Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por patacas » 24/10/2008 10:34

está parada...suponho que em consolidação
 
Mensagens: 611
Registado: 3/4/2008 11:50

por The Mechanic » 24/10/2008 10:32

Queda de 23% :shock: ...não era suposto pararem a negociação disto ...?
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4564
Registado: 16/12/2004 15:48
Localização: Sintra

por Auditor » 24/10/2008 10:22

iurp Escreveu:Não há nada que sempre desça e o rebound dela vai ser fortíssimo face ao nivel das quedas.Agora quando é que não se sabe.

Continuo a ver de fora.

Abraço


O problema é se faz o rebound nos 2€ e sobe "apenas" para os 2,50€ (subida de 25%). Há mts entalados acima de 4€.
Noutros tempos não tinha dúvidas que ainda iamos ver brevemente acima de 4€, mas tendo em conta o que se tem passado ultimamente esses 4€ podem ficar mt mt longe.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por iurp » 24/10/2008 10:13

Não há nada que sempre desça e o rebound dela vai ser fortíssimo face ao nivel das quedas.Agora quando é que não se sabe.

Continuo a ver de fora.

Abraço
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

Re: [b]Candonga[/b]

por Elias » 24/10/2008 10:07

soso Escreveu:
Elias Escreveu:
fbarrancos Escreveu:Por isso mesmo... apostei agora num ressalto... entrada a 2,92


Epá por esse preço nem na candonga!!!!

Não será 3,92? :mrgreen:
[b]

É caso para dizer "se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé"...

Caro Elias.... se não foste à candonga, a candonga foi até ti.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Isto está muito preto.....
Esperemos por dias melhores.


lol, teria piada se não fosse trágico para uma data de gente.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

[b]Candonga[/b]

por soso » 24/10/2008 10:01

Elias Escreveu:
fbarrancos Escreveu:Por isso mesmo... apostei agora num ressalto... entrada a 2,92


Epá por esse preço nem na candonga!!!!

Não será 3,92? :mrgreen:
[b]

É caso para dizer "se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé"...

Caro Elias.... se não foste à candonga, a candonga foi até ti.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Isto está muito preto.....
Esperemos por dias melhores.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

por mlra » 24/10/2008 9:44

Boas!

Em minha opinião num bear market não existem suportes infaliveis. Para mim a JM a 3.05 ou 2.90 está mais do que barata, agora para o mercado não sei. O meu conselho é para ficarem de fora desta e doutras pois o psi quebrou o minimo do ano (claro que ainda pode inverter mas... penso ser um grande risco). Concerteza haverá muitos momentos para se ganhar €.

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por artista_ » 24/10/2008 9:34

Ainda agora estava em "consolidação de ofertas"... não deixo de acompanhar este "Crash" da JM com alguma tristeza, aguentou-se surpreendentemente bem com durante mais de um ano, mesmo com os mercados em pânico, e agora parece que nada a segurará... os 2.90 que há poucos dias alguém aqui referiu estão já muito perto quando nessa altura pareciam "inatingiveis", mas alguém conseguirá entrar a 2.90 ou a outro valor qualquer num título assim?!

Boa sorte para quem se aventurou nela... ou neste mercado!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: JM

por iurp » 24/10/2008 8:51

Clinico Escreveu:Hecatombe que vai para a História...Já vai a perder mais de 40% em 6 dias. Fabuloso!
Com os futuros nos States em -5% isto hoje vai haver batatada que sobeja para segunda feira. Já estou a ver as manifestações em Wall Street mais logo :lol: :lol:

Bem, vamos ver onde isto vai parar. O pior que pode acontecer é fecharem-nos a bolsa :lol:

Ai que esta adrenalina dá-me cabo do coração...

Abraços e calma que estamos a viver Hitória.
Clinico


Isto comparado com as quedas da Sonae ainda é uma brincadeira.

As facas continuam a vir de todo o lado e talvez continue a ser aquela que terá maior tendência de queda no PSI 20. As vendas a retalho concerteza que diminuirão nos próximos 2 anos, derivado da perca de capacidade de comprar das populações. Por isso...a minha única admiração é o facto de só agora o mercado a deixar cair.

Abraço
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

por Elias » 24/10/2008 8:48

mlra Escreveu:Boas!

Elias parece que fechaste o curto cedo de mais, as quedas continuam. :wall:


Epá, quando decidi fechar a posição sabia que podia continuar a cair.

Tecnicamente não havia qualquer sinal de compra (isto é, de fecho de curtos). Mas há alturas em que um gajo não resiste :lol:

Agora é ter paciência. Outras oportunidades haverá.

