Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fui a OPV da EDPR e ainda nao vendi!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por CerealKiler » 4/9/2008 16:19

Goldenman, confirma-se para já a sua análise.

tocou os 7,20 até os 7,25..e hoje está em correcção.

Vamos ver se consegue ultrapassar os 7,20 nos próximos tempos.

Registado: 1/4/2008 17:29

por Goldenman » 4/9/2008 8:29

Bom dia,

Como referi nos posts anteriores a grande resistencia da EDP Renovaveis seria os 7.20, e é onde nops encontramos no dia de hoje.

Um fecho com volume acima dos 7.20 seria um optimo sinal, para o destino dos 8€.

Contudo e visto tar-mos num ponto de resistencia forte, poderá existir uma pequena correcção na cotação.

Registado: 13/3/2006 14:29

por Goldenman » 25/8/2008 8:30

Bom dia...

Como referi nos meus comentarios anteriores, a EDP Renovaveis partiu a bandeira em subida o que fez com que em poucas sessoes voltasse a casa dos 7 €.

Agora a resistencia encontra-se nos 7.20€, por isso até 7.20€ acredito que ela irá, vamos ver é se ela tem força para ultrapassar esta resistencia...

Abraço

Goldenman

por Scorpio » 19/8/2008 11:06

Nao sei se será por isto a reacção da EDPR hoje, mas talvez tenha ajudado. 8-)

Diario Economico Escreveu:Nota de análise 2008-08-19 09:20

Merrill Lynch recomenda 'comprar' EDP Renováveis com preço-alvo de 8,50 euros

O Merrill Lynch reviu em alta a sua recomendação para a EDP Renováveis de 'neutral' para 'comprar', assim com o preço-alvo de 8,0 para 8,5 euros.

Mafalda Aguilar

Numa nota de análise hoje emitida, citada pela Reuters, o Merrill Lynch explica que o aumento do 'target' deve-se "a uma estimativa mais baixa da dívida líquida para 2008 face ao estimado inicialmente." A nova avaliação confere às acções da empresa liderada por Ana Maria Fernandes um potencial de valorização de 27,6%, face à cotação actual de 6,66 euros.

No documento, o banco de investimento sublinha que a EDP Renováveis, a quarta maior eólica da Europa, registou em 2007 o maior crescimento em termos de capacidade instalada entre as maiores do sector.

"Baseados na avaliação dos actuais activos, o actual valor da empresa assume que o 'pipeline' está avaliado em 2,6 mil milhões de euros, o que é muito conservador do nosso ponto de vista, considerando a meta anual de 1,4 giga watts de capacidade adicional", pode ler-se na mesma nota.

Às 8h59, as acções da EDP Renováveis subiam 2,46% para os 6,66 euros.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por Goldenman » 19/8/2008 11:00

Bom dia...

Desde do dia em que foi colocado este post a nossa EDP Renovaveis não parou de subir....foi um bom pressagio que o nosso colega Tolstoi teve.

Um fecho hoje acima dos 6.70, era um óptimo sinal que o titulo nos poderia dar, pois seria um sinal de quebra de tendência, e também porque estaria acima de um ponto de suporte, por isso vamos esperar pelas 4h30 para ver o que esta acção nos vai dizer.

Abraços

por Goldenman » 13/8/2008 23:00

Boa Noite,

Relativamente a sua questão sobre suportes e resitencia deixo aqui uma pequena explicação que encontrei num site da net...

"Suportes e Resistências
O suporte e a resistência são conceitos importantíssimos e fundamentais para uma boa análise e performance na bolsa. Segundo a definição inicial de Edwards, o suporte é "o movimento de compra, actual ou potencial, suficiente em volume para suster uma descida por um período apreciável". A resistência é o inverso, ou seja: "o movimento de venda, actual ou potencial, suficiente em volume para suster uma subida por um período apreciável". Na prática, começam por ser valores relativamente aos quais os investidores entendem ser uma boa compra ou uma boa venda, criando assim pressão compradora ou vendedora nestes valores, tornando-os em suportes ou resistências.

