Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Não as vendam não

por tarzan tchetcheno » 23/10/2008 8:36

Sigam o plano do RESINA, é vender à bruta que isto tem margem para cair pelo menos até próximo do último fundo que colocaria a JMT a valer 1,10 Eur.

É dar de fuga enquanto é tempo e salve-se quem puder :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

por Resina » 23/10/2008 0:15

luiz22 Escreveu:Polónia: Jerónimo Martins mantém solidez mesmo com crise

Se isso valesse de alguma coisa...
Continuam em queda...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por luiz22 » 22/10/2008 23:44

JP Morgan mantém empresa como «top pick» no retalho

Polónia: Jerónimo Martins mantém solidez mesmo com crise
2008/10/22 21:26 Rui Pedro Vieira

Recomendação de «overweight»

A Jerónimo Martins pode vir a beneficiar com uma possível quebra de consumo na economia polaca. É pelo menos essa a tese defendida pelo JP Morgan, que mantém a empresa como «top pick» no sector do retalho alimentar e atribui uma recomendação de «overweight», com um preço-alvo de 6,85 euros.

Numa nota de análise em reacção às declarações do presidente executivo do grupo, Luís Palha da Silva, que disse à agência «Reuters» que ainda não sentiu a crise tanto em Portugal como na Polónia, refere-se igualmente que é esperada uma quebra do consumo neste último país. Esta tendência seguirá «em linha com a travagem verificada ao nível do crescimento dos mercados emergentes».

No entanto, o JP Morgan refere que «não é óbvio que a economia polaca esteja fortemente desequilibrada» e defende até que o grupo de retalho, que detém a Feira Nova e o Pingo Doce, «pode vir a beneficiar de qualquer retracção» deste tipo.

Por isso mesmo, a mesma nota diz não estar provado que a Jerónimo Martins venha a sofrer uma quebra de margens na Polónia o que, consequentemente, não implica enfraquecimento de vendas da cadeia Biedronka.

Mais retracção em 2009

Recorde-se que o presidente do Conselho de Administração da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, já dissera no dia 13 estar estar à espera de sentir mais os efeitos da crise financeira no mercado nacional do que na Polónia.

No entanto, no entender do mesmo, essa retracção não deverá ter efeitos já este ano, mas «é esperada mais para 2009».

As acções da Jerónimo Martins encerraram a perder 5,52 para os 4,02 euros.



http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1728
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
 
Mensagens: 1700
Registado: 26/11/2004 23:00
Localização: Belém-Lisboa

Re: Análise JM

por Elias » 22/10/2008 17:48

fbarrancos Escreveu:dizer que esta nitidamente em bull ou dizer que esta nitidamente em bear com o fecho de hj... penso que é atirar areia... visto (na minha opiniao ainda nao haver uma tendencia definida)


bem, temos conceitos diferentes sobre o significado da expressão "atirar areia". Para mim "atirar areia" é estar a não querer que os outros vejam a realidade. Para mim a tendência já está bem definida e já fiz questão de deixar isso claro anteriormente.

fbarrancos Escreveu:Eu não me considero nem bull nem bear... considero que estamos na fase de decisao da tendencia!!! Certo que com um fecho triste... no entanto caro elias... diga-me qual era accao que nao caíria num dia como o de hoje?


Pois pá eu estava bear e continuo bear.
A JMT era o verdadeiro "last man standing" :roll:

fbarrancos Escreveu:Abraço! e para que fique certo: eu nao estou a discordar da sua opiniao... nem a critica-lo... alias... é um dos membros do caldeirao que me esforço sempre por ler aquilo que diz e que pensa...

Abraço e Boa sorte para a sua posição


obrigado pelas palavras de apoio!

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Análise JM

por fbarrancos » 22/10/2008 17:42

Elias Escreveu:Amigo fbarrancos,

Eu ontem à hora de almoço escrevi isto:

Elias Escreveu:Eu continuo neutro com pendor bear mas se fechar a estes valores passarei a estar totalmente bear.


É evidente que todos os comentários feitos depois deste (e considerando o péssimo fecho do título) devem ser entendidos como tendo eu uma visão bear sobre esta acção e que qualquer tomada de posição seria do lado curto...

Ou seja, o facto de eu neste momento estar curto na JMT já não devia constituir surpresa para ninguém...

Agora diz-me por favor onde é que eu tentei atirar areia.



dizer que esta nitidamente em bull ou dizer que esta nitidamente em bear com o fecho de hj... penso que é atirar areia... visto (na minha opiniao ainda nao haver uma tendencia definida)

e atenção: (para os que podem estar a pensar que eu tou a defender o meu peixe e tu o teu)

Eu não me considero nem bull nem bear... considero que estamos na fase de decisao da tendencia!!! Certo que com um fecho triste... no entanto caro elias... diga-me qual era accao que nao caíria num dia como o de hoje?

