Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 17/3/2018 16:15

Masterchief Escreveu:Não sou "expert" em análise técnica mas parece ter atingido o suporte por volta dos 14.93€.
Parece estar num bom ponto de entrada mas é melhor aguardar por segunda-feira e ver o caminho que segue, para cima ou para baixo. Se seguir para baixo o próximo suporte estará nos 14€.
Em termos fundamentais não entendo muito bem o porquê desta queda. Mas suponho que não é para entender mas sim para acompanhar.


Apesar de ser uma empresa bem gerida , em termos fundamentais está muito cara , e dai a correcção.

Tem um PER muito elevado como se mercado esperasse um forte continuo crescimento futuro , o que não corresponde á realidade .
Crescimento está muito reduzido quase estagnado e vai enfrentar cada vez mais concorrência futura e aumento custos de estrutura em Portugal e na polonia , e Colombia ainda tem um caminho difícil a percorrer ate gerar grandes resultados .
EM relação ao setor tem múltiplos muito elevados em relação ao restante setor europeu da distribuição.

Bem gerida mas cara neste momento e por isso corrige .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Masterchief » 17/3/2018 15:42

Não sou "expert" em análise técnica mas parece ter atingido o suporte por volta dos 14.93€.
Parece estar num bom ponto de entrada mas é melhor aguardar por segunda-feira e ver o caminho que segue, para cima ou para baixo. Se seguir para baixo o próximo suporte estará nos 14€.
Em termos fundamentais não entendo muito bem o porquê desta queda. Mas suponho que não é para entender mas sim para acompanhar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 618
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por AntónioManuel » 10/3/2018 13:02

Parece estar a lateralizar e a lógica agora é ir ao topo, veremos
Anexos
jm.png
Diário
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jmatos0808 » 9/3/2018 15:46

Finalmente a mostrar força e estabilidade durante todo o dia. Talvez seja aqui o revés. Vendi ontem BCP a 0,2899€ e logo começou a recuperar mal vendi, é que tem sido assim comigo acredita, obviamente que ninguem está contra mim, mas acredita que devo tar entre as pessoas com mais azar quando decide vender para evitar mais quedas. Fdx se andasse curto qdo tou a investir para subidas tava rico. Comprei ontem Sonaecom a cair 3,86% a 2,24€ e nao deixou de ser bem comprado apesar de ainda ter caido mais (-5,5%) prevendo que hoje ia recuperar em forte alta e tal aconteceu, pelo menos de manha, mas ja arrefeceu bastante e agora ta a voltar a recuperar. Olhando para o grafico parece-me ter forte potencial de chegar aos 2,40€ ainda este mes.
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por LoneWolf » 9/3/2018 13:44

Ulisses Pereira Escreveu:Sim, jmatos, estão a perseguir-te exactamente a ti... Os outros que negociaram exactamente da forma oposta a ti, não se queixam. :roll:

Todos passamos por fases em que o mercado parece contra nós mas a solução não passa acusar tudo e todos de vigarice, corrupção e outras coisas. O problema está nas nossas decisões e em nós mesmos. E enquanto não te centrares no que fizeste de errado e atirares as culpas para terceiros, nunca te poderás ganhador.


É exactamente isto q o Ulisses disse.

jmatos0808, como ja te tinha respondido antes no topico BCP (penso eu) tb me tem acontecido dessas, pharol incluido. Deixei de meter dinheiro nessas. Quando há attachment emocional e´quando a coisa entorta. Começa a estudar outras empresas e procura bons pontos de entrada, com a cabeça fria.
Boa sorte!
Cumprimentos,
LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 8/3/2018 17:32

Sim, jmatos, estão a perseguir-te exactamente a ti... Os outros que negociaram exactamente da forma oposta a ti, não se queixam. :roll:

Todos passamos por fases em que o mercado parece contra nós mas a solução não passa acusar tudo e todos de vigarice, corrupção e outras coisas. O problema está nas nossas decisões e em nós mesmos. E enquanto não te centrares no que fizeste de errado e atirares as culpas para terceiros, nunca te poderás tornar ganhador.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jmatos0808 » 8/3/2018 17:15

