Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 1/6/2019 10:26

Eu não compreendo a lógica do dividendo ponto.
O dividendo paga imposto. No segundo seguinte ao pagamento o investidor fica com menos dinheiro porque uma parte foi para o estado.... Os dividendos não são dinheiro de graça...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Altri - Tópico Geral

por rg7803 » 1/6/2019 10:22

Wuzzu. Escreveu:Realmente não compreendo a lógica de entrar depois do dividendo. Um grande fundo quer entrar em ações com dividendos sucessivos. Ora tem aqui uma oportunidade de entrar, sacar dividendo e continuar a reforçar - se não existir outro sítio melhor onde investir.
Ora a Altri só me parece é ser pequena para grandes fundos, pelo que acho difícil que não se sinta uma subida antes do dividendo. Entrar só depois para quê: com um fundo a querer reforçar o pos dividendo é ótima oportunidade para reforçar forte e não deixar a cotação cair. É que o certo é que a cotação da Altri está mesmo muito baixa.
Por mim sinto-me satisfeito:troquei bcp por altri (antes estava a pensar ficar totalmente fora, mas a altri é irresistível) e acho que posso muito bem vir a fazer 10% em pouco tempo, o que para o panorama das descidas mundiais é muito bom.
De facto, continuo a prever descidas mundiais, e o bcp e a sonae lá irão escorregando. A galp não será de escorrega que vai para baixo…

wuzzu.


A lógica, para quem está fora, é que poupa o valor da tributação (28%).
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4201
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Altri - Tópico Geral

por umXdois » 31/5/2019 15:42

optimiza Escreveu:
umXdois Escreveu:
optimiza Escreveu:Entrada hoje em Altri (venda de 1/2 CY), saio um a dois dias antes de resultados. Lucro mínimo projectado 8% (6,49). S Loss 5,59.

Não percebo. Quais os resultados que te referes? Do 2° semestre a 31 de julho ou antes da distribuição dos resultados a 24 de junho?


Dividendos. Não é por acaso (gestão primus inter pares) que Altri e Navigator são das mais rentáveis no sector (e não se distanciarão muito da topline de rentabilidade do ano passado, mesmo com a queda dos preços da pasta e do papel). No caso da Altri ainda mais interessante pela redução contínua do passivo e por ter sido para muitos investidores (infelizmente não me inclui) - uma 5 bagger exemplar (conseguir uma 5 bagger sem ser nas especulativas Tech, weed, green food ou Biotech é sinal indiscutível de óptima gestão)!


Ok.
A mim parece-me que é o desconto do dividendo, juntamente com o ambiente externo e os pares do setor, que têm puxado para baixo a cotação.
Tenho para mim que só após o desconto do dividendo é que o comportamento da altri se modificará. A força compradora virá depois do desconto do dito. Veremos...

Edit: e ali nos minutos finais da negociação a altri rompe os 6€ e tem uma subida a tocar os 4%. Esperava esse comportamento durante o dia, mas como o setor esteve negativo a altri negociava apenas com ganhos na casa 1% a 2%. O chip lá fora mudou e altri subiu. Não adianta tentar adivinhar o comportamento no intraday. Disse que não esperava ver a força compradora antes do dividendo.Agora fiquei com menos certezas.
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: Altri - Tópico Geral

por PXYC » 31/5/2019 15:32

5640533 Escreveu:
cali010201 Escreveu:
optimiza Escreveu:A queda da Altri não se deve à sua evolução (ou da navigator), ambas com excelentes resultados, crescimento da facturação, redução da dívida líquida, dividendos, nem se deve tanto aos preços da polpa e do papel que vão assistir a uma queda continuada mas lenta e controlada (as majours formam "um quasi oligopólio" nos preços).
A queda deve-se sobretudo ao sector ter sido demonizado por causa do benchmark individual do sector (..)

Apesar de tudo, os resultados o 1º trimestre de uma e de outra foram diferentes. A Navigator viu os seus resultados reduzirem-se, enquanto que os da Altri aumentaram no mesmo período em 12,5%.