A memória e a psicologia dos investidores estão, pois, na origem deste indicadores. Na prática, é o facto de se recordar que um determinado preço funciona como preço de compra histórico que faz com que os investidores coloquem as suas ordens de compra nesse patamar, criando assim uma zona de suporte.

Caso estes movimentos se confirmem, essas zonas passarão a ser zonas de resistências e de suporte. Estes movimentos devem ser compreendidos de forma clara, já que podem alterar uma tendência, desencadear uma subida fulminante ou uma descida também ela rápida.

Para um analista detectar estas zonas, é necessário proceder ao estudo do histórico das cotações, tentando encontrar repetições. Aqui é necessário ressalvar que, para esta análise ser válida, a repetição de preços deverá ter a acompanhar um volume relevante. Utilizo a palavra relevante e não elevado, visto que nalguns títulos, por exemplo, 5000 acções é insignificante, mas noutros papéis é elevado.Por isso prefiro o conceito de relevante.

Visto que são os investidores que "criam" suportes e resistências, estes têm tendência a ser formados em números redondos. Na prática, é mais frequente encontrarmos suportes, por exemplo, nos 18 euros do que nos 18,32 euros. Teremos, assim, o suporte nos 18 euros, com uma zona de suporte à volta deste valor. As ordens dos analistas são tão válidas nos 18 como nos 18,10 euros.

Outra característica interessante das resistências e dos suportes é o facto de uma resistência, ao ser "furada", passar a ser suporte e vice-versa. Neste capítulo, os investidores voltam a ser fundamentais. Quem comprou nos 18 euros (usando o exemplo anterior), ao ver a cotação ir mais abaixo, terá tendência a vender o papel quando este subir a este valor. Por outras palavras, e tal como foi dito anteriormente, o suporte 18 passa a resistência 18.

Para validar uma zona de suporte ou uma zona de resistência, basta assistirmos a uma repetição do preço com volume em determinado valor. Finalmente, queria chamar à atenção para o facto de que estas zonas são mais válidas num espaço de tempo mais curto. Visto tratar-se da memória dos investidores, uma resistência de há dois anos, por exemplo, e que não tenha sido testada noutra altura, tende a perder força."

Relativamente ao caso da EDP Renovaveis, existe um pequeno senão, é que esta acção tem um historial muito curto, pois é uma acção que entrou em bolsa em Junho e como tal ainda tem poucos pontos de suporte e resistencias.

Contudo diria que os principais pontos de suporte seriam : 6.07; 6.70.

Resistencia a - 8; 7.20.

Um abraço

por pedrosantosslb » 13/8/2008 11:05

Bom dia,

alguem me ajuda com os suportes e resistencias da edpR?

Obrigado
Anexos
edpr_13_08_08.PNG
edpr_13_08_08.PNG (23.98 KiB) Visualizado 4358 vezes

Registado: 29/11/2007 11:52

por pedrosantosslb » 12/8/2008 17:20

goldenman então o SAR para amanha será de 6,48464?

por Goldenman » 12/8/2008 14:12

Não tens que agradecer...sempre que tenhas alguma duvida não exites em questionar...

Quanto á questão do Tolstoi, posso dizer que não é um sinal tecnico que me leva a dizer que o titulo pode subir, porque como podemos ver no grafico esta acção esta num canal.

Mas olhando para os sinais fundamentais e pra as empresas congeneres, sou da opinião que esse canal pode ser quebrado.

E um fecho acima desse valor do grafico e o suficiente para impulsionar uma forte subida.

Abraços

por pedrosantosslb » 12/8/2008 9:34

Goldenman Escreveu:Boa Tarde,

Relativamente a tua duvida, vou começar por explicar-te o que é Parab SAR.

