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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por Lion_Heart » 16/6/2015 18:15

Certo, mas mais uma vez volta a compensar ir meter gasolina a Espanha . Oh Marco essa do preço antes de impostos ou taxas e taxinhas a mim não me diz nada , é o mesmo que muitos locais em especial fora de Portugal porem preço sem IVA ou sem a taxa da cidade , apetece dizer : eu pago o preço sem o iva ou sem as taxas :lol:
Espanha é um País grande e para facilitar o transporte dos cidadãos acredito que seja benéfico subsidiar os combustíveis. Assim como o preço dos carros é mais barato que aqui.

Deixo aqui o portal do ministério Espanhol onde se pode ver o preço combustíveis. Ah e também podes ver as vendas cruzadas nos planes de descuento

http://geoportalgasolineras.es/
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por MarcoAntonio » 16/6/2015 16:35

Deixo o último boletim da Comissão Europeia, onde podes verificar que na verdade, antes de impostos os preços dos combustíveis são mais baixos em Portugal. Os preços ao público são mais baixos devido a uma mais reduzida carga fiscal porque impostos à parte os espanhois pagam mais pelos combustíveis que os portugueses.

http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... _taxes.pdf
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por MarcoAntonio » 16/6/2015 16:27

Lion, entretanto em Portugal foram introduzidas novas taxas sobre os combustíveis, os impostos aumentaram ainda que de forma escamoteada, em Portugal (bom, não foi de forma tão escamoteada quanto isso dado que foi bem noticiado).

Além disso, a comparação não pode ser feita com postos escolhidos de forma discricionária mas através de preços médios utilizando todos os postos ou uma considerável amostra, pelo menos.
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por Lion_Heart » 16/6/2015 15:40

Ora bem, lá fui eu ver os preços a Espanha para fazer algumas comparações. Quando a crise apertou em Espanha os impostos sobre os combustíveis (IVA) aumentaram e as diferenças diminuíram para menos de 0.10 cêntimos por litro a gasolina e o gasóleo ficou ela por ela ou ate mais caro em relação a Portugal. Ora vejamos como estão agora.

Gas. 95 Gasóleo Gas.98
OUTLETUI Poligono Areas, 53 Tui 1,329 € 1,145 €
ALCAMPO VIGO Avenida Madrid, S/n Vigo 1,329 € 1,189 € 1,419 €
CAMPSA Cl Avenida De Portugal, S.n. Tui 1,369 € 1,159 € 1,499 €
GALP Avda. Aeroporto (ctra. N-556 Km) Vigo 1,385 € 1,240 € 1,515 €
REPSOL Carretera Vigo- Madrid Km. 663 Vigo 1,389 € 1,245 € 1,508 €
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por MNPTLIS » 15/6/2015 19:28

Ultimamente já nem os cupoes do Continente uso.
É Gasolina made by Jumbo e toca a andar, no entanto não deixa de ser notorio e visivel a falta de escrupulos e mentiras com que somos brindados pelos nos ministros e não só aldrabões,muito preocupados com a poluição e sempre com taxas e taxinhas mas o combustivel mais poluente (diesel)é o que esta mais barato.

Muita gente nesta nação se tivessem vergonha na cara nem abriam o bico.
 
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por MarcoAntonio » 15/6/2015 18:38

romeucosta Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:30 cêntimos no gasóleo? Como é que consegues isso?


São as condições da promoção, podes descontar até 25%, para abastecimentos mínimos de 16 litros. Se abasteceres por exemplo 24 euros, podes descontar 6 euros do cartão, o que se traduz em cerca de 30 centimos por litro (o preço final de cada litro de gasóleo fica aproximadamente a 1 euro, mais centimos menos centimos, conforme o preço da semana).

Cada 40 euros de compras no PingoDoce carrega 2 euros no cartão "poupamais".
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por HaRt » 15/6/2015 18:30

MarcoAntonio Escreveu:
romeucosta Escreveu:Isto é meio off-topic, mas pelo que estive a ler no site http://galp.continente.pt vão acabar com o cartão fast e integrar tudo no cartão do continente.
Mas isto não vem para melhor. A única coisa que ganhámos é um espaço na carteira para lá pormos outro cartão qualquer.

Vão-se perder os pontos do cartão fast. Os 5€ que ganhámos no Continente por cada 500€ (ou seja, 1%) não serão tidos em conta nesta ligação. O abastecimento que fizermos só contará para esses 500€ se não tivermos utilizado nenhum cupão de desconto. Ou seja, teremos que optar pelos 1% de desconto ou pelos 10/12 cêntimos de desconto por litro...
É caso para dizer: muito obrigado por nada...