1 abraço,
Elias
Editado pela última vez por Elias em 24/10/2008 10:05, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

JM

por Clinico » 24/10/2008 8:32

Hecatombe que vai para a História...Já vai a perder mais de 40% em 6 dias. Fabuloso!
Com os futuros nos States em -5% isto hoje vai haver batatada que sobeja para segunda feira. Já estou a ver as manifestações em Wall Street mais logo :lol: :lol:

Bem, vamos ver onde isto vai parar. O pior que pode acontecer é fecharem-nos a bolsa :lol:

Ai que esta adrenalina dá-me cabo do coração...

Abraços e calma que estamos a viver Hitória.
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por mlra » 24/10/2008 8:23

Boas!

Elias parece que fechaste o curto cedo de mais, as quedas continuam. :wall:

Pessoal, isto quer-me parecer que até (a mim inclusive) aos jovens da GS correu mal. "Fizeram" a JM quebrar a LTA de longo prazo e deu nisto. Agora é só vê-la descer. Bem neste momento deixou de ser a cotada que menos desceu , entregando "titulo" á portucel e semapa.

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por Kugumelo » 23/10/2008 22:22

artista Escreveu:Kogumelo não percebeste o que eu quis dizer, acontece accionarmos o nosso stop loss e o título inverter a seguir, no teu exemplo, entraste a 4.60 e o stop nos 4.50 foi accionado. Imagina que a seguir tinha ido aos 4.40 e tinha subido e agora estava a 4.90!
:wink:

abraço

artista



Ahh ok. Tinha entendido de outra forma. Sim, e como está o mercado nesta altura com uma imensa volatilidade ...isso é perfeitamente possivel.
Aí claro que dá aquele amargo de boca. Mas nem tudo pode ser bom...
 
Mensagens: 38
Registado: 8/2/2008 2:26

por ljbk » 23/10/2008 17:48

Boas !

Apesar de estar negativo no médio prazo em relação a este titulo há algum tempo como ainda aqui referi há poucos dias, não posso deixar de comentar a facilidade que aparentam algumas das afirmações aqui colocadas.
Pela minha "experiência" negociar em bolsa é muito complicado e este titulo é um exemplo claro.
No momento dum toque numa LTA, LTD, numa resistência ou suporte, há sempre duas possibilidades: rebound ou quebra. Naquele preciso momento certezas não há, há probabilidades para já não falar das zonas de falsos breaks à volta das resistências, suportes, LTAs e LTDs. Essas probabilidades estão geralmente pouco acima dos 50% e errar numa situação destas é o mais natural. A importancia destes pontos é que são sempre os melhores pontos para uma abertura ou o fecho de uma posição em qualquer dos sentidos: rebound em LTA ou suporte para entrada longa ou fecho curto, rebound em LTD ou resistência para fecho londo ou entrada curta, ...
Neste caso especifico, a zona de suporte/resistência era muita larga tendo consoante as interpretações uma largura de 5 a 10%. Para alem disso já tinha havido um fecho em Julho na zona dos 4.20 e muito volume na zona dos 4.40 em Março e não tinha havido qualquer quebra do suporte tendo saido beneficiado quem apostou no rebound.
Para alem disso, a LTA era tão antiga que era muito dificil indicar o valor exacto onde ela se encontrava, sendo apenas possivel definir uma zona provavel.
Assim, pela minha parte, considero que só ontem com uma abertura e negociação claramente abaixo dos 4.20, ficou claro não só que o suporte estava quebrado mas tambem que a LTA estava quebrada e que isso iria muito provavelmente gerar um momentum negativo para o titulo.
O mais importante é reconhecer o erro e não se deixar arrastar por ele e assim no caso de se ter apostado no rebound era imperativo fechar a posição.

E agora ?
Agora, tendo sido a zona da quebra, uma zona muito importante para o titulo, durante mais de um ano, o mais provavel é que haja um novo teste a essa zona e o mais provavel é que volte a cair mas certezas não há.
E se houver rebound, vai aos 4.20 ? 4.40 ? 4.60 ?
Tal como já foi referido, a zona é tão larga que é muito dificil prever o valor exacto. Os retracements de Fibonacci são neste caso uma ajuda que se pode revelar preciosa para quem decida arriscar uma entrada longa.

BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

por Nyk » 23/10/2008 17:16

Jerónimo Martins perde um terço do valor em sete dias
As acções da Jerónimo Martins fecharam em queda pela sétima sessão consecutiva, período em que os títulos deslizaram 33%. A empresa, que tem sido penalizada por notas de research negativas e pela descida da moeda polaca, está agora a negociar em mínimos de Janeiro de 2006.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt


As acções da Jerónimo Martins fecharam em queda pela sétima sessão consecutiva, período em que os títulos deslizaram 33%. A empresa, que tem sido penalizada por notas de “research” negativas e pela descida da moeda polaca, está agora a negociar em mínimos de Janeiro de 2006.