O que queres que pense Ulisses? Tive Pharol semanas, sempre a levar cacetadas, no preciso dia em que a larguei para evitar mais perdas, dispara. Hoje quase o mesmo com o BCP, 3 ou 4 dias de fortes perdas, hoje que o lago, sobe 1,7%. Parece perseguição juro-te. Acho que uma tragédia tem de acontecer para eu desistir de investir em Bolsa
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 8/3/2018 17:00

Sinceramente, se penas assim, devias deixar de investir e de acompanhar o mercado.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jmatos0808 » 8/3/2018 16:59

Queres mais argumentos do que se está a passar hoje À semelhança desta semana toda? Bolsa cai e estas 2 são as que levam as maiores cacetadas, bolsa dispara e tens JM na vice liderança... das quedas e o BCP a abrir neutro e ta bem a caminho de fazer 1 fecho a rondar o valor de 0,2900€ ou seja, nada, bola. Se nenhuma destas corrige em alta no dia de hoje de forte subida, nao se avizinham bons os proximos dias. Para quando a correção das fortes quedas? Vê a Pharol, de uma queda superior a 7%, já chegou a subir quase o mesmo valor e noticias na net sobre a OI favoraveis que justifiquem este disparo, nada. É o que disse no Topico do BCP, isto está para quem tem informações privilegiadas de dentro das empresas o que é crime mas esta CMVM é uma vergonha nacional no sector como o é o país, de corruptos onde todos os dias há alguém detido ou a ser investigado por corrupção, branqueamento de capitais, fraude, etc.
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 8/3/2018 12:51

jmatos, acrescenta argumentos a essa tua opinião para não sermos forçados a apagar o post.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jmatos0808 » 8/3/2018 3:02

JM e BCP, os piores cancros da Bolsa a curto prazo mas dos que mais prometem este ano aos valores atuais
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 6/3/2018 15:32

JMT apresenta-se com uma enorme fraqueza .

Apos queda abrupta, so conseguiu recuperação de 1 dia e já cai novamente .

Se fecha abaixo 15 euros , fica em maus lencois
Anexos
jmt 0603.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por B&B » 5/3/2018 21:10

Parece que está com vontade de recuperar: indicadores aliviados, e estando ela no suporte parece querer reagir. Vamos ver amanhã como se comporta.

BN
Anexos
JMT-5-03-18.png
JMT-5-03-18.png (55.45 KiB) Visualizado 9653 vezes
 
Mensagens: 7
Registado: 30/3/2010 10:40
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por B&B » 5/3/2018 21:10

Parece que está com vontade de recuperar: indicadores aliviados, e estando ela no suporte parece querer reagir. Vamos ver amanhã como se comporta.

BN
Anexos
JMT-5-03-18.png
JMT-5-03-18.png (55.45 KiB) Visualizado 9653 vezes
 
Mensagens: 7
Registado: 30/3/2010 10:40
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 2/3/2018 11:22

HSBC cortou Ptarget de 16 para 14 e indicação Reduzir

Com importância mercado atribui aos Ptarget provavelmente não demorará muito até testar suporte dos 14

E quando aparece o primeiro a reduzir apos resultados , a seguir devem vir mais
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jmatos0808 » 2/3/2018 1:53

maturidade fiz o mesmo que tu. Mas eu vendi BCP na abertura, com ordem dada dia 28/2 a 0,2865€ o que até foi bem vendido porque abriu em alta e rapidamente inverteu para queda e quando acordei pelas 9h vi BCP a cair 2% e JM a cair 4,7% e pensei, qual das duas tem maior probabilidade de recuperar. Tendo em conta que na apresentação de resultados qualquer que seja a cotada, ao cair em torno dos 5% costuma aliviar, preferi optar pela JM ate porque no momento em que vendi BCP, ja eram 3 subidas seguidas e adivinhava-se uma queda. Comprei JM a caor 4,84% ou seja, a 16,325 a contar que ia aliviar durante o dia mas para espanto meu, agravou e de que maneira tirando-me os ganhos que fiz com o BCP esta semana. 5% nao vao ser faceis de recuperar para ficar em casa com a JM, mas nao duvido que em 2/3 semanas volta aos 17€. Desde o incio do ano que anda na casa dos 17€, é uma empresa sólida e os resultados nao foram tão maus como se pinta.

