Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ragas » 26/4/2013 9:36

Bom dia a todos,

Como já tinha dito em topicos anteriores sou novato nisto ( portanto se considerarem a minha pergunta idiota, não me levem a mal ).
-
A Galp estava a 12.20, depois desceu até aos 11.80, e dps continuo a descer até aos 11.38 e ontem bateu nos 12.10
-
Alguem me pode explicar o que aconteceu, para existerem estas osxilações, gostava de entender o porquê.
( se foi o preço do crude, se foi maior produção por parte da galp, se teve haver com alguma coisa relacionada com a economia da uniao europeia etc.. )
 
Mensagens: 83
Registado: 27/12/2007 22:40

por Be Cool » 25/4/2013 14:37

MarcoAntonio Escreveu:A propósito da parceria PD e BP, hoje (dia 25) estão a atribuir 4 euros por cada 40 euros, até um máximo de 12 euros.

Ou seja, no limite, uma compra igual ou superior a 120 euros atribui 12 euros de desconto.


Para quem não tem seguido esta promoção/parceria, note-se que o abastecimento mínimo é 12 litros, podendo-se descontar o valor disponível no cartão. Por exemplo, se o posto estiver a praticar 1.35 euros por litro (gasóleo), e se se tiver 12 euros no cartão abastece-se 12 litros (=16.2€) e paga-se apenas 4.2 euros (ou seja, 0.35€ por litro).

Mesmo que o cliente decida encher o depósito com, sei lá, 60 litros o desconto por litro ficaria então em 20 centimos (o que resultaria em 1.15 euros por litro).





Do lado do hipermercado, o folheto "Esta Semana" também está ampliado em relação ao habitual já agora.

:lol:



Todas as promoções constituem boas oportunidades de poupança. O segredo está em conhecer bem a sua mecânica, para daí tirar o máximo partido possível, isto é, para as "espremer" totalmente.
.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por MarcoAntonio » 25/4/2013 12:51

A propósito da parceria PD e BP, hoje (dia 25) estão a atribuir 4 euros por cada 40 euros, até um máximo de 12 euros.

Ou seja, no limite, uma compra igual ou superior a 120 euros atribui 12 euros de desconto.


Para quem não tem seguido esta promoção/parceria, note-se que o abastecimento mínimo é 12 litros, podendo-se descontar o valor disponível no cartão. Por exemplo, se o posto estiver a praticar 1.35 euros por litro (gasóleo), e se se tiver 12 euros no cartão abastece-se 12 litros (=16.2€) e paga-se apenas 4.2 euros (ou seja, 0.35€ por litro).

Mesmo que o cliente decida encher o depósito com, sei lá, 60 litros o desconto por litro ficaria então em 20 centimos (o que resultaria em 1.15 euros por litro).





Do lado do hipermercado, o folheto "Esta Semana" também está ampliado em relação ao habitual já agora.

:lol:
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 25/4/2013 14:44, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38244
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Be Cool » 24/4/2013 23:12

majomo Escreveu:
Be Cool Escreveu:.
Bom, eu anteontem abasteci com gasóleo num hipermercado a um preço imbatível, que ainda aqui não vi referido em nenhuma promoção - 1,164€.
Mas percebo porquê: o híper em questão não possui muitas lojas. Trata-se do E. Leclerc.
.


Ma, no site da DGED o valor mínimo é bem superior. :?


É assim: o valor nas bombas não está nessa tabela (não sei porquê), é na Figueira da Foz e é de 1,319€. Contudo, utilizei um cupão de desconto de 0,15€, relativo a uma compra que fiz no valor de 106,75€ (compras superiores a 99€ dão direito a um cupão dessa ordem).

Portanto, 1,319-0,15=1,169€.
Por acaso eu tinha dito 1,164€, um lapso de meio cêntimo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por majomo » 24/4/2013 22:33

Be Cool Escreveu:.
Bom, eu anteontem abasteci com gasóleo num hipermercado a um preço imbatível, que ainda aqui não vi referido em nenhuma promoção - 1,164€.
Mas percebo porquê: o híper em questão não possui muitas lojas. Trata-se do E. Leclerc.
.


Ma, no site da DGED o valor mínimo é bem superior. :?
Anexos
gg.jpg
gg.jpg (35.71 KiB) Visualizado 15520 vezes
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por MarcoAntonio » 24/4/2013 17:14

É tão baixo que parece erro...

