Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 17/3/2020 12:11

Depois de mais um selloff e só depois de sinalizada a inversão CP pelos "3 pesos pesados" EDP, JM e Galp, a Altri até queria inverter com dois sinais positivos - no 2º gráf (tocou nos 3,354), mas o volume hoje está a dececionar.

Em apenas 2 meses, Altri destruiu 50% de valor (máx a min), tendo volumes anómalos nas últimas 12 sessões (mesmo para uma fase de crash), num título conhecido pela predominância de investidores de Longo prazo no free float (Fundos de investimento e outros institucionais), o que poderia querer dizer que os "shorts" intensificaram o movimento de queda (não tenho acesso a posições shorts abaixo de 0,5% nas Bolsas Euronext, se alguém tiver, relativamente à Altri e Navigator indique sff). 2020 representará o 2º ano de retorno real e o 1º em velocidade de cruzeiro das vendas de eletricidade (fruto dos pesados investimentos em cogeração).

Os preços das Pastas estabilizam, a Ence sobe 6,82%, Navigator a subir 2,5%, IP tem um after hours a subir 5%, sinais de um possível rebound » ainda não será a normalização - embora escoamento de produção de bens essenciais e baratos no mercado real, está assegurada pelas vendas de papel higiénico, fechados em casa, o pessoal deixa por completo de comprar férias na neve, carro e casa, mas ainda não largou o supérfluo hábito de ir à WC. Compras de guardanapos, de sacos de cartão, de caixas de cartão, de lenços de papel, de papel para impressão, caixas para enviar os testes do Corona e das cervejas Corona.
Se Altri não retirar o Dividendo e se mantiver uma DY superior a 8% » face aos anteriores 50 cents que projetei - no ano passado recebemos 72 cents (com extraordinários) - agora 30 cents estavam dentro desse recauchutado desígnio (representando apenas cerca de 50% do RL).
ALTRI em dois meses caiu 50% de max a min.gif
ALTRI em dois meses caiu 50% de max a min.gif (19.65 KiB) Visualizado 10900 vezes
Altri primeiros 2 sinais para inversão no agora SF1 e acima da LTD após queda de 67% a máx 2Y.gif
Altri primeiros 2 sinais para inversão no agora SF1 e acima da LTD após queda de 67% a máx 2Y.gif (26.91 KiB) Visualizado 10900 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por artista_ » 17/3/2020 0:46

Àlvaro Escreveu:Norges bank com particiação qualificada. Artista, bem me parecia que alguém teria andado às compras. Ora toma! :shock:


Obviamente alguém andou às compras, sem elas os títulos não sobem ou, neste caso, recuperam fortemente das quedas! :D

A única novidade, dando como verdadeira a informação que estás a difundir, é um dos compradores passou a ter uma participação qualificada.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Altri - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 17/3/2020 0:42

BOMBA99 Escreveu:
Sergon15 Escreveu:Bomba99,
Código: Selecionar todos
Quando à pasta de papel vai obviamente descer de preço e muito.


Peço-te que fundamentes, ou indiques fontes para a tua afirmação. Doutro modo, estamos a espalhar "vírus".
Obrg



Peço desculpa.

A fundamentação no preço da pasta tem a ver com a procura. A pasta de papel tem menos procura e terá preço mais baixo por dois motivos.

1º O colapso das economias e a recessão brutal que aí vem.

2º O excesso de produção que nem sequer consegue ser escoado.

Pode ser que as produtoras de pasta resolvam parar a produção. Porque produzir para vender cada vez mais barato pode custar caro.


As pessoas também podem comprar mais online, e as encomendas em geral usam caixas de cartão.

