Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Razao_Pura » 19/11/2010 13:10

trade the trend....
Trade the trend.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1673
Registado: 5/11/2002 19:00
Localização: 24

por Seaman » 19/11/2010 0:17

Viva!

que referências usam para manter uma posição na JMT? Está em máximos históricos, não há resistências, etc?

Usam AF?

LTa?
 
Mensagens: 1122
Registado: 4/4/2009 0:57
Localização: Nas Arábias...

por Rags » 18/11/2010 20:53

latrinaxxl,

Sim claro, estás correcto pensei que te referias ao máximo histórico, só agora reparei que te referias ao fecho.:?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por latrinaxxl » 18/11/2010 20:35

Desculpa, mas nesse dia foi a esse valor mas desceu, hoje fechou em máximo. Estou errado?
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 492
Registado: 15/2/2010 20:30
Localização: Norte

por Rags » 18/11/2010 20:15

Ainda não!

O máximo histórico da Jerónimo foi atingido a 02-11-2010 e o valor foi 11,54€

Cmpts
Anexos
Máximo Jerónimo.png
Máximo Jerónimo.png (92.24 KiB) Visualizado 3884 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por latrinaxxl » 18/11/2010 20:02

Correcto.
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 492
Registado: 15/2/2010 20:30
Localização: Norte

por paubo » 18/11/2010 20:01

Razao_Pura Escreveu:Hoje fechou em novo máximo, correcto?

R.P.


Exactamente por 18 centimos relativamente a 1 de Novembro.
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3489
Registado: 29/11/2007 11:31

por Razao_Pura » 18/11/2010 19:57

Hoje fechou em novo máximo, correcto?

R.P.
Trade the trend.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1673
Registado: 5/11/2002 19:00
Localização: 24

Re: J.M.

por paubo » 15/11/2010 18:59

Aveloz Escreveu:Boas, alguém pode postar um grafico da J.M. please?
Obg


Aqui vai. Sem grandes novidades...
Anexos
151110 jmt jn.jpg
151110 jmt jn.jpg (95.66 KiB) Visualizado 4117 vezes
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3489
Registado: 29/11/2007 11:31

J.M.

por aveloz » 15/11/2010 18:52

Boas, alguém pode postar um grafico da J.M. please?
Obg
 
Mensagens: 203
Registado: 27/9/2010 17:20
Localização: À beira-mar

por Rags » 12/11/2010 20:00

Ok, já entendi a tua mensagem.

Cmpts :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por Champignon » 12/11/2010 19:33

Rags Escreveu:Champignon,

Concordo que no longo prazo se deve avaliar uma empresa pela AF, e pouco ou nada pela AT.

Mas quanto mais se encurta o tempo de análise mais eficaz se torna a AT, então se falarmos de curto e muito curto prazo, é de extrema relevância.

Dou-te o exemplo do que está a acontecer com o BCP nestes últimos dias, porque não desceu dos 0,61€? É pelo sentimento?
Não, é porque muitos investidores ao analizar o gráfico viram um suporte técnico importante e perceberam que era uma boa altura para entrar.
Este é um exemplo como muitos outros em que as acções se movem pela AT.

Champignon, respeito a tua opinião, pelo que tenho lido nos teus posts és um defensor e admirador da AF, e tens argumentado bem as tuas ideias.

Mas eu baseio-me mais nos gráficos até porque faço trades de curta duração e defendo que a AT dá melhores resultados.

Olha já estou como o Ulisses, os gráficos são meus amigos :mrgreen:


Rags acho que não estás a interpretar bem a minha mensagem. Eu não estou a defender nenhum método de análise.

Só queria que percebesses que as acções não se movem devido a nenhum tipo de análise. No longo prazo, ajustam aos seus fundamentais, mas diariamente, movem-se sentimento de mercado. E o sentimento é feito por todos os que comprar e vendem.

É feito pelos que usam AT, AF, os que tem outros interesses que não directamente a cotação, os que têm feelings, os que necessitam de realizar mais valias, os que entram apenas por entrar sem base em critério algum, etc etc. Apenas uma pequena parte é feita por seguidores de um método específico.