A Parabolic SAR, foi criado por J. Welles Wilder Jr, e é mais usado para posicionar stops do que para estabelecer direção ou tendência. É um método seguidor de tendência que normalmente estabelece uma curva parabólica.

O indicador Parabolic SAR remete-nos á idéia de que o tempo é um inimigo, que a qualquer momento podemos ter uma reversão, a menos que, uma segurança possa garantir a continuidade em um trade e gerar mais lucros com o passar do tempo.

O indicador é bem aplicado quando o mercado apresenta tendência já definida.

O Parabolic SAR prevê excelentes pontos de saída. Quando a tendência estiver subindo, o indicador irá se posicionará abaixo do preço, sinalizando o momento ideal de compra. Podemos tambem encontrar o momento ideal da venda , para isto, basta observar quando o indicador se posicionar acima do preço. Por isso a denominação SAR (stop and reversal).

A fórmula é bastante complexa, mas a interpretação é relativamente direta. A linha pontilhada debaixo do preço estabelece a posição do stop. Quando os pontos estão próximos, estamos em um trade curto, quando os pontos estão com espaços, estamos em um trade longo. Ao longo do tempo a distância entre o preço e o indicador irá diminuir, para um melhor posicionamento do stop-loss.

O SAR é calculado para cada tendência de preço.

1 – Quando estiver em uma tendência de alta.

2 – Quando estiver em uma tendência de baixa.

A cada passo dentro de uma tendência, o SAR calcula o próximo dia, ou seja, com base nos dados de hoje já sabemos SAR de amanhã, antecipando assim o movimento.

Vamos ao cálculo:

SAR (hoje) = SAR (dia anterior) + FA (hoje) * [Preço (hoje) - SAR (dia anterior)]

FA = Fator de Aceleração

Para este método o valor para o fator de aceleração (FA) é fixado inicialmente para 0.20.

Combine indicadores

Na análise técnica, as decisões são pessoais e dependem principalmente do perfil do investidor, para operar com mais segurança é indicado o uso de mais indicadores.

Apesar do Parabolic SAR ser um excelente indicador para o posicionamento do stop-movel/stop-loss devemos combinar com outros indicadores para um melhor aproveitamento.

Eu uso este indicador Parabolic SAR, com o MACD,Estocástico e o RSI para proporcionar maior segurança.

Deste modo, uma quebra deste canal irá levar a acção muito facilmente á casa dos 7 euros.

Um abraço

Obrigado pela explicação Goldenman

Re: Fui a OPV da EDPR e ainda nao vendi!

por Pirronico » 11/8/2008 22:11

Tolstoi Escreveu:A minha estratégia actual é vender as acções e entrar no BCP e na Sonae SGPS. Gostava de saber a vossa opiniao sobre as expectativas das 3 acções em questao. Eu sei que nao ha certezas, mas havera certamente opinioes e sao essas que me interessam!

Este é talvez um dos maiores erros que os investidores cometem em bolsa: assumir uma perda e entrar de qq maneira noutro título para tentar recuperar o que perderam...

Digo isto pq o Tolstoi pretende entrar no BCP e/ou Sonae, mas aparentemente não tem nenhuma razão válida para o fazer...

Quanto à EDPR gosto sinceram/ desta empresa. Mas não entrei na OPV por 2 razões: 1)pq a IberdrolaR depois de ter entrado em bolsa desvalorizou cerca de 30%; 2)pq a EDPR entrou em bolsa com um PER mt elevado (70).

Estima-se que este ano a EDPR tenha um ganhopor acção de 0,09 euros por acção (previsões do CaixaBI), mas para 2009 a EDP deverá registar um ganho por acção de 0,19 euros!!! Portanto o PER desta empresa vai descer drasticamente o que é excelente.