A economia não é linear, não evolui toda da mesma forma, e para além disso, o preço da pasta já caíu mesmo muito, e a China, que também produz bastante, esteve parada também na sua produção. Ninguém sabe muito bem se haverá mais ou menos procura. Mas sim, a Altri é uma falling knife.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 17/3/2020 0:28

Norges bank com particiação qualificada. Artista, bem me parecia que alguém teria andado às compras. Ora toma! :shock:
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por BOMBA99 » 16/3/2020 21:01

Sergon15 Escreveu:Bomba99,
Código: Selecionar todos
Quando à pasta de papel vai obviamente descer de preço e muito.


Peço-te que fundamentes, ou indiques fontes para a tua afirmação. Doutro modo, estamos a espalhar "vírus".
Obrg



Peço desculpa.

A fundamentação no preço da pasta tem a ver com a procura. A pasta de papel tem menos procura e terá preço mais baixo por dois motivos.

1º O colapso das economias e a recessão brutal que aí vem.

2º O excesso de produção que nem sequer consegue ser escoado.

Pode ser que as produtoras de pasta resolvam parar a produção. Porque produzir para vender cada vez mais barato pode custar caro.
 
Mensagens: 117
Registado: 1/7/2015 14:37

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 16/3/2020 19:00

Artista, se calhar não vimos o mesmo filme. A Altri subiu muito mais e ficou à bica de fechar no verde. Em relação à outra falei porque aquilo também ja era gozer com quem trabalha! Estava mesmo a pedir um Big Mac :lol:
Para além disso falei de novo na Impresa que tem levado quase tanta pazada como a Cofina que parece querer afundar como os negócios dos navios de cruzeiro. Afinal a vida não está fácil para ninguém, também a bolsa está infetada. Bons negócios. Bem precisamos. 8-)
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por artista_ » 16/3/2020 17:49

Àlvaro Escreveu:A Altri é das poucas ações onde hoje se notou interesse comprador. A recuperação no intraday foi interessante. Quase fechava no verde.


Houve muitos títulos que recuperaram ao longo da sessão, o próprio mercado fechou bem acima do mínimo da sessão. Pelo menos já deixaste de falar na Ibersol! :D ... desculpa, não resisti, temos de manter algum sentido de humor nestes tempos difíceis! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 16/3/2020 17:44

A Altri é das poucas ações onde hoje se notou interesse comprador. A recuperação no intraday foi interessante. Quase fechava no verde.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por ALGACA » 16/3/2020 0:51

Sergon15 Escreveu:Bomba99,
Código: Selecionar todos
Quando à pasta de papel vai obviamente descer de preço e muito.


Peço-te que fundamentes, ou indiques fontes para a tua afirmação. Doutro modo, estamos a espalhar "vírus".
Obrg

https://expresso.pt/economia/2020-03-14 ... -das-acoes
 
Mensagens: 471
Registado: 21/10/2014 20:36

Re: Altri - Tópico Geral

por Sergon15 » 15/3/2020 19:57

Bomba99,
Código: Selecionar todos
Quando à pasta de papel vai obviamente descer de preço e muito.


Peço-te que fundamentes, ou indiques fontes para a tua afirmação. Doutro modo, estamos a espalhar "vírus".
Obrg
 
Mensagens: 48
Registado: 3/10/2009 21:39
Localização: 19

Resultados - Dividendos

por BOMBA99 » 15/3/2020 19:22

Com resultados de 10 milhões num trimestre com tudo ainda normal o próximo implicará perdas avultadas.

O Dividendo só será distribuído se os administradores quiserem safar algum.

Quando à pasta de papel vai obviamente descer de preço e muito.
 
Mensagens: 117
Registado: 1/7/2015 14:37

Re: Altri - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 15/3/2020 16:54

Àlvaro Escreveu:número, o trambolhão das empresas nada tem que ver com o que produzem. Acontece que os índices americanos estavam esticados e aproveitando o pânico e a incerteza viraram o jogo. A recuperação quando acontecer ninguém se lembrará o que produz a Altri. Se fosse pelo que produz... pensa na bolsa Portuguesa e pensa que empresas produzem coisas do futuro. Se houver alguma repara que também caiu. Mesmo o dividendo que conta sempre acabou por não funcionar porque a incerteza leva a crer que as empresas não irá pagar tanto como pagavam. O caso da Altri, 100 milhões de lucro, apesar da dívida, penso que poderá ainda pagar bem. Mas os curtos acreditam na quebra de preço da pasta. Será mesmo como dizem?...