:shock:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38244
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por elbmurcs » 24/4/2013 17:13

Be Cool Escreveu:.
Bom, eu anteontem abasteci com gasóleo num hipermercado a um preço imbatível, que ainda aqui não vi referido em nenhuma promoção - 1,164€.
Mas percebo porquê: o híper em questão não possui muitas lojas. Trata-se do E. Leclerc.
.


Tinha esse preço na bomba?
 
Mensagens: 147
Registado: 18/7/2008 9:00
Localização: 12

por Be Cool » 24/4/2013 13:13

.
Bom, eu anteontem abasteci com gasóleo num hipermercado a um preço imbatível, que ainda aqui não vi referido em nenhuma promoção - 1,164€.
Mas percebo porquê: o híper em questão não possui muitas lojas. Trata-se do E. Leclerc.
.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 563
Registado: 5/10/2005 18:05

por ferreira10 » 24/4/2013 12:10

Truques: se abastecer o depósito assim, vai poupar no combustível


"Um engenheiro de segurança que trabalha numa refinaria publicou no Facebook uma lista de «truques» que os portugueses podem pôr em prática na hora de abastecer o depósito do carro, de forma a poupar algum dinheiro nos combustíveis. O post está a ser muito partilhado e comentado.

«Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm os seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, quando a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.

Na indústria petrolífera, a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos camiões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, cada galão vertido no depósito (cisterna) do camião seja exato.

Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir o mesmo ao abastecedor no caso de ser servido).
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz.

Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo transforma-se em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível ao depósito da estação. Isso faz com que os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o cliente acaba por pagar como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada. Menos combustível no tanque, pagando mais dinheiro.

Encher o tanque antes que este baixe da metade
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois
Se chega ao posto de combustíveis e vê um camião-cisterna a abastecer os depósitos subterrâneos do mesmo, ou que acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito e isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado. Os sedimentos assentes no fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo, você corre o risco de abastecer o tanque com combustível sujo»."

http://www.tvi24.iol.pt/economia---dinh ... -6378.html
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1499
Registado: 29/11/2007 3:18

por Ledisi » 21/4/2013 18:23

Aqui no Porto das que tenho conhecimento todas aderiram á campanha, também já tentei encontrar lista de postos aderentes e sem resultado. Provavelmente a taxa de adesão deve ser próximo ou 100%.
 
Mensagens: 47
Registado: 2/10/2009 10:36
Localização: 14

por Elias » 21/4/2013 18:18

Ledisi Escreveu:A promoção existe e os postos aderentes costuma ter umas bandeiras a anunciar o desconto que é cumulativo com o desconto oferecido por parcerias como o cartão axa que dá 5 cêntimos de desconto, tornando o desconto ao fim de semana de 11 cẽntimos.


Obrigado, o que eu procurava mesmo era uma lista dos postos aderentes.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Ledisi » 21/4/2013 18:16

A promoção existe e os postos aderentes costuma ter umas bandeiras a anunciar o desconto que é cumulativo com o desconto oferecido por parcerias como o cartão axa que dá 5 cêntimos de desconto, tornando o desconto ao fim de semana de 11 cẽntimos.
 
Mensagens: 47
Registado: 2/10/2009 10:36
Localização: 14

por Elias » 21/4/2013 18:13

Tenho reparado que muitos postos Repsol por esse país fora praticam um desconto de 6 cêntimos ao fim-de-semana mas ainda não consegui localizar nenhuma página 'oficial' dessa promoção.

Alguém tem mais informação sobre isto?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 21/4/2013 0:01

AutoMech Escreveu:Marco, obrigado pela explicação detalhada. Realmente não tinha visto por essa perspectiva.

Mas, nesse caso, indo um pouco mais além, o ideal será sempre meter apenas 12 litros no PD, isto se a pessoa tiver outro posto ao lado mais barato (o suficiente para justificar combustível e tempo de lá ir) e/ou um cupão do continente em que seja vantajoso ir à Galp.

Isto assumindo, também, que 12 litros @1.65 são aprox. 20 euros e que não tem mais de 20 x 40€ = 800€ de compras acumulados de compras no PD.

Concordas com isto ?


Exacto. No limite podes colocar os 12 litros virtualmente de borla (o que aliás já tinha sido referido). Se tiveres depois outras ofertas interessantes à volta, podes ir lá colocar o resto.

A questão é exactamente a mesma...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38244
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Automech » 20/4/2013 23:14

Marco, obrigado pela explicação detalhada. Realmente não tinha visto por essa perspectiva.