Abraço! e para que fique certo: eu nao estou a discordar da sua opiniao... nem a critica-lo... alias... é um dos membros do caldeirao que me esforço sempre por ler aquilo que diz e que pensa...


Abraço e Boa sorte para a sua posição
:wink:
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:14
Localização: 5

Re: Análise JM

por Elias » 22/10/2008 17:22

Amigo fbarrancos,

Eu ontem à hora de almoço escrevi isto:

Elias Escreveu:Eu continuo neutro com pendor bear mas se fechar a estes valores passarei a estar totalmente bear.


É evidente que todos os comentários feitos depois deste (e considerando o péssimo fecho do título) devem ser entendidos como tendo eu uma visão bear sobre esta acção e que qualquer tomada de posição seria do lado curto...

Ou seja, o facto de eu neste momento estar curto na JMT já não devia constituir surpresa para ninguém...

Agora diz-me por favor onde é que eu tentei atirar areia.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Resina » 22/10/2008 17:19

fbarrancos Escreveu:das 2 uma... ou estas BULL e defendes com unhas e dentes a tua posicao... ou estas BEAR e defendes na mesma a tua posicao... até ai tudo bem!


o que realmente é errado é o bull tentar areia para os olhos dos que podem tar bear... e vice versa!

Deixem-mo-los lutar!

"O que tu queres sei eu " (como dizia o outro)

Cada um defende-se como pode...
Agora só o mercado o dirá....
Vamos ver como se comporta a Jmt nos próximos dias...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por fbarrancos » 22/10/2008 17:17

Elias Escreveu:
Resina Escreveu:Elias tu das duas uma:
-Estas mesmo pessimista no titulo;
-Estas fortemente curto e não queres dizer...


As duas coisas 8-)



:mrgreen:

Ora ai está algo que ha muito que o demostras!!!

agora entende... quando uma accao esta como a JM (luta urso VS touro) para definir para onde ruma...



das 2 uma... ou estas BULL e defendes com unhas e dentes a tua posicao... ou estas BEAR e defendes na mesma a tua posicao... até ai tudo bem!


o que realmente é errado é o bull tentar areia para os olhos dos que podem tar bear... e vice versa!

Deixem-mo-los lutar!

"O que tu queres sei eu :wink: " (como dizia o outro)

Toda a sorte do Mundo
Abraço!
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:14
Localização: 5

por Elias » 22/10/2008 17:16

Navete,

Considerando que em 2008 a JMT ainda não tinha cotado a 4 euros, vou restringir o gráfico a 2007 para não tolher o raciocínio.

Não vejo uma relevância especial nos 4 euros, ou seja, como suporte não vejo que tenha segurado o título em múltiplas ocasiões... (nem em fecho, nem no intraday).

Como não dou especial importância a números redondos, não posso concordar que seja um suporte BEM DEFINIDO.

Abraço
Anexos
jmt 4.PNG
jmt 4.PNG (30.58 KiB) Visualizado 7172 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Navete » 22/10/2008 17:16

:mrgreen:

É sempre de respeitar a tendência!!!

O Elias está a jogar á defesa...
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

por Resina » 22/10/2008 17:14

Navete Escreveu:Grande Elias, neste gráfico a dois anos, diz-me lá se não vês este suporte BEM DEFINIDO... :wink:

O Elias está curto na Jmt, é normal que não veja isso...
Ja viste se todos pensassem igual...
Deixa-o centrar-se na dele, tu centras-te na tua.
Este confronto é que faz as subidas e as descidas...
Isto é o verdadeiro mercado...
Abraço
Ps: com isto so temos a aprender...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: JM

por Resina » 22/10/2008 17:12

fbarrancos Escreveu:Não sou GURU... kanGURU nem disto nem de nada! como tal respeito a 100% as vossas criticas! não vale é dizer "ha e tal veio aqui ao caldeirao viu 3 gajos pessimistas... e toma... criou uma teoria..."

Abraço!

E disto que o Bear cria.... Desanimo e discussões...
Pessoal acalmem-se...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Resina » 22/10/2008 17:11

artista Escreveu:Resina, ainda há pouco tempo andavas bem pessimista e a seguir os gráficos... agora mudaste para outro lado, andas à procura do quê? de razões para quedas? mas é preciso!?

Acho que devias parar uns dias pelo menos :wink:

abraços e boa sorte

artista

Mudei para o outro lado!?
Achas mesmo!?
Fiquei na minha, apenas fiz uma pequena compra para baixar o preço médio...
Agora fico a espera de uma subida, seja quando tiver de ser... Já vai na 7 ou 8 sessão negativa... Um dia vai parar.
Abraço
Ps: de sorte não preciso eu, preciso é de uma subida na Jmt, lol
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Navete » 22/10/2008 17:08

Elias Escreveu:
Navete Escreveu:E fechamos em cima do suporte!!! :mrgreen:


Qual suporte?