Alvaro, se fosse a ti não contava com dividendo este ano.

Numero, isso é indiferente para o raciocínio que expus, eu sei que só produz pasta.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 15/3/2020 15:51

número, o trambolhão das empresas nada tem que ver com o que produzem. Acontece que os índices americanos estavam esticados e aproveitando o pânico e a incerteza viraram o jogo. A recuperação quando acontecer ninguém se lembrará o que produz a Altri. Se fosse pelo que produz... pensa na bolsa Portuguesa e pensa que empresas produzem coisas do futuro. Se houver alguma repara que também caiu. Mesmo o dividendo que conta sempre acabou por não funcionar porque a incerteza leva a crer que as empresas não irá pagar tanto como pagavam. O caso da Altri, 100 milhões de lucro, apesar da dívida, penso que poderá ainda pagar bem. Mas os curtos acreditam na quebra de preço da pasta. Será mesmo como dizem?...
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por 5640533 » 15/3/2020 15:16

JohnyRobaz Escreveu:
5640533 Escreveu:48,2% redução dos lucros em condições de 4% de redução das receitas e 13% de redução do preço da pasta. Péssimos resultados. Penso eu de que. Não esperava tal coisa da Altri.


Ora bem, vou tentar expor o meu raciocínio:

A meu ver, apesar de desiludirem muito ligeiramente as expectativas do mercado (pelo que tinha apontado, esperava-se um EPS de 0,496€ e saiu 0,491€), a mim deixa-me aliviado que apesar dos resultados líquidos terem caído 48%, as vendas só caíram 4%. Basicamente, e esta é a minha interpretação dos resultados e que pode obviamente estar errada (e peço que quem ache isso, me explique para que possa aprender), o problema da Altri, e deste ano em específico, foi financeiro e não empresarial ou industrial, excepto o aumento de 12% nos custos das vendas, que nem entendo bem. Terá tido a ver com a paragem não programada de 4 dias na manutenção das unidades de Cima e Celtejo no Q4?
Basicamente 30 milhões que o ano passado lucraram em investimentos arderam totalmente. Os gastos financeiros aumentaram 5 milhões e os rendimentos diminuíram 5 milhões. Em amortizações e depreciações, mais 15 milhões. É muito milhão a arder a nível financeiro. É que o EBITDA "apenas" caiu 20%. Basicamente, a mim parece-me que a própria queda nos mercados tem influenciado negativamente os resultados, enquanto que, mesmo com uma queda de aproximadamente 35% no preço da pasta, aumentando as vendas em 4%, conseguiram facturar apenas menos 4% que no ano anterior, o que eu acho excelente, a não ser que me esteja a escapar alguma coisa. Até porque é indicado que o preço médio a que foi vendida a pasta BHKP foi apenas 13% inferior ao preço médio de venda em 2018. Parece-me que venderam "bem".

Motivos que me deixaram apreensivo: o capital próprio caiu bastante e a dívida subiu bastante, e nada fala em dividendos, ao contrário do que aconteceu no ano passado. Será que se estão a preparar para nem pagar dividendos este ano, como precaução para o que aí vem? As perspectivas futuras no final do documento aparentam um começo de mensagem a assinalar prevenção...

Motivos que me deixam mais animado, mesmo sabendo que o COVID vai alterar tudo: a procura por pasta aumentou em 2019 e os tempos de inventário no final de 2019 eram bem inferiores aos de finais de 2018, o que significa maior saída de pasta.

Por fim, a altri está com um PER de 6.7, o preço da pasta pode ter encontrado um fundo (ou não, é difícil de prever), mas parece-me que estruturalmente é uma empresa, até ver, sustentável mas sensível, pois é fortemente cíclica. No entanto, para quem como eu está dentro para o LP, não me parece boa ideia vender agora.