A EDPR vai crescer nos próximos 5 anos sempre bem acima dos 2 dígitos (1400 MW de potência eólica por ano + a esperada conclusão das novas barragens)

A EDPR deve ser das poucas empresas que vai crescer independentemente da situação económica mundial: é que mesmo que o mundo entre em recessão e o petróleo desça para os $80 a aposta nas renováveis (sobretudo na eólica) vai acentuar-se, por uma razão mt simples: a poluição! Os níveis de poluição de países como a China são de tal ordem que este país não vai ter outra opção que não seja apostar fortemente nas renováveis. Por outras razões tb os EUA o farão.

Eu só não entrei ainda na EDPR por 2 razões: 1)A EDPR tem em contrução cerca de 40 parques eólicos (tanto na Europa como nos EUA) que deverão ser quase todos concluídos no 4 trimestre de 2009 e 2) em Novembro ocorrerão eleições nos EUA. Uma eventual vitória do candidato democrata seria uma excelente notícia para as empresas de energias renováveis!

Não sei se a EDPR vai descer ou subir no curto prazo, mas estou convencido que dentro de 4/5 anos a empresa estará bem acima dos valor actual.

Isto nãoé uma conselho, mas apenas uma opinião.

Registado: 19/2/2008 18:04

por Tolstoi » 11/8/2008 21:39

Goldenman Escreveu:Rosario...

Pois no seu canal se traçar uma bandeira, irá verque em breve vai ocorrer um forte movimento de subida

Goldenman, como é que sabe que vai ocorrer um forte movimento de subida? É analise ou intuição?

Obrigado
Tolstoi

Registado: 23/1/2008 22:32

por Goldenman » 11/8/2008 21:32

Rosario...

Neste momento concordo que a cotação da EDP Ren encontra-se dentro do canal, como é visivel, mas tambem sou da opinião que esta tendencia de que fala pode a qualquer momento quebrar e termos uma tendencia de subida.

Pois no seu canal se traçar uma bandeira, irá verque em breve vai ocorrer um forte movimento de subida e nesse caso a tendencia será crescente ou irá cair e nesse cas vamos voltar ao canal que traçou anteriormente.

Eu sou da opinião que será uma mudança de tendencia.

por rosario » 11/8/2008 21:02

Caro pedrosantosslb,

A EDPr ainda se encontra dentro do canal que tinha traçado inicialmente (pode ver o gráfico na página anterior), se o quebrar em alta será com sinal.

Quanto à tendência dá para ver bem qual é.

Cumprimentos
Rosário
Anexos
edpr_20080811.PNG
edpr_20080811.PNG (46.35 KiB) Visualizado 4714 vezes

Registado: 27/9/2007 14:33

por Goldenman » 11/8/2008 20:33

Boa Tarde,

Relativamente a tua duvida, vou começar por explicar-te o que é Parab SAR.

A Parabolic SAR, foi criado por J. Welles Wilder Jr, e é mais usado para posicionar stops do que para estabelecer direção ou tendência. É um método seguidor de tendência que normalmente estabelece uma curva parabólica.

O indicador Parabolic SAR remete-nos á idéia de que o tempo é um inimigo, que a qualquer momento podemos ter uma reversão, a menos que, uma segurança possa garantir a continuidade em um trade e gerar mais lucros com o passar do tempo.

O indicador é bem aplicado quando o mercado apresenta tendência já definida.

O Parabolic SAR prevê excelentes pontos de saída. Quando a tendência estiver subindo, o indicador irá se posicionará abaixo do preço, sinalizando o momento ideal de compra. Podemos tambem encontrar o momento ideal da venda , para isto, basta observar quando o indicador se posicionar acima do preço. Por isso a denominação SAR (stop and reversal).

A fórmula é bastante complexa, mas a interpretação é relativamente direta. A linha pontilhada debaixo do preço estabelece a posição do stop. Quando os pontos estão próximos, estamos em um trade curto, quando os pontos estão com espaços, estamos em um trade longo. Ao longo do tempo a distância entre o preço e o indicador irá diminuir, para um melhor posicionamento do stop-loss.