Tens dúvida que se houvesses algum acontecimento extraordinário a cotação não queria saber se suportes ou resistências. Era o sentimento das pessoas que iria comandar.

A AT é bom meio de analisar esse sentimento. Foi apenas isso que eu disse.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

por Rags » 12/11/2010 19:03

Champignon,

Concordo que no longo prazo se deve avaliar uma empresa pela AF, e pouco ou nada pela AT.

Mas quanto mais se encurta o tempo de análise mais eficaz se torna a AT, então se falarmos de curto e muito curto prazo, é de extrema relevância.

Dou-te o exemplo do que está a acontecer com o BCP nestes últimos dias, porque não desceu dos 0,61€? É pelo sentimento?
Não, é porque muitos investidores ao analizar o gráfico viram um suporte técnico importante e perceberam que era uma boa altura para entrar.
Este é um exemplo como muitos outros em que as acções se movem pela AT.

Champignon, respeito a tua opinião, pelo que tenho lido nos teus posts és um defensor e admirador da AF, e tens argumentado bem as tuas ideias.

Mas eu baseio-me mais nos gráficos até porque faço trades de curta duração e defendo que a AT dá melhores resultados.

Olha já estou como o Ulisses, os gráficos são meus amigos :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por Champignon » 12/11/2010 17:58

Rags o que eu disse é que todas as acções se movem no longo prazo, única e exclusivamente, pelos seus fundamentais.

Existe é uma coisa chamado sentimento de mercado que faz oscilar as acções no curto/médio prazo. O mercado não é necessariamente eficiente a curto prazo, apenas a longo prazo. Isto tudo por ser feito de pessoas e não de máquinas.

E a AT é uma maneira de analisar esse sentimento de mercado.

Por isso é falso dizer que há acções que se movimentam por AT.

Há é, isso sim, acções em que o sentimento de mercado é mais fácil de analisar com recurso a AT do que outras.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

por Rags » 12/11/2010 16:50

Champignon,

Claro que todas as acções se movem por AT e AF, nunca disse o contrário, e dai eu ter dito que a Jerónimo se move MAIS por AF e não APENAS por AF.
Nunca quis dizer que existem acções que se movem apenas por AF.
Agora é um facto que a AT da Jerónimo é mais difícil de concretizar do que por exemplo um BCP, um BES ou uma Galp.

Mas de qq forma obrigado pela pertinência
:mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por Champignon » 12/11/2010 16:10

Rags Escreveu:Cardeal,

Acho que compreendeste bem, e até completas-te com palavras a minha análise.

Dentro dos gráficos das empresas do PSI, penso ser este um dos mais difíceis de analisar, é uma acção que se move mais pelos seus fundamentais que pela AT.
Mesmo assim tentei dar algum sentido à AT e acho que realmente a LTa que tracei no pior dos cenários (se a acção continuasse a cair) poderia suportar essas mesmas quedas.

Continuo optimista, ainda que um pouco desiludido com a sua prestação nestes últimos dois dias, estando a ter um comportamento abaixo do índice, o que não é normal.

Vamos ver como corre para a semana, se o PSI vai continuar com as subidas, ou foi apenas um ressalto na LTa e no suporte dos 7600 Pts, se houver continuidade positiva acredito que a Jerónimo vai acompanhar, e se voltar a estar em máximos históricos (que não estão longe) dará mais umas alegrias aos investidores.

Cmprts


Rags se me permites vou apenas fazer uma pequena correcção ao que escreveste.

Todas as acções se movem sempre, no longo prazo, pelos seus fundamentais. Como o caminho não é sempre uma linha recta, por o mercado ser feito de pessoas e não de máquinas, há o sentimento de mercado. Esse sentimento é que torna o mercado, por períodos de tempo, ineficiente. Esse sentimento procura antecipar os desenvolvimentos futuros da empresa. E provoca incorrectas avaliações, ainda que temporárias, nas empresas.

E a AT o que faz é... analisar o sentimento de mercado.

Em resumo não há acções que se guiam por AT e outras por AF. A longo prazo, todas são guidas por AF. A AT analisa sentimentos de mercado. É óbvio que há empresas com análise de sentimento mais fácil que outras, e era provavelmente isso que querias dizer.

