultimo dia de cada ano.

Em Dezembro de 2014 houve um aumento de capital, que passou o nº de acções da empresa de 140 milhões para 11.350 milhões !

Em Julho de 2017 houve um reverse stock split de 250:1 .
Anexos
soni mkt cap.jpg
 
Mensagens: 35
Registado: 5/2/2008 11:02

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 20/1/2018 23:13

FredericoRocha Escreveu:A Sonae Industria está realmente numa inversão espectacular. A bom tempo voltei adicionar à minha carteira no final do ano passado. :clap:


Nada do que está a acontecer me surpreende ... o valor da empresa esteve sempre lá, o mercado começou a acordar agora o que para mim foi muito muito bom ... deu me tempo para acumular o mais que pude ainda está semana reforcei a 3.55 !
Os 5€ estão já aí ...!
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por FredericoRocha » 20/1/2018 1:15

A Sonae Industria está realmente numa inversão espectacular. A bom tempo voltei adicionar à minha carteira no final do ano passado. :clap:
 
Mensagens: 235
Registado: 11/8/2016 14:08

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 19/1/2018 20:29

Eu também gostava que alguém pudesse disponibilizar um gráfico com uma espécie de market cap total da SONI ao longo dos anos, porque este gráfico deixa-me confuso... Nem consigo bem analisar um gráfico assim... :roll:
Anexos
SONI.jpg
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por VBFonseca » 19/1/2018 20:25

ricksilva80 Escreveu:Qual o limite desta acção para atingir valores justos para o actual figurino.... :oh: não sei mas observem os maximos historicos desta empresa é um começo :wink: já rebentou os 4.00 e agora.... :shock:


O máximo histórico foi por volta dos 11 euros por acção. Alguém sabe quando é que isso resultou na altura em market cap??
Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 21/4/2008 3:08

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/1/2018 17:55

O ArtistaRomeno ainda acreditou num mergulho, mas foi mesmo só pose para convidar algum mais afoito a entrar curto. A seguir meteram o rabinho entre as pernas. Espero que o comboio continue a sua viagem a coberto de verdejantes paisagens.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Alfon » 19/1/2018 14:50

Obrigada.
 
Mensagens: 63
Registado: 9/1/2018 0:57

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por maturidade » 19/1/2018 14:17

Boas.
confirmo que é em Março de 2018
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... -no-psi-20

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por maturidade » 19/1/2018 14:15

Alfon Escreveu:
kursk Escreveu:maturidade,

"E temos outro factor para s sua continuidade ascendente, que vai ser a divulgação da sua ida para o PSI20."

Como sabes o que ainda não foi divulgado?

Ou isto foi só mais um post "à maturidade"?

Por acaso sabe para quando se prevê a revisao?


Boas.
penso que é em Março.
mas vou pesquisar e depois digo-te com mais firmeza.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por ricksilva80 » 19/1/2018 13:46

Acho que temos que aguardo por um dia com forte volume e uma subida sustentada... :roll: :?: :!:para termos os caminhos abertos anunciados. :D
 
Mensagens: 54
Registado: 13/5/2009 1:32
Localização: 16

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Alfon » 19/1/2018 13:17

kursk Escreveu:maturidade,

"E temos outro factor para s sua continuidade ascendente, que vai ser a divulgação da sua ida para o PSI20."

Como sabes o que ainda não foi divulgado?

Ou isto foi só mais um post "à maturidade"?

Por acaso sabe para quando se prevê a revisao?
 
Mensagens: 63
Registado: 9/1/2018 0:57

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por maturidade » 19/1/2018 12:51

Alfon Escreveu:Reverse.


Boas.
Apanham todos os pormenores de o JE, Lol
Só troquei o E, por T.
mas OK, obrigado.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Alfon » 19/1/2018 12:47

Reverse.
 
Mensagens: 63
Registado: 9/1/2018 0:57

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por maturidade » 19/1/2018 10:18

eliok10 Escreveu:Por curiosidade... O que justificou, em 2017, de um dia para o outro um aumento desta cotada de 0,0091 para 2€+ alguém sabe?

Abraços


Boas.
REVERST SPLIT.

Abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por eliok10 » 19/1/2018 10:14

Por curiosidade... O que justificou, em 2017, de um dia para o outro um aumento desta cotada de 0,0091 para 2€+ alguém sabe?

Abraços
 
Mensagens: 14
Registado: 11/1/2018 9:23

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, hugob0ss, Mmmartins, PAULOJOAO e 117 visitantes