Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por CTT17 » 29/10/2014 21:17

A nível de AF, haverão outras pessoas bem mais competentes, mas como pequeno empresário e colocando-me no papel do CEO da JM não estaria feliz, mas veria o futuro com alguma confiança.

No meu sector (Turismo)tenho aumentado todos os anos os preços, mas se a JM fizesse isso estaria a cavar a sua própria sepultura. Encaro como normal e transitória a dimimuição das margens e gostaria que, pelo menos, as vendas mantivessem as subidas. Prevejo em 2015 e 2016 algum aumentos dos lucros, com a Colômbia a mostrar serviço, nada comparável à Polónia. Com a forte deflação alimentar na Europa ( não vai durar sempre) é preciso relativizar. Amanhã é um dia para estar atento, quer o mercado goste dos resultados, quer não. Da minha parte, a palavra é compreender (e não estou triste) e nada me diz que o futuro será tumultuoso (pelo menos dá lucros consistentes, ao contrário da banca por ex.)
 
Mensagens: 777
Registado: 22/12/2013 23:04

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por rollingsnowball » 29/10/2014 21:04

Interromperam a abertura de lojas na Polónia... Parece-me uma péssima ideia... Estão numa fase em que o principal objectivo tem que ser ganhar quota de mercado e assim aumentar a vantagem sobre a concorrência e assim não é fácil... a menos que estejam a pensar comprar as lojas da Tesco...

Alguém me sabe dizer quanto eles estão a perder trimestralmente com o Hebe e Ara? Obrigado

ps: continuo fora
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por ricardmag » 29/10/2014 21:03

Lucro da Jerónimo Martins cai 15,5% até Setembro

Economico Escreveu:DÍRCIA LOPES
18:34

As vendas subiram 7,3%, mas a maior deflação alimentar no terceiro trimestre aumentou a pressão sobre as margens e a rentabilidade.
O grupo Jerónimo Martins fechou os primeiros nove meses do ano com um decréscimo de 15,5% no lucro para os 237 milhões de euros. De acordo com o comunicado divulgado pela Comissão de Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), a dona dos supermercados Pingo Doce realça que a maior deflação alimentar no terceiro trimestre aumentou a pressão sobre o valor das vendas, a margem e a rentabilidade.
As vendas do grupo, até Setembro, ascenderam a 9,33 mil milhões de euros, mais 7,3% face ao mesmo período de 2013, subida que se situaria nos 6,9% se excluir o efeito cambial positivo.

Por mercados, a JM revela que as vendas ‘like-for-like' da marca polaca Biedronka aumentou cerca de 1% no trimestre "suportado pelas acções comerciais desenvolvidas e pela introdução dos meios electrónicos de pagamento". No entanto, considerando os nove meses do ano o ‘like-for-like' da marca de ‘discount' caiu 1,2%. As vendas totais da Biedronka, em euros, cresceram 9,7% para 6.191 milhões de euros.
Em Portugal, as vendas dos supermercados Pingo Doce cresceram 1,6% (mais 2% excluindo o combustível) para 2.391 milhões de euros. Foram inauguradas cinco lojas até Setembro e "a quota de mercado da companhia foi fortalecida", refere o comunicado da retalhista liderada por Pedro Soares dos Santos.
Os novos negócios na Colômbia - com a s lojas Ara - e na Polónia - com as drogarias Hebe - atingiram vendas de 103 milhões de euros. A marca colombiana fechou o trimestre com 54 lojas.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por ParaCima » 29/10/2014 20:24

amanhã farei uma melhor análise...

parece-me que o que influencia mais os maus resultados são os custos logisticos(distribuição) gostava de perceber o que eles chamam custos logisticos...

mesmo com a diminuição do LFL de 1,2% e com uma deflação de 1,9... parece-me que o volume não cresceu, senão a diferença seria muito maior, mesmo sendo positivo... se olharmos para a diminuição dos preços em comparação com a dimuição das vendas... mas isto só acontece pk a empresa é obrigada a baixar os preços, senão adeus... logo nao controla este factor...