A BP/PingoDoce fez algo semelhante. Mas não se perderam os pontos BP nesse caso. E a promoção continua muito interessante apesar dos diversos ajustes que já levou: optimizado permite um desconto de 25% no preço do combustível (cerca de 40 centimos na gasolina ou 30 centimos no gasóleo).


30 cêntimos no gasóleo? Como é que consegues isso?
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por MarcoAntonio » 15/6/2015 18:26

romeucosta Escreveu:Isto é meio off-topic, mas pelo que estive a ler no site http://galp.continente.pt vão acabar com o cartão fast e integrar tudo no cartão do continente.
Mas isto não vem para melhor. A única coisa que ganhámos é um espaço na carteira para lá pormos outro cartão qualquer.

Vão-se perder os pontos do cartão fast. Os 5€ que ganhámos no Continente por cada 500€ (ou seja, 1%) não serão tidos em conta nesta ligação. O abastecimento que fizermos só contará para esses 500€ se não tivermos utilizado nenhum cupão de desconto. Ou seja, teremos que optar pelos 1% de desconto ou pelos 10/12 cêntimos de desconto por litro...
É caso para dizer: muito obrigado por nada...



A BP/PingoDoce fez algo semelhante. Mas não se perderam os pontos BP nesse caso. E a promoção continua muito interessante apesar dos diversos ajustes que já levou: optimizado permite um desconto de 25% no preço do combustível (cerca de 40 centimos na gasolina ou 30 centimos no gasóleo).
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por HaRt » 15/6/2015 18:20

Isto é meio off-topic, mas pelo que estive a ler no site http://galp.continente.pt vão acabar com o cartão fast e integrar tudo no cartão do continente.
Mas isto não vem para melhor. A única coisa que ganhámos é um espaço na carteira para lá pormos outro cartão qualquer.

Vão-se perder os pontos do cartão fast. Os 5€ que ganhámos no Continente por cada 500€ (ou seja, 1%) não serão tidos em conta nesta ligação. O abastecimento que fizermos só contará para esses 500€ se não tivermos utilizado nenhum cupão de desconto. Ou seja, teremos que optar pelos 1% de desconto ou pelos 10/12 cêntimos de desconto por litro...
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por Lion_Heart » 15/6/2015 16:30

Uma palavra resume a situação: Vergonhoso. Ja tinha reparado que o preço da gasolina andava acima dos 1,50 ou seja quase em máximos. O gasóleo como e subsidiado anda sempre mais barato. Se o petróleo continua a subir em breve a gasolina esta a 2€
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por MarcoAntonio » 15/6/2015 15:56

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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por MarcoAntonio » 15/6/2015 0:37

Europeus tiram pouco partido do baixo preço do petróleo, diz a AIE

14 Junho 2015, 23:01 por Paulo Moutinho | paulomoutinho@negocios.pt

A desvalorização da moeda europeia face ao dólar está a travar a queda dos combustíveis. Mas a elevada carga fiscal também tem um forte impacto na reduzida descida dos preços para os consumidores.

O barril de petróleo custava, há um ano, 113 dólares. Está, apesar da recuperação registada nos últimos meses, bastante abaixo desse valor. Mesmo com a matéria-prima a cotar em torno dos 65 dólares, o valor de venda dos combustíveis nos países europeus, entre eles Portugal, pouco difere face ao mesmo período do ano passado. A Agência Internacional de Energia diz, por isso, que os europeus estão a tirar pouco partido das baixas cotações do petróleo. A culpa é do euro, mas também dos impostos.

Foi a partir de Novembro, com a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, de manter os níveis de produção inalterados, apesar do excesso de oferta no mercado, que as cotações começaram a afundar. Recuperaram nos últimos meses, mas o saldo na análise face ao período homólogo revela que o preço do barril está ainda 42,75% abaixo do que estava em Junho de 2014. Esta variação é, no entanto, em dólares. Em euros é bem menor.
"O dólar forte está a anular o impacto da queda dos preços para os consumidores que pagam em outras divisas", refere a AIE no relatório mensal de Junho.

Com efeito, de acordo com os dados da Bloomberg, em euros, o petróleo recua apenas 30%. É uma diferença expressiva que se sente também nas cotações dos derivados da matéria-prima, ou seja, na gasolina e no gasóleo. Mas há ainda outro factor que explica a visão de que os europeus são pouco beneficiados pelas cotações baixas do petróleo: os impostos.