Mas, nesse caso, indo um pouco mais além, o ideal será sempre meter apenas 12 litros no PD, isto se a pessoa tiver outro posto ao lado mais barato (o suficiente para justificar combustível e tempo de lá ir) e/ou um cupão do continente em que seja vantajoso ir à Galp.

Isto assumindo, também, que 12 litros @1.65 são aprox. 20 euros e que não tem mais de 20 x 40€ = 800€ de compras acumulados de compras no PD.

Concordas com isto ?

Tenho de tomar atenção a estes descontos porque passo todos os dias úteis à porta duma BP e todos os fins de semana à porta duma Galp. E ambas costumam estar vazias à hora que lá passo pelo que não gasto nem combustível a mais, nem grande tempo a mais.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por MarcoAntonio » 19/4/2013 19:30

Ah, o desconto não é o do cartão "eu volto" vanilla mas do cartão de crédito associado.

Bom, mas nesse caso é necessário olhar bem para as condições. Uma coisa é o cartão eu volto sem mais nada, outra será o cartão de crédito e as condições associadas.

Agora vou ter de sair, depois dou uma olhada nisso para ver em que medida se podem mesmo contabilizar 5%...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38244
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por majomo » 19/4/2013 19:20

elbmurcs Escreveu:
majomo Escreveu:Pois...
Na minha zona, com o desconto da CEPSA, o preço do gasóleo fica em 1,254... e uma vez que aderi há poucos dias ainda beneficio a titulo excecional de mais 10 cents. de desconto.
:lol:


Como é possível, esse desconto na cepsa?


Usando isto:
Cartão de Crédito CEPSA Porque EU Volto da CEPSA
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por MarcoAntonio » 19/4/2013 18:47

AutoMech Escreveu:A mim continua-me a falhar uma parte da optimização que vocês falam.

(...)

A partir daí, se o saldo está no cartão e é para gastar acima de abastecimentos de 12€, não vejo como é que se pode optimizar no abastecimento. Podem explicar p.f. ?



Automech, na Galp e Continente tens um desconto fixo de 10 centimos por litro.

No caso da BP e PD tens um desconto variável e só tens a obrigatoriedade de abastecer pelo menos 12 litros (e só podes descontar valores inteiros, um mero pormenor).


Assim, no cenário em que tens poucas compras PD (pouco desconto em valor absoluto) para o que vais abastecer - basicamente o teu cenário A - tu não tens porque abastecer os litros todos no PD. Isso é uma utilização não óptima do desconto, tu na prática só estás a abastecer montes de litros onde não tens desconto nenhum e sem necessidade pois ninguém te obriga a tal!

Ora, a generalidade das pessoas não está limitada ao Continente ou ao Pingo Doce ou sequer a estas duas no global.

Portanto, em vez de meteres 40 litros ou 60 litros ou o que seja no PD, só metes 12 (o que desconta ~16.7 centimos por litro). O restante metes no segundo lugar mais barato que existe à tua disposição (pode ser até o Continente ou um posto de linha branca, seja lá o que for, o resto abasteces no segundo posto mais barato que tiveres à disposição).


O que está "mal" na tua comparação são os "pressuposto", basicamente estes dois pontos inter-relacionados:

a) só trabalha com GALP e BP (qnd há mais marcas e preços) e quando a promoção do PD te dá a liberdade de tb utilizares outros postos/preços;

b) e o facto de fixares o número de litros que vais abastecer para o desconto que tens (qnd as condições da promoção só obrigam a 12).

O resultado é uma má utilização do desconto para aquela situação em concreto (basicamente, estás a abastecer 12 litros com desconto e 28 sem desconto absolutamente nenhum). Certamente que tens à volta outros sitios onde abastecer, a preço melhor do que o "BP sem desconto" que é o que estás a meter no depósito com os outros 28 litros na verdade.

:wink:



Isto não se aplica ao Continente, dado que o desconto é fixo por litro (e ou há sítios mais baratos e tu nem estás a poupar nada na verdade; ou há sitios mais caros e repartir só faz piorar a média).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38244
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 19/4/2013 18:33

elbmurcs Escreveu:
majomo Escreveu:Pois...
Na minha zona, com o desconto da CEPSA, o preço do gasóleo fica em 1,254... e uma vez que aderi há poucos dias ainda beneficio a titulo excecional de mais 10 cents. de desconto.
:lol:


Como é possível, esse desconto na cepsa?



Acho que o majomo também se equivocou nesse ponto.

Se o cartão da Cepsa que ele está a falar é este:

http://www.porqueeuvolto.com/

então o desconto em combustíveis que existe é de 0.5% e não de 5% conforme ele referiu. Num dado posto (denominado de "habitual") é maior, mas ainda assim não passa de 0.7%.