mas a pior coisinha dos resultados é a libertação de cash que baixou para metade...

enfim...

como já disseram os meus "colegas" estes resultados são mais do mesmo... mas parece-me que externamente podem aparecer alguns pontos favoraveis, como são os problemas que o tesco atravessa, pelo menos, ao nível da direcção...

amanhã veremos se há resposta do mercado ao não...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por AC2719 » 29/10/2014 19:42

Nada de novo. A continuação do que já nos foi habituando nas últimas apresentações de resultados.
a título de exemplo
Res. Líquido / acção (€)
0,38- 9M14
0,45- 9M13

Menos 0,7 cts por ação. Quase menos 15%.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 126
Registado: 10/5/2012 0:00

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por ricardmag » 29/10/2014 19:26

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por fff » 29/10/2014 19:21

Ja sairam os resultados da JMT. Podem consultar em cmvm.

Á primeira vista parece-me mais do mesmo. Tudo como dantes em abrantes .
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 29/10/2014 18:49

Eurosexy, em que contas te baseias para afirmares isso neste tópico?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 29/10/2014 16:22

A bolsa é ridícula porque proporciona preços tão baixos em empresas que geram muito dinheiro. E em outra face, preços demasiado altos em activos que não valem um corn :-#
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por ParaCima » 29/10/2014 11:10

amanhã será o dia... nem vale a pena ver os resultados se abrir a cair como tem sido até aqui é esperar pela próxima apresentação de resultados, se não cair... podemos estr a adivinhar um fundo.... amanhã saberemos tudo :P
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por DC89 » 28/10/2014 21:37

A Jerónimo foi durante anos a estrela do PSI20, agora está assim...
Anexos
Jeronimo Martins SGPS SA (-).png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1365
Registado: 26/12/2007 15:50

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por albarrã » 24/10/2014 19:06

albarrã Escreveu:Pode estar a chegar ao fim a descida!?

Aquela zona de resistência em conjunto com a LTA de MLP estão a segura-la tal como previa. Se esse cenário se inverter só a zona dos 4€ a segura.
Estou fora por enquanto!
Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
Que nunca por vencidos se conheçam!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 20/4/2009 12:50
Localização: 21

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por ricardmag » 21/10/2014 23:30

Bastante esclarecedor Dr Tretas, obrigado.
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por TheMolle » 21/10/2014 23:10

jotas007 Escreveu:
TheMolle Escreveu:Para ver a JM a "renascer das cinzas" ou a inverter a tendência dominantemente descendente é quando a virmos a quebrar em alta as suas resistências, e não a chegar aos seus suportes.

Não nego a validade do Engulfing que se formou na última sessão, mas durante este "downhill" que a JM tem vindo a fazer, já muitos foram os padrões de inversão que se formaram e a cotação está onde está!


Boa tarde TheMolle,

Visto que estas bear, qual é para ti a referência que te faz ficar novamente bull?

Já agora deixo um gráfico diário.


Bons negócios


jotas, até que os 13,38€, mais coisa menos coisa, na minha perspectiva a JM estará BEAR. Desde o fecho de hoje até ao valor que refiro vai mais de 50%, e mesmo assim mantenho exactamente o que referi anteriormente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Dr Tretas » 21/10/2014 23:01

ricardmag Escreveu:No longo prazo ( > 2 anos) a JM pode pode ainda estar bull :?:

Cumprimentos


Não confundir a escala de tempo primária (vários meses a alguns anos) com a escala de tempo secular (décadas). Costuma-se considerar Bulls e Bear dentro da escala primária, enquanto o gráfico apresentado abrange uma geração (20-25 anos) e por isso tem vários movimentos bull e bear.