"Os consumidores europeus são afectados pelas elevadas taxas nos produtos petrolíferos, que são das mais elevadas do mundo", refere a AIE. E dá o exemplo da Alemanha onde a gasolina custa 1,49 euros por litro e o gasóleo está a 1,27 euros, 95% e 91%, respectivamente do valor que se registava em Junho de 2014. Preços mais elevados do que os dos alemães só na Holanda onde a gasolina está a custar 1,645 euros, sendo que Portugal fica no "top" 10 no que respeita a este combustível.

Em Portugal, de acordo com os dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a leitura é praticamente a mesma apresentada pela AIE para a Alemanha: a gasolina está a 1,513 face aos 1,566 euros, há um ano, já o gasóleo custa menos 8,2 cêntimos (1,238 euros por litro). À luz dos preços actuais, segundo a DGEG, o peso dos impostos na gasolina é de praticamente 60%, chegando a 51% no gasóleo. Há um ano era de 47% no "diesel". Ascendia a 56% no caso da gasolina.
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por Navete » 10/5/2015 21:45

Boas noites.
Desenterro este topico, por achar que é serviço público! :)
Peço uma analise, a quem a sober fazer, sobre o facto das recentes valorizações do petroleo, e tambem valorizações do Euro face ao Dolar.
Portanto, esta semana teremos aumentos nas bombas, ou diminuição das margens?
Obrigado.
Como diz o cego, a ver vamos...
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por Cromio » 10/12/2014 15:20

Obrigado, já deste a resposta que queria.
Não fiz conta à margem bruta e lancei valores com um erro grande.
 
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por MarcoAntonio » 10/12/2014 15:06

Cromio Escreveu:Segundo o último gráfico que colocaste aqui:

(...)

considerando que o oil estava a 70€, o EUR a 1.35 USD, o preço da gasolina bruta a 57,5 €/L e o imposto mais IVA é de 57% o preço da gasolina hoje deveria dar cerca de 0.80€ o litro.

Podes ajudar a fazer as contas?, já que a disparidade é enorme.


Não, isso não está correcto nem pouco mais ou menos. Vê o meu post anterior com um exercício relativamente simples e metodologia correcta, se subsistirem dúvidas dispõe...
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por MarcoAntonio » 10/12/2014 15:04

Um exercício rápido que permite avaliar se os preços estão a reflectir a matéria prima (para ser mais exaustivo do que isto requere que reintroduza meses de dados numa folha de cálculo tanto dos preços dos combustíveis como do crude e do cambio euro-dolar e para ser mais exacto ainda necessitava dos preços nos mercados ARA, dados de que não disponho actualmnete, dado que os preços nacionais (e não só!) estão indexados aos derivados nesse mercado e não ao crude.

O preço do crude contudo é uma boa aproximação.




Bom, aqui vai...



O preço médio nacional ontem, dia 9, segundo a DGEG:
Gasoleo - 1.178
Gasolina 95 - 1.371



Retirando o valor aproximado das margens brutas e impostos isto fica em:
Gasoleo - 1.178 / 1.23 = 0.9577 - 0.3641 = 0.5936 - 0.15 = 0.4436
Gasolina 95 - 1.371 / 1.23 = 1.1146 - 0.5859 = 0.5287 - 0.15 = 0.3787

Estes são os valores que realmente devem responder de forma bastante aproximada à evolução da matéria prima.



Os preços do crude vêm em queda desde meados de Junho pelo que pegarei nos prelos da última semana de Junho, fazendo o mesmo exercício:

Gasoleo - 1.349 / 1.23 = 1.0967 - 0.3641 = 0.7326 - 0.15 = 0.5826
Gasolina 95 - 1.601 / 1.23 = 1.3016 - 0.5859 = 0.7158 - 0.15 = 0.5658


Ou seja, o gasóleo baixou 24% e a gasolina 33%.



Resta agora verificar quanto é que o crude baixou no mesmo lapso de tempo. É necessário recuar pelo menos uma semana uma vez que os preços nos postos nunca respondem ou se referem ao preço actual do crude (seja para subir, seja para descer).

O preço médio do crude rondou os 71 dolares no passado dia 1, correspondentes a cerca de 56.9 euros.

Este valor compara agora com os cerca de 118 dolares de valor médio nos máximos de junho, que correspondiam à data a cerca de 86.7 euros.


A queda do crude portanto é de 35%.



Voltando a comparar com a baixa nos combustíveis, esta terá sido um pouco inferior, especialmente no caso do gasóleo (o que poderá não estar errado de todo dado que os preços do derivado não seguem sempre correctamente a matéria bruta, mas para isto volto a dizer, precisava de dados dos mercados ARA de que actualmente não disponho). Já a baixa da gasolina está bastante próxima da baixa no crude.