o ano passado houve ganhos extraordinários com a venda da Monterroio, como aqui foi dito e so por isso pelo que vi o lucro foi 35% menor que no ano passado porque de resto cresceu em outros vários pontos. Acho que tem potencial e estou na dúvida no próximo disparo do PSI20, quem vai ser a cotada a disparar mais. Pharol, JM e BCP sao as minhas apostas.
Estou a contar com uma forte correção em alta nos próximos dias, porque nao me parece que vá demorar muito tempo a saltar acima dos 16,15€
De resto quem disse que o motivo foi nao sei quê com o Antonio Costa, teve graça ahahahahah
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jmatos0808 » 2/3/2018 1:53

maturidade fiz o mesmo que tu. Mas eu vendi BCP na abertura, com ordem dada dia 28/2 a 0,2865€ o que até foi bem vendido porque abriu em alta e rapidamente inverteu para queda e quando acordei pelas 9h vi BCP a cair 2% e JM a cair 4,7% e pensei, qual das duas tem maior probabilidade de recuperar. Tendo em conta que na apresentação de resultados qualquer que seja a cotada, ao cair em torno dos 5% costuma aliviar, preferi optar pela JM ate porque no momento em que vendi BCP, ja eram 3 subidas seguidas e adivinhava-se uma queda. Comprei JM a caor 4,84% ou seja, a 16,325 a contar que ia aliviar durante o dia mas para espanto meu, agravou e de que maneira tirando-me os ganhos que fiz com o BCP esta semana. 5% nao vao ser faceis de recuperar para ficar em casa com a JM, mas nao duvido que em 2/3 semanas volta aos 17€. Desde o incio do ano que anda na casa dos 17€, é uma empresa sólida e os resultados nao foram tão maus como se pinta.

o ano passado houve ganhos extraordinários com a venda da Monterroio, como aqui foi dito e so por isso pelo que vi o lucro foi 35% menor que no ano passado porque de resto cresceu em outros vários pontos. Acho que tem potencial e estou na dúvida no próximo disparo do PSI20, quem vai ser a cotada a disparar mais. Pharol, JM e BCP sao as minhas apostas.
Estou a contar com uma forte correção em alta nos próximos dias, porque nao me parece que vá demorar muito tempo a saltar acima dos 16,15€
De resto quem disse que o motivo foi nao sei quê com o Antonio Costa, teve graça ahahahahah
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Thestockpicker » 1/3/2018 22:45

Tens razão Artista.

Só vi o gráfico manhoso da apresentação de resultados e aquilo é apenas a diferença de um ano para o outro no EBITDA. Assim sendo já são percas muito significativas. Preocupa-me mais até a % (deve ser perto de 20%) do que propriamente o valor absoluto.

Mesmo assim a conclusão é a mesma. Pelos vistos temos a mesma: boa, mas cara.
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Artista Romeno » 1/3/2018 21:14

Thestockpicker Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:o problema aqui chama-se colombia, acho que a JMT continua aos papeis no mercado colombiano, e ação está a levar tareia por isso :-k


As vendas na Colômbia representam apenas 2,5% das Vendas totais. Além disso a ARA e a Hebe "só" contribuíram com -23 M Euros no total. Pelas minhas contas estas duas juntas têm uma margem operacional negativa de -4%. Também não é um "buraco" que não se resolva. Acho que é uma questão de tempo até se tornarem lucrativas.

Sinceramente não me parece ser por aí. São negócios recentes, que ainda estão na fase de expansão e não me parecem resultados preocupantes. Diria até que eram expectáveis (pelo menos para mim).