O SAR é calculado para cada tendência de preço.

1 – Quando estiver em uma tendência de alta.

2 – Quando estiver em uma tendência de baixa.

A cada passo dentro de uma tendência, o SAR calcula o próximo dia, ou seja, com base nos dados de hoje já sabemos SAR de amanhã, antecipando assim o movimento.

Vamos ao cálculo:

SAR (hoje) = SAR (dia anterior) + FA (hoje) * [Preço (hoje) - SAR (dia anterior)]

FA = Fator de Aceleração

Para este método o valor para o fator de aceleração (FA) é fixado inicialmente para 0.20.

Combine indicadores

Na análise técnica, as decisões são pessoais e dependem principalmente do perfil do investidor, para operar com mais segurança é indicado o uso de mais indicadores.

Apesar do Parabolic SAR ser um excelente indicador para o posicionamento do stop-movel/stop-loss devemos combinar com outros indicadores para um melhor aproveitamento.

Eu uso este indicador Parabolic SAR, com o MACD,Estocástico e o RSI para proporcionar maior segurança.

Deste modo, uma quebra deste canal irá levar a acção muito facilmente á casa dos 7 euros.

Um abraço

por pedrosantosslb » 11/8/2008 14:56

preciso da vossa ajuda:

com o rsi nos niveis actuais, o que representa a intercepção ou cruzamento das linhas no gráfico (valor de fecho vs parab SAR?). Pelo que consigo ver em outros titulos, sempre que o valor de fecho é superior ao valor de SAR (que não sei o que é) a tendencia é de subida e à medida que se vão aproximando pode haver inversao de tendencia.

Esta leitura está correcta?

Obrigado
Anexos
edpr_11_08_08.PNG
edpr_11_08_08.PNG (67.77 KiB) Visualizado 4818 vezes

por Goldenman » 11/8/2008 13:09

A EDP Ren continua com força, olhando para o grafico que esta num post anterior verificamos que tamos a chegar perto do ponto da tendencia....Será que vamos ter uma quebra dessa tendencia...

Tolstoi pode ser que o teu investimento esteja agora no bom caminho....

Abraço

Goldenman

por Goldenman » 8/8/2008 21:44

Um dos livros que deverás ler com muita atenção é o que foi referido anteriormente "Ganhar em Bolsa" de braga de Matos...Contudo é um livro com um conteudo muito geral.

Por isso tambem te aconselhava a ler a obra de Alexandre Elber, que é um reconhecido psicologo que se dedicou ao estudo das massas que influenciam a tendencia do mercado.

Não sei se tu ou mais alguem aqui conhece esta obra????

por Tolstoi » 8/8/2008 16:00

Goldenman Escreveu:Boa Tarde,

Pois é Tolstoi, ja recebeste muitas opiniões da grande comunidade do caldeirão...

Já agora gostaria de saber que estrategia vais seguir?

Penso que o meu post foi muito oportuno, principalmente para a minha carteira. Andei a ler com muito mais atenção e parece-me que como foi dito aqui a estratégia de vender a EDPR é a correcta só que já vai com umas semanas de atraso…

Vou aguardar, porque a EDPR até está aparentemente a subir gradualmente.

Registado: 23/1/2008 22:32

por Goldenman » 8/8/2008 15:01

Boa Tarde,

Pois é Tolstoi, ja recebeste muitas opiniões da grande comunidade do caldeirão...

Já agora gostaria de saber que estrategia vais seguir?