Só o desconto de que ele falou e que existirá durante os primeiros abastecimentos para os aderentes é que se está a falar de um desconto relevante. Mas, enfim, acaba ou fim de uns dois meses ou assim (conforme o consumo que se tiver).

A parte do cartão não é relevante, aliás, o cartão BP para além dos descontos já falados tb dá um desconto marginal dessa ordem de grandeza (~0.5%) nem que se utilize na aquisição de outros produtos. Por exemplo, de vez enquando eu junto aquilo e troco por vales toys'r'us ou outra coisa qualquer para abater em coisas que eu já ia comprar de qq das formas.


A menos que ele esteja a falar de outro cartão Cepsa, o desconto de 5% não se aplica...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38244
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Automech » 19/4/2013 18:24

A mim continua-me a falhar uma parte da optimização que vocês falam. Se os descontos são acumulados por cada 40€ de compras, a única optimização que vejo é não fazer compras no PD muito longe de múltiplos de 40€ (por exemplo se a conta são 100 euros mais vale levar apenas 80€ e deixar 20€ para outro dia ou então levar algo mais que faça falta por 120€).

A partir daí, se o saldo está no cartão e é para gastar acima de abastecimentos de 12€, não vejo como é que se pode optimizar no abastecimento. Podem explicar p.f. ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por elbmurcs » 19/4/2013 17:45

majomo Escreveu:Pois...
Na minha zona, com o desconto da CEPSA, o preço do gasóleo fica em 1,254... e uma vez que aderi há poucos dias ainda beneficio a titulo excecional de mais 10 cents. de desconto.
:lol:


Como é possível, esse desconto na cepsa?
 
Mensagens: 147
Registado: 18/7/2008 9:00
Localização: 12

por MarcoAntonio » 19/4/2013 17:44

majomo Escreveu:Num cenário ideal, poderias obter um desconto de 100%...


Num dado conjunto de litros. Mas como eu disse, nesse caso o que tens de fazer é abastecer mais litros num segundo local em que tenhas (também) um preço competitivo, ainda que não tão bom.

Por isso, a média relevante é a média entre os dois. Como só tens de abastecer 12 litros para utilizar o desconto, desde que não tenhas nenhum local alternativo com um preço abaixo mais de ~16.5 centimos que o preço antes de desconto (o pior cenário, de só teres 2 euros para descontar), consegues sempre baixar a média.

No limite, se juntares mais euros até podes ter esses 12 litros ou quê de borla ou quase de borla sim. Mas como digo, só terás gasolina de borla num número de litros de combustível bastante limitado...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38244
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por majomo » 19/4/2013 17:16

MarcoAntonio Escreveu:
AutoMech Escreveu:Outra coisa que só me apercebi com o teu post é que os valores vão acumulando no cartão e podem ser usados duma assentada quando se enche um depósito, por exemplo (tu usaste num único abastecimento 2€x5=10€). Pensei que também se tivesse de partir" os abastecimentos.


Era precisamente sobre essa questão que eu falava quando discutia a diferença de flexibilidade que permitia sempre que obtivesses um desconto maior no PD desde que faças a gestão correcta do desconto.

Isto é, no teu comparativo parece que a promoção é pior num dos casos no PD apenas porque o individuo não está a optimizar a promoção.

:wink:


Num cenário ideal, poderias obter um desconto de 100%...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por MarcoAntonio » 19/4/2013 10:54

AutoMech Escreveu:Outra coisa que só me apercebi com o teu post é que os valores vão acumulando no cartão e podem ser usados duma assentada quando se enche um depósito, por exemplo (tu usaste num único abastecimento 2€x5=10€). Pensei que também se tivesse de partir" os abastecimentos.


Era precisamente sobre essa questão que eu falava quando discutia a diferença de flexibilidade que permitia sempre que obtivesses um desconto maior no PD desde que faças a gestão correcta do desconto.

Isto é, no teu comparativo parece que a promoção é pior num dos casos no PD apenas porque o individuo não está a optimizar a promoção.

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38244
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por _x_ » 19/4/2013 10:42

O euro a recuperar e o oil a descer é que é bom.

3 semanas a descer o custo da gasolina.

Onde andam os maldizentes que escrevem quando sobe?
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Alfa Trader, Bar38, bpcolaco, fatura.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, joao garcao, karaya75, Minsk, MPCapital, Olhar Leonino, peterteam2, TheKuby, yggy e 407 visitantes