Já agora, para situar, usando como base este exercicio, a gasolina "poderia" estar 1 centimos mais barata (~1.36) e o gasóleo uns 7.5 centimos mais baixo (~1.10).

Os preços pecam por defeito, não se desviam dramaticamente do preço do crude embora aparentemente pudessem estar mais baixos. Volto a salientar que este é um exercício rápido aproximado, com algumas limitações. Apesar das limitações a metodologia é a correcta, isto é, é este tipo de exercício que se terá de fazer para verificar se os preços estão a responder à matéria prima.
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por Cromio » 10/12/2014 15:00

Segundo o último gráfico que colocaste aqui:

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considerando que o oil estava a 70€, o EUR a 1.35 USD, o preço da gasolina bruta a 57,5 €/L e o imposto mais IVA é de 57% o preço da gasolina hoje deveria dar cerca de 0.80€ o litro.

Podes ajudar a fazer as contas?, já que a disparidade é enorme.
 
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por MarcoAntonio » 10/12/2014 14:30

Para além do lag, o preço dos combustíveis nunca desce (nem nunca sobe) na mesma proporção da matéria prima dado que uma enorme parte do preço final são custos que não oscilam com a matéria prima, margem e impostos (uma grande parte do qual assenta numa parcela fixa e não é proporcional ao preço base).

Além disso tem de ser considerada a evolução cambial. Mas os principais factores que tendem a fazer com que os preços não oscilem na medida que os clientes finais esperam são aqueles que indiquei atrás.
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por Cromio » 10/12/2014 14:02

Boas,
Já não consultava este fórum há alguns anos e a questão do preço dos combustíveis fez-me lembrar este tópico, tão concorrido quando os especuladores sem coração faziam o preço do petróleo subir e consequentemente dos combustíveis para proveito próprio. Incluindo os mauzões da Galp.
O Marco fez um excelente desmanchar do mito e julgo que seja importante uma actualização, mesmo que só do último ano ou vá, dos últimos 6 meses quando o Oil atingiu o topo mais recente a valer mais de 110 USD.

A descida é significativa e está a ser bastante acentuada desde há 6 meses para cá.
Julgo importante pois em 6 meses o Oil desceu 40% e pelas minhas contas o preço dos combustíveis desceu cerca de 20%.

Normalmente e pelo que me lembro ter ficado demonstrado aqui pelo Marco, o preço na gasolineira demorava 2 semanas a reflectir o preço nos mercados internacionais, o preço tem vindo a descer a questão é se tem descido com a mesma inclinação que o Oil.

Obrigado,
Crómio
 
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por rmachado » 16/10/2014 10:56

Obrigado Autoridade da Concorrência... vulgo Marco. :)

Abraço
 
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por MarcoAntonio » 15/10/2014 21:50

Posso actualizar, mas terei de introduzir semanas, de preferência meses, de dados para poder analisar devidamente. Em todo o caso, depois de ter acompanhado a cotação da matéria prima e dos combustíveis durante anos e não ter detectado anomalias significativas, duvido que desta vez vá encontrar algo diferente...

O problema é sistematicamente o de que há uma expectativa sobre a forma como os combustíveis deviam variar que não é realista dado que a forma como os custos se reflectem no preço final não é dos processos mais lineares.

Seja como for, vou arranjar um tempinho para voltar a meter tudo no excel e analisar o comportamento das últimas semanas então...
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por majomo » 15/10/2014 16:42

Peço ao Marco para fazer uma atualização ao tópico, antes de começar a dizer que os combustíveis não estão a acompanhar a descida da matéria prima, que é a justificação dada para as subidas...
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por Jorge Fr. » 4/6/2014 9:01

Tocou na LTA e não aguentou lá muito tempo. \:D/
 
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por NirSup » 30/5/2014 20:22

Storgoff Escreveu:-

Pois, mas o pior nesta história toda é a total conivência das entidades públicas no não esclarecimento cabal do assunto e pior ainda quando o actul governo apresenta uma proposta de lei onde faz questão de usar uma terminologia altamente enganosa que só pode fazer o jogo das petrolíferas a actuar em Portugal.

Basicamente não há qualquer demonstração cientifica que de facto os combustíveis chamados de Low Cost sejam diferentes dos combustíveis "normais" ( porque não lhes chamam High Cost :wink: ).