Re: Fui a OPV da EDPR e ainda nao vendi!

por Jesse James » 7/8/2008 11:03

Bem vindo ao Caldeirão Tolstoi

Como pediste opiniões, aqui vai a minha:

Entrei na EDPr numa óptica de longo prazo e também não vendi. Nem vou vender tão cedo. Pensar que vai subir ou descer não é uma estratégia. Pelas tuas palavras parece que consideraste esse trade como um investimento de curto/médio prazo. 99% dos meus trades também são daytrading ou swingtrading. No curto médio prazo quando compras uma acção já sabes exactamente a que preço a vais vender (conceito de stop). Seja para cima ou para baixo. Isso já se pode considerar um cheirinho de estratégia. Eu antes de tomar uma decisão de entrada olho sobretudo para a AT mas não descuro a AF, nem as notícias recentes. Nada garante que essas duas que referiste tenha uma melhor performance do que a EDPr, ainda por cima num bear market. Quando tiveres mais experiência podes pensar em shortar nos bear markets. Agora não te aconselho. Procura aqui no Caldeirão e no google conceitos como stop loss, stop profit, technical analysis, money management, position sizing, stock picking, trading strategy...
Lê bastante e toma muita atenção ao que fizer mais sentido para ti.
Olha para os gráficos e observa com atenção. Para começar, podes ter mais atenção para os títulos que que estão ligeiramente acima dos suportes e a mostrar alguma força e volume.

Um abraço,

Jesse James
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por Goldenman » 7/8/2008 10:13

Bom dia,

Quando refiro que num horizonte temporal de 3 anos, uma entrada na Sonae SGPS poderá render mais do que um depositoa prazo, prende-se com o facto de o mecado accionista, ser um mercado de ciclos ciclicos aos quais se chamam Bulish, no caso de um ciclo de subida e Bearish,no caso dos ciclos de queda, cada ciclo de subida por norma, ou em media tem um periodo de 3/4 anos e os de queda 1/2 anos.

Neste momento o mercado accionista encontra-se num ciclo de queda que surgiu precisamente á um ano com a crise financeira no sector dos bancos... Na minha opinião, axo que o mes de setembro vai ser um mes fundamental, pois se por um lado quase de certeza o mercado vai ter uma recuperação mais apreciavel, vamos ver se esse engodo irá trazer liqudez ao mercado.

Pois o principal problema que os titulos nacionais estão neste momento a sofrer passa pela falta de investimento estrangeiro, pois o nacional não chega para colocar os titulos no valor real da empresa.

Pois se fizermos uma analise superficial á empresa podemos verificar que esta encontra-se inserida num dos sectores mais rentaveis e que em portugal a competição é muito superficial.

Quanto á não entrada na OPV dos "genios", sinceramente na bolsa não considero que exista genios, mas sim pessoas com alguma experiencia e com alguma informação que permite uma maior analise de mercado.

Sinceramente eu entrei na OPV, porque vinha um pouco influenciado pelas anteriores onde as mais valias retiradas ainda são superiores a esta menos valia que tenho neste momento.

Contudo com a situação de queda que se vive neste momento, com as noticia da OPEP a indicarem uma redução nopreço do petroleo, e com a incerteza que o sector das energias renovaveis apresenta neste momento, uma vez que é um sector muito recente, vejo que este titulo poderá ter que passar ainda um grande caminho para voltar aos niveis da OPV, pois neste moemnto não existe nenhum grupo nacional acreditar na empresa....e depois o proprio valor da empresa não é muito atractivo.

por Goldenman » 7/8/2008 10:12

Bom dia,

Quando refiro que num horizonte temporal de 3 anos, uma entrada na Sonae SGPS poderá render mais do que um depositoa prazo, prende-se com o facto de o mecado accionista, ser um mercado de ciclos ciclicos aos quais se chamam Bulish, no caso de um ciclo de subida e Bearish,no caso dos ciclos de queda, cada ciclo de subida por norma, ou em media tem um periodo de 3/4 anos e os de queda 1/2 anos.

Neste momento o mercado accionista encontra-se num ciclo de queda que surgiu precisamente á um ano com a crise financeira no sector dos bancos... Na minha opinião, axo que o mes de setembro vai ser um mes fundamental, pois se por um lado quase de certeza o mercado vai ter uma recuperação mais apreciavel, vamos ver se esse engodo irá trazer liqudez ao mercado.

