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Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por - GOE - » 14/1/2009 18:56

Se calhar foi a que caiu menos, porque é das que apresenta mais solidez a nível fundamental.

O facto de ter sido a ultima a quebrar a sua tendência ascendente, para mim pessoalmente, não é sinal que tenha que descontar mais do que as outras.

Bem pelo contrário, se houve razões que a fizeram manter a sua tendência ascendente até há pouco tempo, foi porque os investidores reconheceram na JMT uma empresa que lhes apresentava maior solidez perante o resto do mercado.

O impacto do zloty nas contas foi aparentemente zero, a cobertura cambial foi à partida efectuada e com sucesso.

A empresa não excedeu os resultados, mas apresentou-os em linha com o esperado, o que neste cenário económico é na minha perspectiva só por si bastante positivo.

PS: Não detenho qualquer posição na JMT

Bons negócios :wink:
 
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por FGRACIA3 » 14/1/2009 18:51

Artista,mesmo sem as vendas das novas lojas, os resultados foram muito bons.


As vendas da Jerónimo Martins atingiram os 6,8 mil milhões de euros em 2008, um crescimento de 28,7%. Os números ficaram abaixo das previsões dos analistas.

No comunicado enviado à CMVM, que dá conta das vendas preliminares do ano passado, a Jerónimo Martins refere que no quarto trimestre de 2008 as vendas consolidadas do grupo cresceram 20,7% para os 1.861 milhões de euros.

Excluindo as novas 403 lojas que abriram em 2008, o volume de negócios da retalhista portuguesa aumentou 11,2% na cadeia Pingo Doce e 20,1% na Biedronka, cadeia polaca de ‘hard-discount', "cumprindo os objectivos da gestão do grupo", diz o comunicado.

O ano de 2008 foi marcado pela concretização do plano de expansão com a abertura de 172 novas lojas (17 Pingo Doce, 1 Recheio e 154 Biedronka), além da JM ter integrado as operações portuguesa e polaca da cadeia Plus, com mais 77 novas unidades Pingo Doce e 205 lojas da marca polaca.

Os títulos da Jerónimo Martins fecharam a sessão de hoje a recuar 4,30% para os 3,38 euros e já acumulam uma desvalorização anual de 14,86%, o pior desempenho em Lisboa.
 
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por artista_ » 14/1/2009 18:46

O crescimento apresentado é das vendas não é dos resultados, faltará saber esses... as vendas também aumentaram porque foram abertas novas lojas!

Resina, não vale a pena contrariar o mercado, como sabes a JM também foi das que caiu menos por isso será normal que outras já tenham um desconto muito maior. A sonae, por exemplo, caiu mais de 75% em realação aos máximos de há cerda de um ano, para a JM cair o mesmo, em relação ás cotações dessa altura, teria de estar a menos de 1,5 euros...

Abraços

artista
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por Resina » 14/1/2009 18:29

Bocciardi Escreveu:um crescimento de 28,7% (+26,1%, excluindo o efeito cambial) em relação a 2007. No quarto trimestre, as
vendas líquidas consolidadas atingiram 1.861 milhões de euros, um crescimento de 20,7% (+22,9%, excluindo o efeito cambial).

O efeito cambiam o que traz de penalizador ao titulo???
Nadaa, migalhas, mas teimam em dizer que sim, que é muito penalizador...
No geral, crescimento de 20% não é optimo, é execelente. Quero ver qual é a empresa do Psi20 que fez melhor... Aposto que não há nenhuma...
Mas como é a melhor, na bolsa é a que tem de cair mais... Aquela que piores resultados apresentam deve ser que a vai subir mais... È assim a bolsa, sempre ao contrário.
E amanha como estes dados "pessimos", "aterradores", "escandalosos", "do pior de sempre", o titulo vai cair mais uns 5% e continuar na mesma. Pode ser que a 1€ ainda esteja caro e talvez só nos 50 centimos (que é o que vale a concorrencia) possa estar bom para se comprar.
O zloty até pode subir, mas para "eles" será sempre a desculpa...
Com as descargas que andam a ser feitas "duvido" que seja a "arraía miuda", deve ser algum fundo, mas como ainda não atingiu nenhuma quota minima, não divulga nada à Cmvm.
15% de queda anual em 14 dias do ano, o pior desempenho da "pior" empresa cotada em Portugal, faz todo o sentido. :?
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
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jerónimo martins

por FGRACIA3 » 14/1/2009 18:27

Com estes resultados, a jm tem tudo para subir amanhã. eu estou dentro
 
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por Bocciardi » 14/1/2009 18:22

Um pequeno comentário:

Acho que, face à conjuntura actual, os resultados obtidos com um crescimento de cerca de 29% nas vendas totais é muito bom.