Os resultados da Navigator reduziram-se por causa da venda da fábrica de pellets no ano passado.


that's right, o volume de negócios da Navigator no 1T2019 aumentou 9,6% comparativamente - excluindo o referido impacto positivo one-off da venda do negócio das pellets no 1T2018 o aumento do EBIDTDA teria sido 3,3% YoY.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 559
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Altri - Tópico Geral

por RedBull » 31/5/2019 15:24

como eu referi ha uns dias atrás a conjugação da aproximação do pagamento do dividendo e a compra de acções próprias levaria a ação a um ressalto, acho que pelo menos até aos 6.3.
os indicadores estão aliviados tem tudo para subir.
se nada afetar o sector do pulp ou trumpwitter porque certezas só no fim do jogo....
Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar. – Pele.
 
Mensagens: 169
Registado: 29/11/2007 12:28
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Altri - Tópico Geral

por 5640533 » 31/5/2019 15:17

cali010201 Escreveu:
optimiza Escreveu:A queda da Altri não se deve à sua evolução (ou da navigator), ambas com excelentes resultados, crescimento da facturação, redução da dívida líquida, dividendos, nem se deve tanto aos preços da polpa e do papel que vão assistir a uma queda continuada mas lenta e controlada (as majours formam "um quasi oligopólio" nos preços). https://www.indexmundi.com/commodities/ ... rrency=eur (tudo em euros e atenção tb no crude oil, nickel, palladium e gold).
A queda deve-se sobretudo ao sector ter sido demonizado por causa do benchmark individual do sector, a pessimamente gerida International Paper (IP). Enquanto Altri e navigator têm planos estratégicos sólidos dão cada vez maiores dividendos e se valorizaram espetacularmente, a IP é uma nódoa (Ence tem tantas variáveis que só dá para especulação em inversão CP).
Errado colocar Altri e Navigator no "mesmo saco" da IP e da Ence.

Entrada hoje em Altri (venda de 1/2 CY), saio um a dois dias antes de resultados. Lucro mínimo projectado 8% (6,49). S Loss 5,59.
ALTRI rebound RF 6,76 SF 5.7 .gif
International paper Bear CP MP o mercado segue erradamente este benchmark.png
charts-comparison-altri ence navigator IP.png



Apesar de tudo, os resultados o 1º trimestre de uma e de outra foram diferentes. A Navigator viu os seus resultados reduzirem-se, enquanto que os da Altri aumentaram no mesmo período em 12,5%.

Os resultados da Navigator reduziram-se por causa da venda da fábrica de pellets no ano passado.
 
Mensagens: 1983
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 31/5/2019 12:48

umXdois Escreveu:
optimiza Escreveu:Entrada hoje em Altri (venda de 1/2 CY), saio um a dois dias antes de resultados. Lucro mínimo projectado 8% (6,49). S Loss 5,59.

Não percebo. Quais os resultados que te referes? Do 2° semestre a 31 de julho ou antes da distribuição dos resultados a 24 de junho?


Dividendos. Não é por acaso (gestão primus inter pares) que Altri e Navigator são das mais rentáveis no sector (e não se distanciarão muito da topline de rentabilidade do ano passado, mesmo com a queda dos preços da pasta e do papel). No caso da Altri ainda mais interessante pela redução contínua do passivo e por ter sido para muitos investidores (infelizmente não me inclui) - uma 5 bagger exemplar (conseguir uma 5 bagger sem ser nas especulativas Tech, weed, green food ou Biotech é sinal indiscutível de óptima gestão)!
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por cali010201 » 31/5/2019 12:00

optimiza Escreveu:A queda da Altri não se deve à sua evolução (ou da navigator), ambas com excelentes resultados, crescimento da facturação, redução da dívida líquida, dividendos, nem se deve tanto aos preços da polpa e do papel que vão assistir a uma queda continuada mas lenta e controlada (as majours formam "um quasi oligopólio" nos preços). https://www.indexmundi.com/commodities/ ... rrency=eur (tudo em euros e atenção tb no crude oil, nickel, palladium e gold).
A queda deve-se sobretudo ao sector ter sido demonizado por causa do benchmark individual do sector, a pessimamente gerida International Paper (IP). Enquanto Altri e navigator têm planos estratégicos sólidos dão cada vez maiores dividendos e se valorizaram espetacularmente, a IP é uma nódoa (Ence tem tantas variáveis que só dá para especulação em inversão CP).
Errado colocar Altri e Navigator no "mesmo saco" da IP e da Ence.

Entrada hoje em Altri (venda de 1/2 CY), saio um a dois dias antes de resultados. Lucro mínimo projectado 8% (6,49). S Loss 5,59.
ALTRI rebound RF 6,76 SF 5.7 .gif
International paper Bear CP MP o mercado segue erradamente este benchmark.png
charts-comparison-altri ence navigator IP.png



Apesar de tudo, os resultados o 1º trimestre de uma e de outra foram diferentes. A Navigator viu os seus resultados reduzirem-se, enquanto que os da Altri aumentaram no mesmo período em 12,5%.
 