Na minha opinião, gráficos com um prazo tão longo devem ser corrigidos com o deflator do PIB senão estamos a comparar alhos com bogalhos, todos sabemos que 200$00 em 1995 compravam mais coisas que 1€ compra hoje. Eu sei que isso não é feito na AT clássica, mas a AT clássica vem do princípio do século XX em que o padrão ouro impedia que houvesse inflação (em situações normais, não estou a falar da hiperinflação da República de Weimar). Mas pronto, já estou a divagar. A JM está em bear de acordo com as definições mais habituais, porque está em quedas sucessivas há bastantes meses.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por ricardmag » 21/10/2014 20:32

Assim :!: Eu sei que a linha vermelha não é uma LTA 8-)
Cumprimentos
.
Anexos
JM-vejo-assim.PNG
JM-vejo-assim.PNG (222.06 KiB) Visualizado 6968 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por rsacramento » 21/10/2014 19:08

ricardmag Escreveu:No longo prazo ( > 2 anos) a JM pode pode ainda estar bull :?:

Cumprimentos

como é que vês isso?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por ricardmag » 21/10/2014 19:00

No longo prazo ( > 2 anos) a JM pode pode ainda estar bull :?:

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jotas007 » 21/10/2014 18:35

TheMolle Escreveu:Para ver a JM a "renascer das cinzas" ou a inverter a tendência dominantemente descendente é quando a virmos a quebrar em alta as suas resistências, e não a chegar aos seus suportes.

Não nego a validade do Engulfing que se formou na última sessão, mas durante este "downhill" que a JM tem vindo a fazer, já muitos foram os padrões de inversão que se formaram e a cotação está onde está!


Boa tarde TheMolle,

Visto que estas bear, qual é para ti a referência que te faz ficar novamente bull?

Já agora deixo um gráfico diário.


Bons negócios
Anexos
jmttt.png
jmttt.png (24.22 KiB) Visualizado 5810 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 28/7/2013 12:03

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por fff » 21/10/2014 12:35

Vamos ver se este novo Ptarget abaixo dos valores actuais , vai ter algum impacto na subida dos ultimos dias .
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por TheMolle » 19/10/2014 22:19

Para ver a JM a "renascer das cinzas" ou a inverter a tendência dominantemente descendente é quando a virmos a quebrar em alta as suas resistências, e não a chegar aos seus suportes.

Não nego a validade do Engulfing que se formou na última sessão, mas durante este "downhill" que a JM tem vindo a fazer, já muitos foram os padrões de inversão que se formaram e a cotação está onde está!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jotas007 » 19/10/2014 20:47

O renascer das cinzas!
Anexos
jmt.png
jmt.png (29.28 KiB) Visualizado 6263 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 28/7/2013 12:03

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Optimiza » 17/10/2014 12:52

JM - Ter em atenção esta acção. O suporte aguentou, susteve a tendência de longo prazo (2,5 anos) e pode gerar a inversão. Resultados trimestrais e plano estratégico ou levarão à confirmação da inversão para Norte (cenário adoptado), ou....
JM bullet point.gif
JM bullet point.gif (21.05 KiB) Visualizado 6480 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por albarrã » 13/10/2014 1:50

Pode estar a chegar ao fim a descida!?
Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
Que nunca por vencidos se conheçam!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 20/4/2009 12:50
Localização: 21

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por fff » 11/10/2014 19:07

Primordialmente faço a analise de entrada ou não num titulo no momento com todos os dados disponiveis , e não com condicionantes pré concebidas.

No entanto, para mim os sinais que me farão ficar positivo no titulo serão :

1 - A empresa provar ao mercado numa das apresentações de resultados , que se inverteu o rumo dos resultados anteriores , e uma reacçao muito positiva do mercado com volume a esses resultados.
2 - Na apresentação da estrategia , apresentarem algo que o mercado aplauda e reaja de acordo com forte subida e volume , ( estou ceptico que vá acontecer).
3 - Inicio de subida sustentada no grafico, ultrapassando a MM200 com volume e sem aparecerem sempre fortes vendedores, embora não acredite que esta ultima premissa se concretize sem uma das 2 anteriores .
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Alfa Trader, Bing [Bot], dm222, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], iniciado1, JoeP, karaya75, m-m, Nuno V, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, sempreamesma e 470 visitantes