Não estou com isto a tomar posição em favor de nenhuma pois os dois métodos, em separado, ou até em conjunto, são meios diferentes e legítimos para atingir o mesmo fim. Isto do ponto de vista do pequeno investidor.

Achei pertinente fazer esta intervenção :mrgreen:
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

por Rags » 12/11/2010 15:56

Cardeal,

Acho que compreendeste bem, e até completas-te com palavras a minha análise.

Dentro dos gráficos das empresas do PSI, penso ser este um dos mais difíceis de analisar, é uma acção que se move mais pelos seus fundamentais que pela AT.
Mesmo assim tentei dar algum sentido à AT e acho que realmente a LTa que tracei no pior dos cenários (se a acção continuasse a cair) poderia suportar essas mesmas quedas.

Continuo optimista, ainda que um pouco desiludido com a sua prestação nestes últimos dois dias, estando a ter um comportamento abaixo do índice, o que não é normal.

Vamos ver como corre para a semana, se o PSI vai continuar com as subidas, ou foi apenas um ressalto na LTa e no suporte dos 7600 Pts, se houver continuidade positiva acredito que a Jerónimo vai acompanhar, e se voltar a estar em máximos históricos (que não estão longe) dará mais umas alegrias aos investidores.

Cmprts
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por Cardeal » 12/11/2010 14:56

Rags Escreveu:Aqui vai o Gráfico actualizado.

Confesso que não é de uma AT fácil, sem grandes suportes e sem resistências já que transaciona (mais uma vez) perto de máximos históricos.

Como já disse o mais fácil de definir é mesmo a tendência bullish.

Quero salientar que desde Julho/Agosto a acção transacionou dentro do canal ascendente, tendo rompido esse mesmo canal no dia 28 de Outubro. Depois de uma forte subida de curto prazo, começou a corrigir.
Hoje a linha que define o topo do canal (traçada a vermelho) conseguiu parar a queda, não me parece ter grande significado, não é um suporte, mas por hoje resultou.

Aceitam-se criticas ou sugestões :wink:




Muito obrigado.

A linha a azul constituirá portanto a referência a ter em conta no curto prazo.
Nessa perspectiva, a cotação poderia aproximar-se paulatinamente, num processo de lateralização com desfecho provavelmente positivo, ou então de forma mais brusca, e aí ressaltar positivamente ou, o que seria pior, ferir a linha azul, em baixa, com consequências imprevisíveis, talvez determinadas pelas condicionantes políticas e económicas, num sentido, e pelos "fundamentais", que é suposto bons, por outro.
Será que estou a interpretar bem?

A. Mesquita
 
Mensagens: 61
Registado: 29/11/2007 2:26
Localização: Lagos

por camaleo » 12/11/2010 0:52

Na minha humilde opinião, a tendencia bullish ainda não ficou ferida na JMT, até ao momento...
A acção em face da conjuntura geral está a parar um pouco, e a criar alguma zona de suporte...

Não pode subir a pique todos os dias...

Até agora parece ser uma correcção normal... e se calhar uma boa oportunidade de entrada numa acção que possivelmente ainda está longe da maturidade final do seu bull market muito sustentado.

Quem me dera ter mais €€€€ para reforçar a minha posição longa na JMT... :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 385
Registado: 25/3/2010 21:12
Localização: Maia

por Rags » 11/11/2010 20:25

Aqui vai o Gráfico actualizado.

Confesso que não é de uma AT fácil, sem grandes suportes e sem resistências já que transaciona (mais uma vez) perto de máximos históricos.

Como já disse o mais fácil de definir é mesmo a tendência bullish.

Quero salientar que desde Julho/Agosto a acção transacionou dentro do canal ascendente, tendo rompido esse mesmo canal no dia 28 de Outubro. Depois de uma forte subida de curto prazo, começou a corrigir.
Hoje a linha que define o topo do canal (traçada a vermelho) conseguiu parar a queda, não me parece ter grande significado, não é um suporte, mas por hoje resultou.