Pois o principal problema que os titulos nacionais estão neste momento a sofrer passa pela falta de investimento estrangeiro, pois o nacional não chega para colocar os titulos no valor real da empresa.

Pois se fizermos uma analise superficial á empresa podemos verificar que esta encontra-se inserida num dos sectores mais rentaveis e que em portugal a competição é muito superficial.

Quanto á não entrada na OPV dos "genios", sinceramente na bolsa não considero que exista genios, mas sim pessoas com alguma experiencia e com alguma informação que permite uma maior analise de mercado.

Sinceramente eu entrei na OPV, porque vinha um pouco influenciado pelas anteriores onde as mais valias retiradas ainda são superiores a esta menos valia que tenho neste momento.

Contudo com a situação de queda que se vive neste momento, com as noticia da OPEP a indicarem uma redução nopreço do petroleo, e com a incerteza que o sector das energias renovaveis apresenta neste momento, uma vez que é um sector muito recente, vejo que este titulo poderá ter que passar ainda um grande caminho para voltar aos niveis da OPV, pois neste moemnto não existe nenhum grupo nacional acreditar na empresa....e depois o proprio valor da empresa não é muito atractivo.

por pedrosantosslb » 7/8/2008 0:28

Goldenman Escreveu:Boa Tarde...

Em resposta a esta duvida do nosso colega Tolstoi, a minha modesta opinião seria de no caso de arriscar uma rapida recuperação do negocio furado da EDP Renovaveis, vender uma parte do investimento e investir na Sonae SGPS.

A queda da sonae SGPS deveu-se a dois factores, deveras importantes, que foram as sucessivas cisões que a empresa efectuou, porque não podemos esquecer que á 2 anos e meio atras esta empresa tinha associado a si, a sonae industria e a sonae capital, empresas estas que foram retiradas da empresa mae, o que de uma forma contabilistica tirou valor a empresa principal.

Por outro lado, a grande queda tambem se deveu a retirada de capital estrangeiro, pois como sabemos estamos a passar uma altura de fraca liquidez financeira em que um dos principais sectores, financeiro, encontra-se em crise....

Deste modo e apos ler a tua opinião eu optava por entrar na sonae SGPS perto dos 0.61/0.615, é um investimento com algum risco, mas num horizonte temporal maximo de 3 anos poderá dar uma rentabilidade que jamais a EDP Ren poderá vir a dar ou mesmo um deposito a prazo...

Neste momento os sinais tecnicos da Sonae SGPS estão com bons niveis de entrada...na minha opinião nos proximos dias a Sonae SGPS vai bater novamente minimos e ai uma entrada será muito boa, pois o titulo poderá bater novamente na resistencia perto dos 0.81.

Goldenman, como é possivel ter tantas certezas de que "num horizonte temporal maximo de 3 anos poderá dar uma rentabilidade que jamais a EDP Ren poderá vir a dar ou mesmo um deposito a prazo..."???

Pelo que vejo neste topico e no "oficial" da edpR só tiro uma conclusão:
Todos os "génios" da bolsa NÃO foram à edpR!!!

Negócio furado, banhada, enfim todos os "génios" têm teorias mas fundamenta-las é que parece dificil.

E para terminar é pena que estas profecias da desgraça de todos os que investiram na edpR só aparecam agora...

por - GOE - » 6/8/2008 21:24

rosario Escreveu:Olá GOE, é no 6º icon a contar da esquerda, depois carregas com o botão direito do rato em cima da linha e configuras a côr, grossura e aspecto da linha.

:wink:

Obrigado rosario :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: castrojjf, Gioes, Google [Bot], iniciado1, latbal, m-m, malakas, maturidade, nickforum, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Santanderes, trilhos2006 e 102 visitantes