Nota final humorística: sendo metade do negócio da Altri o Tissue, com o ataque que houve ao papel higiénico os resultados no Q1 de 2020 vão disparar!

A Altri não produz tissue. Só pasta para tissue.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Altri - Tópico Geral

por Artista Romeno » 14/3/2020 15:43

Sr_SNiper Escreveu:O que faz todo o sentido e valoriza a empresa que necessita do dinheiro.

É como a pt é para rebentar de uma só vez ...investidor romeno nunca falha my dear dividend romenia my love
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Altri - Tópico Geral

por Procuro_conhecimento » 14/3/2020 15:20

Fiquei assustado fundamentalmente com os resultados do 4º trimestre de 2019.
Só cerca de 10 milhões de euros. É muito pouco.
Espero que isto melhore para 2020, senão isto vai ser difícil...

As vendas desceram 4% em valor, mas em quantidade aumentaram. Logo foi o preço que desceu.

Também não percebo muito bem o aumento de custos de produção - que curiosamente também acontecerem na Navigator.
Ouvi na altura que tem a ver com os custos da Soda Caústica e mais alguns componentes/matérias-primas.

Isto levou a uma queda brutal da margem de EBITDA face às vendas.

Alguém entendido consegue explicar o que se passa (nomeadamente explicando o processo produtivo da pasta de papel)?
 
Mensagens: 34
Registado: 14/10/2019 12:55

Re: Altri - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 14/3/2020 13:44

O que faz todo o sentido e valoriza a empresa que necessita do dinheiro.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Altri - Tópico Geral

por Goya777 » 14/3/2020 13:02

silva_39 Escreveu:Vocês têm mesmo a certeza do dividendo que falam, 50 cent? Eu não estava tão certo, é muito muito estranho não falarem do dividendo na publicação dos resultados.
Se a ideia fosse dar esse dividendo falavam logo nele numa tentativa de travar a queda e nada…..
Ou muito me engano ou prearam-se para o cortar severamente ou simplesmente o retirarem por completo.
 
Mensagens: 2795
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Altri - Tópico Geral

por Goya777 » 14/3/2020 12:10

Dada a incerteza acho que dividendos este ano vão ser reduzidos ou nulos em quase todas as cotadas.
 
Mensagens: 2795
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Altri - Tópico Geral

por cl_tomi13 » 14/3/2020 11:58

Bom dia silva_39,

Eu penso que o mais lógico será cortar os dividendos, agora para quanto? Não sei mas para eles não falarem na divulgação de resultados, não era de estranhar se os cortassem de vez. Muito mau mesmo. :cry: :cry:
 
Mensagens: 265
Registado: 20/11/2013 10:32

Re: Altri - Tópico Geral

por silva_39 » 14/3/2020 11:47

Vocês têm mesmo a certeza do dividendo que falam, 50 cent? Eu não estava tão certo, é muito muito estranho não falarem do dividendo na publicação dos resultados.
Se a ideia fosse dar esse dividendo falavam logo nele numa tentativa de travar a queda e nada…..
Ou muito me engano ou prearam-se para o cortar severamente ou simplesmente o retirarem por completo.
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1240
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

Re: Altri - Tópico Geral

por cl_tomi13 » 14/3/2020 9:40

Bom dia a todos!

Bem...o que dizer deste resultados, concordo com a análise do optimiza e do JohnyRobaz, em suma acrescento que afinal estas quedas "exageradas" não o eram assim tanto.
Prevejo um regresso para muito breve na casa dos 2.00€ e poderá chegar à casa do 1.00€ (é a minha visão perante o panorama atual), será que vão cortas os dividendos? Até disso tenho receio, não vejo ponta por onde se lhe pegue neste momento. Como disse, entrei a 5.10€ a minha sorte foi não necessitar do dinheiro e ter filhos para um dia quem sabe lhes dar essa "prenda".
Não estou nada otimista e sinceramente parece me que o caminho da Altri tornou-se muito incerto e perigoso, se eu pudesse dar algum conselho seria "fujam".