Aceitam-se criticas ou sugestões :wink:
Anexos
Jerónimo 11-11-2010.png
Jerónimo 11-11-2010.png (67.07 KiB) Visualizado 3480 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por Rags » 11/11/2010 19:23

Vejamos:

O PSI desde o dia em que foi noticiado que o Orçamento estava aprovado caiu perto de 6% (em 7 dias).
A Jerónimo caiu 2,5% sendo que só hoje foram 2,4%

Sinceramente pensei que o comportamento hoje fosse diferente, esteve abaixo do índice e nem com esta noticia positiva conseguio recuperar.

Mas continua com tendência bull, é a acção que mais tem subido no longo e médio prazo, tendo já ganho desde desde Março de 2009, 275%.

Sim foi um dia negativo mas a tendência mantém-se claramente bull.


:wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por FilRib » 11/11/2010 17:33

Vamos lá ver. A JMT não vai parar, é a sensação que dá a todos (ou à maior parte das opiniões que leio). A última resistência que estabeleceu, já está longe da cotação de hoje (11,29€ para 10,93€). Por isso, isto só pode ser uma excelente oportunidade de entrada. Não será?
 
Mensagens: 787
Registado: 4/8/2010 10:09
Localização: 13

"Só tem um defeito, ... É fazer parte do PSI"

por Cardeal » 11/11/2010 17:33

Melhor...dois defeitos! O pior deles é estar a cair forte e feio!

Ainda assim, bem que gostaria de aceder a uma análise curto prazo.

Análise a que a minha ignorância e ansiedade não permite com um mínimo de bom senso e cabeça fria. Onde o suporte, onde a resistência? Que é feito da tendência?

Desculpem, sei que é patético ..., mas alguém sabe para que lado é o norte?

Obrigado,

A. Mesquita
 
Mensagens: 61
Registado: 29/11/2007 2:26
Localização: Lagos

por sem2006 » 11/11/2010 17:20

empurrão que pouco ou nada está a valer...Hoje o cenário é mesmo negro... :cry:
 
Mensagens: 348
Registado: 29/4/2009 13:31
Localização: 13

por Rags » 11/11/2010 15:29

O banco de investimento actualizou o preço-alvo da retalhista de 11,5 para 12 euros e sublinha o desempenho e os planos de expansão da sua unidade polaca.
Em visita à unidade de negócio da Polónia, os analistas visitaram a Biedronka e destacam agora potencial de crescimento no país, bem como o seu desempenho operacional. Hoje, também o Exane BNP Paribas subiu o seu preço-alvo para a retalhista de 10,5 euros para 11,0 euros.

O Santander atribui uma recomendação de “comprar” os títulos da Jerónimo Martins, que reflecte o potencial de subida de 9,3% das acções face ao seu actual valor de mercado. A recomendação do BNP Paribas é “neutral”.

Os analistas sublinham os planos de expansão da sua unidade polaca, Biedronka, onde espera deter mais de 2.300 lojas no final e 2013 e três mil lojas no final de 2015. Um número que está “longe de ser o limite”, segundo a gestão da cotada e que é reiterado pelos analistas que identificam uma margem de crescimento significativa para o mercado.

A retalhista não adiantou uma meta para a margem do EBITDA no negócio polaco, mas disse que “8% parece ser um mínimo” para 2011, segundo reporta a nota de análise a que o Negócios teve acesso. Nas suas estimativas, os analistas do banco assumem uma margem do EBITDA de 8,10% de 2011 a 2013 e de 8,4% nos quatro anos subsequentes.

Também em relação a uma entrada num novo mercado, fica tudo em aberto já que “o CEO não quis dizer nada mas adiantou que ‘a maior parte do trabalho de casa vai estar feito’”, referem os analistas.

Em Portugal, o Pingo Doce espera obter a liderança do mercado em cinco anos, depois de nos últimos seis anos ter registado um crescimento médio das vendas comparáveis de 7%.

Hoje os títulos da retalhista recuam 1,70% para 10,98 euros por acção.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=453241


Aqui está mais um empurrão para a Jerónimo Martins.

Esta empresa só tem um defeito... É fazer parte do PSI :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 416 visitantes