Mensagens: 366
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Póvoa Stª Iria

Re: Altri - Tópico Geral

por umXdois » 31/5/2019 11:48

optimiza Escreveu:Entrada hoje em Altri (venda de 1/2 CY), saio um a dois dias antes de resultados. Lucro mínimo projectado 8% (6,49). S Loss 5,59.

Não percebo. Quais os resultados que te referes? Do 2° semestre a 31 de julho ou antes da distribuição dos resultados a 24 de junho?
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 31/5/2019 10:32

Se o PSI aguentar os 5000 é provável que também aguente. Já se aquele for aos 4850 (acompanhando o SP aos 2640, target do HS) pode ser mais complicado.
Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 31/5/2019 10:30

Obrigado, tens razão, é apertado, vou redefinir. Mas, 5/6 confiante que não corrige, antes de dividendos, até 5,59.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 31/5/2019 10:25

Atenção a esse stop loss com um dividendo esperado de 0,72 (não sei se consideraste esta variável)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 31/5/2019 10:22

A queda da Altri não se deve à sua evolução (ou da navigator), ambas com excelentes resultados, crescimento da facturação, redução da dívida líquida, dividendos, nem se deve tanto aos preços da polpa e do papel que vão assistir a uma queda continuada mas lenta e controlada (as majours formam "um quasi oligopólio" nos preços). https://www.indexmundi.com/commodities/ ... rrency=eur (tudo em euros e atenção tb no crude oil, nickel, palladium e gold).
A queda deve-se sobretudo ao sector ter sido demonizado por causa do benchmark individual do sector, a pessimamente gerida International Paper (IP). Enquanto Altri e navigator têm planos estratégicos sólidos dão cada vez maiores dividendos e se valorizaram espetacularmente, a IP é uma nódoa (Ence tem tantas variáveis que só dá para especulação em inversão CP).
Errado colocar Altri e Navigator no "mesmo saco" da IP e da Ence.

Entrada hoje em Altri (venda de 1/2 CY), saio um a dois dias antes de resultados. Lucro mínimo projectado 8% (6,49). S Loss 5,59.
ALTRI rebound RF 6,76  SF 5.7 .gif
ALTRI rebound RF 6,76 SF 5.7 .gif (27.63 KiB) Visualizado 7116 vezes
International paper   Bear CP MP     o mercado segue erradamente este benchmark.png
International paper Bear CP MP o mercado segue erradamente este benchmark.png (88.99 KiB) Visualizado 7116 vezes
charts-comparison-altri ence navigator IP.png
charts-comparison-altri ence navigator IP.png (94.86 KiB) Visualizado 7116 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 31/5/2019 9:35

A altri vai subindo á boleia dos lucros,mas aqui o numero psicol´ogico e redondo pode ser tramado. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Altri - Tópico Geral

por Artista Romeno » 31/5/2019 7:41

Punitor Escreveu:Melhoramento excelente dos principais resultados e indicadores:
> Lucros
> EBITDA
> Volume de Negócios
< Dívida
> Exportações

Se a coisa continuar por este caminho, a empresa tem possibilidades de vir a distribuir nos anos vindouros dividendos semelhantes ou superiores aos deste ano.

Isso ja e duvidoso ve la o grafico da pasta nos resultados....o q2 ja sera pior
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Altri - Tópico Geral

por Punitor » 31/5/2019 1:52

Melhoramento excelente dos principais resultados e indicadores:
> Lucros
> EBITDA
> Volume de Negócios
< Dívida
> Exportações

Se a coisa continuar por este caminho, a empresa tem possibilidades de vir a distribuir nos anos vindouros dividendos semelhantes ou superiores aos deste ano.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Altri - Tópico Geral

por Artista Romeno » 30/5/2019 22:00

umXdois Escreveu:
umXdois Escreveu: Como disse dólar está forte e apesar do BHKP ter diminuído no preço pago por tonelada a verdade é que na conversão para euros esbate-se o facto do valor ter diminuído. Nesse sentido diria que os resultados do Q1/19 comparativamente com Q1/18 oscilarão 5% para baixo ou para cima, isto é, entre os 30m e os 34m. Ve-se-á a 30/5 se os resultados são estes ou se diminuíram muito mais do que isto. Mais do que 5% para cima não acredito.