Grande Elias, neste gráfico a dois anos, diz-me lá se não vês este suporte BEM DEFINIDO... :wink:
Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
J.MARTINS,SGPS.png (26.73 KiB) Visualizado 7263 vezes
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

Re: JM

por Elias » 22/10/2008 17:08

fbarrancos Escreveu:elias... hj tiraste o dia pa te meteres comigo :wink:


Não, pah... quem me lê sabe que eu questiono tudo e mais alguma coisa :wink:


fbarrancos Escreveu:é na boa! ja fizeste alguma sondagem na tua vida? sabes por acaso os universos e todas as cenas a ter em conta? eu (e talvez tu tambem) ja fiz...


A primeira sondagem que fiz na vida foi inventada por mim. Andava no liceu e resolvi pegar num papel e andei a perguntar aos colegas para escolherem um número de 1 a 6. Não me lembro do tamanho da amostra mas eram mais de 50, talvez uns 60 ou 70.

Mas de um terço dos inquiridos responderam 5. Até hoje nunca percebi porquê.

O número 6 foi o menos escolhido e esses poucos eram tipos que se portavam mal nas aulas. Curioso, não é?


fbarrancos Escreveu:E nunca afirmei que a teoria era aplicada na integra... no entanto... quando em geral os traderes receiam e começam a ficar de pé atraz... pode ser algum sinal... e nao falo em sinal de bull... pode ser apenas e so um sinal de inversao.... seja esta a um ano... a um mes... a um dia... a uma hora... ou ate como foi o caso (a uma hora)...


Só uma pergunta: o que significa "em geral"?

fbarrancos Escreveu:Não sou GURU... kanGURU nem disto nem de nada! como tal respeito a 100% as vossas criticas! não vale é dizer "ha e tal veio aqui ao caldeirao viu 3 gajos pessimistas... e toma... criou uma teoria..."Abraço!


Epá tava no gozo, percebes, para alertar para a representatividade (ou não) da amostra.

Mas como é evidente desejo-te a melhor sorte do mundo :wink:

1 abraço
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: JM

por fbarrancos » 22/10/2008 17:02

Elias Escreveu:
artista Escreveu:Mais uma teoria que depois é interpretada de uma forma errada... não é bem errada, mas esta teoria é muito difícil de negociar, é mais fácil observá-la à posteriori!


Epa, artista, isto na prática funciona assim: se encontrares cinco gajos no Caldeirão que estejam pessimistas num dado título... zás: vais a correr comprar umas acções. Tá aplicada a teoria do pensamento contrário 8-)


elias... hj tiraste o dia pa te meteres comigo :wink:


é na boa! ja fizeste alguma sondagem na tua vida? sabes por acaso os universos e todas as cenas a ter em conta? eu (e talvez tu tambem) ja fiz...

E nunca afirmei que a teoria era aplicada na integra... no entanto... quando em geral os traderes receiam e começam a ficar de pé atraz... pode ser algum sinal... e nao falo em sinal de bull... pode ser apenas e so um sinal de inversao.... seja esta a um ano... a um mes... a um dia... a uma hora... ou ate como foi o caso (a uma hora)...

sorte ou nao ela realmente funcionou :wink: para o pretendido!

Não sou GURU... kanGURU nem disto nem de nada! como tal respeito a 100% as vossas criticas! não vale é dizer "ha e tal veio aqui ao caldeirao viu 3 gajos pessimistas... e toma... criou uma teoria..."

Abraço!
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:14
Localização: 5

por artista_ » 22/10/2008 17:01

mlra Escreveu:Boas!
Elias, as estatisticas são feitas por amostragem e não por inquérito a todos os individuos de um determinado grupo. Logo na amostra que ele recolheu induziram-lhe um determinado negativismo de modo a ele apresentar a teoria em questão. Até ver está a sair-se bem.


Diz-me uma coisa Mira, achas fácil contra a tendência determinar esse nível extremo de pessimismo?! é apenas feeling... O facto de se estar a sair bem não prova nada e tem a desvantagem de, caso se confirme a recuperação do título, muitos pensarem que isso pode realmente ser feito, pelo menos por qualquer um...

Resina Escreveu:Expliquem-me lá uma coisa que realmente não entendo.
Se a Jmt tem um grande investimento na Polonia, que tem uma moeda que não o Euro, a partida não se sabe ja que o risco era elevado...
A Jm não tem coberturas para isso!? Só ouço falar em queda do Zloty...
Alem disso diz.se que os resultados vão ter um aumento, não entendo tanto panico....
Quer dizer, há uns meses atrás era um Mar de Rosas, agora é um Tsunami...