Partes interessadas neste negócio já há muito tempo que lançaram o alarme nos consumidores dizendo que o os combustíveis Low Cost eram de inferior qualidade e prejudiciais para o motor já que lhes faltava muitos dos aditivos que estariam presentes nos ditos combustíveis normais.
No entanto, nada disto foi até hoje demonstrado com apresentação de simples análises laboratoriais.

Pior, a DGE não veio a terreno desmistificar esta falsidade e como se não bastasse, é agora o governo que, na proposta de lei, faz questão de utilizar terminologia altamente enganosa e que só pode fazer o jogo de quem nunca quis esclarecer nada.

Do ponto de vista técnico e no que diz respeito à função a que se destinam, os combustíveis são basicamente todos iguais.
Algo que já se suspeitava há muito mas que nunca ninguém com responsabilidades na matéria quis esclarecer.
Num teste feito há uns tempos atrás, a DECO foi ainda mais longe ao não ter sequer encontrado diferenças, no caso do gasóleo, entre a versão normal e a versão premium, o que só demonstra a publicidade totalmente enganosa que impera neste sector.

Afinal os aditivos especiais adicionados pelas petrolíferas servem apenas questões operacionais e de segurança que permitem identificar inequivocamente o seu próprio combustível.



Caro Storgoff,
Estou totalmente de acordo com o que escreveste neste tópico. Existem muitos mitos que importa desfazer. Mas quem de direito e com responsabilidades nesta matéria não o quer fazer. Quem sabe se isso não serve de moeda de troca de interesses menos claros?
Mas duma coisa tenho a certeza: há mitos urbanos (como a morte do saudoso Sá Carneiro ou do desaparecimento da Maddie McCann que por mais demonstrações ou evidências NUNCA deixarão de persistir na mente de algumas pessoas.
Lembro-me de no início do aparecimento dos combustíveis agora chamados «low cost» se dizer à boca cheia que aquilo era uma mistela, feita sabe-se lá como, e que não eram derivados do petróleo. Como se isso fosse possível, até em termos fiscais, sabendo-se como se sabe que os combustíveis rodoviários são produtos com uma altíssima componente fiscal no preço final (PVP). E as autoridades tributários acompanharam desde o início as ditas bombas «low cost». Não deve ter havido nenhuma que não fosse objeito de uma ação de fiscalização das autoridades tributárias. E que se saiba até hoje nenhuma delas foi autuada por estar a vender gato por lebre.
Esta cena dos aditivos faz-me lembrar os produtos de limpeza que compramos no supermercado. Cada um de nós tem as suas marcas de eleição e afirma perentoriamente que o seu eleito é o melhor de todos. Para mim são todos maus e caros mas uns são piores e mais caros do que outros. Por isso, nas horas vagas faço eu os meus próprios detergentes domésticos: melhores e mais baratos.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por Storgoff » 30/5/2014 15:28

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Pois, mas o pior nesta história toda é a total conivência das entidades públicas no não esclarecimento cabal do assunto e pior ainda quando o actul governo apresenta uma proposta de lei onde faz questão de usar uma terminologia altamente enganosa que só pode fazer o jogo das petrolíferas a actuar em Portugal.

Basicamente não há qualquer demonstração cientifica que de facto os combustíveis chamados de Low Cost sejam diferentes dos combustíveis "normais" ( porque não lhes chamam High Cost :wink: ).

Partes interessadas neste negócio já há muito tempo que lançaram o alarme nos consumidores dizendo que o os combustíveis Low Cost eram de inferior qualidade e prejudiciais para o motor já que lhes faltava muitos dos aditivos que estariam presentes nos ditos combustíveis normais.
No entanto, nada disto foi até hoje demonstrado com apresentação de simples análises laboratoriais.

Pior, a DGE não veio a terreno desmistificar esta falsidade e como se não bastasse, é agora o governo que, na proposta de lei, faz questão de utilizar terminologia altamente enganosa e que só pode fazer o jogo de quem nunca quis esclarecer nada.

Do ponto de vista técnico e no que diz respeito à função a que se destinam, os combustíveis são basicamente todos iguais.
Algo que já se suspeitava há muito mas que nunca ninguém com responsabilidades na matéria quis esclarecer.
Num teste feito há uns tempos atrás, a DECO foi ainda mais longe ao não ter sequer encontrado diferenças, no caso do gasóleo, entre a versão normal e a versão premium, o que só demonstra a publicidade totalmente enganosa que impera neste sector.

Afinal os aditivos especiais adicionados pelas petrolíferas servem apenas questões operacionais e de segurança que permitem identificar inequivocamente o seu próprio combustível.
 
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