Perante a previsão de um crescimento para valores mais perto dos 7 000 milhões de euros, creio que a previsão foi feita numa altura em que a conjuntura não era tão dramática face ao que se observa neste momento, sendo normal que o sector de retalho e alimentação seja o último a sofrer as consequências de crises conjunturais...

Perante tais resultados, creio que amanhã vamos ver os analistas dizer que ficaram aquém das expectativas iniciais, mas que os resultados são bons.

Quanto à cotação, acho que vai continuar a lateralizar pelos valores actuais nos proximos dias, mas qq previsão é arriscada, dada a volatilidade que os mercados voltam a assistir.

Um abraço
Editado pela última vez por Bocciardi em 14/1/2009 18:52, num total de 2 vezes.
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por Bocciardi » 14/1/2009 18:16

Em 2008, as vendas líquidas consolidadas de Jerónimo Martins atingiram 6.887 milhões de euros, um crescimento de 28,7% (+26,1%, excluindo o efeito cambial) em relação a 2007. No quarto trimestre, as
vendas líquidas consolidadas atingiram 1.861 milhões de euros, um crescimento de 20,7% (+22,9%, excluindo o efeito cambial).

Este desempenho é resultado i) do forte crescimento LFL, acima do registado pelo sector, reportado pelo
Pingo Doce e pela Biedronka; ii) da execução do plano de crescimento orgânico do Pingo Doce e da
Biedronka e iii) do sucesso da integração, em Pingo Doce e Biedronka, das antigas lojas Plus adquiridas
em 2008.

No sector do retalho alimentar, o último trimestre do ano de 2008 foi marcado, entre outros factores, pelo significativo abrandamento da inflação alimentar, tanto em Portugal como na Polónia. Recorda-se que, em ambas as geografias, foi no 4T07 que a inflação alimentar registou maior aceleração.

No ano de 2008, o Retalho em Portugal registou um crescimento das vendas totais de loja de 19,2%, em
resultado do crescimento de 6,0% das vendas LFL e do aumento da área de venda (+21,7% no final do ano).
O Pingo Doce, no 4T08, registou um aumento de 7,8% das vendas LFL, que reflecte quase exclusivamente um crescimento de volumes.

O crescimento das vendas do Pingo Doce, para além do LFL, reflecte também i) a execução do plano de
crescimento orgânico com 17 aberturas; ii) a adaptação, para o modelo de negócio do Pingo Doce, das lojas compactas do Feira Nova, das quais 5 sofreram uma remodelação profunda e iii) a integração de 77 antigas lojas Plus adquiridas em Maio de 2008, das quais 16 foram totalmente remodeladas para Pingo Doce e as restantes sofreram um processo mais conservador de remodelação e que no seu conjunto contribuíram com 131 milhões de euros para as vendas da Companhia.

A redução do sortido da área não alimentar, reflectiu-se no comportamento das vendas LFL dos
hipermercados e das lojas compactas do Grupo.

Na Polónia, a Biedronka registou, no ano de 2008, um crescimento das vendas totais de 37,2% em
moeda local, em resultado do crescimento de 20,1% das vendas LFL e do aumento continuado da área de
venda.

No 4T08, o crescimento LFL das vendas da Biedronka atingiu +11,5% o que, considerando o abrandamento muito significativo da inflação ao longo do 4T08, implica um crescimento dos volumes e da quota de mercado semelhante ao registado durante os primeiros nove meses do ano.