Bons negócios a todos!
 
Mensagens: 265
Registado: 20/11/2013 10:32

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 14/3/2020 1:55

Caro Álvaro, concordo com o Johny Robaz, os resultados não foram Maus mas foram decepcionantes e o resultado líquido redondo, nos 100,8M parece saído de photoshop profissional » fruto das quedas terríficas da ação, o PER 6.75 é pura e simplesmente maravilhoso e a venda de +4% de pasta de eucalipto também (1.084.000 toneladas vendidas embora a um preço menor (3%) fruto da queda internacional do preço da pasta (-13%). Pode-se ainda compôr o ramalhete em função do dividendo a atribuir (e consequente DY que se exige acima de 8%).

6 objetivos prévios/o que correu bem/o que correu mal/o que ainda não correu

a) Resultado líquido 2019vs2018 desce apenas 30% (já descontado) » Correu Mal! Apenas os redondos 100M (Queda de 48%), quando mesmo descontado extraordinários 2018, se esperava uma queda de 30% para os 125M (194M em 2018). O Ebitda desceu 32% (233M) o que denota o acréscimo dos custos financeiros (serviço do passivo) e das amortizações (mais investimento amortizado/ IFRS 16).
b) Dividendo será de 50 cents (versus 72 cents o ano passado)/DY obrigatoriamente acima de 8% * Ainda não correu! Parece claro que não deverão ser os 50 cents projetados mas exige-se um DY sempre acima de 8% (senão o entalanço de quem como eu perde 1,8€ por ação resvala para uma destruição de valor).
c) facturação não desce mais de 9%: Correu Muito BEM! Face a uma queda de 13% no preço médio internacional da pasta, a faturação, com venda de eletricidade só desceu 4% para 753,5M » e apenas vendas de pastas, só reduziram 3% para 660M. MBom.
Como é que conseguiram esse excelente resultado? Conseguindo que quase metade das vendas (48%) fossem conseguidas com pastas com valor acrescentado Altri, com margens mais elevadas/nos segmentos: Impressão e Escrita, Specialties e VSF.
d) endividamento não sobe mais de 11%: Correu Mal! Em 2018 dívida líquida consolidada de 433M e em 2019 dívida líquida é de 513M. Mais 80M (mais 18%) num ano é exagerado e preocupante!
e) cotação não rompe os 5,0€ (stop loss para 70% descentralizados nos 4,90€); Correu Mal! por minha culpa. Desceu desde os 6,2€ até aos atuais 3,298 e retirei os stops, mantendo as ações. Todos os anos construo e fecho 95% da posição Altri e nunca tive perdas potenciais acima de 10%, até 2020, onde tenho 37% de perda potencial.
f) Highlights favoráveis do CA para 2020 (previsões quasi-equiparáveis a 2018); Correu Mal! Preparam genericamente um cenário negativo, tendo por base um argumento conjuntural e de recessão temporária (CoronaVirus), já desculpam toda uma performance para 2020.
"Perante a realidade atual, torna-se imprescindível considerar os impactos do Covid-19 na economia mundial e nos mercados financeiros, cujas consequências serão refletidas na performance financeira das diferentes áreas de negócio e indústrias um pouco por todo o mundo. O Grupo Altri permanecerá atento e cuidadoso perante os riscos que poderão surgir para a sua área de negócio, quer em termos operacionais, de investimento ou financeiros, estando atualmente a implementar medidas de prevenção, controlo e vigilância com vista à minimização de eventuais impactos".