Hoje os títulos fecharam a cair 9,1% para 3,654 euros. Ao longo da sessão chegaram a deslizar 12,69% para 3,51 euros, a que corresponde ao valor mais baixo desde Janeiro de 2006 e uma perda de 33% face ao valor de fecho de terça-feira passada.

A companhia liderada por Luís Palha, que por muito tempo chegou a ser a única do PSI-20 com saldo positivo em 2008, acumula agora uma queda anual de 32,33%.

Parte deste desempenho deve-se às quedas acumuladas ao longo das últimas sete sessões, período durante o qual os títulos passaram de 5,225 euros para os actuais 3,654 euros.

A capitalização bolsista da companhia está agora nos 2,299 mil milhões de euros, depois de eliminado um terço do valor nestas sete sessões.

A Jerónimo Martins tem sido penalizada sobretudo pela divulgação de notas de “research” negativas por parte de bancos de investimento estrangeiros, que assinalam o impacto negativo da crise financeira da actividade da empresa, que tem uma forte presença na Polónia.


A economia polaca tem sido penalizada pela crise, o que se reflecte na evolução da moeda do país. Hoje o zloty voltou a negociar em queda face ao euro (-0,58%), acumulando uma descida de mais de 9% no espaço de sete dias.

O Goldman Sachs, que há menos de uma semana reduziu o “target” da Jerónimo Martins para 4,20 euros, voltou a cortar a avaliação da empresa liderada por Luis Palha da Silva. O “target” caiu em 10%, para 3,80 euros, mas o banco de investimento norte-americano retirou a empresa da lista de “convicção de venda”.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por mcarvalho » 23/10/2008 16:29

caro Artista

desculpa

já não vejo nada

um abraço

mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por MarcoAntonio » 23/10/2008 16:24

MarcoAntonio Escreveu:Ontem não comentei porque durante a tarde não me foi possível e depois ao final da tarde e da noite já havia muita gente a comentar e com gráficos actualizados.

Posso deixar aqui o meu com a sessão de ontem: a interpretação é que quebrou em fecho dois importantes suportes.

Para quem investe com base (parcialmente que seja) em Análise Técnica, é totalmente contrário às regras comprar JMT neste momento. E para quem está longo, dificilmente encontro melhor razão para activar um stop.

A tentação nestas alturas é argumentar na base "pode recuperar". É uma excelente forma de justificar a indisciplina e de não limitar as perdas quando se deve, pois seguindo essa lógica, ficar-se-á com o papel na mão quer das vezes que recupera, quer das vezes que não recupera...

Devemos partir do principio que não recupera e não do principio de que recupera.


Recupero este texto, porque certamente a mensagem passará agora melhor.

Este Bear Market vai longo mas ainda noto muitos investidores a apoiarem-se em "principios de esperança"...

Em termos de Análise Técnica não há razões para comprar um papel quando quebra um suporte e é dos melhores momentos que consigo imaginar para activar um stop para quem está dentro (longo). Nas quebras dos suportes, para além de tender a surgir uma nova tendência (ou continuar a existente) no sentido da quebra tende também a surgir com notável frequência momentum...

Os investidores agarram-se às excepções na esperança de minimizar as perdas ou de adivinhar um volte-face e fazer "um grande trade". Com isso, em regra, tendem a aumentar as perdas e a entrarem nos papéis em péssimas alturas...

No caso da Jerónimo Martins acrescia que não havia sequer um valor próximo onde colocar um stop!


Bom, esta intervenção é mais de um carácter pedagógico, para alertar para comportamentos que noto (pelos comentários aqui neste tópico e noutros) que ainda ocorrem bastante.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por artista_ » 23/10/2008 16:22

Kogumelo não percebeste o que eu quis dizer, acontece accionarmos o nosso stop loss e o título inverter a seguir, no teu exemplo, entraste a 4.60 e o stop nos 4.50 foi accionado. Imagina que a seguir tinha ido aos 4.40 e tinha subido e agora estava a 4.90!
:wink:

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Kugumelo » 23/10/2008 16:12

Artista tens toda a razão.

No entanto acho que mesmo assim prefiro ficar triste quando sobe muito. Assim o meu stop profit é sinal que já tinha sido atingido.

É sinal que já tinha ganho algum.

Se for o stop loss é sinal que perdi um valor aceitável á partida.

Logo acho que é possivel ver o lado positivo das duas situações...
 