Enganei-me ... afinal o Q1 foram 36,7m .. previ em 11 de maio uma variação de 2M para cima ou para baixo comparativamente com o Q1 homólogo. Foi só o dobro para cima.

A meu ver bons numeros ate face ao ultimo quarter excluindo one offs, a barreira alta e a altri nao desiludiu!
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Altri - Tópico Geral

por umXdois » 30/5/2019 21:26

umXdois Escreveu: Como disse dólar está forte e apesar do BHKP ter diminuído no preço pago por tonelada a verdade é que na conversão para euros esbate-se o facto do valor ter diminuído. Nesse sentido diria que os resultados do Q1/19 comparativamente com Q1/18 oscilarão 5% para baixo ou para cima, isto é, entre os 30m e os 34m. Ve-se-á a 30/5 se os resultados são estes ou se diminuíram muito mais do que isto. Mais do que 5% para cima não acredito.

Enganei-me ... afinal o Q1 foram 36,7m .. previ em 11 de maio uma variação de 2M para cima ou para baixo comparativamente com o Q1 homólogo. Foi só o dobro para cima.
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: Altri - Tópico Geral

por GamesOver » 30/5/2019 15:34

A data do dividendo é 26 Junho, o ex-dividendo, deverá ser a 24.


Wuzzo, obrigado pela resposta, mas se fores ao extinto tópico carteira do Gamesover, já lá tenho menos valias para muitos anos, à custa da ALTRI.

Conto recomprar depois do dividendo, não contava era com uma descida tão grande, sempre a cometer erros eaprender.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 295
Registado: 17/8/2018 16:19

Re: Altri - Tópico Geral

por Noel » 30/5/2019 15:15

Boa tarde,
Podem-me confirmar a data de apresentação de resultados
https://www.bancoinvest.pt/mercados-e-r ... resultados .
E já há data do ex-dividendo?
Obrigado.
 
Mensagens: 216
Registado: 27/10/2006 15:32
Localização: Beira Alta

Re: Altri - Tópico Geral

por GamesOver » 30/5/2019 14:39

Dado o dividendo ser de .72€ e o imposto ser em redor dos .20€, que representam 3,46% da presente cotação, não é mais correto aguardar a data ex-dividendo para entrar nesta ação?


Posso estar redondamente enganado, dado o mercado actual, não vejo como a ação vai até ao dia 24 do próximo mês recuperar 3.46%, isto só para pagar o imposto, ou seja ganho "bola" 0
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 295
Registado: 17/8/2018 16:19

Re: Altri - Tópico Geral

por afcapitao » 30/5/2019 11:36

JohnyRobaz Escreveu:
afcapitao Escreveu:Jonny, na pag 339 é o resultado individual, enquanto na 211 é o resultado consolidado.

Já agora, onde conseguem ver o preço da pasta?


Ou seja, um é resultado da operação da Altri outro é incluindo dividendos de investimentos, é isso?

O preço da pasta é difícil, mas eu tento acompanhar por aqui:
https://fred.stlouisfed.org/series/WPU091303

Não é perfeito mas sempre é um indicador...


Algum entendido na matéria poderia dar uma ajuda, mas penso que é o que dizes. O consolidado é o resultado o da holding, contando com todos os seus investimentos (Altri SGPS). O individual é o resultado do grupo Altri, que é detido pela holding. Se disse algum disparate, agradeço a correção :)
 
Mensagens: 253
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Altri - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 30/5/2019 1:29

E havendo gráficos para todos os gostos... 8-)

Desde meados de 2014 até hoje:
Anexos
Captura de ecrã 2019-05-30, às 01.26.26.png
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Altri - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 30/5/2019 0:38

afcapitao Escreveu:Jonny, na pag 339 é o resultado individual, enquanto na 211 é o resultado consolidado.

Já agora, onde conseguem ver o preço da pasta?


Ou seja, um é resultado da operação da Altri outro é incluindo dividendos de investimentos, é isso?

O preço da pasta é difícil, mas eu tento acompanhar por aqui:
https://fred.stlouisfed.org/series/WPU091303

Não é perfeito mas sempre é um indicador...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Altri - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 29/5/2019 13:21

É uma espécie de cabeça e ombros e a seguir vem o abismo?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Shimazaki_2 e 371 visitantes