A Biedronka abriu, no ano, 154 lojas às quais se vieram juntar 205 lojas Plus adquiridas em Outubro de
2008 e que contribuíram com 106 milhões de euros para as vendas da Companhia (uma média de 75 dias
de vendas). A Biedronka terminou o ano com um total de 1.359 lojas.

No Recheio, o crescimento LFL registado no 4T08 (+1,7%) reflecte algum abrandamento da actividade no
canal HoReCa observado nos dois últimos meses do ano. As vendas totais da Companhia, no entanto,
aumentaram 3,0% no 4T08 em relação ao mesmo período do ano anterior, em consequência, também, da
integração de uma nova loja adquirida no início de Novembro de 2008.

Jerónimo Martins | Vendas Preliminares de 2008 3 / 5
Na Madeira, o desempenho LFL do 4T08 reflectiu o impacto da abertura de lojas de diferentes operadores
num mercado de dimensão limitada.

Na Indústria, as vendas do ano registaram um crescimento de 3,1% mesmo tendo em conta um certo
impacto, derivado do ajuste das políticas de preço, nos volumes de algumas categorias. Para este
desempenho também contribuiu a boa resposta das unidades de produção da Companhia no abastecimento de unidades da Unilever em outras geografias. A Unilever Jerónimo Martins manteve-se atenta na defesa das quotas de mercado das categorias chave.

Nos Serviços de Marketing, Representação e estauração, as vendas do ano cresceram 8,0% com
aceleração no 4T08 (+20,6%), reflectindo, principalmente, a entrada de 3 novas representadas durante o ano de 2008 e a abertura de 8 novas lojas de restauração no ano.

Em relação a 2008, a Gestão encara com satisfação o atingir do crescimento LFL esperado para os
principais modelos de retalho e a execução do plano de expansão e de integração de lojas delineado.
Lisboa, 14 de Janeiro de 2009


Fonte: CMVM
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por Bocciardi » 14/1/2009 18:11

Jerónimo Martins, SGPS, S.A.
Vendas Preliminares 2008

�� Vendas líquidas consolidadas crescem 28,7%, atingindo 6.887 milhões de euros em 2008
�� Forte crescimento das vendas LFL do Pingo Doce (+11,2%) e da Biedronka (+20,1%)
�� Parque de lojas do Grupo (distribuição alimentar) com mais 403 lojas em relação a 2007 (aumento de 29,5% da área de venda):
�� 172 novas lojas abertas em 2008 – 17 Pingo Doce, 154 Biedronka e 1 Recheio
�� Processos de aquisição levam à integração de 283
novas lojas – 77 Pingo Doce, 205 Biedronka e 1 Recheio
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por - GOE - » 14/1/2009 18:09

Resultados em linha com o esperado:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR21836.pdf
 
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por majomo » 14/1/2009 18:09

Cradle of Filth Escreveu:Sejas bem aparecido Marco.

Já que aqui estás diz-nos do alto do teu lap top como vês a reacção aos resultados de hoje...

PS - não te esqueças que tens um almoço para organizar ... :mrgreen:


Não sou o Marco, mas ficam aqui os meus 2 cents.

Como infelizmente previa, os mercados, após a euforia natalícia, voltarão à realidade bear...

E a JM, segue rumo aos 3€ onde tenho uma ordem de compra até final deste mês... :? :)

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
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-A tendência é minha amiga
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-Cumprir as regras anteriores...
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por Elias » 14/1/2009 18:01

Em qual dos três tópicos preferes que coloque? :lol:
 
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por sacatrocos » 14/1/2009 17:57

Entao os resultados, onde estao eles?
 
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por Elias » 14/1/2009 16:50

Cradle of Filth Escreveu:No que leio por aqui...


São opiniões. Há-as boas e más.
 
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por Cradle of Filth » 14/1/2009 16:49

Sejas bem aparecido Marco.

Já que aqui estás diz-nos do alto do teu lap top como vês a reacção aos resultados de hoje...

PS - não te esqueças que tens um almoço para organizar ... :mrgreen:
Editado pela última vez por Cradle of Filth em 14/1/2009 16:51, num total de 1 vez.
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por Ulisses Pereira » 14/1/2009 16:48

Mas a Brisa e esta não são boas em tempos de crise ?