Conclusão - Resultados decepcionantes, fraco resultado líquido (100M), crescimento não consubstanciado da dív. líquida (+80M), facturação resiliente e com excelente estratégia no valor acrescentado de quase 50% das vendas (ver 2º g´ráf.)/ 2020 é ainda uma incógnita!
Fracos resultados não justificam a queda extremada da ação do patamar de 9,5€ para o actual dos 3,3€, deveria cotar nos 6,2€ para o PER12 da média dos últimos 8 anos.
*O Dividendo+DY (sempre acima dos 8%), a atribuir vai ter de impulsionar a recuperação da cotação até à entrega dos mesmos.
Diversificação e valor acrescentado defende faturação.jpg
Altri triple bear+oversold  SF1 3,074  RF1 3,724   .gif
Altri triple bear+oversold SF1 3,074 RF1 3,724 .gif (28.17 KiB) Visualizado 9630 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 14/3/2020 1:28

5640533 Escreveu:48,2% redução dos lucros em condições de 4% de redução das receitas e 13% de redução do preço da pasta. Péssimos resultados. Penso eu de que. Não esperava tal coisa da Altri.


Ora bem, vou tentar expor o meu raciocínio:

A meu ver, apesar de desiludirem muito ligeiramente as expectativas do mercado (pelo que tinha apontado, esperava-se um EPS de 0,496€ e saiu 0,491€), a mim deixa-me aliviado que apesar dos resultados líquidos terem caído 48%, as vendas só caíram 4%. Basicamente, e esta é a minha interpretação dos resultados e que pode obviamente estar errada (e peço que quem ache isso, me explique para que possa aprender), o problema da Altri, e deste ano em específico, foi financeiro e não empresarial ou industrial, excepto o aumento de 12% nos custos das vendas, que nem entendo bem. Terá tido a ver com a paragem não programada de 4 dias na manutenção das unidades de Cima e Celtejo no Q4?
Basicamente 30 milhões que o ano passado lucraram em investimentos arderam totalmente. Os gastos financeiros aumentaram 5 milhões e os rendimentos diminuíram 5 milhões. Em amortizações e depreciações, mais 15 milhões. É muito milhão a arder a nível financeiro. É que o EBITDA "apenas" caiu 20%. Basicamente, a mim parece-me que a própria queda nos mercados tem influenciado negativamente os resultados, enquanto que, mesmo com uma queda de aproximadamente 35% no preço da pasta, aumentando as vendas em 4%, conseguiram facturar apenas menos 4% que no ano anterior, o que eu acho excelente, a não ser que me esteja a escapar alguma coisa. Até porque é indicado que o preço médio a que foi vendida a pasta BHKP foi apenas 13% inferior ao preço médio de venda em 2018. Parece-me que venderam "bem".

Motivos que me deixaram apreensivo: o capital próprio caiu bastante e a dívida subiu bastante, e nada fala em dividendos, ao contrário do que aconteceu no ano passado. Será que se estão a preparar para nem pagar dividendos este ano, como precaução para o que aí vem? As perspectivas futuras no final do documento aparentam um começo de mensagem a assinalar prevenção...

Motivos que me deixam mais animado, mesmo sabendo que o COVID vai alterar tudo: a procura por pasta aumentou em 2019 e os tempos de inventário no final de 2019 eram bem inferiores aos de finais de 2018, o que significa maior saída de pasta.

Por fim, a altri está com um PER de 6.7, o preço da pasta pode ter encontrado um fundo (ou não, é difícil de prever), mas parece-me que estruturalmente é uma empresa, até ver, sustentável mas sensível, pois é fortemente cíclica. No entanto, para quem como eu está dentro para o LP, não me parece boa ideia vender agora.

Nota final humorística: sendo metade do negócio da Altri o Tissue, com o ataque que houve ao papel higiénico os resultados no Q1 de 2020 vão disparar!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 14/3/2020 0:16

Optimiza, tinha de haver aqui algo extra na ementa. São os abutres do costume: https://leitor.expresso.pt/semanario/se ... lorizacoes
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fatura.pt, JFDIL, macau5m, mquinaz, Opcard e 248 visitantes