Resina, ainda há pouco tempo andavas bem pessimista e a seguir os gráficos... agora mudaste para outro lado, andas à procura do quê? de razões para quedas? mas é preciso!?

Acho que devias parar uns dias pelo menos :wink:

abraços e boa sorte

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Elias » 22/10/2008 17:01

Resina Escreveu:Elias tu das duas uma:
-Estas mesmo pessimista no titulo;
-Estas fortemente curto e não queres dizer...


As duas coisas 8-)
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Resina » 22/10/2008 16:56

Elias tu das duas uma:
-Estas mesmo pessimista no titulo;
-Estas fortemente curto e não queres dizer...
Abraço
Ps: Estou dentro e vou continuar... Agora fico a ver...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Elias » 22/10/2008 16:53

razatlab Escreveu:Talvez dia 30 com a saida dos resultados tenha um resalto.


Ou não. Quem se lembra daquele famos 6 de Setembro de 2000 em que a JMT já vinha em tendência descendente e caiu 15% com a apresentação dos resultados?
Anexos
jtm 2001.PNG
jtm 2001.PNG (25.9 KiB) Visualizado 7314 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: JM

por fbarrancos » 22/10/2008 16:51

artista Escreveu:
fbarrancos Escreveu:A queda de hj era previsivel pelo "pensamento contrario" (ontem a maioria acreditava num ressalto)... um ressalto pode estar ai à porta pelo mesmo pensamento contrario (hoje todos acreditam que ela vai a 2,9)

teoria tb defendida no livro do Braga de Matos...

Por isso mesmo... apostei agora num ressalto... entrada a 3,92


Mais uma teoria que depois é interpretada de uma forma errada... não é bem errada, mas esta teoria é muito difícil de negociar, é mais fácil observá-la à posteriori! Como é que no intrady percebemos que o pessimismo está a atingir um limite?! quantos se enganam redondamente?! tentar encontrar fundos contra a tendência dominante é um exercício altamente falível...

Ainda assim tiveste alguma sorte pois conseguiste entrar quase no mínimos intraday de hoje...

um abraço e boa sorte



:mrgreen: e não será errado tu pensares que a estou a intrepretar de forma errada?

isso será SEMPRE uma incognita... no entanto é mais correcto dar sempre o beneficio da duvida... tal como eu te dou a ti pelo que dizes... a isso chama-se exercitar o nosso pensamento e tentar ver o outro lado da coisa!

Não estava a dizer que se estava a atingir um limite de pessimiso... apenas verifiquei que pessoal que afirmava com unhas e dentes que estva agarrado a elas... qd elas cairam dos 4 mudaram de opiniao e ficaram extremamente pessimistas... Por norma (e pela pouca experiencia que tenho) esse momento é sempre onde tente a inverter (falo no intraday apenas)... Onde li isto? Não li! Quem me contou? Não contaram! como sei? porque por norma acontecia-me SEMPRE! antes de jogar com STOP'S... aguentava a accao ate que perdia a esperança (e passava a pessimista) ... por incrivel que pareça... mais centimo... menos centimo... invertiam e eu ficava todo lixado :mrgreen:

NÃO ESTOU BULL! MAS ESTOU DENTRO! :wink:
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:14
Localização: 5

por razatlab » 22/10/2008 16:47

Nao acredito que amanha se aguente nos 4 euros. Pois basta olhar a volta e esta tudo muito avermelhado. A JM segue a tendencia DOWN do mercado nada mais. Talvez dia 30 com a saida dos resultados tenha um resalto.
 
Mensagens: 77
Registado: 28/5/2008 18:59

por Elias » 22/10/2008 16:46

Navete Escreveu:E fechamos em cima do suporte!!! :mrgreen:


Qual suporte?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Navete » 22/10/2008 16:44

Navete Escreveu:EURO, lá estas tu a dar nos 2,90...

Antes disso temos um suporte de relevo 4Euros!!!

É uma zona onde se criou alguma história, ganhou força para novas subidas...


Alguma força compradora no leilão final!!

E fechamos em cima do suporte!!! :mrgreen:
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

por razatlab » 22/10/2008 16:39

Caro Resina, o problema nao é da JM mas sim do mercado em si. Bem la fechou a 4.020 acima dos 4.00, mas palpita-me que amanha se espalhe de novo a avaliar pelo panorama geral dos mercados.
 
Mensagens: 77
Registado: 28/5/2008 18:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Minsk, Mmmartins, OCTAMA, PAULOJOAO, zulu404, ZéManuel e 125 visitantes