Estamos em crise e elas em queda livre ...


Acho que o mito das acções defensivas e que actuam em contra-ciclo já se desvaneceu há alguns anos. Aliás, faço referência a isso no artigo "Uma Brisa fresca" disponível em http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=348650

Um abraço,
Ulisses
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por MarcoAntonio » 14/1/2009 16:46

Cradle of Filth Escreveu:No que leio por aqui...


Hmm, a Brisa "foi boa" no Bear Market 2000~2003. Neste Bear Market não tem tido nada de boa e houve alturas em que foi até das piores...

A Jerónimo Martins tb não tem propriamente uma tradição de ser boa durante os Bear Markets (o de 2000 começou-o um ano e tal antes do resto do mercado e este começou mais tarde um ano que o resto do mercado).

Só mesmo a Brisa é que conseguiu contrariar o mercado durante praticamente todo o Bear Market mas foi no anterior. Neste não se tem passado nada disso e as quedas não são de agora...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por EuroVerde » 14/1/2009 16:45

Cradle of Filth Escreveu:Mas a Brisa e esta não são boas em tempos de crise ?

Estamos em crise e elas em queda livre ...

:-k


São boas empresas mas, neste momento de crise penso que seus fundamentais vão-se degradar no futuro. Portanto na minha opinião, os resultados por melhores que sejam que sairão, pode não ser suficiente (claro que não é) para que os investidores possam acreditar no futuro, na medida em que sendo empresas que geram boas quantidades de cash-flow, pode ainda assim verem-se em sérias dificuldades por sua redução do ROE ou ainda assim as que se encontrarem mais endividadas vão ter que pagar primeiro as dividas e só depois o que sobrar é alocado na actividade da empresa.
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por mais_um » 14/1/2009 16:44

Boas!

Saiu ontem no jornal OJE (pag.2) a previsão dos resultados de vendas da JM, o objectivo do grupo para 2008 era de 7.000 milhões de euros, a media dos 9 analistas aponta para 6.955 milhões de euros, ou seja 0,7% abaixo do objectivo. Tendo em conta que em 2007 as vendas foram 5.350 milhões de euros. Se isto é mau.....não sei o que será bom.

Nota: neste momento também estou dentro com stop a -10%

Um abraço

Alexandre Santos
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por Cradle of Filth » 14/1/2009 16:42

No que leio por aqui...
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por Elias » 14/1/2009 16:41

Cradle of Filth Escreveu:Mas a Brisa e esta não são boas em tempos de crise ?


Baseado em ...............
 
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por Cradle of Filth » 14/1/2009 16:38

Mas a Brisa e esta não são boas em tempos de crise ?

Estamos em crise e elas em queda livre ...

:-k
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por EuroVerde » 14/1/2009 16:35

Cradle of Filth Escreveu:Baseado em ...............


Posso dizer que é uma convicção minha. Ou se chegar a haver ressalto, pode não ser muito vincado.
Mas para além disso, penso que a JM anda atrasada em relação às outras do PSI 20, é portanto uma empresa que se tem que adiantar... :lol: não vai ter muita margem para brincadeiras.

Até digo mais, era para começar a comprar perto dos 2,2 mas não vale a pena. 1º porque pode não lá chegar
e 2º não vejo ressalto.

Vou então partir para uma outra e deixar a JM para que quer perder dinheiro.
:lol: :lol: :lol:
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por Elias » 14/1/2009 16:33

...baseado no facto de estar a fazer novos mínimos dia após dia, no facto de os indicadores estarem todos em queda, no facto de circular abaixo das médias móveis...
 
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por Cradle of Filth » 14/1/2009 16:25

Baseado em ...............
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por Elias » 14/1/2009 16:25

EuroVerde Escreveu:Ao contrário do que aconteceu em Outubro, pode afundar, mas eu não vejo depois nenhum ressalto, vejo sim uma lateralização para depois afundar de novo. Vamos ver


Também tou mais de acordo com este cenário, não porque os resultados sejam bons ou maus (porque sobre isso não faço a mais pálida ideia) mas sim porque a tendência é descendente e a probabilidade está sempre do lado de continuação da mesma.
 
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