A meu ver a queda é resultado as expectativas demasiado altas que foram criadas e consequentemente a sobrevalorização que o mercado colocou na empresa. Está com múltiplos elevados para o crescimento real que pode apresentar.

Se fores analisar a performance operacional até a considero positiva. É uma ótima empresa, mas cara ainda neste momento.

olha que as perdas ao nivel do EBITDA foram 88 milhões de euros, nao são peanners, eu concordo contigo a empresa e boa, mas cara
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Thestockpicker » 1/3/2018 21:01

Artista Romeno Escreveu:o problema aqui chama-se colombia, acho que a JMT continua aos papeis no mercado colombiano, e ação está a levar tareia por isso :-k


As vendas na Colômbia representam apenas 2,5% das Vendas totais. Além disso a ARA e a Hebe "só" contribuíram com -23 M Euros no total. Pelas minhas contas estas duas juntas têm uma margem operacional negativa de -4%. Também não é um "buraco" que não se resolva. Acho que é uma questão de tempo até se tornarem lucrativas.

Sinceramente não me parece ser por aí. São negócios recentes, que ainda estão na fase de expansão e não me parecem resultados preocupantes. Diria até que eram expectáveis (pelo menos para mim).

A meu ver a queda é resultado as expectativas demasiado altas que foram criadas e consequentemente a sobrevalorização que o mercado colocou na empresa. Está com múltiplos elevados para o crescimento real que pode apresentar.

Se fores analisar a performance operacional até a considero positiva. É uma ótima empresa, mas cara ainda neste momento.
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Artista Romeno » 1/3/2018 20:33

o problema aqui chama-se colombia, acho que a JMT continua aos papeis no mercado colombiano, e ação está a levar tareia por isso :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por hugob0ss » 1/3/2018 19:08

O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
 
Mensagens: 333
Registado: 23/10/2008 14:18
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 1/3/2018 17:51

Uma das coisas que ahco curiosa é que, historicamente, a JM é a única acção portuguesa que tem tendência a ter reacções fortes aos resultados, seja pela positiva seja pela negativa. Diria que, nesse aspecto, é uma acção mais parecida nesse comportamento com as acções norte-americanas.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Thestockpicker » 1/3/2018 14:16

EAGLETRADER20 Escreveu:Como é habitual neste titulo , quando resultados desiludem os investidores é fortemente penalizado, especialmente estando perto de máximos históricos e com PER muito elevado, logo caro no preço em relação aos bons fundamentais .
Para já as vendas são muito fortes aparentando serem grande vendedores

Para já vai caindo 6% , sendo que abaixo do suporte dos 16,30 os suportes só aparecem bem mais abaixo

O Grafico sugere um potencial Duplo Topo, pelo que numa correcção dos mercados poderia visitar posteriormente níveis bem inferiores


Os resultados até não são assim tão maus. Encontrei muita coisa positiva neles. Temos que comparar o que é comparável, o ano passado houve ganhos extraordinários com a venda da Monterroio.

Agora estava (e ainda está) com uns múltiplos muito puxados para o crescimento que apresenta (e pode vir a apresentar). Mesmo esta descida quase de 10% ainda a mantém com valores muito elevados na minha opinião.

Adorava apanhar esta empresa na casa dos 12 Euros como investimento de médio/longo prazo.
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por AntónioManuel » 1/3/2018 13:00

maturidade Escreveu:Boas.
armei-me em fino e entrei a 16.30€, pensando que reagia ai , nesse pequeno suporte.
Mas não, enganei-me e agora à que esperar por melhores dias, ou não!!!!!!
RSI ao diário já está nos 26.
agora sim é que está boa.

Abraços


Com a publicação dos resultados o melhor é sempre estar fora, dentro só se o lucro for suficiente para aguentar a volatilidade que podem despoletar, mas o melhor mesmo é ficar fora, ou sair; é o que tenho como regra para mim
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, malakas, MR32, novato, PAULOJOAO, PMP69, trend=friend e 159 visitantes