Mensagens: 38
Registado: 8/2/2008 2:26

Re: Caros amigos

por artista_ » 23/10/2008 15:59

artista Escreveu:
mcarvalho Escreveu:
Caro artista

Ajuda-nos aí e revela-nos a tua estratégia


A minha estratégia está explicada no meu blogue mas ainda lhe falta o ponto mais importante, o que fala dos pontos de entrada, esse vai ser mais difícil de explicar...

De qualquer forma gostaria de dizer duas ou três coisas.

A minha estratégia é pessoal foi contruida por mim de acordo com a minha forma de ser e ver os mercados. Embora possa haver muitos pontos que serão importantes para qualquer estratégia (eu também não a desenvolvi sozinho) cada um deverá aprender a defenir a sua...

A minha estratégia assenta em muitos pressupostos que já foram várias vezes aqui abordados por vários intervenientes, de certa forma talvez não vejam nela nada de novo... no fundo é constituida pelas regras que devo respeitar quando invisto na bolsa.

Finalmente, talvez o mais importante, gostaria de dizer que não há estratégia que resulte sem "disciplina". Uma coisa é estabelecermos alguns pressupostos de negociação outra é conseguirmos respeitá-los. Em muitos aspectos da vida os pormenores são importantes, na bolsa são decisivos! Simplificando com um exemplo, eu sei que não devo entrar com o índice em tendência dominante de queda, muitos já leram isso aqui e sabem que é arriscado entrar agora, quantos ficam fora?!

Abraços

artista


mcarvalho Escreveu:recorda-me pf link do teu blogue


mccarvalho, o link do meu blogueestá no fundo das minhas mensagens! :wink:

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Ulisses Pereira » 23/10/2008 15:57

clinico, infelizmente esses são os mesmos argumentos que outros utilizadores do Caldeirão invocavam aquando da quebra do suporte dos 1,48 euros (primeiro) e dos 1,14 euros (depois) na Sonae.

O mundo inteiro caiu, Clínico. Não foram apenas as más empresas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por artista_ » 23/10/2008 15:55

Kugumelo Escreveu:... Perdi, é certo. Mas estou feliz, porque consegui ser autodisciplinado.
Tive o azar de ser no dia em que o suporte quebrou. Mal atingiu o meu stop aos 4,50 vendi. Agora anda nos valores em que anda...sem qualquer suporte visivel.


Era bom que estivesses contente por teres sido auto disciplinado mas o mais certo é estares contente porque agora estarias a perder muito mais :wink:

Não confundamos as coisas, ser auto-disciplinado também implica por vezes não ficar contente porque vendemos e o título sobe por aí acima, e nessa altura sabemos que somos disciplinados porque estamos um pouco tristes mas continuamos a achar que fizémos bem, que fizémos o que tinhamos de fazer!

Abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

obrigado Artista

por mcarvalho » 23/10/2008 15:54

recorda-me pf link do teu blogue

um abraço

mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: Caros amigos

por artista_ » 23/10/2008 15:49

mcarvalho Escreveu:
Caro artista

Ajuda-nos aí e revela-nos a tua estratégia


A minha estratégia está explicada no meu blogue mas ainda lhe falta o ponto mais importante, o que fala dos pontos de entrada, esse vai ser mais difícil de explicar...

De qualquer forma gostaria de dizer duas ou três coisas.

A minha estratégia é pessoal foi contruida por mim de acordo com a minha forma de ser e ver os mercados. Embora possa haver muitos pontos que serão importantes para qualquer estratégia (eu também não a desenvolvi sozinho) cada um deverá aprender a defenir a sua...

A minha estratégia assenta em muitos pressupostos que já foram várias vezes aqui abordados por vários intervenientes, de certa forma talvez não vejam nela nada de novo... no fundo é constituida pelas regras que devo respeitar quando invisto na bolsa.

Finalmente, talvez o mais importante, gostaria de dizer que não há estratégia que resulte sem "disciplina". Uma coisa é estabelecermos alguns pressupostos de negociação outra é conseguirmos respeitá-los. Em muitos aspectos da vida os pormenores são importantes, na bolsa são decisivos! Simplificando com um exemplo, eu sei que não devo entrar com o índice em tendência dominante de queda, muitos já leram isso aqui e sabem que é arriscado entrar agora, quantos ficam fora?!

Abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Elias » 23/10/2008 15:47

mlra Escreveu:Boas Elias.

Com que instrumento estiveste short na Jm?! È que no meu banco só tenho Calls da JM não tenho puts. :x

Cumps


olá mlra,

Foi com um turbowarrant (o citibank tem 3 puts-turbo).

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, bento.jp13, Bing [Bot], bpcolaco, CORTIÇA, dragom, Ferreiratrade, Garfield, Google Adsense [Bot], JFDIL, latbal, m-m, malakas, MPAM, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, yggy, zuluotegui e 126 visitantes